Audi A3 1.8 Aspirado 2000 // Projeto em andamento

joaoangelo

Novato
Fala galera, tudo bem?

Me cadastrei no fórum a pouco tempo, mas já acompanho vocês a muitoooo tempo rs... hoje tomei vergonha na cara para criar o primeiro post, espero que não fique somente no primeiro.

Tenho a minha A3 desde 03/2010, é o meu segundo carro e pretendo ficar com ele ainda muitos anos, mesmo que compre outro depois. Nos primeiros anos eu cuidei dele como mandava o figurino, com todas as manutenções preventivas e corretivas (quando necessário). Já gastei uma boa quantia com ele desde o início, infelizmente diversas peças quebraram logo depois que comprei. Como sempre foi meu único carro, usava sem dó todos os dias para ir trabalhar e sair nos finais de semana.

Achei algumas fotos no meu e-mail daquela época, já peguei ele com um "grauzinho", na ocasião eram molas cortadas com amortecedores originais:


e9ae6202e2bb4d8db6d86ff40c0a001e.png



83bc0422a47242c3b604f51cecfd4d1e.png



8cf0676d398e4b5495aeff48b38e84c6.png


Nunca tive dinheiro sobrando, mas naqueles anos as coisas eram bemmm apertadas, demorei quase 1 ano para comprar o primeiro jogo de rodas. Eram 18" e pneus com perfil 45 se não me engano, uma réplica do Golf GTi Europeu (me corrijam qualquer coisa):


75fa7ba6a6944fa8970e4415a4b88f38.png



Fiquei poucos meses com elas, desde o início não curti muito, pensei que iria me acostumar mas acabei trocando por outras mais "raiadas". Mesmo não sendo o modelo dos meus sonhos para esse carro, curti bastante o resultado. Vou procurar mais fotos para ir atualizando o post, por enquanto só encontrei essas:


611a0e8c53114fc4b2fb766cee8cd391.png



0126973d99f84a9889cdf71554d5b38b.png


Quando coloquei essas rodas, praticamente no mesmo mês instalei um kit de molas Eibach Pro-kit e troquei a maioria dos componentes do sistema de suspensão. Foi a primeira grande manutenção que fiz relacionado a suspensão no carro, não me lembro dos valores exatos, mas com as molas o serviço ficou em R$ 4.500 na época.

Nos últimos 2 anos eu relaxei completamente com o carro, a pintura começou a queimar por causa do sol (minha garagem era descoberta), me bateram diversas vezes (sempre coisa pequena) e eu também vacilei em alguns momentos. De mecânica o meu carro só faltava desmontar, não sei como ele aguentou andar tanto tempo sem manutenção, eu só completava o óleo (isso mesmo, todo mês o nível abaixava) e trocava alguma peça urgente quando o bixo parava de vez. O sistema de suspensão estava todo ruim, muito barulho, desconforto e diversas peças quebradas. Os freios pareciam uma orquestra, acionando ou não o pedal, eles faziam diversos barulhos rs...

Como nunca pensei em vender ele, tomei coragem e separei R$ 10.000 para fazer uma manutenção urgente no meu filhote. Inicialmente o valor parece ser "alto", mas é porque não tenho fotos/vídeos dele um mês atrás para vocês constatarem a situação do carro. Até comecei a ficar com vergonha de andar com o carro pela cidade.

O meu objetivo era arrumar tudo de urgente e básico relacionado a motor, suspensão, freios, pneus, funilaria e pintura. Então comecei a correr atrás para tentar fazer essa mágica com o dinheiro e vou tentar detalhar para vocês o passo a passo a partir daqui. Como estava sem tempo nas semanas que o carro ficou parado na oficina, só tirei 2 fotos fajutas, ainda vou pegar com o mecânico a lista de peças e os serviços realizados. Vou manter tudo atualizado e avisar quando inserir algo novo.

Eu não conheço muito de mecânica, então meu anjo da guarda foi o meu amigo Marcos Parapinski de Uberlândia/MG. Mlk gente fina que me ajudou desde o início da empreitada, com dicas, indicando uma oficina de confiança e no dia a dia com a correria de oficina.


56b6f13c7a134108b902f25e36975b31.png



18aeac9da9ef45e0999006597d541239.png



GASTOS NESTA ETAPA: R$ 3.837,00
- R$ 1.000 Mão de obra e algumas peças usadas que peguei da Audi do mecânico (vou detalhar)
- R$ 2.837 Peças em gerais (vou detalhar)
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 3.837,00

O carro ficou pouco mais de 1 semana na oficina, fazendo toda a parte mecânica. Em paralelo a isso eu tirei as 4 rodas e mandei desempenar, todas estavam empenadas por causa de buracos. Os meus pneus da frente eu perdi os 2, estavam no aço já, por causa da suspensão ruim eles comeram por dentro. Comprei 2 novos e coloquei atrás, os de trás eu joguei para frente, eles estão meia vida e ainda aguentam mais alguns milhares de KM's pela frente.

