Ajuda - Preparação Fusca 1900 forjado

Cfacioli

Membros VIP
Galera, seguinte, to com o motor do meu fusca retificado faltando só montar.

- Bloco standard prisioneiro fino
- Kit 1900 forjado mahle
- cabeçotes 6 aletas trabalhados
- 02 carburadores solex 40 c/ admissão
- Comando samcams 290

Tá faltando montar, o resto da mecanica tá feita, suspensao completa, troca da suspa dianteira por de brasilia c disco, cambio, rolamentos de roda, terminais de direção etc etc.

A intenção, ERA montar turbo, turbina pequena. Porém, conversei com um cara aqui em Uberlandia que montou um 1500 com carburacao simples e supercharger do fiesta. Ficou excelente.

O que acham dessa receita? Será que o supercharger alimenta um 1900?

Ou é melhor turbo? Qual turbina indicam?

O carro será para final de semana, e quero algo em torno de 130 cvs pq nao forjei bielas nem virabrequim.... sem contar que as paredes do bloco ficaram bem finas depois da usinagem.

Abraços!

Cfacioli

Membros VIP
Eu sei, tanto é que nem quis alongar o cambio para dar final... é coisa pra passear mesmo, ter na garagem e as vezes dar uma esticadinha de 1ª e 2ª...

jefersong

Membro
Cfacioli disse:
Eu sei, tanto é que nem quis alongar o cambio para dar final... é coisa pra passear mesmo, ter na garagem e as vezes dar uma esticadinha de 1ª e 2ª...
Vc não acha que não vai ficar muito curta a relação de marchas. Eu colocaria a coroa e pinhão do gol bx.

Cfacioli disse:
Galera, seguinte, to com o motor do meu fusca retificado faltando só montar.

- Bloco standard prisioneiro fino
- Kit 1900 forjado mahle
- cabeçotes 6 aletas trabalhados
- 02 carburadores solex 40 c/ admissão
- Comando samcams 290

Tá faltando montar, o resto da mecanica tá feita, suspensao completa, troca da suspa dianteira por de brasilia c disco, cambio, rolamentos de roda, terminais de direção etc etc.

A intenção, ERA montar turbo, turbina pequena. Porém, conversei com um cara aqui em Uberlandia que montou um 1500 com carburacao simples e supercharger do fiesta. Ficou excelente.

O que acham dessa receita? Será que o supercharger alimenta um 1900?

Ou é melhor turbo? Qual turbina indicam?

O carro será para final de semana, e quero algo em torno de 130 cvs pq nao forjei bielas nem virabrequim.... sem contar que as paredes do bloco ficaram bem finas depois da usinagem.

Abraços!

Este charger é muito pequeno (é do M24 que você está falando não é?).
No minimo um m45 (vai de motores 1.6 até 2.0), ja montei um bora e uma saveiro com o m24 (ambas injetadas), te falo que se voce fizer tudo certinho acerto de tamanho das polias e um belo de um acerto no carburador vc vai ver com anda (666.

Pra isso voce tera que colocar um ou dois suplementares antes do charger pra poder esfriar o ar, pois ele gera Muiiiiito calor, chegando até 130º na admissão. Se fosse possivel por uma Fueltech, ai seria O bicho ehehe
abraços

Cfacioli

Membros VIP
jefersong disse:
Cfacioli disse:
Vc não acha que não vai ficar muito curta a relação de marchas. Eu colocaria a coroa e pinhão do gol bx.

Ah... nao queria alongar até mesmo para nao incentivar a velocidades muito altas... o negocio é tiro curto mesmo...

Rafaelmedeiros disse:
No minimo um m45 (vai de motores 1.6 até 2.0), ja montei um bora e uma saveiro com o m24 (ambas injetadas), te falo que se voce fizer tudo certinho acerto de tamanho das polias e um belo de um acerto no carburador vc vai ver com anda (666.

Pra isso voce tera que colocar um ou dois suplementares antes do charger pra poder esfriar o ar, pois ele gera Muiiiiito calor, chegando até 130º na admissão. Se fosse possivel por uma Fueltech, ai seria O bicho ehehe
abraços

Justamente, o m24. Tava querendo insitir nele pela facilidade de acesso e pelo custo de provável retifica nele... alem diso nao vou querer potencia demais, se eu conseguir uns 30-40 cvs a mais com ele já ta bom. A questao da polia eu já tava sabendo, eu tava querendo colocar uma que já multiplicaria o giro dele por 3 a 3,5 com relacao à rpm, e pelo q li ele charger consegue girar até a 25000 rpm.

