Audi A3T 180CV 2P manual com teto / Upgrade GT2860RS concluído

ASCG

Novato
Cara que coisa mais linda essas peças,, vai ficar canhão e muito bem montado ! estou acompanhando Boa Sorte !
 

Guegué

Novato
Quote Retirado do vwgolfclub.com

User Gustavo C. (Se nao me engano ele tem cadastro aqui)

[background=rgb(238, 242, 247)]Recentemente, tive duvida para dimensionar um [/background][background=yellow]intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] para o projeto do meu carro.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Eu possuía um [/background][background=yellow]intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] da marca SPA o qual utilizei em outro carro no passado e pretendia utilizar em meu Audi S3. Quando o levei para a oficina (Akio Racing) para acertarmos os suportes e fixarmos no lugar, meu preparador com sua experiência disse que o mesmo não atenderia a demanda de potência do carro. Algo em torno de 500HP.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Disse a ele que: Quando o comprei foi me passado que atenderia até com 500HP.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Como gosto de pesquisar e saber das coisas, o Akio me pediu para procurar mais informações, pois tinha certeza que o componente não atenderia a necessidade do carro.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Vasculhei a internet atrás de informações que me poderiam se útil, mas infelizmente encontre pouca coisa a respeito e bem vago.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Foi então que no site da Garrett, vi que eles tem uma tabela de intercooler´s comercializados por eles.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Esta tabela é bem simples, mas foi muito útil para mim. Ela contém as dimensões das colmeias e a respectiva potencia indicada.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Com operação simples, calculei o volume das colmeias e cheguei a constante de 17,5mm³/HP.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Com este fator em mãos, fica fácil calcular o tamanho do [/background][background=yellow]intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)].[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Exemplo:[/background]

[background=yellow]Intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] para um motor de 500HP.[/background]

[background=rgb(238, 242, 247)]17,5 x 500 = 8750mm³[/background]

[background=rgb(238, 242, 247)]Já sabemos que precisa de 8750mm³ para ter boa eficiência na troca de calor em um motor de 500HP.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Como tem muitos modelos [/background][background=yellow]intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] prontos, basta calcular o volume dos mesmos e conhecer sua capacidade.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Exemplo:[/background]

[background=yellow]Intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] SPA modelo NTSI05[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Basta multiplicar as medidas da colmeia.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]530 x 235 x 60 = 7473mm³[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]7473 / 17,5 = 427HP[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Ou seja, o [/background][background=yellow]intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] é pequeno para a aplicação.[/background]
NTSI05.png


[background=yellow]Intercooler[/background][background=rgb(238, 242, 247)] SPA modelo NTSI02[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]400 x 300 x75 = 9000mm³[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]9000 / 17,5 = 514HP[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Este sim tem dimensões que atenderiam a demanda.[/background]
NTSI02.png


[background=rgb(238, 242, 247)]Este processo o qual descrevi acima é muito básico e não contempla variáveis com tipo de colmeia, geometria do cooler, temperatura do ar (pós turbina), aplicação do veiculo e etc...[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Mas serve como base para iniciarmos o dimensionamento do mesmo.[/background]
[background=rgb(238, 242, 247)]Lembrando que quanto maior o volume do cooler, maior será o LAG na pressurização.[/background]

[background=rgb(238, 242, 247)]Espero que estas informações possam ajudar.[/background]

Bom, pq postei isso, eu dei uma pesquisada rapida em tamanho de intercooler, para aplicação correta em nossos carros. Esse post do user Gustavo C foi o mais sensato q eu encontrei pelos fóruns nacionais.

eu recolhi alguns tamanhos de intercoolers diferentes pro A3/GTi .

Estou colocando as medidas já em mm e arredondadas, e o tamanho da colmeia util, nao o total e me baseando no calculo do Gustavo.

1º - 50,0 x 17,0 x 6,0mm (27 x 7 x 2,5") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2648

5.100mm³

+/- 290cv

2º - 55,0 x 17,0 x 6,0 mm (28 x 7 x 2,5") - http://www.ebay.com/...1bcf94c&vxp=mtr

5.610 mm³

+/- 320cv

3º - 50,0 x 19,0 x 7,5 mm (28 x 8 x 3") - http://www.ebay.com/...2bce1a0&vxp=mtr

7.125 mm³

+/- 400cv

4º - 46,0 x 16,0 x 9,0 (28x6,5x3,5") - http://www.ebay.com/...31b0030&vxp=mtr

6.624 mm³

+/- 370cv

5º - 52,0 x 22,0 x 7 mm (28 x 9 x 3") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2648

8.008 mm³

+/- 450cv

6º - 50 x 30 x 7,0 mm (27 x 12 x 3") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2649

10.500 mm³

+/- 600cv
 

Firehs

Membro
Tezão!

eu ando de SPA T02 e K16, perguntei pq é um setup q eu to namorando, pra mim seria simples, só troca de turbina e instalar o intercooler.

Manda fotos dela montada no cabeçote. Quero saber se fica +/- na posição da minha pq ai posso aproveitar meu intake e o escape com pequenas modificações. vai manter essa wastegate que veio na turbina ou vai colocar uma externa ?

Esses bicos seus são grandinhos! vai usar na cana ?

eu achei muito bom seu projeto, só acho q deveria descartar a FT-400 e acertar o carro na injeção original, nossa injeção é uma mãe, tem muita gente, principalmente aqui no sudeste e sul pra acertar ela. Ah nao ser q vc seja daqueles q ama dar uma mexida e n queira ficar dependendo de alguém pra dar acerto.

