Aquecimento motor- ventoinha- ar condicionado (golf gti 180)

dudsleandro

Membro
O meu 180 vive derretendo fusive e 30a em poucos dias, alguma solucao? o AR funciona normalmente, porem passado uns dias pode abrir o capo que o plastico do fusivel esta derretido, creio que seja do calor do cofre ali perto algo assim, pois ele nao queima..apenas derrete.
 

Rodinei

Moderador
O meu 180 vive derretendo fusive e 30a em poucos dias, alguma solucao? o AR funciona normalmente, porem passado uns dias pode abrir o capo que o plastico do fusivel esta derretido, creio que seja do calor do cofre ali perto algo assim, pois ele nao queima..apenas derrete.

O calor não faria isto, certamente está com mal contato nas conexões, verifique e revise elas.

Vlw.
 

gondimvitor

Novato
Galera ajuda ae, eu li tudo aqui mais ainda nao consegui identificar meu problema, meu carro nao liga a ventoinha, somente quando eu ligo o ar-condicionado elas ligam, sera que tem algum fusivel delas que nao venha a estar ligado com o AR, e possa dar esse problema!? Ou pode ser sensor de temperatura zuado!?
 

gondimvitor

Novato
Digamos que quando da os 90 graus e era para ligar elas nao ligam!? Os 3 fusíveis em cima da bateriam sao referentes a quais partes do carro!? Valeu
 

Andr3T

Membro
gondimvitor disse:
Galera ajuda ae, eu li tudo aqui mais ainda nao consegui identificar meu problema, meu carro nao liga a ventoinha, somente quando eu ligo o ar-condicionado elas ligam, sera que tem algum fusivel delas que nao venha a estar ligado com o AR, e possa dar esse problema!? Ou pode ser sensor de temperatura zuado!?
Eu chuto que seja as ventoinhas, precisamente o primeiro estágio delas. Existe uma resistência na própria ventoinha que derruba a tensão para o primeiro estágio, essa resistência queima e você só fica com o segundo estágio. O segundo estágio só aciona com A/C ligado ou quando chega a 102 graus do líquido de arrefecimento. Entre no modo de diagnóstico do climatronic e entre no canal 49, terá a leitura exata da temperatura da água.
 

gondimvitor

Novato
André Dal Molin disse:
Eu chuto que seja as ventoinhas, precisamente o primeiro estágio delas. Existe uma resistência na própria ventoinha que derruba a tensão para o primeiro estágio, essa resistência queima e você só fica com o segundo estágio. O segundo estágio só aciona com A/C ligado ou quando chega a 102 graus do líquido de arrefecimento. Entre no modo de diagnóstico do climatronic e entre no canal 49, terá a leitura exata da temperatura da água.
Opa Andre tudo bem? Entao fui lá no carro, liguei, coloquei no climatronic no numero 49, e fui acelerando até chegar no 102, na realidade nao bateu 102 foi até 99 mais imaginei que nao mostraria os 102, quando achei que já tinha dado os 102 fui la no motor ver as ventoinhas, e estavam ligadas, quando tirei o pé e deixei esfriar e caiu para 97, 98 graus, elas desligaram!Acredito que somente o segundo estagio esta funcionando! Entao cheguei a conclusao que devo troca-las?hahaha shit! pois o Climatronic esta mostrando corretamente. abraços
 

Andr3T

Membro
Pois é, nem deveria estar chegando a isso não. O normal é ficar até 95 graus no máximo, o meu 180cv fica entre 90 e 93 graus o tempo inteiro. Veja se é a resistência do primeiro estágio da ventoinha. Leve num mecanico que entenda disso e veja com ele, o ideal é comprar as ventoinhas novas, mas tem gente que faz uma gambiarra leve adaptando outra resistência qualquer no lugar da antiga, voltando a funcionar o primeiro estágio. A resistência deve apenas promover uma queda de tensão de 12V para 6V a 8V mais ou menos.
 

gondimvitor

Novato
André Dal Molin disse:
Pois é, nem deveria estar chegando a isso não. O normal é ficar até 95 graus no máximo, o meu 180cv fica entre 90 e 93 graus o tempo inteiro. Veja se é a resistência do primeiro estágio da ventoinha. Leve num mecanico que entenda disso e veja com ele, o ideal é comprar as ventoinhas novas, mas tem gente que faz uma gambiarra leve adaptando outra resistência qualquer no lugar da antiga, voltando a funcionar o primeiro estágio. A resistência deve apenas promover uma queda de tensão de 12V para 6V a 8V mais ou menos.
Entao André, amanha mesmo vou levar, estava vendo será que pode ser o Relê da ventoinha? como este aqui do ML
Ou tenho que trocar as duas ventoinhas mesmo? valeu mais uma vez ai Andre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495350141-modulo-rele-da-ventuinha-golf-audi-a3-polo-bora-new-beatle-_JM
 
Amigos me ajudem por favor... estou com problemas no Ar-Condionado do meu A3 99 aspirado 1.8 cambio manula

Então vou iniciar como tudo começou.

