Câmbio Tiptronic 09A (JF506E) - Guia para auto-estudo

Marcos & Rosi disse:
Olá, deixo um procedimento muito util para proprietários da transmissão 01M o texto é longo mas serve até como um "how to".
Aproveito para reforçar que fluído, só original...
Abraços e segue o texto:
[SIZE=12pt]AJUSTE BÁSICO PARA TRANSMISSÕES VW/AUDI 09X, 01M E 01N[/SIZE]

Após o reparo de todos veículos VW automáticos, em muitos casos o TCM (modulo da transmissão automática) e/ou o ECM (modulo do motor) não funcionarão dentro dos parâmetros corretos, uma vez que ambos podem perder os ajustes de referencia tanto de motor como câmbio, e muitas vezes perder até o histórico.

Estes sintomas podem ir desde um comportamento incorreto do câmbio até cair em emergência sem explicação. Isto se chama dirigibilidade. Muitos já devem ter ouvido falar em Aprendizado do Módulo, e é disto exatamente do que estaremos falando agora.

Apenas para reforçar e não cair no esquecimento, todos os códigos de erro anteriores devem ser limpos da memória, sejam eles soft-code ou hard-code.
Isto não é uma opção mas uma necessidade e deve ser feito com um scanner do tipo simples ou completo. Desligar a bateria NÃO apaga os código de erro, além de perder uma série de informações importantes inclusive código de rádios e alarmes.

Se você estiver em dúvida, este procedimento deve ser feito se foi feita a :
1- Troca do ECM ou TCM.
2- Troca do motor.
3- Troca do corpo de válvulas (VB)
4- Troca da borboleta ou ajuste da borboleta (TPS).
5- Troca dos solenóides do VB.

Esta rotina é válida para os câmbios da série 096, 097, 098, 01M, 01N e 01P e serve para recalibrar o TPS e Kick-Down.

1) Gire a chave de ignição, não ligue o motor.
2) Coloque a alavanca na posição “D”
3) Pressione o acelerador até o fundo e segure por 30 segundos (cuidado com tapetes e jornais no assoalho)
4) Após 30 segundos volte a alavanca para “P” sem soltar o acelerador.
5) Solte o acelerador.
6) Desligue a chave de ignição.
7) Dirija o veiculo por um tempo até que sejam feitas pelo menos, três mudanças seqüências de todas as marchas para cima e para baixo. Não esquecer também de fazer alguns kick-downs. Esta rotina deve se feita em alta, baixa e média aceleração.
8) Importante: O sistema somente poderá ser considerado recalibrado somente após dirigir-se o veículo pelo menos por 100 Km.
Galera,

Comprei recentemente uma Audi A3 2005 Tiptronic e gostaria de saber se esse procedimento posso fazer volta e meia tbm nesse carro?

Abs a todos...
 
Boa tarde amigos , estou com um serio problema! o modulo do cambio automático do meu carro está com problemas e eu quero trocar mais ele tem um codigo e tenho que comprar outro modulo que tenha o mesmo codigo , mais o grande problema é que meu modulo está sem a etiqueta que vem escrito o codigo e não tenho como saber o codigo do meu para comprar outro igual ! alguem ai sabe como posso descobrir o codigo do meu modulo ou se da p saber pelo ano do carro ? meu audi a3 é 1997 1.8 aspirado a transmissão é 01M ! por favor me ajudem ja não sei mais oque fazer e não quero me desfazer do carro ! desde já agradeço a atenção de todos !
 
Boa noite, meu a3 automático começou a apresentar um tranco na troca de marchas, mas apenas na troca dá 2° para 3°, troquei óleo e o coxim mas ainda continua, alguém pode me dizer se já passou por isso e conseguiu resolver,qual foi a solução?
Fico no aguardo, abraço!
 

dudugosfc

Membro
Brother eu passei por isso tambem e so resolvi quando troquei o solenoide N93 dentro da caixa de cambio. I solenoide N93 e responsavel por fechar a pressao do oleo e evitar trancos na troca. Voce vai ter q importar dos EUA a peca. Boa sorte!!!
 
