joaoangelo
Novato
Fala galera, tudo bem?
Me cadastrei no fórum a pouco tempo, mas já acompanho vocês a muitoooo tempo rs... hoje tomei vergonha na cara para criar o primeiro post, espero que não fique somente no primeiro.
Tenho a minha A3 desde 03/2010, é o meu segundo carro e pretendo ficar com ele ainda muitos anos, mesmo que compre outro depois. Nos primeiros anos eu cuidei dele como mandava o figurino, com todas as manutenções preventivas e corretivas (quando necessário). Já gastei uma boa quantia com ele desde o início, infelizmente diversas peças quebraram logo depois que comprei. Como sempre foi meu único carro, usava sem dó todos os dias para ir trabalhar e sair nos finais de semana.
Achei algumas fotos no meu e-mail daquela época, já peguei ele com um "grauzinho", na ocasião eram molas cortadas com amortecedores originais:
Nunca tive dinheiro sobrando, mas naqueles anos as coisas eram bemmm apertadas, demorei quase 1 ano para comprar o primeiro jogo de rodas. Eram 18" e pneus com perfil 45 se não me engano, uma réplica do Golf GTi Europeu (me corrijam qualquer coisa):
Fiquei poucos meses com elas, desde o início não curti muito, pensei que iria me acostumar mas acabei trocando por outras mais "raiadas". Mesmo não sendo o modelo dos meus sonhos para esse carro, curti bastante o resultado. Vou procurar mais fotos para ir atualizando o post, por enquanto só encontrei essas:
Quando coloquei essas rodas, praticamente no mesmo mês instalei um kit de molas Eibach Pro-kit e troquei a maioria dos componentes do sistema de suspensão. Foi a primeira grande manutenção que fiz relacionado a suspensão no carro, não me lembro dos valores exatos, mas com as molas o serviço ficou em R$ 4.500 na época.
Nos últimos 2 anos eu relaxei completamente com o carro, a pintura começou a queimar por causa do sol (minha garagem era descoberta), me bateram diversas vezes (sempre coisa pequena) e eu também vacilei em alguns momentos. De mecânica o meu carro só faltava desmontar, não sei como ele aguentou andar tanto tempo sem manutenção, eu só completava o óleo (isso mesmo, todo mês o nível abaixava) e trocava alguma peça urgente quando o bixo parava de vez. O sistema de suspensão estava todo ruim, muito barulho, desconforto e diversas peças quebradas. Os freios pareciam uma orquestra, acionando ou não o pedal, eles faziam diversos barulhos rs...
Como nunca pensei em vender ele, tomei coragem e separei R$ 10.000 para fazer uma manutenção urgente no meu filhote. Inicialmente o valor parece ser "alto", mas é porque não tenho fotos/vídeos dele um mês atrás para vocês constatarem a situação do carro. Até comecei a ficar com vergonha de andar com o carro pela cidade.
O meu objetivo era arrumar tudo de urgente e básico relacionado a motor, suspensão, freios, pneus, funilaria e pintura. Então comecei a correr atrás para tentar fazer essa mágica com o dinheiro e vou tentar detalhar para vocês o passo a passo a partir daqui. Como estava sem tempo nas semanas que o carro ficou parado na oficina, só tirei 2 fotos fajutas, ainda vou pegar com o mecânico a lista de peças e os serviços realizados. Vou manter tudo atualizado e avisar quando inserir algo novo.
Eu não conheço muito de mecânica, então meu anjo da guarda foi o meu amigo Marcos Parapinski de Uberlândia/MG. Mlk gente fina que me ajudou desde o início da empreitada, com dicas, indicando uma oficina de confiança e no dia a dia com a correria de oficina.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 3.837,00
- R$ 1.000 Mão de obra e algumas peças usadas que peguei da Audi do mecânico (vou detalhar)
- R$ 2.837 Peças em gerais (vou detalhar)
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 3.837,00
O carro ficou pouco mais de 1 semana na oficina, fazendo toda a parte mecânica. Em paralelo a isso eu tirei as 4 rodas e mandei desempenar, todas estavam empenadas por causa de buracos. Os meus pneus da frente eu perdi os 2, estavam no aço já, por causa da suspensão ruim eles comeram por dentro. Comprei 2 novos e coloquei atrás, os de trás eu joguei para frente, eles estão meia vida e ainda aguentam mais alguns milhares de KM's pela frente.