A ventoinha maior parou de funcionar então tive que trocar ela + um relê, e quando chega a + ou - 95º C a grande e a pequena acionam juntas ....
como é o funcionamento delas? apenas uma tem que acionar ou as duas tem que acionar juntas quando atinge a temperatura de 90 a 95ºC?
Então amigos depois que troqueis estas duas peças o Ar-Condicionado parou de funcionar,agora esta só na ventilação, eu detectei o problema quando cheguei em
casa e resolvi ligar o Ar-Condicionado e percebi que o compressor não armou, abri o capo e vi que nenhuma das ventoinhas armaram ao ligar o AR-condicionado...
será que o eletricista fez alguma M ao trocar o relê e a ventoinha? e qual das ventoinhas é do ar condicionado? o compressor só arma se uma dela acionarem? me ajudem por favor!....
 

Andr3T

Membro
Reinaldo, em cima da bateria há uma caixinha de fusíveis. Verifique todos por favor e veja se tem algum queimado.
 

gabrielm

Novato
no a3 as ventoinhas tem 2 estagio.

primeiro estagio aciona as 2 pela temperatura ou quando o a/c esta ligado. com o ac ligado as ventoinhas ficam sempre funcionando...as 2 tambem acionam o primeiro estagio as vezes depois que desliga o carro.

segundo estágio só aciona em caso de emergencia quando sobe pra mais de 100 a temperatura do motor. (no meu caso tive problemas com o primeiro estagio...dae as ventoinhas ficava acionando e desligando o segundo estagio apenas).

depois arrumei a resistencia das duas. dae resolveu.

manda revisar todo o sistema. do a/c pode ser o compressor que deu pau.
 
Ola pessoal do forum,

Sou formado em Engenharia Mecanica trabalhei em oficina de carros importados por mais de 20 anos e minha especialidade era com cambios automaticos e atualmente agora irei trabalhar com peças sou apaixonado por carros e possuo uma A3 turbo 180cv tiptronic .
Irei descrever como funciona os ventiladores do motor:
Quando o motor chega + ou - a 102C,103C os dois ventiladores devem ligar na baixa velocidade e se o motor chegar se não me engano a 107C,108C os dois ventiladores ligam na alta velocidade e quando voce liga o A/C a alta velocidade tambem é acionada.
Os ventiladores costumam pifar tanto nos modelos turbo de 150cv e 180cv, sendo mais comum o ventilador menor pifar no 150cv e a maior nos modelos 180cv.
Os ventiladores param de funcionar pelos seguintes motivos:
1-Modulo de acionamento que fica embaixo da caixa da bateria.
2-Algum fusivel queimado
3-Defeitos no proprio ventilador
Quando isso ocorre o A/C (ar condicionado) não gela bem , o mostrador de temperatura passa dos 90C, e o carro perde rendimento,tive o azar pois meu carro
parou de funcionar a baixa velocidade dos dois ventiladores tive que substiuir ambos. $$$$.
Para terem certeza qual o defeito desconectem o chicote do ventilador há tres pinos um é terra os outros dois pinos são 12 Volts uma para a baixa velocidade e outra para a alta velocidade ,pegem dois fios avulsos e ligem direto neles se não funcionarem o problema são os ventiladores ,agora se funcionarem as duas velocidades pode ser o modulo ou algum fusivel.

Abs.

Obs:Esta é minha primeira postagem , sei que é complicado achar um profissional de confiança e que entenda desses carros qualquer duvidas ou precisarem de peças estou a disposição.
 

gabrielm

Novato
explica sobre as resistências que tem nas ventoinhas...

não precisei trocar os ventiladores. o eletro sacou eles fora por baixo do carro e arrumou. no meu caso só funcionava a segunda velocidade.

sem contar a dificuldade de achar as 2 ventoinhas pro 180 tiptronic.
 
Bom dia amigos do forum,

Obrigado Della pelas boas vindas!