Alguém sabe como ver o nível de óleo do câmbio 09a e se tem óleo separado do diferencial? Tô com vazamento mas aki na cidade nenhuma oficina conseguiu​ ver o nível.
 
Pessoal sou novo aqui no grupo e adquiri um golf GTI 2002 1.8t com o mesmo motor das auderas, tenho algumas dúvidas com o tip 09A, eu estava pensando em fazer cotação para swap do câmbio, porem não conheço nenhum mecânico que faça o serviço com excelência, vcs podem me indicar?
 

Alkex1985

Novato
Boa noite!! Tenho um A3 tiptronic, estou com um sério problema! Fiz tudo no meu cambio.ficou bom por uns dias viajei é assim que cheguei de viagem. Ele começou a dar tranco, estou perdido,
E com dúvida será que o mecânico trocou tudo? Não sei.. poucos mecânico de confiança. Preciso de dicas o que fazer brigado.
 

dudugosfc

Membro
Alkex1985 disse:
Boa noite!! Tenho um A3 tiptronic, estou com um sério problema! Fiz tudo no meu cambio.ficou bom por uns dias viajei é assim que cheguei de viagem. Ele começou a dar tranco, estou perdido,
E com dúvida será que o mecânico trocou tudo? Não sei.. poucos mecânico de confiança. Preciso de dicas o que fazer brigado.
Tenha fé e calma amigo. Se eu fosse você voltaria no lugar onde você consertou sua caixa de câmbio e exigia a garantia do serviço .
 

Alkex1985

Novato
Já fui na exigir mais tá difícil!!! E na justiça isso vai levar muito tempo!!! Imagina gastei 9 mil reais. E não ficou bom imagina o trauma.
Quero me posicionar quem poder me dá umas dicas
 
@[member="Alex"]

Alkex1985 disse:
Já fui na exigir mais tá difícil!!! E na justiça isso vai levar muito tempo!!! Imagina gastei 9 mil reais. E não ficou bom imagina o trauma.
Quero me posicionar quem poder me dá umas dicas
Tive o mesmo problema que vc, mas desisti da mecanica. Foi numa oficina chamada Congonhas cambios aqui em SP, atrás do aeroporto de congonhas. O cara ficou 4 meses (????) com o meu cazrro e me entregou pior do que entrou. Gastei 7k lá com ele.

Eu acabei comprando outra caixa de cambio usada, que estava melhor que a minha, e estou estudando o material que tem disponível na net a respeito desse cambio pra entender o porque que dá tanto problema assim.

O que já consegui levantar sobre ele quebrou essa lenda de que se começar a dar tranco, basta trocar os solenoides que fica bom. Isso é bobagem. Se os solenoides estiverem dentro da faixa de resistência (ohm) correta, retire e verifique se não estão sujos. Se estiverem limpos, o problema simplesmente não é nele. Não gaste dinheiro nisso.

Isso porque os solenoides não são a causa desse problema quando estão (eletricamente) funcionando. As valvulas do corpo de valvulas do jf506e são propensas a falhar mais do que os solenoides, e elas se desgastam com o tempo. Dependendo do grau de desgaste e da presença de particulas no ATF, o alojamento da valvula pode riscar e aí já era o corpo de válvulas.

A Sonnax tem um kit de valvulas "oversized", que pode ser aplicada em qualquer corpo de valvulas, pois é maior do que a valvula normal.

https://www.sonnax.com/parts/1753-oversized-neutral-control-valve-kit

Na descrição dessa valvulas, eles falam exatamente do problema que estamos tão acostumados a resolver só com a troca de solenoides, que dura por um tempo e logo dá problema de novo.


The Jatco JF506E, VW 09A neutral control valve controls the low clutch operating pressure in gears 1, 2 and 3. Because the valve is constantly oscillating from solenoid pressure, it commonly wears the valve bore. Wear in this bore can result in loss of control in the low clutch circuit, causing delayed forward and slipping in any of these low gears. Sonnax oversized neutral control valve kit 122892-13K allows you to restore the proper hydraulic control to the low clutch circuit.

