Baixando nivel do oleo

Felipe_A3

Novato
Bom, criei esse topico e estou aqui para trazer a conclusao.

Apos ter rodado por 1000 kms com o oleo correto, (100% sintetico) 5w 40 refiz a medicao, e para minha surpresa, o nivel do oleo nao desceu NADA.

Minha preocupacao sobre o sumico do oleo, se corrigiu apenas voltando a usar o oleo correto.

Fica a dica, Nao usem outro oleo, o motor do Audi NAO aceita.
 

DIEDE

Moderador
@[member="merotti"], estranho que no meu a luz que acendeu nem foi a vermelha... foi a amarela. Daí ainda rodei uns 2 dias (20km) assim até achar um distribuidor com pentosin...
Bom, próxima troca eu faço em casa. Daí meço exatamente quanto de óleo vai sair...

@[member="Felipe_A3"], Você tá usando qual marca agora? Achei um distribuidor com Pentosin num preço bom... se quiser te passo o contato.
 

DIEDE

Moderador
Paguei R$28,00. É um preço bem legal, se for comparar com a CSS e outros fornecedores que pesquisei (que variam de R$35 a R$44)

Segue pra quem tiver interesse:

(11)-7867-9384 - Rodrigo - www.ferrazrf.com.br
 

magoo

Membro
eu compro a caixa fechada de óleo R$180,00 (12 unidades) na CC VW e sai por R$15,00 cada litro de Elaion 5w40
Mto barato #ficaadica
 

Cesário

Novato
Não é normal, pelo menos em TODOS carros que tive, nenhum consumia essa quantidade...pra vc ter idéia, o ultimo que tive e que era uma caixa d'água em vez de carter.kkkkk...6 litros, após 15mil km o óleo estava praticamente todo lá dentro...tanto que eu tirava 5 garrafas de 1 litro e mais um pouco, e o carro só tinha 130mil km rodados, sendo por mim 90mil km em 1 ano.
 

magoo

Membro
Cesário disse:
Não é normal, pelo menos em TODOS carros que tive, nenhum consumia essa quantidade...pra vc ter idéia, o ultimo que tive e que era uma caixa d'água em vez de carter.kkkkk...6 litros, após 15mil km o óleo estava praticamente todo lá dentro...tanto que eu tirava 5 garrafas de 1 litro e mais um pouco, e o carro só tinha 130mil km rodados, sendo por mim 90mil km em 1 ano.
Que carro é esse que vc trocava óleo de 15 em 15 mil km?

Lembro q no manual do a3 fala que é normal baixar óleo nos motores 1.8T, não lembro se é meio litro ou 1 litro a cada 5.000km alguma coisa do tipo que to com preguiça de pegar o manual agora pra confirma :p
 

Cesário

Novato
magoo disse:
Que carro é esse que vc trocava óleo de 15 em 15 mil km?

Lembro q no manual do a3 fala que é normal baixar óleo nos motores 1.8T, não lembro se é meio litro ou 1 litro a cada 5.000km alguma coisa do tipo que to com preguiça de pegar o manual agora pra confirma :p
kkkkk
mas baixar meio litro em 5mil é aceitavel, agora baixar 1 litro em 2mil, tem coisa errada....

O carro era um Megane Grand Tour aut...na verdade eu trocava entre 5 e 7mil, mas no ultimo mes que fiquei com ela, rodei mais pra ver como o óleo se comportava, aí segurei duas vezes até 15mil...comprei ela beirando 20mil km, e vendi com 110, óleo sempre foi usado o original dela, Castrol 10w40 sintético.
 
Qdo peguei minha caranga estava na etiqueta a troca realizada por Bardhal 10w40 sendo sua especificação para 7 mil... E como já havia rodado quase 4 com esse efetuei a troca e filtro.

Resumindo, desde que peguei sempre usei Bardhal 10w40 junto molicote (isso uma troca sim outra não), qdo troco rodo cerca de 3k e completo com mais 1 litro.

Desta mesma forma já rodo a 72 mil km... e sem problemas!!! Efetuando as troca na média dos 5 mil km!!
 

marioaoliva

Moderador
O meu baixa 500ml a cada 4500/5000 km... Como troco com 7500, não completo mais que uma vez... Com 5000km eu coloco 500ml e assim vai até os 7500km...


Enviado do meu iPhone 5s usando o Tapatalk...
 

redline

Novato
Pessoal, primeiro evitem colocar óleos minerais ou semi-sintéticos. O semi vale se for trocar com no máximo 5 mil km, mesmo assim o ideal é o 5w40 100% sintético. O Elaion recomendado pela VW, tem ótimo preço, especificação SM, vale a pena. Qto a viscosidade relacionada a "baixar" óleo, a tendência é que quanto mais grosso for o óleo, menos óleo ele baixa. Exemplo disto são os óleos de ALTA QUILOMETRAGEM onde nas embalagens vemos altas viscosidades (Ex: 25w60).

Esta falsa impressão de que o óleo 5w40 baixa menos óleo pode ser a forma errada em que vocês medem o nível. O óleo 5w40 desce mais rápido para o carter que os óleos mais "grossos", portanto pode ser que cause essa falsa impressão de que no 5w40 o nivel baixa menos, mas na realidade é o contrário.

Óleo mais "fino" baixa mais rápido porque?
R: Por ser mais fino, ele tem mais facilidade para passar em "possíveis" folgas criadas ao longo do uso do motor, seja nos retentores de válvulas ou anéis.

Muitos tem o conceito de carros com alta quilometragem aumentar a viscosidade do óleo. COncordo com essa ação em partes. Acredito que em situações onde por exemplo, o nosso 5w40 já está baixando demais o nível, vale passar a usar um 10w40.

