Aquecimento motor- ventoinha- ar condicionado (golf gti 180)

mohaully

Membro
Fala moçada..

novamente venho pedir o auxilio de vocês. Acho que fui "premiado" com este carro ou botaram uruca das grande mesmo.

Estou com problema de aquecimento do motor devido ao não ligamento da ventoinha. O que será que pode ser?

O que ocorre é que de uns tempos pra cá, notei que a ventoinha não liga mais. Até então o carro não passava dos 90º a temperatura. Esses dias de manhã peguei um congestionamento grande e beeem lerdo... quando menos espero, olho o capô e vejo uma fumacinha saindo de lá. Olhei a temperatura e: "batata". Esquentou... chegou ao primeiro risco depois dos 90º. Encostei, esfriei um pouco, abri o reservat´porio e adicionei água novamente (claro, com o motor ligado, para fazer a mistura)... depois disso, n~çao esquentou mais. A agua não desce também, só se "ferver".

Sabado fui testar novamente e depois de muito tempo com o carro ligado e acelerando forte o problema voltou. A ventoinha não liga de jeito nenhum. O ar condicionado também não liga (não aciona a ventoinha). Levei no mecanico sabado (lá que foi testado e esquentou novamente) e ele não sabia dizer o que poderia ser, assim, "de primeira"... só disse que não era bomba dágua e podia ser algum sensor.

Na primeira vez que deu o problema, levei num eletricista pra dar uma olhada por cima e ele disse que o carro já tem histórico de problema. A caixa de fusivel em cima da bateria já tem um fusivel adaptado e bem da ventoinha. O fio do alternador está ou esteve superaquecendo (está com a ponta proxima do fusivel, preta). Olhou em baixo do carro e lá tem alguma coisa que não entendi muito bem o que é, em baixo da bateria +- (tem algum sensor por lá.. sei lá) e ele disse que ali tb tinha histórico, visto que estava vedado com silicone. Me disse tb que se o problema for ali, pode ser uma facada de caro a peça. Sinceramente não sei o que é ou pode ser. No mecanico e no eletricista, não pedi para mexerem pq o carro ainda está na garantia, porém relatei o problema à loja, fui até lá, e eles não querem assumir. Só me dizem que parte interna do motor, caixa e diferencial. Vou colocá-los no pau, mas tirando isto, preciso resolver estes problemas e tenho medo de ser algo extremamente caro.

Ahhh..... hoje, agora há pouco, liguei o carro por um tempo e escutei a ventoinha ligar, mas ficou uns 10seg. e já desligou. A temperatura estava ainda no primeiro risco do inicio.


Alguém pode dar uma luz do que +- pode estar ocorrendo?

Ps.: o carro só superaquece se pegar congestionamento grande em que fique muito anda e para por muito tempo. Caso contrário, a temperatura fica normal.

Desculpa o tamanho do relato, mas acho que quanto mais explicação do que acontece, fique mais fácil de tentar solucioná-lo.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Bem simples, derreteu o suporte do fusível que fica acima da bateria!

Esse problema é típico do Golf/A3, tenho 99% de certeza que é isso.

Tire a capa da bateria e abra a caixinha de fusíveis, tem três fusíveis verdes que ficam na direita da caixinha. O mais a esquerda dos três é o que controla o AC/Ventoinhas e via de regra sempre derrete a base.

Inclusive nem recomendo colocar uma caixinha de fusíveis nova, leve num auto elétrico e peça pra ele instalar um fusível separado pra isso por fora...fiz assim no meu carro e ficou 100%.

Se vc trocar a caixinha, a qualquer momento ela vai derreter denovo...
 

mohaully

Membro
então... não é aí o problema... já tem essa "gambiarra" do fusível da ventoinha feito... um eletricista testou e tava passando corrente normalmente...

agora vem a pergunta: se derrete com facilidade, porque acontece isso? Estamos falando de carros que na época, atualizando em valores atuais, chegam próxima a 100.000,00... aí, eu que sempre fui defensor da VW comçarei a meter o pau tb.... probleminhas ´ridiculos em carros de valor alto... um caixa de fusiveis subdimensioanda?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Provável, pois só a ventoinha do AC consome uma corrente do "baralho", junte ainda a embreagem do compressor e outras coisas "penduradas" nesse fusível, possivelmente é subdimensionado sim.

