Audi A3 1.8 - 2.0 gt28rs - cuidado muuitas imagens

alexandresk

Novato
Ola pessoal. Finalmente consegui um tempo pra organizar minhas imagens e coloca-las aqui.

Bom minha estória é a seguinte: Aos 19 anos ganhei meu 1 carro. Um Vectra GSI, que carrão, bom o carro tava meio mal de acabamento e suspensão mas o MOTOR C20XE era incrível, 150cv 20kgf 0-100 em 9s era muito bom, e ainda fazia 13,5km/l na estrada. Fiquei 4 anos com o carro. E quando estava quase levando ele pra turbinar ( ja tinha varias peças ) um véio bebado se atravessa na minha frente, bati nele e fui jogado para a direita onde o carro encontrou sua cova, uma vala de concreto e acaba com o carro. Na foto nen quebrou muita coisa mas a outra lateral ta toda amassada e a suspensão toda quebrada, deu uma lascada no cambio feia. O cara tinha seguro e me pagou o carro. 15mil preço da FIPE.

Vectra.jpg

Vectra3.jpg

Vectra4.jpg

Fiquei com o carro da minha mãe ( ela tava trocando o dela ) enquanto não encontrava o carro certo. um MB classe A 160, muito bom tb, mas nada emocionante.

Bom pensei em vectras mais novos, astras, calibras, bmw.

Nunca fui muito ligado nos Audi por não conhecer muito.

Até que em 2009 entrou num negocio da firma um A3 1.8 aspirado preto (não é minha cor favorita) mecânico com 70.000km. Na primeira andada nele foi amor a primeira vista. Posição de dirigir muito boa, conforto, acabamentos impecáveis. Apesar de 70.000km o carro estava impecável e lacrado. Como já era nosso ( da firma ) acabei ficando com ele.

Aqui quando adquiri ele

Carro1.jpg

Carro2.jpg

Aqui foi o primeiro UP, arrematei um cambio EGY dos turbo, comprei por causa das marchas mais longas, as do aspirado são muuito curtas, irrita na estrada.
Carro3.jpg

Encarando. Gosto dessa foto.
Carro4.jpg

Essa tb ficou boa.
Carro5.jpg

Carro6.jpg

alexandresk

Novato
Eu sei o carro ta um JIPE, mas isso é so o começo. Na verdade ainda ta um jipe, mas ta ficando um jipe bem forte. hehe. Depois eu baixo ele.

Bom, com 1 ano de audi eu queria trocar ele por um 180cv 2portas prata com teto. Olhei mais de 50, sem mentira e era um grande problema. Ou os carros estavam ACABADOS, ou os donos queriam 10, 15mil de diferença com o meu, e o meu normalmente estava melhor que os outros e ano mais novo. O meu por ser placa de fora ( aqui na região isso conta muito)e sem teto desvaloriza muito o carro. Me cansei de olhar carros e decidi pegar aqueles 15mil de diferença e gastar no carro. Olhei outros aqui no clube e em outros clubes, vwgolfclube etc.. olhei até o do vitãoA3 e me arrependo até hj de não ter comprado, poderia ter salvo ele, complicado. Bom dai com a intenção de preparar o meu mesmo começei a estuda-lo e as compras.

Olhando pra colocar um FMIC ( acabei comprando um SMIC bombado)
Carro7.JPG

Parece uma VAN dentro sem os bancos. Da pra ver que ta inteiro né.
Carro8.JPG

Carro9.JPG

Carro10.JPG

Aqui tinha retirado a tampa pq tinha recem colocado os manômetros, que no fim saíram dali.
Carro11.JPG

Carro12.JPG

Presente, decidi terminar o interior por mim mesmo pra depois fazer o motor. Gosto de fazer as coisas com calma. hehe
Carro13.JPG

Esses manometros em baixo ficam otimos mas ruins de se ver. Depois acabei retirando o de óleo e trocando o de boost de lugar. Mas foi um bom aprendizado(perda de tempo)
Carro14.JPG