Vou providenciar as fotos. Vou usar a wastegate somente para regular pressão inicial e depois a FT regula.

Isso já comprei com folga porque vai rodar no álcool e ainda espero fazer modificações.

Então no chip teria que acertar e andar como ficou, se fosse aumentar pressão, trocar biela, ou alguma outra modificação ficaria sempre dependendo de novo chip. O custo no final das contas ficaria mais caro com o chip.
 

Firehs

Membro
Quote Retirado do vwgolfclub.com

User Gustavo C. (Se nao me engano ele tem cadastro aqui)

Bom, pq postei isso, eu dei uma pesquisada rapida em tamanho de intercooler, para aplicação correta em nossos carros. Esse post do user Gustavo C foi o mais sensato q eu encontrei pelos fóruns nacionais.

eu recolhi alguns tamanhos de intercoolers diferentes pro A3/GTi .

Estou colocando as medidas já em mm e arredondadas, e o tamanho da colmeia util, nao o total e me baseando no calculo do Gustavo.

1º - 50,0 x 17,0 x 6,0mm (27 x 7 x 2,5") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2648

5.100mm³

+/- 290cv

2º - 55,0 x 17,0 x 6,0 mm (28 x 7 x 2,5") - http://www.ebay.com/...1bcf94c&vxp=mtr

5.610 mm³

+/- 320cv

3º - 50,0 x 19,0 x 7,5 mm (28 x 8 x 3") - http://www.ebay.com/...2bce1a0&vxp=mtr

7.125 mm³

+/- 400cv

4º - 46,0 x 16,0 x 9,0 (28x6,5x3,5") - http://www.ebay.com/...31b0030&vxp=mtr

6.624 mm³

+/- 370cv

5º - 52,0 x 22,0 x 7 mm (28 x 9 x 3") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2648

8.008 mm³

+/- 450cv

6º - 50 x 30 x 7,0 mm (27 x 12 x 3") - http://www.ebay.com/...984.m1436.l2649

10.500 mm³

+/- 600cv

Interessante esses dados. O meu seria esse último da lista. Mas então se você coloca o intercooler já com a potência estimada do seu motor você diminui o lag, mas esse lag seria quantos milissegundos e usando uma turbina roletada diminuiria ou compensaria o lag? Por outro lado é muito melhor colocar um intercooler maior porque não tenha duvida fisicamente vai demorar mais para esquentar então você teria muito mais tempo até começar a perder eficiência...

E caso fosse montar para pista, com certeza o intercooler montado sob medida iria começar a perder eficiência muito mais cedo...

Ainda tenho a teoria que quanto maior melhor hehe...
 

Guegué

Novato
Pois é...

isso envolve muito calculo e meu post passou longe de ser algo EXATO.

serve de base.

e vou te falar q pra minha aplicação teria q ser aquele de +/- 370 cv e eu olho pra ele acho pequeno demais pra essa potencia. Se for descontar qualidade e eficiencia do produto, teria q ser o de 28x8x3 q é pra uns 400cv.

Varia de marca pra marca, e é uma coisa q só descobrimos com o carro andando, na estrada ou dyno.
 
Jaja o @Firehs dono da viatura atualiza com todos os detalhes, mas posso adiantar que a brincadeira é violenta, vem uma patada, o giro vai subindo com muuuuuito folego! Freios entao, sensacional, nada de tao abusurdo, mas o conjunto faz grande diferenca! Muito bom gosto, alem de todos os acabamentos e detalhes todos oem e muito conservadissimo!

Deem uma olhada no pre corte...
http://m.youtube.com/#/watch?feature=youtube_gdata_player&v=2xTgFtSH4VI&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3D2xTgFtSH4VI%26feature%3Dyoutube_gdata_player


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fatcho

Membro
desculpe a intromissão nos ups do @Firehs mas já não seria hora de optar por uns pneus com mais aderência que os de dimensões oem???
tipo um 17 do S3 com 225/45...
assim como o carro do @[member='jsteam'] fica mais difícil de destracionar e pode usar melhor o torque q o motor oferece...

@ todos

galera o carro dele ta lindo, claro perde e feio para os 150cv automáticos kkkkkkkkkkkk
resumindo:
o dele corre
o meu anda
o do samir engatinha kkkkkkkkkkk
 
desculpe a intromissão nos ups do @Firehs mas já não seria hora de optar por uns pneus com mais aderência que os de dimensões oem???
tipo um 17 do S3 com 225/45...
assim como o carro do @[member='jsteam'] fica mais difícil de destracionar e pode usar melhor o torque q o motor oferece...

@ todos

galera o carro dele ta lindo, claro perde e feio para os 150cv automáticos kkkkkkkkkkkk
resumindo:
o dele corre
o meu anda
o do samir engatinha kkkkkkkkkkk

@fatcho manco oem auto kkkkkkkkkk o meu eh manco mas eh manual kkkkkk e daqui a 10 dias veremos o manquinho...k04...loading...hahahahaha

Entao, eu tbm tenho a mesma opiniao sobre os pneus mas acho q nao ficaria pesado demais? Se eu fosse o @Firehs eu colocaria as oem do 180 16" mesmo, mas sei la, ta top e lindo desse jeito. Depois que o meu sair do transplante podiamos testar e colocar minhas rodas o dele se ele quiser ver hahaha


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