É o seguinte... há algum tempo (+- 1,5 meses) venho percebendo que o cambio não está em condições normais.
1º - Normalmente, em modo "D" ele troca as marchas em 2000 rpm+- (andando na boa).... quando arranco em uma subida (não necessariamente muito forte) ele passa rapidinho pra 2ª e a segunda demora a trocar... as vezes o giro vai até 5000+-... (não acredito que seja normal, pr um carro com quase 30Kg de torque e 180cv de potencia)... se eu coloco no TIP, ele passa pra terceira e o carro não rateia... sobe na boa.... mas até aí td bem... da pra ir levando...
2º - Hoje pela manhã fui sair com o carro, normal como todos os dias, e percebi que o danado não quis sair da 1ª marcha... tanto em "D" quanto no "manual".... a diferença é que no "manual", eu subo a marcha, no painel mostra 2ª e na verdade ele continua em primeira... não esta passando. Parei o carro, desliguei, liguei novamente e percebi que não resolveu... andei mais um pouco em 1ª marcha (pra ver se de repente voltava ao normal....) e continuo o problema.... como estava perto de casa, voltei e iria guardar o carro e ir trabalhar de onibus.... eis que... parei e antes de gurdá-lo, resolvi desligar novamente... só que desta vez tirei a chave da ignição (antes não havia feito), coloquei novamente, liguei... dei a ré... coloquei em "D" e... voltou ao normal... beleza... fui trabalhar sem problemas...
Agora, na hora de voltar.... o mesmo problema... ao sair, percebi novamente que ficava somente em 1ª.... parei, desliguei, retirei a chave, liguei novamente e voltou ao normal....
O que será que pode estar acontecendo? Será sintoma de algo mais grave futuramente ou já existe algum problema grave com ele?
Sabemos que é dificil achar pessoas especializadas que mexem com esse TIP (em Curitiba não conheço)... meu medo é que a "facada" seja doída, visto vários relatos de problemas neste câmbio...
1º - Normalmente, em modo "D" ele troca as marchas em 2000 rpm+- (andando na boa).... quando arranco em uma subida (não necessariamente muito forte) ele passa rapidinho pra 2ª e a segunda demora a trocar... as vezes o giro vai até 5000+-... (não acredito que seja normal, pr um carro com quase 30Kg de torque e 180cv de potencia)... se eu coloco no TIP, ele passa pra terceira e o carro não rateia... sobe na boa.... mas até aí td bem... da pra ir levando...
2º - Hoje pela manhã fui sair com o carro, normal como todos os dias, e percebi que o danado não quis sair da 1ª marcha... tanto em "D" quanto no "manual".... a diferença é que no "manual", eu subo a marcha, no painel mostra 2ª e na verdade ele continua em primeira... não esta passando. Parei o carro, desliguei, liguei novamente e percebi que não resolveu... andei mais um pouco em 1ª marcha (pra ver se de repente voltava ao normal....) e continuo o problema.... como estava perto de casa, voltei e iria guardar o carro e ir trabalhar de onibus.... eis que... parei e antes de gurdá-lo, resolvi desligar novamente... só que desta vez tirei a chave da ignição (antes não havia feito), coloquei novamente, liguei... dei a ré... coloquei em "D" e... voltou ao normal... beleza... fui trabalhar sem problemas...
Agora, na hora de voltar.... o mesmo problema... ao sair, percebi novamente que ficava somente em 1ª.... parei, desliguei, retirei a chave, liguei novamente e voltou ao normal....
O que será que pode estar acontecendo? Será sintoma de algo mais grave futuramente ou já existe algum problema grave com ele?
Sabemos que é dificil achar pessoas especializadas que mexem com esse TIP (em Curitiba não conheço)... meu medo é que a "facada" seja doída, visto vários relatos de problemas neste câmbio...