Cambio TIPTRONIC - Sintomas de um possível defeito.

mohaully

Membro
É o seguinte... há algum tempo (+- 1,5 meses) venho percebendo que o cambio não está em condições normais.

1º - Normalmente, em modo "D" ele troca as marchas em 2000 rpm+- (andando na boa).... quando arranco em uma subida (não necessariamente muito forte) ele passa rapidinho pra 2ª e a segunda demora a trocar... as vezes o giro vai até 5000+-... (não acredito que seja normal, pr um carro com quase 30Kg de torque e 180cv de potencia)... se eu coloco no TIP, ele passa pra terceira e o carro não rateia... sobe na boa.... mas até aí td bem... da pra ir levando...

2º - Hoje pela manhã fui sair com o carro, normal como todos os dias, e percebi que o danado não quis sair da 1ª marcha... tanto em "D" quanto no "manual".... a diferença é que no "manual", eu subo a marcha, no painel mostra 2ª e na verdade ele continua em primeira... não esta passando. Parei o carro, desliguei, liguei novamente e percebi que não resolveu... andei mais um pouco em 1ª marcha (pra ver se de repente voltava ao normal....) e continuo o problema.... como estava perto de casa, voltei e iria guardar o carro e ir trabalhar de onibus.... eis que... parei e antes de gurdá-lo, resolvi desligar novamente... só que desta vez tirei a chave da ignição (antes não havia feito), coloquei novamente, liguei... dei a ré... coloquei em "D" e... voltou ao normal... beleza... fui trabalhar sem problemas...
Agora, na hora de voltar.... o mesmo problema... ao sair, percebi novamente que ficava somente em 1ª.... parei, desliguei, retirei a chave, liguei novamente e voltou ao normal....

O que será que pode estar acontecendo? Será sintoma de algo mais grave futuramente ou já existe algum problema grave com ele?

Sabemos que é dificil achar pessoas especializadas que mexem com esse TIP (em Curitiba não conheço)... meu medo é que a "facada" seja doída, visto vários relatos de problemas neste câmbio...
 

mohaully

Membro
não troquei..... peguei o carro faz 4 meses e não sei se foi trocado..... a unica coisa q sei é que foi feita 3 revisoes na concessionaria....

lá li algumas coisas sobre esse cambio, e não acredito que seja óleo o problema... ta com cara de algo eletronico mesmo..... (assim eu desconfio)
 

mohaully

Membro
não não... começou hj esse negocio da 1ª marcha.... aí já postei pra saber possíveis causas....

de repente alguém já passou ou soube de algo igual ou parecido.... EU não faço a mínima idéia do que pode ser...
 

RafaPR

Consultor Técnico
mohaully, isso é o sintoma clássico das solenóides pedindo arrego, hehe. No tópico sobre câmbio Tip lá no VWGC tem muitas informações boas nos links do vwvortex...

eu pessoalmente não conheço nenhuma oficina aqui em Curitiba, mas tem a do amigo raphaelmgm que sempre está postando aqui no fórum e parece ter bastante experiência no assunto, inclusive o overspeed atestou que ele está bem equipado e tudo mais.

Dá uma passada lá pra ver...
 

mohaully

Membro
vc tem o telefone ou sabe o endreço?

Eu lembro de um tópico que tinha um usuário daqui prestando bastante esclarecimentos sobre os cambio TIP... mas não lembro qual é e não consegui achar o tópico...
 

mohaully

Membro
mas uma coisa:

hoje pela manhã fui sair com o carro e não quis mudar a marcha de jeito nenhum.... blz... deixei o carro na garagem e fui trbalhar...

agora a noite quando voltei, fui testar, só q de forma diferente.... liguei, deixei esquentar até chegar em 90º e sai pra dar uma volta... eis a sujrpresa.. funcionou normalmente com ele já quente..... o que será isso..

liguei numa especializada em cambio automatico e o cara me disse que ja mexeu em golf e que estava assim... trocou todas as solenoides e mais o óleo.. 3000,00 (TAAA LOCOOOO).. to ferrado se for isso...

mandei um email explicando problema, pra automatik (SP) e o cara me explicou que pode ser desde coisa leve até grave... disse que primeiro passaria o scanner pra verificar e até corrigir erros.... disse que de repente só isso resolve... se resolver temporariamente e o problema voltar, tem que buscar o problema...

