Audi A3 180cv Fumando na lenta

nesses ultimos dias notei que quando o motor fuma, o marcador de temperatura do arrefecimento ta em 90, enquanto ainda ta abaixo disso ele nao ta fumando...mais uma caracteristica que indique que o problema é turbina?

qual a cor da fumaça? tem mesmo cheiro de óleo?
Pq o meu fumava um pouco em lenta, mas percebi que era excesso.
Trocado velas e limpeza da injeção, tudo voltou ao normal!

pedrolimaumturbo disse:
qual a cor da fumaça? tem mesmo cheiro de óleo?
Pq o meu fumava um pouco em lenta, mas percebi que era excesso.
Trocado velas e limpeza da injeção, tudo voltou ao normal!

é cinza....vi em alguns sites que eles dao caracteristicas pra fumaça branca, cinza e azulada (escura)...no meu A3 é cinza nao mto escura, o cheiro sim é de gazes do motor...mas o mais engraçado como comentei, é que ele so fuma depois que o motor esquenta...antes disso ando na boa. Quando a limpeza, to pensando mesmo em dar uma geral, antes de deixar que abram motor e turbina....

De qualquer maneira fazer uma limpeza geral na injeção é sempre bom pro seu carro:velas, bicos, flauta, corpo de borboleta etc... não sai caro (em torno de 100-150 reais) e garante uma vida útil muito maior a estes componentes!
Se não tá com cheiro de óleo já é um bom sinal, verifique se o nível de óleo está baixando. Se não estiver, é bem provável que o seu carro não esteja queimando direito o combustível mesmo..
Esperamos que seja só isso pois sairá muito mais em conta! dá uma olhada no catalizador também!
abraço

Northon

Membro
sera q nao ta afogado devido a um erro no sensor de temperatura? tenta passar um vag e ve se o tempo de injecao nao tá alto... só pode ser isso pq qdo esquenta o motor a injecao deve tar mandando mesma quantia de gasolina do que se estivesse frio...

pior que ta baixando oleo sim, quer dizer....nao sei o quanto isso ta erro, tenho usado um litro de oleo a cada 1000 a 1200 km...(levando em consideracao que minha cidade tem morro demais, e a vezes pego um "milzinho" na frente que me obriga a dar aquela reduzida de marcha)
mas como o pedrolimaumturbo sugeriu, primeiro vou tentar uma limpeza...vou ver o que da pra fazer em casa(aceito sugestoes), o que nao der levo pra fazer em um lugar especializado...depois disso se continuar fumando, ai o jeito vai ser ver turbina e motor mesmo

. Estou com problemas semelhantes de alguns aqui...

Estou com uma a3 150hp, com ups de turbina, chip e tals.

Na lenta se o carro estiver frio não fuma! Após ele esquentar o carro fuma... e bastante, até assustei quando vi..

Porem, se segurar a rotação em +- 1.200 rpm constante ja não fuma...
Não é anéis nem cabeçote pois testei com equipamento que testa a vedação do motor/cabeçote, porem não sei se pode ser guia de valvulas, rententor, seila eu... ta foda..
Turbina não é tbm, ta Sequinha, desmontei ela inteira e ta Blz, alias, o carro ja fazia isso desde um Up anterior a esse.
Ja olhei retorno de óleo da turbina, está OK.

Acontece em alguns carros turbo (não muito frequente, mas acontece), de que na lenta, o óleo que entra na turbina eh excessivo, o jeito eh "fazer um gicle" para diminuir a entrada de óleo, e claro, não exagerar quando for diminuir se não você acaba com a turbina! hehe.

Aaah, o intercooler ta seco tbm, aproveitando que tirei ele, dei uma lavadinha no garoto hehe.
Se alguem tiver uma luz, ou conhecer alguem que faça exorcismo, porfavor me avise. Preciso resolver isso o quanto antes.. O cheiro de óleo queimado eh muito ruim e o carro não pode ficar assim!.

Vleww. abraços

jaltinier

Plantonista
rapha, vc já viu se o cano de escape perto do catalizador está com oleo...não precisa nem desmontar, geralmente ele fica manchado...

cara, mesmo a turbina estando sequinha, ela pode estar fumando, pois geralmente ela fuma em baixa mesmo, se não me engano em alta a turbina não costuma fumar...

abraço

roxo

Moderador
Meus caros,

Carro fumando somente quando motor esquenta ... bem... pode ser cilindro começando a deformar, pistão ou aneis de segmento .. com o aquecimento as ligas metalicas desses componentes deformam e se tiverem com medidas já passadas do aceitavel ai da passage de oleo para a camara de combustão, queimando, e fazendo a fumaça.

Retentores - ocorre a fumaça ao ligar o carro pois o oleo do cabeçote escorre pela haste da valvula e cai na camara, quando liga o carro e o oleo já tá lá ... ai o pau quebra .. sobe a fumaçeira .. mas depois para ...

O primordial é observar o nivel do oleo se tá baixando ....

Olha, eu troco óleo de 3.500 km em 3.500 km.. e nunca completo com mais de um litro nesta km toda... acho que eu uso uns 500ml pra completar só...

É, na partida ta beleza, não sai fumaça nem nada la atras, é só quando esquenta mesmo...
e do escape, não tem marca nenhuma :S, isso que eh estranho.. Não tem marca, a turbina seca, e a pressurização limpinha ..

Amanha vou verificar respiros de óleo do motor e tals, ver se não tem nada obstruido!