Carro15.JPG

Carro16.JPG

alexandresk

Novato
Agora umas compras mais sérias. Como o meu é aspirado as bielas aguentam no máximo uns 300cv de motor, então precisaria troca las, aproveitei fiz um stroker com pistões IAPEL 83mm e vira do golf 2.0

Sachs Stage 1 - na verdade vou alterar a carga das molas, mas queria manter os lonas e o volante ja que o meu não presta.
Carro17.jpg

Virabrequim do Golf 2.0 Standard, paguei 500 dilmas.
Carro18.jpg

Carro19.jpg

Carro20.jpg

Se o mecânico sabe mexer nisso, deve saber lidar com um ap 20v né?
Carro21.jpg

Conjuntinho coxinha, biela Scat e pistão Iapel 83mm
Carro22.jpg

Pronto pra ir pra faca!
Carro23.jpg

Coletor dos 180cv.
Carro24.jpg

Com umas horinhas de lixa..
Carro25.jpg

Se foi o motor.
Carro26.jpg

Carro27.jpg

Carro28.jpg

Carro29.jpg

Carro30.jpg

Carro31.jpg

Queria botar esse aqui dentro mas não coube.. :(
Carro32.jpg

Carro33.jpg

Carro34.jpg

Motor tava novo, maior dó mandar pra retifica.
Carro35.jpg

Carro36.jpg

alexandresk

Novato
Cabeçote voltou, apenas os retentores foram trocados o resto tava novo.

Carro37.jpg

Carro38.jpg

Carro39.jpg

Carro40.jpg

Carro41.jpg

BONUS: Skyline tb quebra, durante um trackday deu falta de óleo e se foi o bichinho.
Carro42.jpg

Carro43.jpg

Mais um presentinho, esse é maior, oque será?
Carro44.jpg

Carro45.jpg

Carro46.jpg

Nen parece mas esta 12% maior agora.
Carro47.jpg

Como tinha viajado não tenho fotos da montagem, mas comecei a amaciar ele antes de colocar a turba em cima.

Carro48.jpg

Fiquei uns dias com esse monstro. 300cv anda muito apesar de ser pesado pacas e do cambio auto, é um bom brinquedo. Haja $ pra pagar a conta da gasosoa, bebe muito.
Carro49.jpg

Logo depois de sair do mecanico o forro do teto desabou. Tava demorando.
Carro50.jpg

Amaciando, fiz uns 900km ele assim.
Carro51.jpg

O manometro foi parar aqui tb. Melhor lugar pra visualizar, exeto coluna.
Carro52.jpg

Mais peças chegando
Carro53.jpg

Olha a alegria do pia la atraz. eu tava parecido apesar de estar mais feio agora.
Carro54.jpg

Aero do ML do ricardo, muito bem feito.
Carro55.jpg

mais uma encomenda chegando.
Carro56.jpg

É pra ficar mais ou menos assim. So que com parausos. A valvula ainda é da época que tinha o vectra.
Carro57.jpg

Acabei vendendo essas rodinhas, mas outras virão.
Carro58.jpg

Sim ainda esta um JIPE
Carro59.jpg

Carro60.jpg

Ja carregado pra as peças irem se acostumando com o carro. Mas só vai pro mecânico inicio de maio.
Carro61.jpg

Mais umas fotos da oficina: o azul eu não sei o nome, nen do bege heheh.
Carro62.jpg

Carro63.jpg

Motor de Mini Cooper antigo. Achei interessante a caixa ser embaixo do carter.
Carro65.jpg

Dando uma olhada. enquanto espero pra colocar dentro.
Carro66.jpg

Carro67.jpg

Não pretendo usar filtro cônico, mas dai tem que otimizar a caixa original.
Carro68.jpg

Essa peça que é o gargalo da porcaria.
Carro69.jpg

Aqui é o duto que puxa o ar da caixa de roda.
Carro70.jpg

A ponta dele afunila pra entrar naquele gargalo, serra nele.
Carro71.jpg

Funtime!!
Carro72.jpg

Essa semana vou mandar trocar essa bomba, não foi fácil retira-la não. Um óleo na rosca dela ajudou muuito.
Carro73.jpg

Aqui a flange que fiz pra turbina, em inox, fiz 3 e to vendendo uma nos classificados.

flange%20gt28%20inoxb.JPG

Era isso por enquanto.

