Carro oscilando luz interna, rádio e farol. {RESOLVIDO}

Thomas

Administrator
Pessoal, seguinte:

Meu carro, ultimamente está ocorrendo algo estranho.
Andando normalmente, de tempo em tempo ele simplesmente da um " apagão" no simphony II, nas lanternas ( xenom) se estiverem acessas e já volta rapidamente..
É como se fosse um pico de energia e ja se reestabelece!

Percebi que as luzes internas do carro, ficam oscilando....

Achei que poderia ser bateria, fui no eletricista, e ele mediu com o carro ligado e desligado e disse que está tudo bem, que não é a bateria.
A bateria é Heliar e estou com ela a mais ou menos 1 ano e 10 meses...

Outra coisa, testei o tal " regulador de voltagem" através do código 20 dos comandos do Climatronic
CARRO DESLIGADO - tensão variando de 11.6 a 12
CARRO LIGADO - tensão 14.3

Pelo que li, não seria o regulador pois está dentro do padrão.

Alguém tem idéia do que pode ser?

Agora pouco, liguei ele para fazer os testes, e sem estar com o xenom ligado e só com o radio, ele novamente deu o pico de nergia e já reestabeleceu.
Vi que não tem relação com eu ligar ou não o ar condicionado também..

Abração e aguardo a galera

Thomás Lélis

Rodinei

Moderador
Thomás,

o seu eletricista já verificou os contatos da bateria, pois podem estar sujos ou mal conectados. Às vezes medição não é o sulficiente.

Vlw.

Thomas

Administrator
Então....

pensei em alternador, mas com o carro ligado e desligado a tensão da bateria se manteve normal.. será que pode ser? como testo o alternador?

Sobre os contatos da bateria, estão todos limpos, essa foi uma das primeiras coisas da qual eu verifiquei!!!

della

Membro
Eu ainda voto no regulador de voltagem. Pode ser defeito intermitente... seria interessante se vc conseguisse medir a tensão que o alternador está mandando no momento do defeito, se cair é o alternador / regulador de voltagem.

Thomas

Administrator
Então Della !

ontem a noite andei com o climatronic ligado direto para verificar justamente isso que tu disse, para ver se a voltagem caia!!! Mas se sabe como são essas coisas. fiquei quase 1 hr andando e NADA de acontecer o apagão.

Vou fazer isso direto e ver se consigo medir... vou deixar o carro ligado com o sol ligado e ver se acontecesse!!!

E porque fica oscilando a luz interna? normal isso também?

Se o pessoal souber de mais alguma coisa... estou mesmo descartando então bateria?

Abração

della

Membro
Então Thomás,

É sempre assim... o defeito tem medo do técnico....
Oscilação das luzes internas é característica de regulador com defeito... O certo mesmo é verificar qual a corrente que o alternador está mandando para a bateria, se não for suficiente o carro começa a consumir parte da carga da bateria e acontecem estas oscilações / apagão, até que um dia sua bateria tb se entrega. Talvez seja melhor vc consultar um eletricista mais conceituado, pois o teste do climatronic é pouco conclusivo no seu caso...

Thomas

Administrator
Dando um feedback.

Estive no eletricista da qual sempre fui, e ele mediu novamente a carga da bateria e a quantidade de energia que está sendo jogado pelo alternador, e está tudo OK.
Sem nenhuma alteração.

Ele disse que esses problemas intermitentes são dificeis de encontrar, e o certo é percorrer os fusiveis e cabos do carro, reaperto e as conexões para ver se há algum mal contato.

Me pediu também para verificar se acontecesse sempre com o carro em movimento ou com o carro parado também, pois assim poderá eliminar alguns hipoteses..

Pensei em trocar o tal regulador de voltagem já e ver se é isso, mas vou andar mais com o carro e observar mais atentamente essa falha!

Valeu a todos pela ajuda e vou monitorando, quando tiver algo já posto aqui para ajudar algum colega que possa ter esse mesmo problema.

Abração

Thomas

Administrator
E ai galera, eu de novo aqui.

