Baixando nivel do oleo

Felipe_A3

Novato
Ola a todos.



Meu A3 18 20V aspirado 1997 decidiu sumir com o oleo do motor.

Estou usando 10W 40, nao sai fumaca do cano de descarga, meu motor nao tem vazamentos, tampa de valvulas esta seca e passando o dedo dentro do escape, esta seco, nada "babado".

O A3 esta consumindo/sumindo 500 ml de oleo a cada 1000 Km, estou com 120.000 Km rodados e preocupado, perguntei ao mecanico, e a resposta foi. Todo carro com mais de 100.000 km consome oleo, don't worry.

Ok, gostaria de saber dos colegas, se vc tem consumo de oleo nessa proporcao ?????

Creio tbm que seria interessante, para que tenhamos para futuras consultas, que postassem qual motor e oleo vcs usam e qual o consumo que estao tendo com a atual quilometragem.



Abraço a todos,







Felipe
 

DIEDE

Moderador
Fala Felipe...

Pra sua quilometragem, esse seu consumo me parece bem ok.

O meu é 1.8T 20v e está com 80mil KM.
Estou usando o F1 Master 5W30 (100% sintético, VW 502.00/505.00).
Rodei 3 mil km desde a última troca e o nível pela vareta ainda está um pouco acima da metade. Fora isso, lá pelos 500KM pós-troca tive que escoar o óleo pra refazer a rosca do bujão do carter e no processo usei um pouco do óleo velho pra jogar a possível limalha pra fora (pouca coisa, uns 200ml).
 

gabrielm

Novato
Felipe_A3 disse:
Ola a todos.



Meu A3 18 20V aspirado 1997 decidiu sumir com o oleo do motor.

Estou usando 10W 40, nao sai fumaca do cano de descarga, meu motor nao tem vazamentos, tampa de valvulas esta seca e passando o dedo dentro do escape, esta seco, nada "babado".

O A3 esta consumindo/sumindo 500 ml de oleo a cada 1000 Km, estou com 120.000 Km rodados e preocupado, perguntei ao mecanico, e a resposta foi. Todo carro com mais de 100.000 km consome oleo, don't worry.

Ok, gostaria de saber dos colegas, se vc tem consumo de oleo nessa proporcao ?????

Creio tbm que seria interessante, para que tenhamos para futuras consultas, que postassem qual motor e oleo vcs usam e qual o consumo que estao tendo com a atual quilometragem.



Abraço a todos,

Felipe

mas chega ao ponto de tu ter que andar com 1l no portal malas, ou acusar no painel nível baixo?

eu acho que meio litro a cada 1000km é aceitável....só que se tu for analisar...se tu troca a cada 7kkms o óleo vai quase 4l nos intervalos de troca....quase todo o óleo mesmo.....

se tu troca a cada 5k são 2 e meio....

qual 1040 que tu ta colocando?

mobil super?

tem que ta escrito atras vw500 00 ou vw 502 00 ou 501 01....
 

Felipe_A3

Novato
gabrielm disse:
mas chega ao ponto de tu ter que andar com 1l no portal malas, ou acusar no painel nível baixo?

eu acho que meio litro a cada 1000km é aceitável....só que se tu for analisar...se tu troca a cada 7kkms o óleo vai quase 4l nos intervalos de troca....quase todo o óleo mesmo.....

se tu troca a cada 5k são 2 e meio....

qual 1040 que tu ta colocando?

mobil super?

tem que ta escrito atras vw500 00 ou vw 502 00 ou 501 01....
Boa noite Gabriel,

Pois é, como disse, o mecanico acha normal, a chatiacao é ter de ficar atento com nivel, afinal, ao perder 1 L (2000Km) é o suficiente para na vareta, estar no minimo, aquela parte dobrada da vareta é para 3 litros, isso é um porre.

Nao estou usando oleo com a esppecificacao 500 ou 502 VW, pelo que entendo isso é apenas nomenclatura de oleos que sao (ou foram) usados pela montadora, nao que seja de diferenca de composicao do mesmo, confere ??????

Estou usando 10W 40 semi-sintetico da Bardhal, sera que essa alteracao pode estar ocorrendo por nao ser 100% sintetico ?????

Coincidencia ou nao, alterei o oleo ao chegar aos 100.000 Km no odometro, e coincidencia ou nao, foi tbm apos os 100.000 Kms que comecou a baixar oleo ao ponto de nao chegar a troca seguinte.

Talvez tente voltar ao 100 % sintetico 5W 30 na proxima troca para tirar essa duvida. Sera que alguem do forum ja fez/teve essa experiencia ??????
 

DIEDE

Moderador
Opa Felipe...

Na verdade a especificação VW 500/501/502/505, etc é uma "homologação" do fabricante, que garante que aquele determinado óleo atende à demanda do motor. Realmente não diferencia na composição mas, assegura que a lubrificação será suficiente.
Quanto à segunda questão, o SAE (viscosidade) não está diretamente relacionado à composição do óleo, então o 5w40 pode ser mineral, semi-sintético ou sintético também.

Seu óleo anterior era sintético ou semi também?

Essa medida de 3 litros para a dobra da vareta vale pro 1.8T também? Porque se sim, eu gastei então só uns 500ml nesses 3 mil KM rodados (coloque 4.5L (troquei o filtro) e ainda estou com 3 e mais um pouco + os 500 ml dentro do filtro).
 

Felipe_A3

Novato
DIEDE disse:
Opa Felipe...

Na verdade a especificação VW 500/501/502/505, etc é uma "homologação" do fabricante, que garante que aquele determinado óleo atende à demanda do motor. Realmente não diferencia na composição mas, assegura que a lubrificação será suficiente.
Quanto à segunda questão, o SAE (viscosidade) não está diretamente relacionado à composição do óleo, então o 5w40 pode ser mineral, semi-sintético ou sintético também.

