Caixa de fúsivel em cima da bateria

magoo

Membro
O meu derreteu o encaixe do fusível da ventoinha tb ai tinha feito uma ponte com fusível externo + fica feio ai 1 mês atras troquei a caixa de fusível e tirei a ponte pra fica oem ;)
 

lipexlipe

Novato
bom galera..
meu primo tem um golf 2003, venho do RJ pra SP, pegou a dutra tranquilo, quando chegou na marginal, transito de leve, começou a esquentar..
ele levou horas pra chegar na minha casa, pois desligava e ligava o carro pra nao esquentar.. quando chegou aqui, olhei essa caixinha e ela derreteu..
fiz um "jump" por fora dela e coloquei um porta fusivel, nunca mais ele teve problema, esta a quase 1 ano a "adaptação original' que eu fiz rsrs..
conhecidentimente, comprei minha audi a pouco menos de 1 mes, vim com o ar ligado de boa, cheguei no portao de casa e fiquei esperando abri, resultado, começou a passar do 90 a temperatura e nada de armar, parei na garagem e vi que tava quase no 100, abri a caixinha e encostei no fusivel, pelando de quente, ele deu contato e armou na hora, resultado: bora fazer outra adaptação original na caixinha... haha
 

Kinguile

Membro
Quais as funções daqueles três fusíveis??? De cada um, o da esquerda, centro e da direita...

A voltagem deles, é a mesma?
Se não, então qual é a de cada um dos três?

Por favor, se alguém souber me ajude
 

lipexlipe

Novato
eu sei que um deles é da ventuinha, sei pq quase ferveu meu carro, encostei neles e na hora armou bonitinho..
eu ACHO que um deles tbm é o do compressor do ar condicionado, já o terceiro nao faço ideia..
 
Pessoal, boa tarde!

Tenho um golf 1.6 generation 2005, estava com o mesmo problema do fusível da esquerda queimando todo dia, fiz a adaptação e o fusível não queimou até agora, porém tem os fusíveis de aço... alguém sabe a função deles ou tem os esquema deles ???
 

DIEDE

Moderador
@[member="Kinguile"],

Não tenho a informação oficial, mas ao que percebi:


Primeiro fusível = controla ar condicionado e ventoinhas. Sem ele o ar "dá tranco" ao ligar mas não gela.
Segundo fusível = ABS
Terceiro fusível = ABS

Ao tirar o segundo terceiro fusível fica um erro (vermelho) no painel, referente ao sistema de freio. Ao tirar o terceiro, apenas fica uma advertência (amarelo) do ABS. Não notei mais nada que tenha parado de funcionar sem esses fusíveis.
 

Kinguile

Membro
DIEDE disse:
@[member="Kinguile"],

Não tenho a informação oficial, mas ao que percebi:


Primeiro fusível = controla ar condicionado e ventoinhas. Sem ele o ar "dá tranco" ao ligar mas não gela.
Segundo fusível = ABS
Terceiro fusível = ABS

Ao tirar o segundo terceiro fusível fica um erro (vermelho) no painel, referente ao sistema de freio. Ao tirar o terceiro, apenas fica uma advertência (amarelo) do ABS. Não notei mais nada que tenha parado de funcionar sem esses fusíveis.
Valeu DIEDE!
Imaginava que um fosse do ABS, mas você me esclareceu tudo.

Veja como são as coisas, certa vez tive que trocar a carcaça do câmbio e pedi para o mecânico dar uma olhada no ABS porque estava acusando no painel. Depois de um tempo retornou contato e falou que o módulo estava queimado e entre mão de obra e peça sairia 800 reais. Por sorte eu estava apertado no dinheiro e acabei adiando o conserto.

Mês e tanto depois, estava dando uma olhada nos fusíveis e fui tirar um pra limpar, puxei com força e bati no capô, fusível caiu no motor e como era a noite eu não achei, então pensei. Vou dar partida e ver o que há. Funcionou normal, desliguei e fiz uma troca, nessa troca também quis dar a partida e pra minha surpresa o ABS saiu do painel!

É fogo bicho, um fusível de dois reais! E a conta do mecânico era de 798 a mais!
Eeeeeeeeeeeita mão de obra cara hahaha
 
Aconteceu isso essa semana no meu. O fusivel da esquerda (ventuinha), esquetou tanto que derreteu a tampa da caixa.

Quando estava desmontando pra ver o que tinha acontecido, descobri a causa do problema. Testando com o multímetro, confirmei a suspeita. O problema não está na caixa. O problema é no terminal da bateria ao qual a caixa está ligada.

