Cambio TIPTRONIC - Sintomas de um possível defeito.

mohaully

Membro
Assim..... quanto ao fato de terem avisado, blz.... mas... não apresentava sintomas nenhum........ ferrou de uma hora pra outra... a questão de estar ciente sobre o fato vem e não vem ao caso heheh o que eu quis é que é mto caro pra mexer, em um cambio de durabilidade baixa (visto tb que equipa um carro esportivo e deveria ser projetado pra aguentar o tranco, quando se exige dele) e um preço elevadíssimo... eu ainda estou "pouco" preocupado pq o carro está na garantia, porém, a loja já não quis pagar outros pequenos problemas q ele apresentou (como já citei em tópicos anteriores)... no entanto, ainda não os acionei pra informar o problema. Por que? Como eles não quiseram arrumar as outras coisas, deduzi que tb vão chiar pra arrumar isso.... eu havia entrado com uma reclamação junto ao PROCON e agora a tarde é audiencia, onde vou citar estes fatos. O problema é se mesmo assim a loja não quiser pagar e quiser que eu vá atrás dos meus direitos na justiça... aí ferrou, pq nese momento não dinheiro pra arrumar isso...

Agora vem uma outra pergunta: porque as solenóides tem q trocar todas, se de repente o problema for em somente uma? Pelo que vi (meio por cima) cada solenóide corresponde a uma marcha (tipo... 1 cuida da mudança de 1ª pra 2ª outra de 2ª pra 3ª e assim por diante).... as trocas de marchas ocorrem (ocorriam) de forma normal.... isto NO MEU entendimento, significa que as outras não tem problemas... o custo da troca de 1 deve ser muito mais baixo que de todas.. mas enfim... vou me preocupar se caso a loja não quiser assumir o problema... por enquanto, é só especulação e pra eu já ficar ciente do tamanho do "buraco" hehe



RafaPR disse:
mohaully, não tem segredo, esse esquema de só trocar marcha quando esquenta é um sintoma típico das solenóides indo pro pau. Naqueles links que te falei que tem no VWGC eles explicam certinho isso, bem como tem uns manuais de reparo da caixa tiptronic que o carlinho postou aqui no fórum que falam a mesma coisa.

Cada uma das várias solenóides tem funções diferentes dentro do câmbio, e em algumas delas, eles citam que o sintoma típico de problema é a demora de trocar de marchas com o carro frio...

O preço é nessa base, acho que na maioria dos lugares vão te cobrar na casa dos R$ 3.000 pra trocar o óleo e solenóides (não se troca uma só, troca o kit inteiro). Veja o tópico lá no VWGC que talvez você consegue economizar alguma coisa, se não estou enganado o povo tava comprando o kit das 9 solenóides direto da ECS ou eBay na faixa de $ 400, deve chegar por uns R$ 1.000 aqui. E se não me engano o óleo lá fora era bem mais barato de comprar também!

Realmente é frustrante e decepciona, mas eu lembro BEM que antes de você comprar o carro, TODO MUNDO avisou aqui no fórum (e no VWGC) que o câmbio TIP era problemático e caro de mexer. Acho que vc não acreditou muito na época, talvez na empolgação de pegar o carro...agora já era né!

Sobre o Dualogic que estão comentando, realmente não tem NADA a ver com o Tiptronic. O Dualogic usa a mesma caixa da versão manual, porém "robotizada" ou "automatizada", não é um câmbio automático de fato como os AT convencionais ou Tiptronic do A3/Golf.
 

RafaPR

Consultor Técnico
mohaully, mas o câmbio TIP é assim mesmo, pode dar problema de uma hora pra outra, pois é defeito elétrico, logo os sintomas aparecem da noite pro dia. E vc pegou justamente na KM que eles começam a aparecer...

Sobre a loja, pelo histórico que você falou, realmente eu duvido que vão querer arrumar, pois o reparo certamente vai ser naquela base dos R$ 3.000!

A questão das solenóides é aquela coisa: se uma deu problema, a probabilidade de que outras também vão dar é muito grande, pois todas têm a mesma idade e basicamente o mesmo desgaste.