Nesses dias também comprei 1 kit de xenon novo para o farol baixo, aproveitamos para instalar na oficina quando o carro estava parado.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.305,00
- R$ 200 Desempenar as 4 rodas
- R$ 130 Kit Xenon farol baixo
- R$ 975 2 Pneus 18" 225/45 novos (vou add marca)
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 5.142,00
No dia que tirei o carro da oficina eu aproveitei para fazer uns serviços pequenos enquanto estava testando o carro. Coloquei ele para alinhar, trocar o reator do xenon do milha e trocar os meus faróis pelo do meu amigo Marcos (ele tinha uns usados parados do Audi dele). Como iria pegar estrada a noite e as minhas lentes estavam embaçadas, a solução mais rápida foi fazer essa troca em cima da hora.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 170,00
- R$ 140 Troca dos faróis e reator do milha
- R$ 30 Alinhamento
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Sub-total do projeto: R$ 5.312,00
Eu apressei o mecânico porque estava precisando viajar com o carro o quanto antes, coisa de 1.050 km's, de Uberlândia/MG para Vitória/ES. Minha ideia era viajar em uma segunda-feira, mas só acabei viajando na terça-feira. Assim que tirei o carro da oficina e comecei a testar na terça a tarde, acelerei forte e dei várias reduzidas, em uma dessas ele começou a engasgar e a fazer um barulho muito estranho, fora o comportamento do carro que mudou completamente. Resumindo, voltei com o carro para a oficina e o problema era a bobina, estava deixando o carro funcionando só com alguns cilindros. No caso a minha bobina que deu problema era uma paralela, nem marca tinha. Pegamos uma usada do Audi do mecânico, uma Bosch que caiu como uma luva naquele momento.
Fiquei todo feliz e fui correr para agilizar as coisas para a minha viagem, afinal precisava pegar a estrada e ainda estava todo fedido de oficina. Parei o carro para dar uma geral por dentro no lava jato do posto, estava cheio de sujeira de oficina e do tempo que o carro ficou parado. Por fora nem me liguei muito, deixei do jeito que estava.
Completei o tanque de petróleo e quando estava saindo do posto de gasolina o carro morre no cruzamento. Liguei novamente e do nado eu vejo um fumaceiro danado na frente do carro, igual quando superaquece e vaza água. Um camarada que estava passando a pé na hora me avisou que o asfalto estava todo rosa com o líquido do sistema. Achei super estranho porque como estava acompanhando o funcionamento do carro, não tirava o olho do painel, a temperatura estava normal.
Parei o carro em uma calçada e chamei um guincho, levou por volta de 1h e já estava de volta com o carro na oficina. O mecânico avaliou a situação e logo descobriu o que aconteceu. O rapaz que instalou os faróis cortou uma presilha de plástico que segurava uma mangueira de água e esqueceu de prender novamente depois que finalizou o serviço, essa mangueira ficou balançando e entrou no meio das polias/correias de acessórios e rasgou. Já eram quase 18hs e o pessoal estava procurando uma solução para não precisar comprar uma mangueira nova, porque seria complicado de alguma loja entregar naquele momento. Eles arrumaram um cano pequeno de ferro, colocaram cada ponta da mangueira rasgada nele e meteram uma "presilha" de pressão (daquelas que aperta com chave de fenda).
Deu tudo certo, ficou realmente boa a gambiarra, eles colocaram água e aditivo no sistema, eu sai correndo para tomar um banho e comer algo para pegar a estrada.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 85,00
- R$ 70 Guincho
- R$ 15 Aditivo
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Sub-total do projeto: R$ 5.397,00
Resumindo, consegui pegar estrada só 23hs e toquei direto de Uberlândia para Vitória. Parei para abastecer 3x (em Ibiá, BH e Realeza), como já estava acordado desde 7h30 da manhã de terça e em pé correndo atrás das coisas na oficina e rua, fiquei meio cansado quando sentei para dirigir. Aproveitei e parei sempre que o cansaço batia, aproveitava para completar o tanque, comer algo, lavar o rosto e tomar uma coca para despertar. Graças a Deus o carro não deu problema no meio do caminho (depois de quebrar 2x após sair da oficina, fiquei com o cuzinho trancando) e eu cheguei em Vitória às 11hs da manhã.