Abs

della

Membro
Muito legal a trajetória e parabéns pelo projeto, a julgar pelas peças e pelo projeto vem um rojãozinho de mais de 300CV aí... chuto por volta de 350.
Só é uma pena não ter o teto, mas o carro está muito bonito, parabéns!

philippe

Membro
Caraa...to na mesma condição que vc falou no inicio...
Tenho um Aspro e to atras de um 180 MT...mas todos que olho ou estão muito caros ou em um estado de conservação bem pior que o meu.
Quanto foi $$$ até agora nessa brincadeira? Tenho muita vontade de deixar meu "aspira" mais forte.

Cfacioli

Membros VIP
Que isso hein alexandre, só coisa top.

Mas uma dica... nao fica andando com essas peças no porta malas não... já viu como tem espírito de porco no mundo né, vai que acontece uma zebra aí...

Boa sorte no projeto.

Thomas

Administrator
Legal fazer o projeto e registrar tudo!!
Realmente várias mudanças e com certeza muitos gastos!! O motor tava zerado hein? dono antigo cuidava bem...

Parabéns pelo projeto e vai postando os resultados!

Já tem média de preço gasto até agora?

Abração e boa sorte!!!

Top o projeto ta ficando show de bola... So uma coisa tem que dar uma abaixada no mininu...
Qto a central vai trocar a original por qual???
Abraço e boa sorte no projeto.

MarceloA3T

Membro
Muito legal o projeto !!

Parabéns !! Tudo escolhido muito bem, muito bom gosto nos detalhes de todas as peças que comprou !!

Qual as medidas turbina utilizada ?
Continue compartilhando com o clube !!
Queremos saber como vai ficar o projeto !

Abraços

ASCG

Novato
Cara que projeto TOP,, parabéns.. vou acompanhar de perto
Muita Boa Sorte
vc tá fazendo tudo certo,, com muita calma
eu não tenho essa paciencia toda
abçs

alexandresk

Novato
Valeu pela respostas de todos, com certeza vou detalhar bem como que vai ficar o carro e problemas etc.

della disse:
Muito legal a trajetória e parabéns pelo projeto, a julgar pelas peças e pelo projeto vem um rojãozinho de mais de 300CV aí... chuto por volta de 350.
Só é uma pena não ter o teto, mas o carro está muito bonito, parabéns!

Vlw, é pra essa faixa de potência mesmo. se der mais que 300 ja ta bom, na verdade acho que não precisa muito mais que isso pra se divertir. Depois mudo de ideia e parto pra uma GT30 num S3 2.0 hauhauh mas ai sim vai grana, ainda sou peixe pequeno.

philippe disse:
Caraa...to na mesma condição que vc falou no inicio...
Tenho um Aspro e to atras de um 180 MT...mas todos que olho ou estão muito caros ou em um estado de conservação bem pior que o meu.
Quanto foi $$$ até agora nessa brincadeira? Tenho muita vontade de deixar meu "aspira" mais forte.

Pois é cara, se a tua meta de potência é até 260cv (oque ja é ótimo) o certo é pegar um Turbo e colocar uma k04, agora como eu queria algo como 300-350 ai compensa em continuar com o aspro mesmo.

Vou fazer uma tabela de gastos depois.

Cfacioli disse:
Que isso hein alexandre, só coisa top.

Mas uma dica... nao fica andando com essas peças no porta malas não... já viu como tem espírito de porco no mundo né, vai que acontece uma zebra aí...