Suspeitei disso quando me lembrei que o carro estava perfeito até eu tirar e recolocar a baterna esta semana. O terminal acaba criando uma resistência maior, seja por estar sujo ou por estar frouxo, e isso acaba "estourando" na caixa.

Basta limpar os contatos (aconselho fazer isso também nos terminais do motor de arranque), e garantir que estão todos limpos e bem fixados.
 
Só como complemento....

Ontem a noite, dei mais uma olhada na caixa e percebi que um dos cabos que saem da caixa, o preto que está ligado ao fusivel de 110Ah, ainda estava esquentando. Medi a resistencia da ponta do terminal até o cabo e ela estava maior do que deveria. Derreti então um pouco de solda no terminal pra reforçar o contato dele com o cabo e o problema foi resolvido. Zero de aquecimento da caixa.
 

leoquirino

Novato
Olá pessoal, lendo o tópico entendi um pouco mais dessa caixa, no meu caso o fusível da esquerda não tem de tão derretido, o antigo dono deve ter feito uma ligação alternativa.

Vou ver os outros dois pois meu abs ta aceso

Abs

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@[member="LeoQuirino"] o meu argolas quando comprei tambem estava assim e era o da ventoinha, resultado quase mandei o motor pro espaço levei ele em uma autoeletrica de confiança e o eletricista colocou uma outra caixinha do lado da bateria com aqueles fusiveis bem grandes e resolveu o problema e a luz apagou, ate hoje não deu problema de novo. Caso vc não tenha resolvido o problema ainda faz um teste liga o ar condicionado que a ventoinha vai armar ai da para quebrar o galho por em quanto
 

DIEDE

Moderador
@[member="LeoQuirino"]
O fúsivel da esquerda é o das ventoinhas/compressor do AC.
O meu queimou quando a ventoinha maior estava travada.
 

leoquirino

Novato
No caso do meu, o primeiro fusivel / fio nao tem... derreteu o local e tiraram, devem ter feito uma ligação alternativa, pois vi que a ventoinha funciona no primeiro e segundo estagio normalmente...

vou comprar a peça nova e trocar tudo... fazer o correto.....

abraçosss
 

Iuri

Membro
Boa noite pessoal

Alguém sabe pq de derreter esse fusível da esquerda?

Hoje sai com o carro e vi que a temperatura havia subido no painel e no climatronic..

Cheguei em casa temp lá encima e nada das ventoinhas armar

Abri a caixa ali e olhei o fusível da esquerda..pelo que vi é de 30..e eles soldaram o fio do fusível..isso mesmo.. Desmontaram o fusível e deram uma pequena solda dentro dele pra nunca estourar/queimar..
Enfim troquei por outro e a ventoinha ligou na hora..armou por duas vezes na garagem.. So que o fusível esquenta a ponto de dar uma derretida..pq isso?
 

DIEDE

Moderador
@[member="Iuri"],
Já tive esse problema. Muito provável que uma das suas ventoinhas está "pesada". Quanto mais ela força, mais aumenta a resistência e maior a chance do fusivel partir.
No meu caso era a ventoinha maior que era paralela e azulou o rolamento.

PS: Gambearreiro incrível o ex dono do seu carro.rs
 

Iuri

Membro
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Pois eh..não poderia ficar assim ne?
 

DIEDE

Moderador
Não. A função do fusível é queimar pra proteger o sistema. Com um fusível "indestrutível" você corre o risco de precisar usar o extintor.
 

Iuri

Membro
DIEDE disse:
Não. A função do fusível é queimar pra proteger o sistema. Com um fusível "indestrutível" você corre o risco de precisar usar o extintor.
Em fato eu preciso dar uma geral no sistema de arrefecimento..

Porém colocar um de 50a é minha ideia por enquanto..

Esse da foto foi oq eu coloquei e deu a derretida assim..
 

DIEDE

Moderador
Faz o teste rodando suas ventoinhas com a mão (Com o carro desligado e motor frio). A que estiver pesada (girando com dificuldade) você desconecta. O conector fica logo abaixo da ventoinha.
Se for isto mesmo, nem o de 50 adianta. É questão de tempo pra queimar. E ainda pode superaquecer (o fusível) e derreter a caixinha, que é cara.
A ventoinha auxiliar (pequena) é difícil dar problema. Pode ser a maior.
 

Iuri

Membro
@[member="DIEDE"]

Vlw mano..amanhã cedo faço esse teste..

Tu trocou a sua e não esquentou mais ali o fusível?
 
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