Barulho / Ruído suspensão após Molas H&R

Bruno_mgá

Novato
Olá Amigos, preciso de uma ajuda.
Peguei um A3 Sport 11/12, que atualmente está com 32mil km. Rodei uns 15 dias com ele original, e há uns 45 dias comprei as Molas H&R Sport novas e mandei instalar. Ficou perfeito. Acontece que há umas duas semanas comecei a escutar um ruído ´´nhéc-nhéc`` (geralmente, quando estava em pavimentos ruins em baixa velocidade (abaixo de 20km/h, ou quando vou entrar na garagem, passar um quebra-molas, etc)) Fui reparando melhor, e um dia na garagem do prédio, abri o capo, forcei para baixo e balancei o carro. Verifiquei que o barulho vem da torre do lado esquerdo. Já no lado direito esta perfeito.
Esse ´´nhéc-nhéc`` parece de carro velho. Não é nada que bate, é um barulho como se fosse algo raspando quando a carroceria trabalha. E mesmo balançando o carro só na mão, onde ele movimenta uns 3cm´s para cima e baixo faz o ruído.

Minhas suspeitas:
*Amortecedor. Descartei, pois não há barulho de batida, ou aquele barulho ´´oco``. A estabilidade continua perfeita. Além disso o Km do carro é baixo, e ele era original até poucos dias.
*Falta de Encapar Mola: Suspeitei que o mecânico não tivesse encapado a mola com mangueira (bom, pelo menos nos outros carros que tive os mecânicos sempre faziam isso na primeira volta da mola, para evitar ruídos da mola raspando no prato).
*Aperto parafusos: Poderia ser os parafusos que ´´soltaram`` após os dias de uso.

Porém, levei o carro no mecânico ontem e passou o dia internado. Ele desmontou a torre, encapou a mola, e montou novamente. Só que escutem só, ele me ligou e disse algo estanho, (pediu para eu ir lá ver, mas não deu), falou que a mola está com sinal de estar raspando entre os elos, como se os elos estivessem comprimidos e trabalhando relando um no outro. (Achei esquisito, o sinal pode ser de quando a suspensão dá um final de curso após ondulação forte).

A suspensão continua com o mesmo barulho. E não sei se é coisa da minha cabeça (porque me encabulei com isso) mas parece que o ruído vem aumentando de uma semana para cá.

Desde já, agradeço pela ajuda.

della

Membro
Elo batido geralmente é sinal de mola cansada, mas como são novas pode sim ser causado pelo fim de curso da suspa...
Tem certeza que as molas compradas são corretas pro modelo do teu carro?
Agora esse nhec-nhec vai ser complicado de ajudar sem ver o carro...

Bruno_mgá

Novato
della disse:
Elo batido geralmente é sinal de mola cansada, mas como são novas pode sim ser causado pelo fim de curso da suspa...
Tem certeza que as molas compradas são corretas pro modelo do teu carro?
Agora esse nhec-nhec vai ser complicado de ajudar sem ver o carro...
Aparentemente as molas estão corretas sim. Pelo menos, na nota fiscal e caixa veio tudo certo, e o mecânico montou sem problemas. O ruído, um colega levantou a hipótese de ser bieletas. Diz que quando rebaixa elas trabalham mais comprimidas. Será?

marioaoliva

Moderador
Não sei o q pode ser assim só lendo.

Mas o q eu ficaria encucado vc fez q foi encapar as molas.

Pode ser bucha da barra estabilizadora ou as buchas das bieletas...

Sent from my iPad using Tapatalk

marioaoliva

Moderador
Pq q dá rangido foi o q ele arrumou, q foi encapar as molas.

Não acho q seja buchas das barras ou bieletas, já q qntes não fazia.

Mudou a posição (altura) de trabalho da barra, meu carro foi ao contrario, rangia as buchas da barra quando estava na altura oem, qdo baixei parou...

Sent from my iPhone using Tapatalk

DiogoTobias

Novato
Pode ser as buchas, batente do amortecedor, pode ser bandeja.

Baixou quanto o carro?

Eu sei que nao tem nada a ver os carros, mas na minha Montana eu estava com um barulho HORRIVEL na direção, quando eu virava o volante em baixa velocidade ou com o carro parado, fazia um rangido horrivel de "nheeecc" pensei que tinha estourado a caixa de direçao ou algo do tipo.