A questão é, só de óleo você vai gastar na faixa de R$ 800-1000 nessa caixa. Aí você abre ela, troca uma solenóide...daqui 3 meses dá pau denovo, e aí? Não dá pra reaproveitar o óleo, vai mais uma grana preta de óleo e mais uma mão de obra pra trocar outra solenóide... Aí vai da sua consciência, se quiser correr o risco!

Por isso que a recomendação é sempre trocar todas se for realmente abrir e mexer na caixa, sacou? Não adianta fazer pela "metade" e daqui pouco tempo ter que fazer denovo, é a típica economia besta, pois no final das contas vai sair bem mais caro. Isso sem contar o tempo que se perde e a dor de cabeça de visitar várias vezes a oficina...
 

mohaully

Membro
olha só... ontem teve a audiencia no procon, de que eu tinha entrado com uma reclamação (por outros probleminhas) e aproveitei e já emendei esse problema da caixa.... fiquei surpreso.... o dono da loja (q estava lá) disse que eu já poderia ter levado antes o carro pra consertar o problema da caixa (não sei se falou isso pq já estávamos lá).... acabei ponderando os probleminhas que eu já tinha resolvido (fusivel da ventoinha) e ele se comprometeu a arrumar a caixa... ele tá ciente dos preços... me disse que sairia em torno de 3000 a 4000.... está registrado no procon, porém, estabelecemos que a data q eu levaria lá seria até 5 de janeiro (visto q eles fecham agora dia 23 e só retornam dia 3) e ele tem o prazo pro conserto de 30 dias... se não cumprir, já está estipulado uma multa de 20% sobre o valor pago no carro, que o procon já poderá protestá-lo em meu nome.... agora é aguardar até lá..

O carro tá com funcionamento "de lua".... percebi que frio tenho problema, porém, quando esquenta, ele fica normal.... não sei o porque disso.... só espero que quando eu utilizá-lo, não pife de uma vez e me deixe na mão..... apesar de que essa semana ele já ficou em casa, só testo a noite, pra ir descobrindo essas coisas... como o detalhe do funcionamento normal, com o carro quente...
 

mohaully

Membro
to ligado com isso já.... tanto é que na audiencia fiz esse mesmo comentário...

o que eu posso fazer pra me proteger, nesse sentido, acho que é exigir as notas de todas as peças que foram trocadas (caso aconteça)... infelizmente, masi do que isso não tem como né.... o restante é torcer que não haja má fé por parte de quem pagará o conserto...
 

chedid

Administrador
eu iria na oficina onde estão mexendo e olhava peça por peça trocada e aind a avisaa oficina que se fizerem M quem responde é eles....
 

lexupdate

Membro
Caro mohaully, esses tempos o cambio do meu a3 tip tava dando uns trancos estranhos, parecia que entrava em N e depois voltava pra D (internamente). Levei na concessionária (munich), em q eles abriram, testaram as solenóides...tudo ok...e o problema parou...e nem gera mais erro no scanner. Sem explicação, podendo ser "osmar", sei lá.
Bom, enquanto o mecanico fazia o diagnostico, eu perguntava o que poderia ser. Basicamente ele ficou desconfiado de duas coisas:
1 - Alguma(s) solenóide(s)
Se não me engano o carlinho postou um esquema do cambio tip do a3, talvez seja o mesmo do golf, em que tem o prcedimento para identificar a válvula com defeito. Geralmente o solução desse problema é um pouco cara, e tem gente q recondiciona solenóide no ML, mas eu não faria isso.
2 - Alguém poderia me corrigir se eu estiver falando besteira, mas lembro do mecânico falar do um sensor de temperatura dentro do câmbio. Ele disse que se for isso, a peça é barata, e o mais caro é a mão de obra, acho q é porque tem q abrir o câmbio.

Isto posto, se existir mesmo um sensor de temperatura dentro desse câmbio, e dado que o teu carro funciona bem qdo tá quente, pode ser uma luz no fim do túnel. Se for mesmo esse sensor a solução pode ser barata.

Por fim, não desanime com o seu veículo. O golf é irmão de plataforma do a3, a ambos tem excelente qualidade. Mas sempre tenha em mente que máquinas tem q ter manutenção em dia. Todas as empresa q dependem de máquinas têm uma equipe somente para mantê-las. Com os carros é a mesma coisa, e mais, numa dessas os caras consertando esse problema, o carro volta a ser o objeto dos teus sonhos.