Boa sorte no projeto.

vlw, não pelo amor de deus, andando com monte de peça assim.. o carro ta parado em casa até inicio de maio, tava amaciando os 1000km e ja deu isso, tenho que trocar o óleo pra andar mais ( primeira troca depois da retifica) é que tenho um carro da firma pra trabalhar (gol 1.0 G3 pelado) , esse é de fim de semana e viajar.

Thomas disse:
Legal fazer o projeto e registrar tudo!!
Realmente várias mudanças e com certeza muitos gastos!! O motor tava zerado hein? dono antigo cuidava bem...

Parabéns pelo projeto e vai postando os resultados!

Já tem média de preço gasto até agora?

Abração e boa sorte!!!

vlw, vou colocar gastos depois.

Guilhermeudi disse:
Top o projeto ta ficando show de bola... So uma coisa tem que dar uma abaixada no mininu...
Qto a central vai trocar a original por qual???
Abraço e boa sorte no projeto.

vlw, cara a ideia é fazer chip com o over no final de maio quando ele vem pra ca fazer uma maratona. é que a proposta do carro é bem civil mesmo.

Ja tenho umas molas HR em casa, quando decidir por amortecedores elas vão entrar. Mas agora a prioridade é motor mesmo.

MarceloA3T disse:
Muito legal o projeto !!

Parabéns !! Tudo escolhido muito bem, muito bom gosto nos detalhes de todas as peças que comprou !!

Qual as medidas turbina utilizada ?
Continue compartilhando com o clube !!
Queremos saber como vai ficar o projeto !

Abraços

vlw, a gt2860rs 60mm com carcaça .60 e turbina de 53mm com carcaça .63

codezito disse:
Muito bom o tópico!

Fotos bem ilustrativas!

Já senti muito isso que você tá sentindo.... Tentar trocar um Aspirado zerado em um turbo e só achar fumo atrás de fumo....

Hoje em dia é complicado achar A3 1.8T conservado!

Parabéns pela iniciativa!!

A respeito da X5 ... Vale o preço do carro ? Sempre fui louco nesse carro... Tenho vontade de embarcar em um desses, qualquer hora!

Cara os que achei bom mesmo tinha que dar 15mil 20mil de volta. ai é complicado, como eu tinha ideia de fazer 2.0 e turbina grande(média né) ai valeu a pena. Cheguei a quase comprar um S3 por 49.000, queriam pagar 30k no meu. o carro tava bonito mas quando olhei por baixo, hmm tava acabado, e com problema na 4x4, sabia que ia me incomodar. desisti.

Cara a X5 é um carrão, literalmente, não é uma caminhonete, é um carro em escala maior, estabilidade de carro, sensação de carro, é muito bom. Claro que faz tudo que uma caminhonete faz, 4x4 alto do chão etc.. mas essa ai custava 85.000 e meu amigo que comprou gasto mais uns 10.000 pra trocar meia duzia de peças, ou seja, manutenção cara. sem falar que faz 8km/l na estrada na gasolina. fura o bolso. eu prefiro uma série 3 ou uma X1 28i das novas, bem mais leve no peso e consumo.

ASCG disse:
Cara que projeto TOP,, parabéns.. vou acompanhar de perto
Muita Boa Sorte
vc tá fazendo tudo certo,, com muita calma
eu não tenho essa paciencia toda
abçs

vlw, cara varias vezes pensei em chutar tudo pro alto e comprar outro carro forte (pronto) mas gosto de fazer as coisas, gosto de mecânica e tal. um hobby.

Cara Parabéns..

Só fiquei curioso quanto ao cambio do aspirado e do T 180, tem diferença mesmo, o manual 180 é tem as marchas mais alongadas..

abraços.

alexandresk

Novato
thiago - cara o cambio do aspirado é mais reduzido que dos turbos. antes a 100km/h em 5ª ficava a 3000rpm, com o cambio dos turbo fica em 2600rpm, parece pouco mas o carro fica mais solto e melhor de pegar estrada, apesar de menos agil. consumo melhorou na estrada a média de 100km de +-13km/l para +-14km/l.