Seguinte, constatei os seguintes problemas:

1- Carro oscila a luz interna e luz do CB e rádio quando dou luz alta;
2- Carro apaga as luzes dianteira e rádio quando pisco a luz alta..... tipo aquele apagão que citei pra vcs...
Ai desliga o radio e as lanternas e ja volta ao normal....
Quando ele desliga, algumas vezes é como se o carro afogasse e as luzes do painel, apenas o abs, ascende e logo apaga.

Notei também que em alto giro isso não acontece.. ou seja, só andando de boa na cidade, rotação baixa que acontece os tais apagões!
Ou quando se da uma acelerada e depois diminuiu a aceleração ou tira pé do acelerador as vezes ele da os apagões.

Continuam apostando no regulador de voltagem??

Porque se for, vou fazer a troca para ver se resolve esse problema.. isso ta me deixando puuutoo..!!!

Sabem onde posso encontrar isso??
Alguém tem o numero da peça?

Abração e obrigado galera

Thomás Lélis

Cfacioli

Membros VIP
Brother, estou com o Della... regulador de voltagem do alternador. Essa peça é barata, troca ela! É uma pecinha preta retangular que vai conectada atrás do alternador.

Mesmo se o defeito nao for nela, vc nao estará jogando dinheiro fora pois estará adiantando a troca de uma peça que desgasta e dá defeito sempre nas piores horas.

Cfacioli

Membros VIP
Ah, ja tive um carro com o mesmo defeito e era bateria. Era só chover e começar a usar mais a parte elétrica do carro q ele dava pala. Teoricamente sua bateria já deu o que tinha que dar, eles dizem que a vida útil é de 2 anos.

Pede pra ele fazer um teste, te emprestar uma bateria boa por alguns dias e testa pra ver se dará o mesmo defeito.

De duas uma, ou o alternador nao tá mantendo carga suficiente pra bateria, ou/e a sua bateria não tá segurando essa carga que o alternador manda.

Acho q mal contato em alguma coisa não é, pois senão teria queimado fusíveis.

Thomas

Administrator
Então, mas medi a corrente que chega do alternador para a bateria, e está tudo certo.

Não tenho problema com a partida.. não sinto que seja bateria... é tipo um apagão mesmo que da as vezes, o problema é intermitente e só acontece com essas ações que citei pra vcs...

Veja a peça, o tal regulador de voltagem:

Estou cotando, mas um cara da CC VW me passou um preço de R$ 411,00, acho que viu a peça errada, só pode ser!
To vendo nas CC VW se é igual do Golf, alguem sabe?
Notei que é 90v.... deve ser original, pois é bosh.

Não tenho problema com a partida.. não sinto que seja bateria... é tipo um apagão mesmo que da as vezes, o problema é intermitente e só acontece com essas ações que citei pra vcs...

Veja a peça, o tal regulador de voltagem:

PEÇA:
IMG_0306.jpg

Cfacioli

Membros VIP
Vc tem que medir a amperagem tb, nao só a tensao.

O tal regulador de voltagem deve ser o mesmo de vários carros, não só do golf... nem precisa ir em ccs não...

Qual a amperagem da sua bateria atual?

Thomas

Administrator
Bateria Heliar 12v - 60Ah !!!!

Não sei se aquilo funciona, mas na bolinha verde que vem nas baterias pra indicar se estão boas ou não ainda, a minha ta verde normal....

abração

Thomas

Administrator
O número que me passaram na concessionaria desse regulador é 048903803 - fica instalado 480 em uma concessionaria VW aqui....
Achei absurdo... muito caro...

E ai?

Achei estranho, sendo que o numero que ta impresso nele, que da pra ver na foto é outro... MAs digitei esse numero que ta na foto, e aparece o alternador completo, sendo que deve ser o numero em cima mesmo só do regulador!!

Se alguém puder dar um help.... pra resolver isso!!!

Se é ele mesmo, onde consigo encontrar essa peça mais em conta..

Abração

della

Membro
Manja google?
Coloca "REGULADOR DE VOLTAGEM AUDI A3" and enjoy!
Primeiro que vi custava 107,00 e deve ter por menos...