Barulho estranho ao ligar o carro

ThiagoD

Membro
Boa noite!

Então, dei uma pesquisada aqui no fórum e não encontrei alguém com o mesmo problema que o meu...
Espero que possam me ajudar..
Todo dia pela manhã, quando vou ligar o carro (motor frio), ele faz um barulho na partida, como se fosse uma ventoinha pegando as helices em algum lugar... esse barulho dura uns 2 segundos no maximo, mas encomoda, parece que to dando partida num carrinho de brinquedo...kkk

Isso acontece somente quando o motor ta frio, tipo, no fim de tarde também depois de ele ficar desligado o dia todo no trabalho...

Já ouvi dizer que é o esticador da correia dentada... o que vocês acham?

Abraço!

freple

Membro
motor de arranque possivelmente....precisa tirar e lubrificar ele! Acontece sempre com o carro frio!
já ouvi falar q a correia com o tempo, mas mto tempo mesmo.... tende a perder a elasticidade e ficar rígida...e tb pode ser responsável por esse "nhec-nhec" ao ligar

ThiagoD

Membro
Sim della, troquei faz menos de 500km, mas ja acontecia antes e continua acontecendo...

Freple, acho que pode ser isso mesmo, uma vez que deixei na mecanica falei sobre o barulho e o cara disse que ia mexer no arranque pra ver se parava, ficou uns dois dias sem barulho depois voltou..

della

Membro
Cara é o seguinte,

Na polia do vira tem uns calços que tem posição. Se o cara inverte os dois na hora de montar pode dar isso. O meu fazia isso exatamente como o seu, após a troca da correia. Depois de uns bons Km rodados parou.

Tem um tópico por aqui que explica melhor esse problema, dá uma buscada por aí.

Lost

Membro
isso está acontecendo com o meu tb, levei no Domingos e é o motor de arranque mesmo, tem que tirar e fazer uma manutenção, lubrificar e tal!!!

pode apostar que é isso!!!

abz!!!

Lost

marioaoliva

Moderador
O meu ao ligar pela manha fica acho que 1 minutos ligado uma turbina eletrica que serve para circular o ar interno do motor... Será q a sua não esta ruim ou com alguma sujeira?

lucasmenudo

Novato
Bom a ipotese do arranque é facil de identificar (meu santana faz isso, tirei o arranque e vi que realmente era bendix,ta comprado e falta só trocar,e facinho)...

Seguinte:Com o carro desligado vire a chave ate ele pegar e repare se o barulho é antes ou depois do motor estar funcionando...
Quando vc vira a chave toda pra dar a partida o arranque entra em acao.Se é quando você volta a chave e o carro já esta ligado não é arranque...

Se for na hora que da a partida realmente pode ser:

Lubrificação: barulho alto e agudo (da pra ouvir de longe),mas o carro pega na hora.

Bendix: parece barulho de carro a álcool injetando gasolina.rsrsrsrsrs ...O motor não roda, só o arranque gira e o motor não (carro nao pega na primeira).Talvez depois de algumas tentativas quando a engrenagem conseguir firmar,se conseguir (estagio inicial)...

Se for bendix troque o mais breve possível...
Poste o resultado assim que conseguir.

Abraço,espero ter ajudado

ThiagoD

Membro
lucasmenudo disse:
Bom a ipotese do arranque é facil de identificar (meu santana faz isso, tirei o arranque e vi que realmente era bendix,ta comprado e falta só trocar,e facinho)...

Seguinte:Com o carro desligado vire a chave ate ele pegar e repare se o barulho é antes ou depois do motor estar funcionando...
Quando vc vira a chave toda pra dar a partida o arranque entra em acao.Se é quando você volta a chave e o carro já esta ligado não é arranque...

Se for na hora que da a partida realmente pode ser:

Lubrificação: barulho alto e agudo (da pra ouvir de longe),mas o carro pega na hora.

Bendix: parece barulho de carro a álcool injetando gasolina.rsrsrsrsrs ...O motor não roda, só o arranque gira e o motor não (carro nao pega na primeira).Talvez depois de algumas tentativas quando a engrenagem conseguir firmar,se conseguir (estagio inicial)...

Se for bendix troque o mais breve possível...
Poste o resultado assim que conseguir.

Abraço,espero ter ajudado

É isso mesmo, somente na partida, soltando a chave ele já para..
provavelmente é o arranque então... vou levar no mecanico e pedir pra ele olhar essa Bendix...
Amanha de manhã, se eu lembrar, vou filmar o carro ligando.. ai voces vao saber se é igual kkk

valeu!

della

Membro
Tá aqui o dito cujo: http://www.google.com.br/imgres?q=bendi ... 5AQ&zoom=1

Bendix realmente era o fabricante, assim como Bic e Gilette o produto acabou ficando conhecido pela marca e até hoje todo mundo chama de bendix... (no caso dos nossos carros a marca nem é Bendix, e sim Bosch.)

Essa peça nada mais é do que o eixo responsável por transmitir a força do motor de arranque para o volante do motor, fica na ponta do motor de arranque.

della

Membro
MarceloA3T disse:
Boa Della... E essa peça ai que retira e lubrifica ?? Ou o barulho apos a partida vem de outro lugar ?

Aí é que tá...
O automático (ou bendix) quando está com defeito não acopla completamente a engrenagem no volante do motor e daí dá uma raspada, o barulho depende da intensidade do problema... Mas isso acontece enquanto vc está acionando o arranque.

Porém depois da partida, quando a gente solta a chave da ignição o automático retorna e não faz barulho nenhum.

Ele comenta que depois de o carro ter pegado (ou seja, o automático já atuou) o carro faz um barulhinho de coisa raspando que vai suavizando até desaparecer... Pessoalmente eu não acho que tem a ver com arranque e sim o problema dos calços na polia do vira... muito comum isto acontecer depois da troca da dentada...

della

Membro
MarceloA3T disse:
Boa Della... E essa peça ai que retira e lubrifica ?? Ou o barulho apos a partida vem de outro lugar ?

della disse:
Aí é que tá...
O automático (ou bendix) quando está com defeito não acopla completamente a engrenagem no volante do motor e daí dá uma raspada, o barulho depende da intensidade do problema... Mas isso só acontece enquanto vc está acionando o arranque.

Porém depois da partida, quando a gente solta a chave da ignição o automático retorna e não faz barulho nenhum.

Ele comenta que depois de o carro ter pegado (ou seja, o automático já atuou) o carro faz um barulhinho de coisa raspando que vai suavizando até desaparecer... Pessoalmente eu não acho que tem a ver com arranque e sim o problema dos calços na polia do vira... muito comum isto acontecer depois da troca da dentada...

Como ele comenta que trocou a dentada recentemente, minha sugestão é voltar no mecânico e checar se os calços estão invertidos e mandar corrigir, ou se não te incomodar, espere a poliar "assentar" que o barulho some.
Isto já aconteceu comigo, PB e alguns outros...

Alan74

Membro
O meu faz um barulho ao dar partida, as vezes frio, as vezes quente, mas não parece ser Bendix, pq dá uns pequenos estralos. Logo que pega suaviza e some. Já o Bendix costuma ser um barulho 'esfregado'. Tipo igual o colega falou, motor a álcool ligando a bomba de partida frio rsrsssss.

ThiagoD

Membro
ai pessoal, consegui filmar...
a primeira vez da um pouco do barulho, e na segunda nao da...
o que voces acham?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9a6zm3alASY[/youtube]

della

Membro
Putz... A unica coisa que percebi bem é que teu motor de arranque grila pra caramba na partida.