Quando fui ver era o COXIN DE CAMBIO que tava pegando em uma peça e forçando a barra da direçao! Nao tinha nada a ver com a direçao.

Ideal é voce subir o carro em uma rampa de alinhamento e pedir para alguem balançar, assim vai procurando de onde vem o "nhec nhec".

Problemas que ja tive que nunca ia imaginar era eu andando com carro e parecia que tinha algo solto na roda, entrei em choque, era uma bateçao horrivel. Quando levantei o carro era a "CAPA do Corpo do Topo" do amortecedor que tinha perdido a pressao e soltado!

Enfim...so levantando o carro e procurando com muita calma, as vezes é algo ridiculo.

Abraçs

Bruno_mgá

Novato
Gostaria de agradecer os colegas acima que responderam no tópico.

Hoje levei o carro em um outro mecânico, e disse que tinham me falado que provavelmente seria a bieleta. Dito e feito, ele retirou e o ruído parou.
Cotei na Audi, e o preço foi de R$ 295,00. Como é a mesma utilizada no Jetta, liguei na Vw com o código da peça, e fizeram R$ 145,00 avista (porém, não possuem estoque, necessário fazer pedido, que demora uns 15 dias).

Aproveitei a ´´oportunidade`` e no Site da ECS, já comprei também o Filtro K&N.

Não sei se é coisa da minha cabeça, MAS, ouvi um leve ruído vindo dessa vez do lado direito. É possível a outra Bieleta também estar indo pro tiro? Por via das dúvidas, acabei fazendo o pedido de duas peças.

Bruno_mgá

Novato
O @xande01 me assustou hoje. Ele disse que teve o mesmo problema, trocou quase tudo na suspensão, e no final, descobriu que era a Bucha da Barra estabilizadora. Ao que consta, não são vendidos só as buchas, sendo necessário trocar a barra completa ao custo de R$ 1.100,00 na Audi.

Bom, vou aguardar chegar as duas bieletas e rezar para que seja elas mesmo o problema.

Caso seja a barra, alguém saberia dizer se assim como as Bieletas, ela é a mesma da Jetta novo? Tentei procurar o código da peça no Vw no site da ECS Tuning mas não achei. A código da barra do Audi é 1K0411303BJ

[SIZE=11.818181991577148px]EDIT: [/SIZE]fiz uma pesquisa geral aqui. A Barra Estabilizadora do Audi 8P é código: 1K0411303BJ . Liguei na Vw com esse código, e lá eles tem a peça de código: 1K0411303BK (parece que é a do Jetta/Passat). Porém, há uma pequena diferença entre as duas. Segundo ele a de códido BJ (audi) tem 22,6mm e a BK (vw) tem 23,6mm. O atendendo da concessionaria VW acha que da certo. Lá custa R$ 600,00.

Ele passou uma dica valiosa. Com o código da peça, é só olhar no site www.pecas-on-line.com.br . Lá vai mostrar todas as concessionárias ou distribuidoras que possuem a peça em estoque e o preço.

André Brugnerotto

Hellspeed69
Cara, esse "Nhec-Nhec" que faz vem das buchas da barra estabilizadora pois ela esta presa sob pressão, e a cada vez que a suspensão trabalha ela fricciona a barra contra a bucha que é seca e gera esse rangido que ecoa pra dentro do carro.
Poxa até nos 8P tem esse problema?

Bruno_mgá

Novato
Júnior disse:
Nego é MUITO bandido né!?!?!!
...querendo vender barra estabilizadora inteira. PQP!!
Junior, você tem algum esquema para comprar só as buchas da barra do 8p?

Andre_Hellspeed disse:
Cara, esse "Nhec-Nhec" que faz vem das buchas da barra estabilizadora pois ela esta presa sob pressão, e a cada vez que a suspensão trabalha ela fricciona a barra contra a bucha que é seca e gera esse rangido que ecoa pra dentro do carro.
Poxa até nos 8P tem esse problema?
Pelo seu relato, do Xande e etc, perdi dinheiro comprando as bieletas. Andre, sabe dizer se existe alguma ´´gambi`` a ser feita para amenizar (lubrificação ou algo do gênero)?

André Brugnerotto

Hellspeed69
Bruno_mgá disse:
Junior, você tem algum esquema para comprar só as buchas da barra do 8p?