Caso contrário, mesmo que seu motor tenha 150 mil km, e no 5w40 baixe pouco óleo, continue nele. Óleos mais viscosos tendem a ter mais dificuldade de passa nas galerias de óleo, bomba etc, perdendo a eficácia da lubrificação.

Outro ponto interessante, verifiquem as mangueiras e tubos do retorno dos gases do motor que sai ali perto do suporte do filtro de óleo até a tampa do comando.

Tem um tubo em forma de "L" que costuma ressecar e trincar/quebrar próximo ao filtro de óleo. Dessa maneira o óleo em forma de vapor vai para atmosfera, consequentemente a perca do óleo. Caracteristica básica disto, ´eo cheiro de óleo que o carro fica quando aquecido.
 

DIEDE

Moderador
DIEDE disse:
Alguém sabe qual o volume de óleo aproximado precisa pra luz de pressão do óleo acender no mínimo?
O meu rodou exatos 4.431KM e acendeu a luz de óleo. Só pra eu ter ideia mais ou menos de quanto (ml) está queimando a cada 1000 km...

merotti disse:
@[member="DIEDE"] cara não sei exatamente mas creio que deve ser MUITO POUCO pois uma vez estava com vazamento pela junta de válvulas e só descobri pois verifico periodicamente a vareta de óleo e tinha abaixado bastante, estava um pouco abaixo do mínimo da área texturizada e não tinha luz acessa, e isso fazia uns 3.000km ou até menos que tinha trocado o óleo. Mandei na hora o carro pro meu mecânico, fiz o conserto e a troca de óleo.

Só pra constar, eu estava com vazamento na junta de tampa de válvula também.
O aviso (1 apito, amarelo) de óleo baixo apareceu com 1825 KM rodados após a última troca que fiz.
Na vareta, o nível estava próximo à primeira curva da vareta, antes da área texturizada.
Escoei o óleo após trocar a junta, e dei pouco menos de 3 litros, contando o que estava dentro do filtro.
 

Felipe_A3

Novato
Apitou e acendeu a luz de oleo do meu, na vareta estava na dobra inferior, foi completado com quase 3 litros de oleo.
 
Uso no 180 e no S3 5w40 motul 8100, troco a cada 5 mil km..
AUDI A3 180 - 189MILKM
AUDI S3 -72MILKM
S3 não baixa nada o 180 quando chega com 3.900 4000 km tem que completar um pouco, mais não sempre..
 
Bom Dia a todos,

Tenho um Audi A3 1.8T 180cv 2001 com 140 mil KM, estou usando óleo 20w50 AC DELCO, como já comprei o carro com esse óleo, e acho que não seria esse o óleo correto a se usar neste tipo de motor, alguém poderia me ajudar com algumas informações??

- Qual tipo de olho devo usar?
- Se não for este tipo de óleo é bom fazer a troca sendo que pode dar algum problema?


O que puderem colocar com informação em relação a isso eu agradeço.
Obrigado!
 
Temos um problema grande ai... como o 20w50 (provavelmente mineral) é mais "grosso" que o 5w40 semi ou sintético recomendado pela VW/Audi, se ele foi utilizado por mto tempo as folgas do motor já se "moldaram" ao novo óleo, portanto, mudar a viscosidade para um "mais fino" PODE acarretar em algum problema, mas em geral voltar a usar um óleo de qualidade e com a especificação correta só trará benefício em suavidade de funcionamento do motor... Agora o problema grande é o fato dele ser mineral, se vc jogar o sintético ou mesmo o semi-sintético em cima pode dar algum problema de borra já que o sintético e o semi-sintético tem uma ação detergente MTO superior ao do mineral...

O ideal seria você fazer uma limpeza completa do cárter e do sistema de lubrificação juntamente com a troca do tipo de óleo, seguida de uma troca antecipada... ou seja, escoa o mineral, limpa o carter e tudo mais, coloca o sintético ou semi sintético, roda no máximo 3mil km e faz a troca novamente pelo semi ou sintético
 

roxo

Moderador
Meus caros ...

Esse assunto de oleo da pano pra manga ... tem um post muito bom ja criado sobre o assunto onde um user chamado Tang da valiosas dicas sobre esse assunto, este também ta show. No mais, eu sigo a cartilha que:

1 - Quanto a marcas: Todos óleos vem da mesma origem (Petrobras) o que muda entre as marcas são as cargas de aditivos .. ai vc segue marcas consagradas e de boa reputação.

2 - Mineral ou sintético? : Bom vai do bolso ... óleos minerais são de boa para trocas mais rápidas em minha opinião a cada 3MK e pelo preço. Se tiver uma grana a mais vai de sintético e no mais troque a cada 5,5MK nessa faixa ... agora um fator importante: Óleo tb tem validade que é de 6 meses ... então realize a troca quando alcançar a quilometragem ou a validade (6 meses) o que ocorrer primeiro.

3 - Viscosidade: Ai eu sigo a recomendação da própria Audi, carros com mais de 10 anos vá de 10w abaixo disso 5w.

Eu uso 10w40, semissintético com troca aos 3MK ... quando desmonto o motor da pra fazer suco no carter de tão limpo e sem desgaste de peças do sistema de lubrificação.

Essa é minha humilde colaboração.
 

diego4100

Membro
Uso 5w30 sintético. Baixa cerca de 500ml a cada 1000km. Tem um pequeno vazamento na junta do cárter, porém é tão pouco que nem quero mexer nisso, sabe como é, mecânico sem torquímetro.. a chance de ficar pior é grande.
 
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