Não vim acelerando muito com medo de forçar muito o carro e acontecer algo no meio da madrugada, alguns locais do caminho é meio deserto e nem sinal de celular tem. Mas consegui brincar um pouco com o carrin, gostei bastante do resultado da manutenção. O carro veio bem pesado, precisei trazer "algumas coisas" e ele veio socado. Pelos cálculos que fiz com base na quilometragem e litros abastecidos, a média na estrada ficou por volta de 12km/L somente. Pelo peso, por ter acelerado um pouco e por ter acabado de sair da oficina... acho que foi um valor bom. Nas épocas em que ele estava novo esse valor ficava em 14, vou testar ele em condições normais e passar um posicionamento para vocês.
Cheguei e no outro dia já coloquei o carro para fazer lanternagem completa, falei com o dono da oficina que o meu objetivo é deixar o carro o mais original possível. Sem nada torto, ou mal encaixado ou desalinhado. Ele me pediu uma semana para ficar com o carro e falou que me entregaria na sexta-feira da próxima semana. Como estava com mais tempo, passei um dia para conferir o trabalho e tirar umas fotos para alguns amigos.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.400,00
- R$ 1.400 Lanternagem completa
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Sub-total do projeto: R$ 6.797,00
Esqueci de tirar fotos quando fui buscar ele na lanternagem, mas já tirei ele de lá umas 17hs na sexta e já coloquei na outra oficina que escolhi para fazer a pintura. O dono da oficina me pediu 2 semanas para fazer todo o serviço, desde toda a preparação na lataria e parachoques, até a finalização com a pintura igual de fábrica. Aproveitei e fechei também a reforma das rodas, para deixar elas zeras e depois pintar de grafitte, estilo esses carros originais com uma pegada mais esportiva.
Já deixei combinado também a pintura dos emblemas, argolas e todos os detalhes cromados (inclusive da grade)... pedi para pintar tudo de grafitte, mesmo tom das rodas. Meu objetivo é deixar o carro com uma cara de mais bravo, já que só tenho 125cv, o jeito é brincar com essas coisas rs... Ainda não sei como vai ficar no final, não vi nenhum Audi A3 8L desse jeito na internet, só outros modelos. Se ficar ruim vou precisar morrer em mais grana e comprar tudo de volta como original.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 2.800,00
- R$ 2.500 Pintura completa
- R$ 300 Reforma e pintura das rodas
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Sub-total do projeto: R$ 9.597,00
Como já são quase 3hs da manhã agora, comecei a escrever por volta de meia noite, vou deixar para continuar o resto em outro momento. Mas já adianto que o carro fechou a primeira semana na pintura, planejamento é buscar ele pronto na próxima sexta-feira (01/07). Consegui ir duas vezes na oficina essa semana, tirei foto nas duas ocasiões, a última vez foi hoje a tarde. Estou curtindo muito acompanhar todo o trabalho, ele hoje estava todo no prime para começar a receber a pintura na segunda-feira.
O dinheiro que reservei para fazer tudo está começando a acabar, infelizmente não vou ter condições de manter o mesmo ritmo, visto que fiz tudo isso em menos de 1 mês até agora. Vamos ver como vai ficar o meu lado financeiro nos próximos meses e de que forma vou ter condições de continuar com o projeto, nem que seja mais devagar.
Como falei inicialmente, eu não tenho muita experiência e toda dica ou ajuda é bem vinda, vou pegar com o mecânico a lista com todos os detalhes, inclusive com os valores de cada item. Minha ideia é deixar bem completo o posto com tudo para vocês acompanharem. Se escrevi alguma bobeira ou troquei as bolas, me avisem que vou corrigindo tudo por aqui.
Abraços e até breve molecada!