Pelo seu relato, do Xande e etc, perdi dinheiro comprando as bieletas. Andre, sabe dizer se existe alguma ´´gambi`` a ser feita para amenizar (lubrificação ou algo do gênero)?
Cara, a gambi é colocar um lubrificante ali que não seja derivado de petróleo para não agredir a borracha.

mas se vc planeja trocar as buchas logo, poe uma vaselina só que para isso teria que afrouxar o parafuso que fixa a barra e a bucha no chassi e daí aplicar. se não tiver as buchas em maos e for levar tempo pra conseguí-las ai acho que vale o tempo desprendido, se não troca de uma vez.

Esse esquema de prensar a bucha contra a barra que tem que torcer sem nenhum elemento pra reduzir atrito é uma cagadinha (provavelmente redução de custo) da engenharia

thomas1186

Membro
Pois é demorei pra descobrir que o barulho da minha era na barra tb auehuhea.

Mas ela só faz barulho em ondulações mais leves.. estranho :/

Bruno_mgá

Novato
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Depois de meses escutando ´´Nhéc-Nhéc`` desgraçado todo santo dia, HOJE consegui resolver o problema. Escutem essa: Suspeitei das bieletas e importei 2 novas, troquei e nada. Ai, a suspeita foi para o lado das buchas da barra de direção (até pq o Xande01 relatou problema parecido e era isso). Bom, como era impossível comprar só as buchas, eu teria de comprar a barra completa ao custo de R$ 600 na VW e R$ 1200 na Audi. Deixei para depois.

Semana passada, fui fazer revisão dos 45mil km e pedi para o pessoal da Audi dar uma olhada e comentei minha suspeita. O mecânico retirou as duas bieletas, (deixando assim a barra estabilizadora sem ação/desativada), O barulho continuou. Logo barra não era. Indignado agendei para hoje e passei a manhã inteira acompanhando o serviço. Desmontaram a torre e não havia nada de anormal, tudo ok. Buchas Ok, batente Ok. Olhei para a mola e para o Prato da torre e havia um sinal de raspado, ferro com ferro. O cidadão que instalou as H&R encapou somente a parte superior dos elos, e a parte inferior que fica em contato com o prato deixou sem nada. Enfim, mesmo os mecânicos desacreditando da minha teoria, arrumamos um pedaço de mangueira, encapamos a mola, e eles montaram a suspensão... e eis que?! Problema Resolvido !!

RESUMO DO LIVRO: O barulho / rangido na suspensão do A3 era só devido a falta de encapamento da mola. A mola trabalhava alguns milimetros no prato, gerando ruído.

daniel.meza

Membro
Bruno_mgá disse:
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Depois de meses escutando ´´Nhéc-Nhéc`` desgraçado todo santo dia, HOJE consegui resolver o problema. Escutem essa: Suspeitei das bieletas e importei 2 novas, troquei e nada. Ai, a suspeita foi para o lado das buchas da barra de direção (até pq o Xande01 relatou problema parecido e era isso). Bom, como era impossível comprar só as buchas, eu teria de comprar a barra completa ao custo de R$ 600 na VW e R$ 1200 na Audi. Deixei para depois.

Semana passada, fui fazer revisão dos 45mil km e pedi para o pessoal da Audi dar uma olhada e comentei minha suspeita. O mecânico retirou as duas bieletas, (deixando assim a barra estabilizadora sem ação/desativada), O barulho continuou. Logo barra não era. Indignado agendei para hoje e passei a manhã inteira acompanhando o serviço. Desmontaram a torre e não havia nada de anormal, tudo ok. Buchas Ok, batente Ok. Olhei para a mola e para o Prato da torre e havia um sinal de raspado, ferro com ferro. O cidadão que instalou as H&R encapou somente a parte superior dos elos, e a parte inferior que fica em contato com o prato deixou sem nada. Enfim, mesmo os mecânicos desacreditando da minha teoria, arrumamos um pedaço de mangueira, encapamos a mola, e eles montaram a suspensão... e eis que?! Problema Resolvido !!

RESUMO DO LIVRO: O barulho / rangido na suspensão do A3 era só devido a falta de encapamento da mola. A mola trabalhava alguns milimetros no prato, gerando ruído.
Bruno meu carro esta com esse mesmo barulho do lado esquerdo mesmo isso me deixa loko.. hoje levante carro com macaco fiquei procurando de onde vem esse ruido, sem sucesso Desconfiei das bieletas a principio pq estão com folga..
Mais agora vou fazer isso levar o carro no mecânico e tirar as molas pra ver se esta encapada ou não.

Valeu um abraço ...