(

A válvula de controle de neutro Jatco JF506E, VW 09A controla a baixa pressão de operação da embreagem nas engrenagens 1, 2 e 3. Como a válvula está constantemente oscilando da pressão do solenóide, geralmente usa o furo da válvula. O desgaste neste furo pode resultar em perda de controle no circuito de baixa embreagem, causando atraso para frente e deslizamento em qualquer uma dessas marchas baixas. O kit de válvula de controle de neutro sobredimensionado Sonnax 122892-13K permite que você restaure o controle hidráulico apropriado para o circuito de baixa embreagem.
)


Um corpo de valvulas já remanufaturado da Sonnax custa em torno de 2500 reais + impostos, e vem com solenoides testados e garantia lifetime. É mais barato comprar um desses e pagar os impostos do que gastar 5k, 6k reais que é o que estão cobrando aqui em SP pra fazer uma troca de solenoides.

A válvula de controle de neutro Jatco JF506E, VW 09A controla a baixa pressão de operação da embreagem nas engrenagens 1, 2 e 3. Como a válvula está constantemente oscilando da pressão do solenóide, geralmente usa o furo da válvula. O desgaste neste furo pode resultar em perda de controle no circuito de baixa embreagem, causando atraso para frente e deslizamento em qualquer uma dessas marchas baixas. O kit de válvula de controle de neutro sobredimensionado Sonnax 122892-13K permite que você restaure o controle hidráulico apropriado para o circuito de baixa embreagem.
 
Olha, que eu saiba não tem nenhuma que faça isso não, até porque o processo, segundo o site da sonnax, foi desenvolvido pela área de engenharia deles.

Eu acabei de "dar" (vender por 12k) o meu A3 Tip porque deu problema no sensor de velocidade. Vendi barato pra me livrar dele logo.

Se alguma oficina aqui no BR topasse reproduzir o que fazem na Sonnax, com certeza teria muitos clientes, e eu ainda teria o meu a3.
 

piacava

Membro
eduardo teodoro disse:
Olha, que eu saiba não tem nenhuma que faça isso não, até porque o processo, segundo o site da sonnax, foi desenvolvido pela área de engenharia deles.

Eu acabei de "dar" (vender por 12k) o meu A3 Tip porque deu problema no sensor de velocidade. Vendi barato pra me livrar dele logo.

Se alguma oficina aqui no BR topasse reproduzir o que fazem na Sonnax, com certeza teria muitos clientes, e eu ainda teria o meu a3.
Pois é, o pessoal aqui só quer saber de trocar peças...

Na verdade já nem sei se meu cambio realmente está com problema depois de refeito ou é neura minha...
Vi uns videos de teste de rodagem desse cambio e o meu está parecido..

Meu problema é que depois de tudo refeito, após a troca de marcha se tiro o pé do acelerado a rotação cai pra 1100 rpm
e fica nisso até eu voltar a acelerar, aí sobe a rotação e traciona.. depois de um tempo parece que ele acopla de vez
e aí se tiro o pé do acelerado ele manter acoplado e faz o "freio-motor", isso tanto faz em D ou Tip..

Nos videos de teste que vi isso ocorre mesmo... tive essa impressão..

Meu cambio está uma manteiga, trocando as marchas super suave, sem trancos, no tempo certo, e nem quando isso
ocorre dá tranco.. ta liso... esse comportamento da rotação cair, como se o conversor liberasse é que está me intrigando..

O problema é que meu carro ficou 3 meses lá revisando, o cambio e uma porrada de coisas, e não me recordo desse
comportamento antes.. como nesse tempo andei com DSG que é bem diferente posso estar encucado por nada por ter perdido
o constume..

Mas o carro está na oficina novamente averiguando isso e outras coisas.. Vamos ver...

Se encontrasse aqui no BR uma empresa que instalasse esses kits da Sonnax eu encomendaria e mandaria trocar...
mas não encontrei ainda quem faça, e comprar o corpo inteiro não rola agora..

Mas blz... vou continuar na pesquisa..
 
Topo