Me cadastrei no fórum a pouco tempo, mas já acompanho vocês a muitoooo tempo rs... hoje tomei vergonha na cara para criar o primeiro post, espero que não fique somente no primeiro.
Tenho a minha A3 desde 03/2010, é o meu segundo carro e pretendo ficar com ele ainda muitos anos, mesmo que compre outro depois. Nos primeiros anos eu cuidei dele como mandava o figurino, com todas as manutenções preventivas e corretivas (quando necessário). Já gastei uma boa quantia com ele desde o início, infelizmente diversas peças quebraram logo depois que comprei. Como sempre foi meu único carro, usava sem dó todos os dias para ir trabalhar e sair nos finais de semana.
Achei algumas fotos no meu e-mail daquela época, já peguei ele com um "grauzinho", na ocasião eram molas cortadas com amortecedores originais:
Nunca tive dinheiro sobrando, mas naqueles anos as coisas eram bemmm apertadas, demorei quase 1 ano para comprar o primeiro jogo de rodas. Eram 18" e pneus com perfil 45 se não me engano, uma réplica do Golf GTi Europeu (me corrijam qualquer coisa):
Fiquei poucos meses com elas, desde o início não curti muito, pensei que iria me acostumar mas acabei trocando por outras mais "raiadas". Mesmo não sendo o modelo dos meus sonhos para esse carro, curti bastante o resultado. Vou procurar mais fotos para ir atualizando o post, por enquanto só encontrei essas:
Quando coloquei essas rodas, praticamente no mesmo mês instalei um kit de molas Eibach Pro-kit e troquei a maioria dos componentes do sistema de suspensão. Foi a primeira grande manutenção que fiz relacionado a suspensão no carro, não me lembro dos valores exatos, mas com as molas o serviço ficou em R$ 4.500 na época.
Nos últimos 2 anos eu relaxei completamente com o carro, a pintura começou a queimar por causa do sol (minha garagem era descoberta), me bateram diversas vezes (sempre coisa pequena) e eu também vacilei em alguns momentos. De mecânica o meu carro só faltava desmontar, não sei como ele aguentou andar tanto tempo sem manutenção, eu só completava o óleo (isso mesmo, todo mês o nível abaixava) e trocava alguma peça urgente quando o bixo parava de vez. O sistema de suspensão estava todo ruim, muito barulho, desconforto e diversas peças quebradas. Os freios pareciam uma orquestra, acionando ou não o pedal, eles faziam diversos barulhos rs...
Como nunca pensei em vender ele, tomei coragem e separei R$ 10.000 para fazer uma manutenção urgente no meu filhote. Inicialmente o valor parece ser "alto", mas é porque não tenho fotos/vídeos dele um mês atrás para vocês constatarem a situação do carro. Até comecei a ficar com vergonha de andar com o carro pela cidade.
O meu objetivo era arrumar tudo de urgente e básico relacionado a motor, suspensão, freios, pneus, funilaria e pintura. Então comecei a correr atrás para tentar fazer essa mágica com o dinheiro e vou tentar detalhar para vocês o passo a passo a partir daqui. Como estava sem tempo nas semanas que o carro ficou parado na oficina, só tirei 2 fotos fajutas, ainda vou pegar com o mecânico a lista de peças e os serviços realizados. Vou manter tudo atualizado e avisar quando inserir algo novo.
Eu não conheço muito de mecânica, então meu anjo da guarda foi o meu amigo Marcos Parapinski de Uberlândia/MG. Mlk gente fina que me ajudou desde o início da empreitada, com dicas, indicando uma oficina de confiança e no dia a dia com a correria de oficina.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 3.837,00
- R$ 1.000 Mão de obra e algumas peças usadas que peguei da Audi do mecânico (vou detalhar)
- R$ 2.837 Peças em gerais (vou detalhar)
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Sub-total do projeto: R$ 3.837,00
O carro ficou pouco mais de 1 semana na oficina, fazendo toda a parte mecânica. Em paralelo a isso eu tirei as 4 rodas e mandei desempenar, todas estavam empenadas por causa de buracos. Os meus pneus da frente eu perdi os 2, estavam no aço já, por causa da suspensão ruim eles comeram por dentro. Comprei 2 novos e coloquei atrás, os de trás eu joguei para frente, eles estão meia vida e ainda aguentam mais alguns milhares de KM's pela frente.
