Carro fervendo radiador NOVO sem vazamentos nas mangueiras

lucasmenudo

Novato
Boa noite,

Gente como sempre eu com meus problemas,mas dessa vez não foi comigo(bem pior).
Minha esposa comprou um A3 Preto ano 2000 Aspirado 20V 2portas.O carro ta liso,bancos bem novinhos,todo OEM e talz,mas tivemos uma baita decepção.Fomos andar no carro e a temperatura subiu (pouco acima de 90º).Paramos o carro,esperamos esfriar,abri o reservatório,completei a água,etc...
Em casa no outro dia resolvi ver se tinha vazamentos e pra surpresa a caixa plastica do radiador estava trincada.Sábado levantei bem cedo,compramos um radiador NOVO,comprei óleo,filtro,troquei tudo,coloquei no lugar o radiador no lugar,vi todas as mangueiras e não tem vazamentos.
Agora a noite fomos dar uma volta,andamos uns 2 kms e a praga do carro FERVEU novamente.Passou dos 90º pra a primeira marca apos,parei o carro novamente pensando em ser ar,e a ventoinha não acionava(percebi que era falta d'água)esperei,completei novamente e percebi que a ventinha nao esta armando.vim com o ar condicionado ligado(aew a ventoinha funciona).Mesmo assim novamente passou do 90...Parei e talz,baixou e eu vim pra casa.
O carro ta fazendo fumaça quando liga de manha,estava com esperança de ser retentor de válvulas,mas sera que a junta do cabeçote já estava ou esta queimada????Como saber???
Pode ser válvula termostática?Como testar??? Tem algum outro sensor???Tive lendo sobre o resfriador de oleo tb...

Tow ate com medo de pensar isso,pois fui eu que coloquei o carro no jeito pra ela comprar e agora essa problemada que ela não consegue nem andar na bosta do carro.Q ódio gente,desculpem mas tow desabafando
Preciso de ajuda pra dar uma de mexanico de novo.rsrsrsrsrs

abraço

della

Membro
Que rolo Lucas...

Cara se tá baixando água para algum lugar ela deve ir... Se a junta queimou e tá dando passagem de água, teria que sair vapor pelo escape e todo o tempo, não só quando o carro tá frio, mas isso é meio chato de perceber...

Verifique se não é problema no módulo que aciona as ventoinhas.

Outras coisa, tem umas conexões plásticas que trincam e vazam água, porém quanto está no início é ruim de notar. uma é um Y que fica abaixo do reservatório de expansão e a outra é um flange plástico que vai atrás do cabeçote, segue a mangueira que sai do radiador e vai para trás do cabeçote que vc vê. Já troquei as duas, o carro baixava água e eu não conseguia ver por onde...

Para testar a termostática, tire ela e coloque numa panela com água quente, vc vai ver ela abrir e fechar. Deixe o carro sem a válvula, dá pra rodar até trocar a válvula numa boa.

Lost

Membro
aconteceu comigo a mesma coisa e foi a bomba d´água junto com a válvula termostática, provavelmente sua bomba está com as pás quebradas e ela funciona mas não bombeia água, só uma dica, se for isso mesmo, aproveita e troca as correias dentada e do ar condicionado, pois a mão de obra é a mesma!
faça um teste, qdo o carro estiver frio, ligue ele e vá colocando a mão na mangueira superior do lado direito do radiador, veja se ela está ficando quente e ao mesmo tempo lá embaixo do radiador tem outra mangueira, faça o mesmo e veja se ela está esquentando.........as duas tem que esquentar, se uma delas não esquentar é que a bomba não está bombeando agua e tem que ser trocado o quanto antes!!!

compre o kit da Miami Rio, já vem TUDOOOO!!!
é esse aqui:
viewtopic.php?f=14&t=2314

abraço!!!

Lost

roxo

Moderador
Meu Caro,

Na mosca ... bomba d'agua .... se esse problema está já a algum tempo, carro sofrendo varios esquentes, corre o risco de queima da junta também ... mas é uma possibilidade .. ja que ta fumaçando .. eu desmontaria tudo e já trocava a junta e verificaria o caso dos retentores ... ma pelo historico ai eu acredito que junta + bomba d água .. mas veja a termostatica tb ....

Eu digo aqui .. problema mais chato nos argolas é quando fica apresentando elevação de temperatura .. é um saco .. mas resolvivél !!!! Boa sorte

lucasmenudo

Novato
Gente brigadao,vou ver o quanto antes,sou um curioso de mao cheia,e vou testar a bomba ainda essa semana.

Della o carro ta jogando água pelo escapamento,mas nao percebi se é só quando liga,como aqui é mto frio ainda achei que era sereno ou algo parecido,mas ta parecendo carro à álcool.Deus me ajude pra que a junta não tenha queimado.rsrsrsrs

Abraço gente e obrigado + uma vz.

della

Membro
Lucas,

Geralmente quando a junta vai pro pau, a água contamina o óleo tb, daí é fácil de ver... o óleo fica com cor de café com leite, só tirar a tampa que já dá pra ver...

roxo

Moderador
della disse:
Lucas,

Geralmente quando a junta vai pro pau, a água contamina o óleo tb, daí é fácil de ver... o óleo fica com cor de café com leite, só tirar a tampa que já dá pra ver...