Cara, os sintomas que você falou são muito parecidos com esse fusível com problema. Se já foi feita a gambi, eu apostaria que ela tá com algum problema então...

Com o motor frio o AC liga?

Pq se o motor sobre-aquecer (o que seria só problema na ventoinha ou sensor de temp) por segurança a IE não deixa ligar o AC.
 

mohaully

Membro
o ar condicionado não liga nem com ele frio e nem quente. Não escuto nem aquele barulho que faz quando "atraca" (faz espécie de um estalo no motor) quando liga.

Engraçado que ontem a noite, quando liguei o carro por um tempinho, a ventoinha ligou por uns 10s e desligou (isso que o motor tava frio ainda - tava no primeiro risquinho do início).

No golfclub disseram que pode ser um relé que fica embaixo da bateria (relé de acionamento da ventoinha). Onde encontro isso e será que é caro?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Dá uma olhada no MercadoLivre pra procurar o relé, novo eu não sei se tem outra solução senão em concessionária. Eu lembro de ter visto usado na faixa de R$ 300, esse relé é bem caro, pois é ele que gerencia todo Climatronic e as ventoinhas...

Pode ser ele com problema sim, mas eu insisto na gambi ainda. Teste você mesmo a continuidade do fusível que foi instalado até o chicote da ventoinha e do AC...
 

mohaully

Membro
No mercadolivre achei diversos relés, mas como não tenho a numeração, não dá pra saber se é algum daqueles... tenho que falar com eletricista pra ele ver a numeração. Liguei na concessionária e custa 830,00 um novo.... com desconto eu conseguiria por quase 600,00 (claro... isso se realemente for este o problema)...
Achei um eletricista que mexe com este tipo de carro também e quero ver se levo pra ele essa semana ainda... aí peço pra testar a caixa de fusível e este relé tb...
 

Micuim

Membro
Até que o valor na concessionária, com este desconto, não é muito absurdo, levando-se em conta que é uma peça que tem uma vida útil bem longa...
 

RafaPR

Consultor Técnico
O que vale não é a pecinha física e sim todo conhecimento e pesquisa que foram gastos pra desenvolvê-la. As vezes a gente só vê a "casca" e esquece do resto...

Se fosse assim, é um absurdo também nego que paga 1, 2, 3 mil reais numa turbina, ou num jogo de pistões forjados, etc. No fundo é só um monte de ferro fundido!
 

mohaully

Membro
andei mexendo nos fusiveis hoje, aqueles em cima da bateria..... triei-os assoprei e coloquei novamente..... bote fé que voltou a funcionar o ar condicioando..... não sei se foi por causa disso, mas agora ele tá gelando e as ventoinhas ligam quando ligo ele (menos mal... pelo menos tenho a ventilação "forçada" agora)......

Deixei esquentar até 90º por um tempinho e a ventoinha não ligou automaticamente..... ainda to com este problema pra resolver
 

BPINATTI

Novato
Estou com um problema parecido no meu audi a3 150t, quando estou na cidade e ligo o ar a temperatura começa a subir, e passa dos pontuais 90 para 100, e ai o ar digital desliga o compressor e fica só na ventilação, porém verifiquei que a ventoinha esta ligando o que pode ser??? o mecanico falou que pode ser problema no comprassor do ar.abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
Veja se a ventoinha grande aciona junto quando vc liga o ar, se ela não tiver ligando aí está o seu problema...
 

Ducatboy

Novato
Acho que também é meu problema. O ar parou de funcionar e o dia depois, deu superaquecimento...

Alguém pode me passar o contato de algum auto elétrico em SP?
 

rcortizo

Novato
No meu A3 tive um problema parecido com esse, o ar nao gelava e a ventoinha grande nao funcionava, o meu nao chegou a superaquecer pois logo no primeiro dia que comprei o carro levei na oficina para trocar ver o ar que nao funcionava. tive que trocar a torre do compressor R$ 180 e o eletro-ventilador (380 se nao me engano). Ficou file, o carro ta gelando e nao passa dos 90.