Agora a questao do aquecimento me preocupou muito, pq eu ja to ciente que do jeito q ele tá já ia aquecer mais q o normal, pq aumentei a camara de combustao e nao aumentei a refrigeraçao (a proporcao de area de contato para refrigeracao versus camara de combustao diminuiu, logo, mais calor). Tanto que ja comprei a capela (caixa do ventilador) da kombi, que é deslocada e refrigera melhor o 3 cilindro, que é o que aquece mais. Ja comprei uma bomba de competicao schadek, mas nao coloquei radiador extra... acho q pelo jeito vai precisar.

Vc acha que é melhor partir para um intercooler para resfriar o ar? Nao entendi o que vc fala de suplementacao antes do compressor... explica de novo aí please!

abraco galera!

Cfacioli disse:
jefersong disse:
Cfacioli disse:

Ah... nao queria alongar até mesmo para nao incentivar a velocidades muito altas... o negocio é tiro curto mesmo...

Rafaelmedeiros disse:

abraços

Justamente, o m24. Tava querendo insitir nele pela facilidade de acesso e pelo custo de provável retifica nele... alem diso nao vou querer potencia demais, se eu conseguir uns 30-40 cvs a mais com ele já ta bom. A questao da polia eu já tava sabendo, eu tava querendo colocar uma que já multiplicaria o giro dele por 3 a 3,5 com relacao à rpm, e pelo q li ele charger consegue girar até a 25000 rpm.

Agora a questao do aquecimento me preocupou muito, pq eu ja to ciente que do jeito q ele tá já ia aquecer mais q o normal, pq aumentei a camara de combustao e nao aumentei a refrigeraçao (a proporcao de area de contato para refrigeracao versus camara de combustao diminuiu, logo, mais calor). Tanto que ja comprei a capela (caixa do ventilador) da kombi, que é deslocada e refrigera melhor o 3 cilindro, que é o que aquece mais. Ja comprei uma bomba de competicao schadek, mas nao coloquei radiador extra... acho q pelo jeito vai precisar.

Vc acha que é melhor partir para um intercooler para resfriar o ar? Nao entendi o que vc fala de suplementacao antes do compressor... explica de novo aí please!

abraco galera!

Vamos la,
O compressor não pode passar de 19.000 rpm, isso pq ja chegou no limite "funcional" dele (todos da eaton são assim até onde eu sei), apartir disso você estaria apenas empurrando Caloria para dentro do motor.
Se sua intenção não visa muita potência então tudo bem um m24.
Sobre o bico suplementar é assim, Voce vai instalar o compressor/carburador/motor certo? Nesta ordem...
Na puxada de ar do compressor você coloca um ou dois suplementares controlados pelo digipulse turbo. Pra que isso? Justamente para eliminar o uso do intercooler, pois em um fusca é dificil achar um lugar bem ventilado pra por o intercooler, e não fica muito eficaz..
Não sei se você ja reparou, acelera o fuca bala parado até uns 2.000 2.500 rpm e põe a mão no pé do carburador, vai ver que la fica gelado (normalmente).
Esse esquema de por o bico no charger é justamente pra derrubar o temperatura sem necessidade do intercooler, o próprio arrasto do combustivel gela os dutos, fica até suando de tão gelado!
Tem gente que pergunta, ei, mas combustivel no compressor não estraga os rolamentos? A resposta é Não! eles são blindados (se for os originais)

esqueci.
Seria muito bom colocar um radiado de óleo com ventoinha.
A ventoinha pode ser colocador uma chave no painel, liga desliga bem simples!

Cfacioli

Membros VIP
Rafaelmedeiros disse:
esqueci.

hummmmm saquei.

Vou num mecanico aqui semana que vem, vou falar disso com ele e vamos ver se ele faz.

Aproveitando, vc nao sabe onde consigo esse eaton m24? Só achei um no ML é já foi vendido....

Cfacioli disse:
Rafaelmedeiros disse:
esqueci.

hummmmm saquei.

Vou num mecanico aqui semana que vem, vou falar disso com ele e vamos ver se ele faz.

Aproveitando, vc nao sabe onde consigo esse eaton m24? Só achei um no ML é já foi vendido....

Cacete, quanto erro de português no meu post anterior hahaha.

Seguinte, falei com o rapaz que vende os eaton e ele recomendou um M45 mesmo, pois o M24 não serve nem pra 1.4 que ja fica muiiiiiiito pequeno (blowercompany).
Disse que mesmo que não queira muita potencia teria que ser o M45, enfim
ele tem o M24 a 1.700,00 e o M45 a 2.000,00 ... Achei caro o M24 mas como é dele não posso nem falar nada.
Abraçoos