Nesses dias também comprei 1 kit de xenon novo para o farol baixo, aproveitamos para instalar na oficina quando o carro estava parado.

GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.305,00
- R$ 200 Desempenar as 4 rodas
- R$ 130 Kit Xenon farol baixo
- R$ 975 2 Pneus 18" 225/45 novos (vou add marca)
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 5.142,00

No dia que tirei o carro da oficina eu aproveitei para fazer uns serviços pequenos enquanto estava testando o carro. Coloquei ele para alinhar, trocar o reator do xenon do milha e trocar os meus faróis pelo do meu amigo Marcos (ele tinha uns usados parados do Audi dele). Como iria pegar estrada a noite e as minhas lentes estavam embaçadas, a solução mais rápida foi fazer essa troca em cima da hora.

GASTOS NESTA ETAPA: R$ 170,00
- R$ 140 Troca dos faróis e reator do milha
- R$ 30 Alinhamento
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 5.312,00

Eu apressei o mecânico porque estava precisando viajar com o carro o quanto antes, coisa de 1.050 km's, de Uberlândia/MG para Vitória/ES. Minha ideia era viajar em uma segunda-feira, mas só acabei viajando na terça-feira. Assim que tirei o carro da oficina e comecei a testar na terça a tarde, acelerei forte e dei várias reduzidas, em uma dessas ele começou a engasgar e a fazer um barulho muito estranho, fora o comportamento do carro que mudou completamente. Resumindo, voltei com o carro para a oficina e o problema era a bobina, estava deixando o carro funcionando só com alguns cilindros. No caso a minha bobina que deu problema era uma paralela, nem marca tinha. Pegamos uma usada do Audi do mecânico, uma Bosch que caiu como uma luva naquele momento.

Fiquei todo feliz e fui correr para agilizar as coisas para a minha viagem, afinal precisava pegar a estrada e ainda estava todo fedido de oficina. Parei o carro para dar uma geral por dentro no lava jato do posto, estava cheio de sujeira de oficina e do tempo que o carro ficou parado. Por fora nem me liguei muito, deixei do jeito que estava.

Completei o tanque de petróleo e quando estava saindo do posto de gasolina o carro morre no cruzamento. Liguei novamente e do nado eu vejo um fumaceiro danado na frente do carro, igual quando superaquece e vaza água. Um camarada que estava passando a pé na hora me avisou que o asfalto estava todo rosa com o líquido do sistema. Achei super estranho porque como estava acompanhando o funcionamento do carro, não tirava o olho do painel, a temperatura estava normal.

Parei o carro em uma calçada e chamei um guincho, levou por volta de 1h e já estava de volta com o carro na oficina. O mecânico avaliou a situação e logo descobriu o que aconteceu. O rapaz que instalou os faróis cortou uma presilha de plástico que segurava uma mangueira de água e esqueceu de prender novamente depois que finalizou o serviço, essa mangueira ficou balançando e entrou no meio das polias/correias de acessórios e rasgou. Já eram quase 18hs e o pessoal estava procurando uma solução para não precisar comprar uma mangueira nova, porque seria complicado de alguma loja entregar naquele momento. Eles arrumaram um cano pequeno de ferro, colocaram cada ponta da mangueira rasgada nele e meteram uma "presilha" de pressão (daquelas que aperta com chave de fenda).

Deu tudo certo, ficou realmente boa a gambiarra, eles colocaram água e aditivo no sistema, eu sai correndo para tomar um banho e comer algo para pegar a estrada.


GASTOS NESTA ETAPA: R$ 85,00
- R$ 70 Guincho
- R$ 15 Aditivo
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 5.397,00



Resumindo, consegui pegar estrada só 23hs e toquei direto de Uberlândia para Vitória. Parei para abastecer 3x (em Ibiá, BH e Realeza), como já estava acordado desde 7h30 da manhã de terça e em pé correndo atrás das coisas na oficina e rua, fiquei meio cansado quando sentei para dirigir. Aproveitei e parei sempre que o cansaço batia, aproveitava para completar o tanque, comer algo, lavar o rosto e tomar uma coca para despertar. Graças a Deus o carro não deu problema no meio do caminho (depois de quebrar 2x após sair da oficina, fiquei com o cuzinho trancando) e eu cheguei em Vitória às 11hs da manhã.