Abs e boa sorte.
 

RPETIZ

Novato
E ai galera, o meu estava acontecendo justamente isso, até relatei em outro tópico, segui a dica da caixa de fusíveis em cima da bateria, foi certeiro, o fusível havia derretido, proválvemente não seja subdimensionamento, porque ai ele teria se rompido, e sim a exposição as altas temperaturas próximas ao motor, ainda mais quando você está parado em um engarrafamento de 1h. a caixa deveria ter uma isolação maior a temperatura.


Abraço.
 

TomPolli

Novato
O meu aconteceu hoje, deu uma de mexanico e troquei a valvula termostatica, nada esta do mesmo jeito, parece que esta com ar no sitema de arrefecimento.
O ar condicionado funciona perfeitamente, fiz o teste da ventuinha aciona com o filzinho, tem dois sensores de temperatura pelo que vi , sei la se os troco para ver.
Amangueira que sai do radiador esquenta demais a que sai do motor aonde troquei a valvula termostatica nem esquenta Affffff sei la o que faço.
 

RPETIZ

Novato
TomPolli disse:
O meu aconteceu hoje, deu uma de mexanico e troquei a valvula termostatica, nada esta do mesmo jeito, parece que esta com ar no sitema de arrefecimento.
O ar condicionado funciona perfeitamente, fiz o teste da ventuinha aciona com o filzinho, tem dois sensores de temperatura pelo que vi , sei la se os troco para ver.
Amangueira que sai do radiador esquenta demais a que sai do motor aonde troquei a valvula termostatica nem esquenta Affffff sei la o que faço.


O meu estava deste jeito e foi a válvula termostática, começou passando a temperatura dos 90 algumas vezes, depois era direto, qualquer volta na quadra já ia a 110, e você tocava na mangueira que sai do motor e a mesma estava gelada.
 

mohaully

Membro
eu abri esse tópico e depois esqueci de postar o resultado final...

o problema foi resolvido faz mto tempo... um pouco depois q abri o tópico... levei em uns 2 eletrcistas e mecânicos, cada um dizia uma coisa... relé de não sei o q... valvula termostática... ou seja... tudo no chutometro e me passando orçamentos altos.

O que eu fiz... belo dia abri o capô e fui mexer na caixa de fusível q fica em cima da bateria... tirei um a um e limpei.... resultado: Ventoinha acionando e Ar funcionando normalmente..... então, a dica é: sempre, primeiramente, verifique os fusiveis... mesmo q pareceçam não estar queimados, tire-os do lugar, faça uma limpeza nos contatos e veja se resolve...

Outro dia tb... tava andando de boa e de repente acendeu um aluz no painel...... ABS.... e não queria apagar...pensei: "outra zica? Aí é pracabá"!!1 Tinha recem saido da oficina, onde tava lá pra ajustarem o cambio, q por sinal, ainda não resolveram totalmente... o carro perdeu força... pareceia q tinha desligado a turbina.... manco, manco manco... pra chegar em 60Km/h era um sofrimento... já tava loco da vida... e não voltava ao normal....

aí pensei... se acusa ABS, o carro (a injeç~çao) deve limitar a velocidade por questões de segurnça.... por isso q não rendia...

cheguei em casa... o que fui fazer? Verificar os malditos fusiveis lá na frente ( q tb são dos ABS).... a mesma coisa da ventoinha.... tirei, limpei, e tudo voltou ao normal...

Acredito que, pelo local onde fica essa caixa de fusiveis, na frente do motor, deve pegar muita sujeira e acaba acumulando nos contatos... Acredito que seja bom, de vem quando, retirar um a um, limpá-los... assobrar os contatos na caixinha... passar um pincelzinho.... assim evitam os pequenas problemas, que mesmo sendo simples e fáceis de resolver, sempre preocupam e incomodam.
 
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