Mas se alguem tiver um idéia nova, por favor me avise..
Vleww. abraços!

roxo disse:
Meus caros,

Carro fumando somente quando motor esquenta ... bem... pode ser cilindro começando a deformar, pistão ou aneis de segmento .. com o aquecimento as ligas metalicas desses componentes deformam e se tiverem com medidas já passadas do aceitavel ai da passage de oleo para a camara de combustão, queimando, e fazendo a fumaça.

Retentores - ocorre a fumaça ao ligar o carro pois o oleo do cabeçote escorre pela haste da valvula e cai na camara, quando liga o carro e o oleo já tá lá ... ai o pau quebra .. sobe a fumaçeira .. mas depois para ...

O primordial é observar o nivel do oleo se tá baixando ....

não entendo muito de metal.. Mas quando o motor esquenta as peças dilatam certo?
O anél tbm deve dilatar, ou seja, o atrito seria maior no cilindro nao eh? ou falei merda?

o cilindro nao dilata pois a parede do bloco eh muito grossa perto do anél que é fininho.. .

bom sei la.. Como falei, amanha vou ver respiros e tudo mais...
abços

roxo

Moderador
Meus Caros,

Tudo dilata ... pensem é na deformação das peças .... desgaste do cilindro, ovalização, vitrificação dos aneis ... pode ser varias coisas ... o primordial é a perda de oleo .. verifique isso .... se o oleo baixa não tem jeito ... tem que desmontar tudo para medir e ver onde tá o probema !!!!!

Bom, ele baixa óleo, mas como eu te disse, uso uns 500 ~600 ml de óleo pra completar nesta KM...

Pq é muito estranho só fumar na lenta, se fumace constante eu faria o motor sem duvida, mas e se eu desmontar e não for entende? só perca de tempo e dinheiro...

vou mecher agora nos respiros!.
Abrigado por enquanto!

Abraçoos

Respiros OK.
Mas como tirei, trokei as mangueiras e o caninho de respiro pois ja tinha aki.

Proximo passo, trocar o "niple" do aerokip que vai em cima da turbina, esse eh muitooooo arrombado, vou colocar um menor (obstruir a passagem de óleo), claro, sem deixar faltar óleo, jaja eu faço e posto o que foi que deu!

Abraçooos!

Agora que o Rafaelmedeiros comentou o caso dele ficou melhor, é exatamente o mesmo problema que ta no meu carro, so fuma quando o carro aquece. Notei nos ultimos dias que se eu andar com o ar ligado, ai nao fuma....nao sei o que uma coisa tem a ver com a outra, notei tambem que da uns estalinhos, bem baixo...como se estivesse com uma falsa entrada de ar.

Rafaelmedeiros, voce mesmo fez a limpeza na turbina? tem como dar umas coordenadas ai de como proceder?
Valeu.

Pois bem,
coloquei um "gicle" de 150 de carburador hehe.
Continuou fumando pra minha infelicidade!

Fui fazer o mais complicado, que era mecher no retorno de óleo da turbina, pois como não é original minha turbina teria que mudar o retorno.
Tirei o carter, lavei, limpei e levei no rapaz pra soldar um no pino de retorno da turbina, mais pra cima, uns 3~4 dedos acima do bujão do carter. Pronto. Zero bala!
Não fuma mais, estava fumando por conta do retorno que estava ligado ao "buraco" original =P.

Abraçoss e valew pela ajuda galera =D

jeandepaula disse:
Agora que o Rafaelmedeiros comentou o caso dele ficou melhor, é exatamente o mesmo problema que ta no meu carro, so fuma quando o carro aquece. Notei nos ultimos dias que se eu andar com o ar ligado, ai nao fuma....nao sei o que uma coisa tem a ver com a outra, notei tambem que da uns estalinhos, bem baixo...como se estivesse com uma falsa entrada de ar.

Rafaelmedeiros, voce mesmo fez a limpeza na turbina? tem como dar umas coordenadas ai de como proceder?
Valeu.

Dos estalinhos eu não sei oque pode ser, mas quando desliga o carro e ele está bem quente, é normal fazer os estalinhos que se nao me engano vem do escape!.

Limpeza na turbina eu não fiz, pois pra fazer tem que sacar ela fora e desmontar as caixas quente e fria, é um saco hehe, e eu fiz isso a pouco tempo antes de instalar a turbina...
O que eu limpei foi o intercooler.
Pra limpar é facil, vamos la.
Tem que retirar o parachoque, cuidado com as travas pra nao quebrar.
Solte as abraçadeiras que vai no intercooler, uma em cima outra em baixo, e depois solte o parafuso que fixa ele no lugar, fica em cima do intercooler.

Com ele na mão, passe o dedo dentro dele e veja se ta só melado (que é normal) ou se tem "possa" de óleo nele (ai tem algum problema na turbina provavelmente).

Eu levei num banho de diesel por dentro é claro hehe, depois passei gasolina pra tirar a gordura do diesel, e depois jatiei ar pressurizado pra ver se nao saia mais nada!
O unico problema é que voce vai ficar fedendo a diesel/gasolina hehehehe.
Nas audi/golf é normal o intercooler ficar sujo de óleo, e tenho quase certeza que ngm limpa, entao nao custa nada limpar uma vez a cada 4~5 anos.

Caso voce realmente queira limpar a turbina, ai vc ta lascado, vai uma mão de obra do caramba pra tirar a turbina!

Da uma olhada no seu retorno tbm, se a minha fumava por causa do retorno, pq a sua nao pode ser isso tbm?

Abraçoss

beleza Rafael, valeu a dica....vo ve se tem algum topico ai ensinando a tirar o parachoque, e vou tentar fazer essa limpeza no intercooler, posto os resultados quanto conseguir...Valeu mesmo, obrigadooo.
Obs.: Ta baxando bastante o oleo, quase 1L a cada 1200 km + ou -.