Fala moçada..
novamente venho pedir o auxilio de vocês. Acho que fui "premiado" com este carro ou botaram uruca das grande mesmo.
Estou com problema de aquecimento do motor devido ao não ligamento da ventoinha. O que será que pode ser?
O que ocorre é que de uns tempos pra cá, notei que a ventoinha não liga mais. Até então o carro não passava dos 90º a temperatura. Esses dias de manhã peguei um congestionamento grande e beeem lerdo... quando menos espero, olho o capô e vejo uma fumacinha saindo de lá. Olhei a temperatura e: "batata". Esquentou... chegou ao primeiro risco depois dos 90º. Encostei, esfriei um pouco, abri o reservat´porio e adicionei água novamente (claro, com o motor ligado, para fazer a mistura)... depois disso, n~çao esquentou mais. A agua não desce também, só se "ferver".
Sabado fui testar novamente e depois de muito tempo com o carro ligado e acelerando forte o problema voltou. A ventoinha não liga de jeito nenhum. O ar condicionado também não liga (não aciona a ventoinha). Levei no mecanico sabado (lá que foi testado e esquentou novamente) e ele não sabia dizer o que poderia ser, assim, "de primeira"... só disse que não era bomba dágua e podia ser algum sensor.
Na primeira vez que deu o problema, levei num eletricista pra dar uma olhada por cima e ele disse que o carro já tem histórico de problema. A caixa de fusivel em cima da bateria já tem um fusivel adaptado e bem da ventoinha. O fio do alternador está ou esteve superaquecendo (está com a ponta proxima do fusivel, preta). Olhou em baixo do carro e lá tem alguma coisa que não entendi muito bem o que é, em baixo da bateria +- (tem algum sensor por lá.. sei lá) e ele disse que ali tb tinha histórico, visto que estava vedado com silicone. Me disse tb que se o problema for ali, pode ser uma facada de caro a peça. Sinceramente não sei o que é ou pode ser. No mecanico e no eletricista, não pedi para mexerem pq o carro ainda está na garantia, porém relatei o problema à loja, fui até lá, e eles não querem assumir. Só me dizem que parte interna do motor, caixa e diferencial. Vou colocá-los no pau, mas tirando isto, preciso resolver estes problemas e tenho medo de ser algo extremamente caro.
Ahhh..... hoje, agora há pouco, liguei o carro por um tempo e escutei a ventoinha ligar, mas ficou uns 10seg. e já desligou. A temperatura estava ainda no primeiro risco do inicio.
Alguém pode dar uma luz do que +- pode estar ocorrendo?
Ps.: o carro só superaquece se pegar congestionamento grande em que fique muito anda e para por muito tempo. Caso contrário, a temperatura fica normal.
Desculpa o tamanho do relato, mas acho que quanto mais explicação do que acontece, fique mais fácil de tentar solucioná-lo.
novamente venho pedir o auxilio de vocês. Acho que fui "premiado" com este carro ou botaram uruca das grande mesmo.
Estou com problema de aquecimento do motor devido ao não ligamento da ventoinha. O que será que pode ser?
O que ocorre é que de uns tempos pra cá, notei que a ventoinha não liga mais. Até então o carro não passava dos 90º a temperatura. Esses dias de manhã peguei um congestionamento grande e beeem lerdo... quando menos espero, olho o capô e vejo uma fumacinha saindo de lá. Olhei a temperatura e: "batata". Esquentou... chegou ao primeiro risco depois dos 90º. Encostei, esfriei um pouco, abri o reservat´porio e adicionei água novamente (claro, com o motor ligado, para fazer a mistura)... depois disso, n~çao esquentou mais. A agua não desce também, só se "ferver".
Sabado fui testar novamente e depois de muito tempo com o carro ligado e acelerando forte o problema voltou. A ventoinha não liga de jeito nenhum. O ar condicionado também não liga (não aciona a ventoinha). Levei no mecanico sabado (lá que foi testado e esquentou novamente) e ele não sabia dizer o que poderia ser, assim, "de primeira"... só disse que não era bomba dágua e podia ser algum sensor.
Na primeira vez que deu o problema, levei num eletricista pra dar uma olhada por cima e ele disse que o carro já tem histórico de problema. A caixa de fusivel em cima da bateria já tem um fusivel adaptado e bem da ventoinha. O fio do alternador está ou esteve superaquecendo (está com a ponta proxima do fusivel, preta). Olhou em baixo do carro e lá tem alguma coisa que não entendi muito bem o que é, em baixo da bateria +- (tem algum sensor por lá.. sei lá) e ele disse que ali tb tinha histórico, visto que estava vedado com silicone. Me disse tb que se o problema for ali, pode ser uma facada de caro a peça. Sinceramente não sei o que é ou pode ser. No mecanico e no eletricista, não pedi para mexerem pq o carro ainda está na garantia, porém relatei o problema à loja, fui até lá, e eles não querem assumir. Só me dizem que parte interna do motor, caixa e diferencial. Vou colocá-los no pau, mas tirando isto, preciso resolver estes problemas e tenho medo de ser algo extremamente caro.
Ahhh..... hoje, agora há pouco, liguei o carro por um tempo e escutei a ventoinha ligar, mas ficou uns 10seg. e já desligou. A temperatura estava ainda no primeiro risco do inicio.
Alguém pode dar uma luz do que +- pode estar ocorrendo?
Ps.: o carro só superaquece se pegar congestionamento grande em que fique muito anda e para por muito tempo. Caso contrário, a temperatura fica normal.
Desculpa o tamanho do relato, mas acho que quanto mais explicação do que acontece, fique mais fácil de tentar solucioná-lo.