Seu óleo anterior era sintético ou semi também?

Essa medida de 3 litros para a dobra da vareta vale pro 1.8T também? Porque se sim, eu gastei então só uns 500ml nesses 3 mil KM rodados (coloque 4.5L (troquei o filtro) e ainda estou com 3 e mais um pouco + os 500 ml dentro do filtro).
Jeferson, bom dia.


A dobra inferior da vareta de oleo do A3 1.8 aspirado equivale a 3 litros de oleo no carter, a dobra superior da vareta equivale a 4 litros no carter. Creio que no seu motor (turbo) essa relecao seja diferente, pois para vc cabem 4.5 litros no total.
 

werner

Membro
Bem, pelo conhecimento que tenho tanto A3 aspirado como turbo cabem 4,5 litros de óleo incluindo o filtro. No meu ponho 4,5 litros quase exatos (com filtro) e estou usando 5w40 pentosin 100% sintético (experimentei outros óleos, e percebi que este melhora até o consumo do meu carro)
Baixar 500 ml do cárter em 1000 kms é normal, e já é previsto no próprio manual do carro. A maneira como você dirige, ou aonde trafega com mais frequência influenciam muito também.

Ah, se for trocar de marca ou de tipo de óleo, faça uma limpeza de cárter (conselho de quem teve prejuízo com borra de óleo muito longe de casa).
 

Felipe_A3

Novato
sim, ao menos por descargo de consciencia, vou voltar para o fully sintetico.
Para substituir, sera que vale a pena usar aquele produto FLUSH para limpeza ou apenas escoar pelo carter é suficiente.?????
Alguem aqui ja usou FLUSH no motor do A3..??????
 

werner

Membro
Prefiro retirar o cárter e limpar, se estiver mudando de marca ou viscosidade de óleo. Antes de ter problema com borra no meu, tinha feito esse flush... não adiantou nada.
 

Cesário

Novato
Alguém tem fotos marcando na vareta do A3 aspirado o mínimo e o máximo ? Porque acabei de pegar um A3 e não tem manual, e a vareta é confusa.
 

Santucci

Novato
O meu abaixa bastante tb, mas é por causa da viscosidade do óleo, eu estava usando o 5w30, mas achei muito fino, dai mudei para o 10W40 6100 da Motul. Baixa bastante tb, mas ta tranquilo..... não sei como funciona, pois ele baixou muito rápido até menos da metade da vareta, e agora paro, não baixa mais nada, e isso q peguei estrada e td mais com ele....

Ele ta com militec1 também....
 

miesso

Membro
Cesário disse:
Alguém tem fotos marcando na vareta do A3 aspirado o mínimo e o máximo ? Porque acabei de pegar um A3 e não tem manual, e a vareta é confusa.
Se não me engano (eu sempre tenho que ler o manual kkk), o mínimo e o máximo são as extremidades dessa parte 'texturizada' (tipo esse 'xadrez') da vareta:

vareta-do-nivel-de-oleo-golf-20-1998-a-1999-vrt08_MLB-F-4085493183_042013.jpg
 

Cesário

Novato
miesso disse:
Se não me engano (eu sempre tenho que ler o manual kkk), o mínimo e o máximo são as extremidades dessa parte 'texturizada' (tipo esse 'xadrez') da vareta:

vareta-do-nivel-de-oleo-golf-20-1998-a-1999-vrt08_MLB-F-4085493183_042013.jpg
Valeeeeeeu
poderia ter marca em letras na vareta, ou traços.
 

Felipe_A3

Novato
Rapaziada, boa noite.



Para constar no topico, tirei toda aquela merda de oleo 10w 40 semi sintetico e resolvi gastar uma pouco mais pelo 5w 40 sintetico. Bom, nao sei qual seria a explicacao para isso, mas ja rodei 450 km e nada de baixar oleo.

Alguem aqui no topico havia dito isso, nao coloquei fe, mas tentei por descargo e funcionou, estava com gasto de 1/2 litro a cada 1000 kms, voltarei a medir qdo tiver rodado essa km, mas de qq forma, no minimo a metade da queima/desaparecimento ja alcancei apenas usando magnatec.

Conselho, nao coloquem oleo semi sintetico, alias, a porra do barulho que surgiu no tucho do tensionador da correia das valvulas qdo usei esse oleo, diminuiu muito voltando para o oleo correto, mas deixou pequena sequela na partida a frio.
 

kleberr

Novato
O meu tem 130k km. Usava 5w30 sintetico eloion (acho que é isso, original VW) e baixava aprox. 400ml / 1000km.
Troquei para o tambem sintetico 10w40 da ELF, original renaut mas que atende a especificaçao VW 502.00. Piorou, agora baixa 500ml / 1000km.

No manual diz que é normal consumir ate 500ml / 1000km... mas é um saco ficar completando.

Sei lá o que fazer...
 

DIEDE

Moderador
Alguém sabe qual o volume de óleo aproximado precisa pra luz de pressão do óleo acender no mínimo?
O meu rodou exatos 4.431KM e acendeu a luz de óleo. Só pra eu ter ideia mais ou menos de quanto (ml) está queimando a cada 1000 km...
 

merotti

Membro
@[member="DIEDE"] cara não sei exatamente mas creio que deve ser MUITO POUCO pois uma vez estava com vazamento pela junta de válvulas e só descobri pois verifico periodicamente a vareta de óleo e tinha abaixado bastante, estava um pouco abaixo do mínimo da área texturizada e não tinha luz acessa, e isso fazia uns 3.000km ou até menos que tinha trocado o óleo. Mandei na hora o carro pro meu mecânico, fiz o conserto e a troca de óleo.
 
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