Olá Gabriel sobre as resistencias que possuem nos ventiladores ,elas servem para fazer as baixas e altas velocidades, no meu caso levei num eletrecista para tentar conserta-las o ventilador maior não ligava em nenhuma velocidade procurei um eletrecista ele trocou o carvão de contato e a alta velocidade voltou, mas foi quando reparei que ambas ficaram ligando so na alta, levei de volta mas no fim das contas so gastei $$$ e não resolveu o problema como gosto de solução e odeio desperdiçar $$$$ comprei duas novas pois me informei tem casos que o ventilador maior tem conserto mas a pequena quando quebra não tem remedio a não ser substiuir. No meu carro que o motor é de 180cv o motor do ventilador é todo blindado ,acho que há modelos de ventiladores em que as resitencias são externas podendo assim serem reparadas ja nos turbo de 180cv não ha muito o que fazer a não ser o que dito anteriormente.
 
Olá, tenho um golf tiptronic 180cv tbm, fui da uma esticada com ele e dps o Ar parou de funcionar, começou a passar dos 90º, ai fiz os testes de fusiveis, testei os eletro entiladores direto só que funcionou só mente 1 velocidade, pode ser que tenha q trocar eles e a central tbm?
 

bftheo2

Novato
Acabei de ter um problema. No meu a ventoinha não desliga mesmo depois de muito tempo, arriou a bateria duas vezes e acabei desconectando o conujunto. Um mecânico olhou e condenou a caixa de relés controladora do ar que é muito cara.
Vou tentar mexer nesses fusíveis.
 
Boa tarde pessoal... estou com um problema parecido com esses citados abaixo e gostaria muito de poder dividir esta "bucha" com vcs rsrs... no intuito de alguem me ajudar e eu poder ajudar com minhas irnformações tambem etc. Bom vamos lá...

Eu tenho um Audi A3 2001 que começou a esquentar... no inicio, eu muito injenuo continuei andando com o carro porem nunca deixei chegar no limite da temperatura, como ando pouco e distancias curtas de 1,5 a 3 km no maximo, nao chegava a ferver o carro... dai decidi que teria que resolver este problema de uma vez antes que ficasse pior, pois em uma das vezes que esquentou a coneção d'água que sai do motor e onde vai o sensor de temperatura trincou e começou um vazamento. Tenho um amigo meu que é mecanico muito bom, tenho certeza disto pois o conheço bem, e acompanho o trabalho dele... resolvemos que iria mexer no carro e começamos pelas partes mais obvias: Trocamos a conecção, trocamos o sensor de temperatura e retiramos a valvula termostatica... nada! o carro continuava esquentando, trocamos o cebolão e nada.... daí observamos que a mangueira de retorno ( aquela que vai do radiador para a valvula termostatica ), estava fria. Então resovemos abrir para verificar a bomba d'água. Supimpa!!!! Estava com o rotor ( de plastico ) quebrado e caido dentro do motor, ou seja, nem havia bomba d' água funcionando. Trocamos a bomba e conectamos tudo novamente... agora a água circula por todo o sistema ( deixamos sem a valvula termostatica para testar ), demora mais tempo para esquentar, mas ainda não está "abrindo" a ventuinha de refrigeração.

O curioso é que quando ligo o Ar Condicionado, as duas ventuinhas ligam normalmente e a temperatura da água começa a cair. Olhei os fusiveis na caixinha encima da bateria e "aparentemente" estao todos normais.Outro fator curioso é que o sensor de temperatura depois de trocado, com essa historia de esquenta, esfria, esquenta esfria... agora ele não passa de 90 graus de jeito nenhum e também mudou de cor, aparentando ter danificado ( pelo menos assim penso ).. pode deixar fritar que ele nao passa de 90. Por via das duvidas quando atinge 90, eu espero um pouco mais e vou observando o motor e a medida que notoriamente a temperatura lá sob o capo sobe, eu ja desligo pra nao deixar fritar de vez e ferrar com tudo.

Agora, vou comprar o sensor de temperatura novo para resolver este problema da temperatura nao passar de 90 pra ver se passando a temperatura, o modulo faz a leitura e manda o comando para o cebolão abrir a ventuinha...

Mas gostaria de saber a opinião de voces... talvez eu esteja esquecendo de algum detalhe que pode influenciar neste problema...

OBS: Sou leigo, porém muito detalhista e cauteloso ao mexer no meu carro. Estou mexendo assim com um amigo meu mecanico e nao em oficina, porque na minha cidade ( que é pequena ), as oficinas acham que quem possui Audi é rico e cobram só pra olhar o carro ( Um absurdo ). Como eu o conheço e ele trabalha em uma oficina mecanica, então fiquei seguro de mexer em casa mesmo com o auxilio dele. Acompanho toda a desmontagem e montagem do carro e os diagnosticos... enfim é uma empreitada a 4 mãos a solução deste problema rsrs.

Meu proximo passo caso nao funcione com a troca do sensor de temperatura por um novo, será partir para a ventuinha.

Agradeço e conto com a opiniao de voces.

Obrigado!!!
 
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