Não vim acelerando muito com medo de forçar muito o carro e acontecer algo no meio da madrugada, alguns locais do caminho é meio deserto e nem sinal de celular tem. Mas consegui brincar um pouco com o carrin, gostei bastante do resultado da manutenção. O carro veio bem pesado, precisei trazer "algumas coisas" e ele veio socado. Pelos cálculos que fiz com base na quilometragem e litros abastecidos, a média na estrada ficou por volta de 12km/L somente. Pelo peso, por ter acelerado um pouco e por ter acabado de sair da oficina... acho que foi um valor bom. Nas épocas em que ele estava novo esse valor ficava em 14, vou testar ele em condições normais e passar um posicionamento para vocês.

Cheguei e no outro dia já coloquei o carro para fazer lanternagem completa, falei com o dono da oficina que o meu objetivo é deixar o carro o mais original possível. Sem nada torto, ou mal encaixado ou desalinhado. Ele me pediu uma semana para ficar com o carro e falou que me entregaria na sexta-feira da próxima semana. Como estava com mais tempo, passei um dia para conferir o trabalho e tirar umas fotos para alguns amigos.



e9bcf139c2f7403ea35847dcfce1aa5e.png



74dfbb5527074bf0a0fdd6b33a972afb.png



74bda5921ca5486e8510c4b8680f4afb.png



67739f192e9f49ee985d860304a04cda.png



af8d294a68504311a6cd54ab4a10d070.png



185a5a5bb1894283ba5b81018029fe0f.png



f0f3a49cc64147cda518c0810c308fd6.png



GASTOS NESTA ETAPA: R$ 1.400,00
- R$ 1.400 Lanternagem completa
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 6.797,00

Esqueci de tirar fotos quando fui buscar ele na lanternagem, mas já tirei ele de lá umas 17hs na sexta e já coloquei na outra oficina que escolhi para fazer a pintura. O dono da oficina me pediu 2 semanas para fazer todo o serviço, desde toda a preparação na lataria e parachoques, até a finalização com a pintura igual de fábrica. Aproveitei e fechei também a reforma das rodas, para deixar elas zeras e depois pintar de grafitte, estilo esses carros originais com uma pegada mais esportiva.

Já deixei combinado também a pintura dos emblemas, argolas e todos os detalhes cromados (inclusive da grade)... pedi para pintar tudo de grafitte, mesmo tom das rodas. Meu objetivo é deixar o carro com uma cara de mais bravo, já que só tenho 125cv, o jeito é brincar com essas coisas rs... Ainda não sei como vai ficar no final, não vi nenhum Audi A3 8L desse jeito na internet, só outros modelos. Se ficar ruim vou precisar morrer em mais grana e comprar tudo de volta como original.

GASTOS NESTA ETAPA: R$ 2.800,00
- R$ 2.500 Pintura completa
- R$ 300 Reforma e pintura das rodas
--------------------------------------------
Sub-total do projeto: R$ 9.597,00

Como já são quase 3hs da manhã agora, comecei a escrever por volta de meia noite, vou deixar para continuar o resto em outro momento. Mas já adianto que o carro fechou a primeira semana na pintura, planejamento é buscar ele pronto na próxima sexta-feira (01/07). Consegui ir duas vezes na oficina essa semana, tirei foto nas duas ocasiões, a última vez foi hoje a tarde. Estou curtindo muito acompanhar todo o trabalho, ele hoje estava todo no prime para começar a receber a pintura na segunda-feira.

O dinheiro que reservei para fazer tudo está começando a acabar, infelizmente não vou ter condições de manter o mesmo ritmo, visto que fiz tudo isso em menos de 1 mês até agora. Vamos ver como vai ficar o meu lado financeiro nos próximos meses e de que forma vou ter condições de continuar com o projeto, nem que seja mais devagar.

Como falei inicialmente, eu não tenho muita experiência e toda dica ou ajuda é bem vinda, vou pegar com o mecânico a lista com todos os detalhes, inclusive com os valores de cada item. Minha ideia é deixar bem completo o posto com tudo para vocês acompanharem. Se escrevi alguma bobeira ou troquei as bolas, me avisem que vou corrigindo tudo por aqui.

Abraços e até breve molecada!
 

joaoangelo

Novato
Como havia prometido, essas fotos são da primeira vez que apareci na oficina de pintura, creio que logo no segundo dia. Eles já tinham "lixado" boa parte da pintura antiga antes de receber o prime.

39742f2a18414b3c8fabba50bfa34c6e.png



b26009c43d41409284defb63cd3beacc.png



fdc878fe104545a7bd7d6218915c5d5b.png



5978320d794d49f0bb4fa76e4a064f02.png



53acf771a8ab434b99d513e88968df32.png



5326b433473f4b0c8114a7543d808631.png



e10b6214ba0847f98d1212cbcb156a2b.png


Vou tentar ainda hoje subir as fotos da minha segunda visita, onde o carro já estava praticamente todo no prime.