AlissonA3T - Sim é um aspirado original que estou turbinando, a turbina ainda não esta dentro, eu to rodando com ele 2.0 aspirado, agora inicio de maio ele vai baixar oficina e instalar o turbo, coletor, intercooler, escape, etc. Expliquei meus motivos no 1º post.

vlw

alexandresk

Novato
CUSTOS:

preços com frete, não exato pq não lembro de tudo, mas mais ou menos isso ai.

Caixa dos Turbo R$ 1100,00 - era dum user não lembro o nome dele.
Vira Golf 2.0 R$ 550,00 - ML, era um desmanche em Passo Fundo RS, pessoal muito bom, o vira tava zero mesmo.
Bielas Scat R$1100,00 - com o user PC do vwgolfclub.com
Pistões IAPEL R$ 1200,00 - AP 2.0 cabeça plana com anéis e pinos - ProRace Caxias do sul - depois foi usinados para fazer a cava na própria oficina.
Kit Correia: R$ 900,00 Kit Correia dentada e bomba agua da ECS - com o user PC do vwgolfclub.com
Coletor SPA R$ 320,00 Com pé T25 - ProRace caxias
Coletor adm R$ 300,00 Original dos 180cv small port - com o user joaocarlos, acho que do golfclube tb
Intercooler: R$ 800,00 - Eurorace - do user christiano lima, com tudo que substitui o pancake e mangueira que liga o inter a TBI
GT2860RS: R$ 3100,00 :doido: - do user engenheiro loko
Embreagem: R$ 1800,00 - stage 1 da Sachs pela loja performance cafe. as molas vão ser modificadas para segurar maior potencia.
Manometros: R$ 280,00 - ODG fullcolor, Boost e Oleo, mas so vou usar o Boost - Pro race caxias
Wideband meter: R$ 850,00 - Wideband da Fueltech slim com sonda - Pro race caxias
Aero: R$ 450,00 - pintado - do ML por 290 (sem pintura) do ricardo, muito bom.
Bicos: R$ 860,00 - 80lb/min - do ML, acho que é
Wastegate: R$ 500,00 - a minha eu tenho a muito tempo mas uma nova da SPA modelo USA ta isso.
Valvula alivio R$ 150,00 - BOV - xingling de um amigo meu que não vai usar.
Short Shifter TT R$ 200,00 - user PC

Mão de Obra R$ 3500,00 - Isso inclui retifica, retentor virabrequim, casquilhos retentores cabeçote. e toda mão de obra pra refazer o motor.

TOTAL: 17.960,00 até agora. deve ter mais uns 1000reais de miudezas

Falta muita coisa, mas o mais caro ja foi.

Oque falta.

MO de instalação, deve dar mais uns 2000
Escape, ja fiz orçamento em downpipe em inox e o resto comum 1900
Bomba combustivel
Remap do Over
Tubulação de inlet
tomara que seja so isso.

depois claro, suspensão, rodas, freios, e chego na falência antes dos 30 hahahah.

Ou seja, a conta final deve passar um pouco dos 20mil. aff, nen queria fazer essa conta. hauhauha

Se ele fosse turbo eu só não precisaria gastar na caixa e no coletor de adm, ou seja uma economia de 1400,00 e ainda tenho a minha caixa velha em casa. minha mãe so não joga fora pq não consegue levantar. hauhauhau

ADMIN, não sei se poderia dizer o nome dos lugares e dos users que comprei, mas acho que so ajuda certo?

abs.

Belo projeto Alexandre, e muito bem documentado! A cereja do bolo nesse tópico vai ser o vídeo do carro rasgando asfalto! (em vias apropriadas, claro)

Boa sorte!

della

Membro
Alexandresk,

Fique tranquilo quanto a divulgar a origem das peças, não tem problema nenhum nisso.
Cara, esse é o primeiro projeto de turbinar um aspro que temos documentado por aqui, este tópico pode ajudar muita gente que pensa em fazer isto, mais uma vez parabéns pela iniciativa!

PS: O Roxo vai se contorcer lendo este tópico...

Abraço,