Um ótimo final de ano a todos!!!! Abrass!!
 

lcandido

Novato
Estou com um problema parecido ao do mohaully. Meu câmbio não está engatando a marcha ré quando está frio. Quando ando um pouco e o carro esquenta, então a marcha ré entra normalmente. Ainda não abri o câmbio do carro e a desconfiança dos mecânicos que já fui são as tais válvulas solenóides. Estou pensando em adquirir o tal conjunto de válvulas no eBay, ECS, MercadoLivre porém não sei como pesquisar. Entro com "solenoid valve" e não sei diferenciar. Como posso descobrir o "part number" desse kit? Há alguma recomendação antes ou tenho que ir direto para o conjunto de válvulas? Li no artigo que pode ser um problema no sensor de temperatura dentro do câmbio. Isso faz sentido?
 

mohaully

Membro
Hoje, meu carro tá na oficina... a loja à qual comprei o carro, vai bancar o problema do câmbio... levaram na oficina que eles escolheram e tal... liguei lá hoje e falei com mecânico que tá mexendo no carro... me disse que o problema era a solenóide de primeira e segunda marchas... q ele havia testado... ele encomendou de SP as peças e tava esperando chegar.. questionei sobre o fato de trocar somente essas duas ao invès de todas as outras e ele me disse que quem disse isso não entende hehehehe que as outras ainda estavam boas e não tinha sentido trocar todas... até pq a mão de obra pra isso não é cara, visto que não precisa mexer no câmbio.... questionei sobre o óleo e ele me disse que estava queimado já, mas que não haveria necessidade de trocá-lo tb....

agora vem a minha pergunta (preocupação)... será que irei me incomodar futuramente por causa disso que relatei, em não trocar todas e nem óelo e sim, somente as 2 com defeito?

todo esse rolo deu-se pq entrei no procon e na audiencia a loja se compreometeu a arrumar... neste mesmo dia questionei sobre fazer um serviço "meia sola" e depois eu me incomodar futuramente e ter que arcar com isso....

assim.... não sei exatamente o que fazer... se aceito quando ele entregar desta forma e mesmo o carro ficando bom por momento e depois eu esquentar a cabeça com isso... ou o que posso fazer... se irá fazer parte da garantia (pq garantia de loja é 3 meses somente)

a garantia o mecânico disse que dá somente do serviço que ele tá realizando.... se em pouco tempo der outros tipos de problemas no carro, de ordem de solenóides novamente (não das que ele arrumou, mas de outras)... como agirei será?

Já vi relatos de que trocaram somente as com defeito e o carro continuou ruim...

apesar de que no meu caso, o mecânico disse q troca estas e testa pra ver se não tem mais problemas... sei lá agora
 

lexupdate

Membro
E ae mohaully, blza?

Parece que vc tem duas opções:

1 - Comprar as 7 solenóides que faltam e mandar o mecânico trocar tudo.
2 - Deixar ele consertar só as que tiverem defeito.

Eu particularmente trocaria tudo, pra ter certeza que essa parte não vai mais me incomodar...imagina que volta a dar o problema...daí o mecânico vai dizer que não é culpa dele...que agora deu pau em outra solenóide....
Mas a segunda opção também é aceitável, se ele te entregar o carro funcionando certinho, pode ser que esse problema não volte nunca mais. E se voltar, vc já estaria mais ou menos ciente que pode ser uma das 7 que não foram trocadas e aí sim, efetuar a troca. A vantagem é que vc não precisa dispor da grana tão cedo né...
Independente disso, procure fazer uns testes fortes qdo pegar o carro, entende?

Grande abraço e boa sorte na empreitada aí!
 

mohaully

Membro
então... o que o mecânico me explicou é que não existia a necessidade de trocar todas pq as que dão mais problemas são da 1ª pra 2ª e 2ª para 3ª... justamente as que eu estava com problema... em outras marchas não senti diferenças (problemas)...

comprar as outras, no momento, não tenho como... pelo jeito terei que arriscar (desde que ele entregue o carro PERFEITO) e se der problema futuramente, em outras, aí eu vejo o que faço... se conserto por conta... se ainda trei algum direito sobre isso (visto que consertaram "mei parte" digamos assim)...