sem abrir a caixa, sendo algum problema eletronico externo, disse que pode variar entre 1000 e 2000,00 na oficina dele.... se tiver que abrir, aí vai de 4 a 7 pau.... ta loco... pq tção absurdamente caro isso... quase q se compra um cambio novo.... orra.... um fiat stilo, por exemplo, cambio dualogic (mesmo sistema do TIP) agrega em torno de 2000,00 a mais no custo final do carro.... agora, tem um VW com cambio TIP, que agregue uns 12 conto a mais no preço final do veiculo, pra nao durar mto (visto diversos relatos de problemas), é muita sacanagem.... eu acho carissimo isso, independentemente se tivesse dinheiro sobrando pra bancar isso.... to custando a acreditar que VW está decepcionando... mas se esse carro continuar a apresentar problemas assim, NUNCA, eu disse NUNCA mais pego e nem recomendo um VW, sendo que sou adorador da marcar, mas que vendo inumeros relatos ultimamente, até de carros novos, estou me decepcionando....
fiquei 2 anos com um peugeot 206 2006 usado e que nunca me incomodou.... comprei um zero 207, tb nao me incomodou... troquei ele no golf e agora só to esquentando a cabeça.... o jeito será voltar ´pro peugeot, só que 307....

é um desabafo, mas to decepcionado mesmo......
 

chedid

Administrador
caro amigo, smepre tive GM e compartilho de parte do que vc pensa.... o fogo é que Gm num tem carro sportivo tipo o nosso...
 
Detalhe, o sistema Dual Logic do Stilo é bem diferente de um Tip-tronic.
E outra, a chance de vc pegar um Peugeot sem dor de cabeça está diminuindo (brincadeira) tem poucos por aqui que se deram bem com os PUG.
 

Northon

Membro
DUALOGIC é uma caixa manual automatizada, tem nada a ver

quanto ao cambio funcionar a quente,t enho quase certeza que é oleo e filtro, troque antes de mecher na caixa, claro que, passe o scanner antes ve se dá alguma falha
 

mohaully

Membro
então... mas preciso de indicações de locais que mexam com isso em Curitiba...

liguei pra uma oficina somente, que achei por acaso no google... mas não conheço os serviços... se o pessoal aí souber de alguma...


cerealk disse:
DUALOGIC é uma caixa manual automatizada, tem nada a ver

quanto ao cambio funcionar a quente,t enho quase certeza que é oleo e filtro, troque antes de mecher na caixa, claro que, passe o scanner antes ve se dá alguma falha
 

mohaully

Membro
não sei não...... (claro, não vamos entrar em discussão sobre marcas)

mas eu participava do clube peugeot ctba) e o pessoal tb nao reclamava do carro....

mas sei que bem dei bem nos 4 q tivemos em casa e somente 1 foi tirado zero...



pliniodemarco disse:
Detalhe, o sistema Dual Logic do Stilo é bem diferente de um Tip-tronic.
E outra, a chance de vc pegar um Peugeot sem dor de cabeça está diminuindo (brincadeira) tem poucos por aqui que se deram bem com os PUG.
 

RafaPR

Consultor Técnico
mohaully, não tem segredo, esse esquema de só trocar marcha quando esquenta é um sintoma típico das solenóides indo pro pau. Naqueles links que te falei que tem no VWGC eles explicam certinho isso, bem como tem uns manuais de reparo da caixa tiptronic que o carlinho postou aqui no fórum que falam a mesma coisa.

Cada uma das várias solenóides tem funções diferentes dentro do câmbio, e em algumas delas, eles citam que o sintoma típico de problema é a demora de trocar de marchas com o carro frio...

O preço é nessa base, acho que na maioria dos lugares vão te cobrar na casa dos R$ 3.000 pra trocar o óleo e solenóides (não se troca uma só, troca o kit inteiro). Veja o tópico lá no VWGC que talvez você consegue economizar alguma coisa, se não estou enganado o povo tava comprando o kit das 9 solenóides direto da ECS ou eBay na faixa de $ 400, deve chegar por uns R$ 1.000 aqui. E se não me engano o óleo lá fora era bem mais barato de comprar também!

Realmente é frustrante e decepciona, mas eu lembro BEM que antes de você comprar o carro, TODO MUNDO avisou aqui no fórum (e no VWGC) que o câmbio TIP era problemático e caro de mexer. Acho que vc não acreditou muito na época, talvez na empolgação de pegar o carro...agora já era né!

Sobre o Dualogic que estão comentando, realmente não tem NADA a ver com o Tiptronic. O Dualogic usa a mesma caixa da versão manual, porém "robotizada" ou "automatizada", não é um câmbio automático de fato como os AT convencionais ou Tiptronic do A3/Golf.
 
Topo