Meu Caro,

Boa observação ... mas pode acontecer de queimar e não contaminar o oleo .. ela queima de um jeito que a agua cai na camara de combustão direto .... já vi isso ... :legal:

Lucasmenudo,

Se não há vazamentos e os sensores de temperatura estão Ok, sobra apenas a circulação da água.Pode verificar sem erro a bomba d'água e a válvula termostática.Talvez tenha que trocar a tampa do reservatório de água também, uma vez que ela tem uma válvula de alívio que pode estar comprometida devido aos frequentes superaquecimentos.
É óbvio que, por conta desses superaquecimentos, é imprescindível que vc verifique se a junta do cabeçote queimou e/ou se o cabeçote trincou em algum lugar.
Lembro aqui que bomba d'água e válvula termostática são itens trocados na revisão dos 60.000 km.
A mão de obra para a troca da bomba é cara pois é bastante trabalhosa, segundo a Audi.

Abs,

Patrick Mello

lucasmenudo

Novato
Roxo
To com mto medo disso estar acontecendo mesmo,pois nunca vi tanta agua pela descarga (repito, parece que é a alcool)

Patrick
Tive olhando e o reservatório dela tem um ressalto na parte traseira esquerda e quando eu abro um pouquinho a tampa a agua sai por ali qndo ta fervendo...
A água esta circulando normalmente qndo tiro a mangueira de retorno e acelero um pouco,mas não sei se é pouco...

abraç

lucasmenudo

Novato
Roxo

sou bem curioso ,inclusive tirei a 03 e coloquei a k04 no meu carro,troquei o radiador,etc,mas gostaria de saber se vc achou que tirar o cabecote é mto trabalhoso ou tem mta regulagem?????Se vc me falar que nao estou disposto a desmontar em casa.Vc poderia me falar que juntas eu tenho que comprar?é o jogo de juntas completo da parte de cima do motor tipo esse do link???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 18-20v-_JM

Tow com um pouco de medo de fazer m...pois nao sao mto baratas as juntas.rsrsrsrs

abraço

lucasmenudo

Novato
E a bomba dágua alguem tem noçao de como se tira ela?já me falaram que tem que tirar a tal correia dentada ne?????????abraço

NUNCA, JAMAIS compre junta bastos para nosso a3, ainda mais se for turbo!

No minimo Sabó, taranto, metal leve ou o ideal original!

Sei que sai muito caro, o que eu faria se fosse você. compraria o jogo da Bastos que é "barato" e comprava por fora a junta de aço original ou dessas marcas que te falei, compra somente a junta que sai mais em conta..

Abração

lucasmenudo

Novato
Bom,+ uma vez agradeço a TODOS,pois foi de muita importância,e jamais teria conseguido sem ajuda de vcs...

Resumindo comecei pelo + barato.

Problema 1: conexao do radiador pra magueira vazando(aquela que tem uma torneira na parte superior do radiador, pra tirar o ar,no meu carro não tem,graças à Deus) aew que tava sumindo água,pois pingava mto pouco na torneira, mas com o carro ligado e motor em alta rotaçao a porcaria jogava a água fora.Nem sei se tinha reparo,mas isolei a torneira e deixei simplesmente como adaptador pra mangueira...

Problema 2: Válvula termostática travada como vários de nossos amigos falaram.Tirei e to rodando sem ela por enquanto ate a minha chegar(por pouco tempo).

Agora a temperatura chega no traço depois do de 90º,mas a ventoinha arma e ela cai.Tinha vezes que ela nem armava antes...Creio que o ponteiro esteja um pouco fora,pois o carro trabalha com o ponteiro depois do traço dos 90º(encostado no traço,mas no finalzinho dele ou pouquissimo depois)
Gostaria de saber se e normal eu desligar o carro e a ventoinha do radiador desligar tb,pois no meu carro ela continua ligada por + um tempo...

Abraço

Guegué

Novato
Vou dar uma olhada na minha termostatica tb, eu troquei todas as juntas do motor e revisei mangueiras, mas estou achando q a temperatura esta subindo rapido demais para os 90º e observei bolhas no reservatorio de agua, a qual troquei a tampa tb pois estava com a borracha ressecada.

alexsp91

Membro
O meu inventou de querer ferver tbm, preciso ver se sai agua pelo escapamento, jah troquei a flange de entrada de agua no motor, vou ver isso de tirar a termostática e por na panela pra ver se nao está travada

lucasmenudo

Novato
Te aconselho a tirar e andar sem ela pra ver se não ferve primeiro...o pior é que da trabalho pra colocar de volta (tive que tirar o alternador por não ter muitas chaves pra isso)

Lucasreis

Novato
Meu carro ficou fervendo sempre que andava na cidade! Na BR pegava vento e num subia a temperatura!
Dai um dia ferveu de Vez. descobrir foi a BOMBA DE AGUA que estragou!