Abs!
 

joaoangelo

Novato
Boa tarde pessoal, seguem as fotos da minha última visita na oficina de pintura... foram tiradas nesta sexta passada (24/06).


4be449033f72414aacdf2af65246c596.png



d6001f0bdae443b0b227bf706dacde2f.png



fc2acf3e33eb4f6a9180f8d8ed86c274.png



1cb1f11ba56f4079b276d32bbaac584d.png



59c427cf73324f77bd7c71bb98b439e1.png


3c40ba47c10747ccbe309579e257bea8.png



5d48fa396880451da3ed779a0562b8d8.png



e32ab09505b24f0d8cf877335c5f68cd.png



002bba70de054555addfbc0a9c7487b9.png



Essa semana eles vão começar a trabalhar em cima das rodas também, dando um talento e depois pintando de grafite. Vou ver se passo por lá na terça (28/06) para dar uma olhada e tirar mais fotos do andamento.

Estou querendo trocar o parabrisa também, dependendo do valor já faço isso até o próximo final de semana. Tem um trincado grande no meio, em formato de cruz muito feio.

Sábado se der tempo (e $), quero arrancar os insulfilmes que já estão queimados/velhos, para deixar um tempo sem. Sempre gostei de carro assim, vamos ver se o sol não vai judiar dos bancos agora que a garagem tem cobertura.
 

joaoangelo

Novato
Boa noite pessoal,

Hoje acabei não conseguindo passar para ver o andamento da pintura, vou ver se passo amanhã pela manhã e tiro umas fotos para gente.

Essa semana esta sendo corrida, ele vai ficar pronto na sexta no final do dia, mas infelizmente não vou ter condições de buscar. Viajo na quinta e retorno no sábado, provavelmente só vamos ver o resultado na segunda-feira da próxima semana.

Não vou conseguir trocar também o parabrisa essa semana, a verba apertou no final desse mês. Como comprei só a placa da frente nova, vou precisar morrer em mais grana para acertar a placa traseira ainda. Ela esta bem velha e ainda é do modelo antigo, que não era brilhoso.

Também estou correndo atrás da lanterna traseira do carona original, a minha esta quebrada. Não tenho ideia de valores, quero visitar alguns ferro-velhos por aqui na próxima semana e ver se arremato algum em bom estado com a mesma aparência do meu do motorista. Depois dou uma polida boa nos dois e creio que vão ficar zeros.

Bom até o momento as novidades são essas, vou continuar na correria aqui e atualizo vocês com andamento.

Abrax!
 

joaoangelo

Novato
Fala moçada, blz?

Enfim peguei o carro na oficina nesta segunda-feira, consegui tirar algumas fotos na hora que tirei ele e outras na semana passada também enquanto ele estava sendo pintado.

Não tive tempo de dar um banho no filhote, mas essa semana vou deixar ele do jeito que merece e tirar umas fotos legais em um local bonito.

Por enquanto essas são para matar a curiosidade. Eu particularmente gostei demais do resultado, não sabia que essa cor era tão bonita assim... o grafite ficou em um tom que combinou demais com o preto metálico (ou perolizado) original do carro.

Detalhes que ainda estão pendentes para serem resolvidos neste mês:
  • Placa nova dianteira e traseira
  • Lanterna traseira do carona
  • Trocar parabrisa
  • Retirar os insulfilm
  • Espaçador traseiro de 15mm
Acabei percebendo ontem ao esterçar o volante que esta rolando um "estalo" e rangidos na direção, vou parar em uma oficina e pedir para verificar o que pode ter dado problema. Também percebi que o meu xenon do farol baixo do motorista parou de funcionar, e quando ligo o mesmo, esta dando algum problema no painel do carro... o ponteiro de RPM fica doidinho, o PC de bordo zera e liga novamente. Provavelmente alguma das duas oficinas (lanternagem ou pintura) conectou algo errado e esse problema apareceu, tentei argumentar mas nenhuma das duas assumiu, enfim vou ter que morrer em mais grana para resolver.

No mais é isso, essa semana passo aqui com mais calma... abrax!


Full_Size_Render_2.jpg



Full_Size_Render_3.jpg



Full_Size_Render_4.jpg



Full_Size_Render_5.jpg



Full_Size_Render_6.jpg



Full_Size_Render_7.jpg



Full_Size_Render_8.jpg



Full_Size_Render_9.jpg



Full_Size_Render.jpg



Full_Size_Render_2.jpg




Full_Size_Render_3.jpg



Full_Size_Render_4.jpg


Full_Size_Render.jpg
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Parabéns pela peleja ... é bom cuidar de nossos bólides se ta feliz então a coisa tá certa

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Topo