Carro esquentando

tisilva

Novato
Boa noite alguem poderia me ajudar tenho uma audi a3 2004 1.8 t 180 estou c problema o carro esta esquentando ja troquei umas conexões de manqueiras agora nao sei se pode ser o sensor ou a bomba ou válvula temostatica.ajudemem urgente.

tisilva

Novato
Esta eu deixei o carro ligado ai a temperatura subio para 97 graus e acionou a ventuinha mais ja apareceu um alarme no painel

willtsi

Membro
Esta eu deixei o carro ligado ai a temperatura subio para 97 graus e acionou a ventuinha mais ja apareceu um alarme no painel

Bom dia tisilva!
O meu tava assim esquentava so de ficar parado e ligado a ventuinha ligava normalmente, o problema era a bomba d'agua . Comprei esse kit com bomba,correia ,valvula termostatica ,etc www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Search/Kit_Belt/ES2286/ problema resolvido :legal:

lucasmenudo

Novato
Vou comprar outro amanha.se fosse a bomba da água o que aconteceria?e a valvula termostatica aonde fica?

Seguinte: testa a valvula termostatica assim...deixa o carro esquentar e poe a mao na mangueira de cima do radiador...normalmente ela vai estar quente...aew vc vai na de baixo e ve se esta quente tb,se nao estiver ela esta travada...a valvula termostatica fica atras do alternador,cuidado que a peça que sai do motor pra mangueira e de plastico...normalmente vai estar ressecada.cuidado pra tirar...

IgorUchoa

Membro
pessoa tirei minha valvula termostatica fora, e o carro n troca calor a manguei de baixo continua fria.... testei a valvula na panela fervendo e ela funcionou normal.... agora não sei o que faço o carro continua esquentando.... será a bomba d'agua ?? msm rodando sem valvula ele continua aquecendo e nem adinata ligar o ar condicionado.. :(

lucasmenudo

Novato
tira a mangueira de retorno do reservatório com o carro ligado e vê se a água ta circulando,se não for isso,leva uma oficina,pois pode ser a junta do cabeçote...ja olhou o óleo pra ver se tem borra????o carro ta sumindo água?Deus queira que não...

abraço

André Brugnerotto

Hellspeed69
a normal é o ponteiro na vertical em exatos 90ºC cravados

use o climatronic para pegar a temperatura do sensor e do motor, códigos 49C(agua) e 51C(motor)

Micuim

Membro
Sintoma típico de bomba d'água.
Problema é que não tem como testar a dita cuja... é desmontar e trocar... provavelmente tem alguma hélice desgastada/quebrada...

IgorUchoa

Membro
O meu tirei a valvula termostatica e msm assim continua esquentando mto, a manguei em baixo fica fria e a te cime mto quente, creio que seja BOMBA D'AGUA msm..... vou ter que trocar....

H_K

Novato
Já aconteceu comigo também do carro esquentar, os sintomas típicos são;
  • Temperatura ultrapassando os 90 graus no painel
  • Ar condicionado funciona com tempo médio de 3 minutos depois não gela mais
  • Mangueira superior do radiador quente e mangueira inferior do radiador fria
  • Água não circula do sistema para o reservatório
Isso ocorre devido a hélice da bomba d'água não girar, o rolamento até gira, mas a hélice não;

qRnA6Pds.jpg
B64EBcfs.jpg

Quando isso acontece é recomendável verificar o estado do sensor de temperatura do liquido de arrefecimento e da válvula termostática pois devido a água não circular pode ter criado algum tipo de crosta ou corrosão e atrapalhar no sistema.

Outro ponto é que ao trocar a bomba d'água também deve-se inserir novo aditivo orgânico e água desmineralizada.

Ola amigos! desculpem reviver o tópico mas preciso da ajuda de vocês!
O meu carro esta da seguinte forma. Aquece muito. pelo climatronic chega aos 115 ºC não sobe dos 90 no ponteiro do painel. Verifiquei as mangueiras do radiador, a de cima esquenta e a de baixo fria. Nenhuma das ventoinhas estão acionando automaticamente, só acionam as duas quando ligo o ar condicionado. Porém o ar condicionado esta gelando normalmente, e a água esta circulando normalmente também, liguei o carro com a tampa do reservatório aberta e a agua retorna por cima normal.
O problema é que esta aquecendo muito e não ligam as ventoinhas.

Alguém já passou por isso?? Não tem nenhum problema nelas, pois quando ligo o ar condicionado as duas acionam, e quando desligo o ar elas tambem desligam, a temperatura estando bem alta e elas não acionam automaticamente. A e outra coisa, mesmo com as duas ventoinhas ligadas, pelo ar condicionado é claro, a temperatura sobe acima dos 105 º no climatronic.

No aguardo de respostas! abraço galera