Apenas para deixar registrado mais um problema elétrico:
Tempos atrás meu carro começou a dar sinais de que a bateria estava fraca, eu virava a chave para acionar o arranque, o motor dá aquela virada pesada, quase parava... enfraquecia todas as luzes do carro e painel, mas mantendo a chave virada ele dá mais uma virada e pegava, isso de maneira intermitente...
Tirei a capa da bateria e fui medir a tensão que o regulador estava mandando, daí percebi que o polo da bateria e conector do cabo positivo estavam cobertos de zinabre, aquele pó que parece um bolor e se forma em contatos elétricos...
Bom, medi a tensão e estava tudo certo, então saquei o conector e limpei todo o zinabre, moral da história?
Não tive mais o problema de sintoma de bateria fraca! Ainda estou acompanhando, mas já se vão duas semanas e nada mais de partida pesada.
Ou seja, aquele zinabre/sujeira na carcaça da bateria cria uma superfície onde há fuga de corrente, então além de prejudicar a carga da bateria, também drena ela com o carro parado, pois há consumo de energia.
Fiquem atentos a isso e periodicamente façam uma limpeza externa na bateria e conectores, o ideal é usar álcool isopropílico, mas serve tb álcool de limpeza, depois secar bem. Nos pólos e conectores, basta aplicar um pouco de vaselina sólida para inibir a formação do zinabre.
Parece uma bobeira, mas isso não fica visível por conta daquela capa de proteção da bateria, então às vezes o "mal" está alí escondido...