Nesses dias também comprei 1 kit de xenon novo para o farol baixo, aproveitamos para instalar na oficina quando o carro estava parado.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.305,00
- R$ 200 Desempenar as 4 rodas
- R$ 130 Kit Xenon farol baixo
- R$ 975 2 Pneus 18" 225/45 novos (vou add marca)
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Sub-total do projeto: R$ 5.142,00
No dia que tirei o carro da oficina eu aproveitei para fazer uns serviços pequenos enquanto estava testando o carro. Coloquei ele para alinhar, trocar o reator do xenon do milha e trocar os meus faróis pelo do meu amigo Marcos (ele tinha uns usados parados do Audi dele). Como iria pegar estrada a noite e as minhas lentes estavam embaçadas, a solução mais rápida foi fazer essa troca em cima da hora.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 170,00
- R$ 140 Troca dos faróis e reator do milha
- R$ 30 Alinhamento
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Sub-total do projeto: R$ 5.312,00
Eu apressei o mecânico porque estava precisando viajar com o carro o quanto antes, coisa de 1.050 km's, de Uberlândia/MG para Vitória/ES. Minha ideia era viajar em uma segunda-feira, mas só acabei viajando na terça-feira. Assim que tirei o carro da oficina e comecei a testar na terça a tarde, acelerei forte e dei várias reduzidas, em uma dessas ele começou a engasgar e a fazer um barulho muito estranho, fora o comportamento do carro que mudou completamente. Resumindo, voltei com o carro para a oficina e o problema era a bobina, estava deixando o carro funcionando só com alguns cilindros. No caso a minha bobina que deu problema era uma paralela, nem marca tinha. Pegamos uma usada do Audi do mecânico, uma Bosch que caiu como uma luva naquele momento.
Fiquei todo feliz e fui correr para agilizar as coisas para a minha viagem, afinal precisava pegar a estrada e ainda estava todo fedido de oficina. Parei o carro para dar uma geral por dentro no lava jato do posto, estava cheio de sujeira de oficina e do tempo que o carro ficou parado. Por fora nem me liguei muito, deixei do jeito que estava.
Completei o tanque de petróleo e quando estava saindo do posto de gasolina o carro morre no cruzamento. Liguei novamente e do nado eu vejo um fumaceiro danado na frente do carro, igual quando superaquece e vaza água. Um camarada que estava passando a pé na hora me avisou que o asfalto estava todo rosa com o líquido do sistema. Achei super estranho porque como estava acompanhando o funcionamento do carro, não tirava o olho do painel, a temperatura estava normal.
Parei o carro em uma calçada e chamei um guincho, levou por volta de 1h e já estava de volta com o carro na oficina. O mecânico avaliou a situação e logo descobriu o que aconteceu. O rapaz que instalou os faróis cortou uma presilha de plástico que segurava uma mangueira de água e esqueceu de prender novamente depois que finalizou o serviço, essa mangueira ficou balançando e entrou no meio das polias/correias de acessórios e rasgou. Já eram quase 18hs e o pessoal estava procurando uma solução para não precisar comprar uma mangueira nova, porque seria complicado de alguma loja entregar naquele momento. Eles arrumaram um cano pequeno de ferro, colocaram cada ponta da mangueira rasgada nele e meteram uma "presilha" de pressão (daquelas que aperta com chave de fenda).
Deu tudo certo, ficou realmente boa a gambiarra, eles colocaram água e aditivo no sistema, eu sai correndo para tomar um banho e comer algo para pegar a estrada.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 85,00
- R$ 70 Guincho
- R$ 15 Aditivo
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Sub-total do projeto: R$ 5.397,00
Resumindo, consegui pegar estrada só 23hs e toquei direto de Uberlândia para Vitória. Parei para abastecer 3x (em Ibiá, BH e Realeza), como já estava acordado desde 7h30 da manhã de terça e em pé correndo atrás das coisas na oficina e rua, fiquei meio cansado quando sentei para dirigir. Aproveitei e parei sempre que o cansaço batia, aproveitava para completar o tanque, comer algo, lavar o rosto e tomar uma coca para despertar. Graças a Deus o carro não deu problema no meio do caminho (depois de quebrar 2x após sair da oficina, fiquei com o cuzinho trancando) e eu cheguei em Vitória às 11hs da manhã.