Espero que o cara esteja certo e não dê problema futuro...
 

lexupdate

Membro
Mohaully, acho q nessas condições vc pode ficar tranquilo e faz sentido isso que o mecânico falou. Além disso, se voltar a dar problema, não é uma coisa que vc tem q guichar o carro, não precisa parar de andar com ele, entende? Apenas tem q ter mais cuidado, tipo, tirar o pé qdo entra em N, desligar o carro p parar um pouco o problema...essas coisas...
Apenas por desencargo, se vc ainda não leu, dá uma lida no manual de manutenção desse cambio, quem sabe por te ajudar em alguma coisa.... (procure por JF506E)

abraço
 

mohaully

Membro
peguei o carro hoje e agora preciso testar por uns dias...

a principio aparenta estar bom, mas de vez em quando ainda tá demorando um pouco a troca da 2 > 3 e as 3 > 4 marchas... as vezes na subida e uma vez aconteceu na descida... o mecanico primeiramente trocou as solenoides q tavam com problema (2ª e 3ª marchas)... depois diz q testou e o carro dava uns trancos... e regulou e trocou mais uma peça (não sei qual, esqueci de perguntar) e agora parece q tá bom... me disse q as outras solenoides é mto dificl de dar problema (essas duas eh q dão mais) e por isso não trocou td... óleo ele disse q ainda tá bom tb e que não precisava trocar.. sei lá agora né... vou ter q confiar, já que op serviço não foi pago por mim e sim pela loja...
 

mohaully

Membro
o carro voltou pra oficina pq estava com vazamento na caixa, por isso destes problemas... o mecanico consertou isso, trocou o óleo e foi resolvido... diria que o cambio ainda não ficou 100%... está uns 90%... na subida sobe mto o giro pra trocar de 1> 2 e 2> 3... tento q passar pro tip, pra trocar, e as vezes dá uns tranco... especialmente quando se para de repente, por exemplo e logo precisa acelerar para andar... aí ele dá um tranco pra engatar a marcha.. to esperando o óleo lubrificar bem (já andei uns 250km) pra ver se vai melhorar isso... senãoi levo de novo lá pro cara ver o q acontece...
 

Herbert

Novato
Possuo uma Audi A3 180cv tip, ela está apresentando sintoma na traco de marcha, mas o problema só ocorre quando ela está quente e rotação baixa e as vezes em alta. Parece que vai cair o câmbio e motor. Alguns mecânicos falam que são as solenóides, outros módulo do câmbio, outro dizem que é o óleo, ou seja, vai saber em quem podemos confiar. Então gostaria de saber se alguem poderia me ajudar??????????
 

della

Membro
Herbert disse:
Possuo uma Audi A3 180cv tip, ela está apresentando sintoma na traco de marcha, mas o problema só ocorre quando ela está quente e rotação baixa e as vezes em alta. Parece que vai cair o câmbio e motor. Alguns mecânicos falam que são as solenóides, outros módulo do câmbio, outro dizem que é o óleo, ou seja, vai saber em quem podemos confiar. Então gostaria de saber se alguem poderia me ajudar??????????

Pode ser qualquer uma destas hipoteses...
Para ajudá-lo é necessário que vc diga de onde é, para podermos indicar um especialista em sua região...
 

della

Membro
Então vc está com sorte!
Temos no clube um mecânico de cambios recomendadíssimo, já arrumou pelo menos uns três ou quatro aqui do clube.
O nome dele é Domingos, seguem os dados da oficina dele:
Carro & Cia.
Rua da Independência, 213 - Cambuci - SP
Tel.: 3486-2212
Nexte: 55*121*65973
Fala que vc é do clube e tal que ele te dá uma força nisso!

Passa nos tópicos apresentação e garagem e fala mais de vc e do seu audera, são normas do clube.

Boa sorte com o cambio!
 

jcjrsbc

Membro
Olá Galera do A3CLUBE! Tenho um A3 180cv Tip 2003 e, ás vezes, está desengatando qdo, andando ou em descida, tiro o pé do acelerador, também chamado overrun, e quando acelero ele engata novamente. Se acelerar forte, ele dá um tranco. Alguém já teve este problema?
Outro detalhe, no Cabo + VAG não consigo fazer o "output tests" do cambio para testar as solenóides como eu fazia no Passat 1.8T tip. Será q precisa de fazer login? Abraços
 
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