Não vim acelerando muito com medo de forçar muito o carro e acontecer algo no meio da madrugada, alguns locais do caminho é meio deserto e nem sinal de celular tem. Mas consegui brincar um pouco com o carrin, gostei bastante do resultado da manutenção. O carro veio bem pesado, precisei trazer "algumas coisas" e ele veio socado. Pelos cálculos que fiz com base na quilometragem e litros abastecidos, a média na estrada ficou por volta de 12km/L somente. Pelo peso, por ter acelerado um pouco e por ter acabado de sair da oficina... acho que foi um valor bom. Nas épocas em que ele estava novo esse valor ficava em 14, vou testar ele em condições normais e passar um posicionamento para vocês.
Cheguei e no outro dia já coloquei o carro para fazer lanternagem completa, falei com o dono da oficina que o meu objetivo é deixar o carro o mais original possível. Sem nada torto, ou mal encaixado ou desalinhado. Ele me pediu uma semana para ficar com o carro e falou que me entregaria na sexta-feira da próxima semana. Como estava com mais tempo, passei um dia para conferir o trabalho e tirar umas fotos para alguns amigos.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.400,00
- R$ 1.400 Lanternagem completa
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Sub-total do projeto: R$ 6.797,00
Esqueci de tirar fotos quando fui buscar ele na lanternagem, mas já tirei ele de lá umas 17hs na sexta e já coloquei na outra oficina que escolhi para fazer a pintura. O dono da oficina me pediu 2 semanas para fazer todo o serviço, desde toda a preparação na lataria e parachoques, até a finalização com a pintura igual de fábrica. Aproveitei e fechei também a reforma das rodas, para deixar elas zeras e depois pintar de grafitte, estilo esses carros originais com uma pegada mais esportiva.
Já deixei combinado também a pintura dos emblemas, argolas e todos os detalhes cromados (inclusive da grade)... pedi para pintar tudo de grafitte, mesmo tom das rodas. Meu objetivo é deixar o carro com uma cara de mais bravo, já que só tenho 125cv, o jeito é brincar com essas coisas rs... Ainda não sei como vai ficar no final, não vi nenhum Audi A3 8L desse jeito na internet, só outros modelos. Se ficar ruim vou precisar morrer em mais grana e comprar tudo de volta como original.
GASTOS NESTA ETAPA: R$ 2.800,00
- R$ 2.500 Pintura completa
- R$ 300 Reforma e pintura das rodas
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Sub-total do projeto: R$ 9.597,00
Como já são quase 3hs da manhã agora, comecei a escrever por volta de meia noite, vou deixar para continuar o resto em outro momento. Mas já adianto que o carro fechou a primeira semana na pintura, planejamento é buscar ele pronto na próxima sexta-feira (01/07). Consegui ir duas vezes na oficina essa semana, tirei foto nas duas ocasiões, a última vez foi hoje a tarde. Estou curtindo muito acompanhar todo o trabalho, ele hoje estava todo no prime para começar a receber a pintura na segunda-feira.
O dinheiro que reservei para fazer tudo está começando a acabar, infelizmente não vou ter condições de manter o mesmo ritmo, visto que fiz tudo isso em menos de 1 mês até agora. Vamos ver como vai ficar o meu lado financeiro nos próximos meses e de que forma vou ter condições de continuar com o projeto, nem que seja mais devagar.
Como falei inicialmente, eu não tenho muita experiência e toda dica ou ajuda é bem vinda, vou pegar com o mecânico a lista com todos os detalhes, inclusive com os valores de cada item. Minha ideia é deixar bem completo o posto com tudo para vocês acompanharem. Se escrevi alguma bobeira ou troquei as bolas, me avisem que vou corrigindo tudo por aqui.
Abraços e até breve molecada!