Ajuda no motor do S3.

Rodinei

Moderador
Senhores,

algum de vcs teriam idéia se falta alguma peça neste espaço ou apenas esta interligação está quebrada?

Vlw.

S3 2003(225Cv)

dsc02009x.jpg

dsc02010l.jpg

Fala Rodnei, essa saída eh da válvula N249, essa válvula eh sempre retirando dos motores com preparação!

Por isso o Patrick não tem, eu li muitos posts em forum gringo e não descobri o por que a válvula existe e também não há ganho de performance fazendo o by pass da mesma! Eu decidi que vour fazer o by pass na minha pois no meu carro alguns filtrando estão ressecados!

No seu caso parece estar faltando um dos filtros, olha essa foto

n249_1.jpg

Só para você ver como fica após by pass

DSC00127.jpg

Assim que apanhar fazendo o meu posso te ajudar a fazer o seu se vc quiser!

Abraços!

Rodinei

Moderador
Rafael, Brigadão pela ajuda. Realmente dá pra ver que falta este filtro no meu carro. O seu ainda está com ele, poderia ver se tem um numero ou modelo pra eu comprar?

kkkk, até o ex dono tá na corrente "chipa o S3 Rodinei", ja tirou algumas peças pra isto.

@Iuri / Patrick, vcs tem muito boa memória mesmo heim, veja os erros apresentados:

3 Faults Found:
17608 - Boost Pressure Control Valve (N249): Mechanical Malfunction
P1200 - 35-00 - -
16395 - Bank 1: Camshaft A (Intake): Retard Setpoint not Reached (Over-Advanced)
P0011 - 35-10 - - - Intermittent
17863 - Exhaust Gas Temp Sensor 1 (G235): Implausible Signal
P1455 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: 0000 0000

Talvez nem esteja com defeito, apenas indicando a falta deste pequeno filtro.

Vlw.

della

Membro
Se não me engano isso não são filtros e sim válvulas de retenção. O meu tb está com algumas ressecadas, vou ver se acho para comprar.

Rodinei disse:
Rafael, Brigadão pela ajuda. Realmente dá pra ver que falta este filtro no meu carro. O seu ainda está com ele, poderia ver se tem um numero ou modelo pra eu comprar?

kkkk, até o ex dono tá na corrente "chipa o S3 Rodinei", ja tirou algumas peças pra isto.

@Iuri / Patrick, vcs tem muito boa memória mesmo heim, veja os erros apresentados:

3 Faults Found:
P1200 - 35-00 - -
16395 - Bank 1: Camshaft A (Intake): Retard Setpoint not Reached (Over-Advanced)
Readiness: 0000 0000

Talvez nem esteja com defeito, apenas indicando a falta deste pequeno filtro.

Vlw.

Fala Rodinei,

Só pra explicar as fotos não são do meu carro! Mas o meu tem sim a peça mas nela não tem nehum code.

eu não compraria não! faz o Bypass!

abraços

MarceloA3T

Membro
Esse esquema seria como eleminar a valvula n249 ...

Como falaram no caso dos carros com Acelerador eletronico, essa valvula consegue que o carro fique mais economico aliviando a pressão de acordo com o torque atingido. So existe essa Valvula nos 180cv e no S3 com acelerador eletronico.

"a ME7 funciona com target de torque, ou seja ela tenta atingir o torque solicitado, depois disso ela tenta usar a menor pressão possivel pra manter este torque (no caso gerenciando ponto, posição da borboleta e combustivel), por isso a pressão cai, no original que a pressão é baixa vc quase não sente, qdo vc tm mais pressão a diferença por ser maior deixa mais sensível essa diminuição no torque gerado (até porque diminui bastante).Isso é feito pra tentar consumir menos e voltar a trabalhar o maximo possivel com lambda =1 e o avanço na condição de menor emissão possivel.

1- vc vai pegar a mangueira que entra na DV e soltar, entope ela com um parafuso.
2- pega uma nova mangueira e um "T"
3- solte a mangueira do dosador (ACHO que é do mesmo diâmetro ou próximo)
4- corte um pedaço de uns 4cm da mangueira e encaixa uma ponta no dosador e a outra no T
5- uma das pontas do T vc encaixa na mangueira original do dosador
6- a outra ponta vc encaixa uma mangueira ligando o T a DV

basicamente isso... se vc for do tipo DIY vc pode soltar todas as mangueiras da N249 ai descobre qual vem do coletor, essa mangueira vc liga direto na DV, se for do tipo "clean" vc tira a solenóide do suporte dela e o reservatorio de vacuo, e deixa ela ligada no plug apenas pra não indicar o erro na injeção "

Rodinei

Moderador
Rafael,
de repente é um filtro ou uma válvula(como sugeriu o Della) tão barata, que até compensa colocar ela no lugar, já que o meu ainda tá original e não tenho intenção, por enquanto de fazer Up de motor.

Marcelo, brigado pelas dicas e pelo "empurrão", kkkk, mas se puder optar eu ainda escolho a economia neste momento, ao invés de mais força.

Vlw.

MarceloA3T

Membro
Então Rodinei o que quero dizer é o seguinte:

Se vc desabilitar dessa forma... o carro ficaria mais esperto, porem levemente menos economico.
Esse esquema de aliviar pela n249 serve apenas para economia de combustivel em baixas e médias cargas ao pedal do acelerador.

Nao prejudica em nada o carro, e não vao aparecer mais erros ao passar VAG

Em carros com chip eles desabilitam pois o carro com o acelerador em meia carga ele fica dando "cabeçadas" e com a n249 desabilitada ele para com essas cabeçadas com o pedal em meia carga e a diferença é quando vc pisar a fundo já vem pressão imediatamente, diminuindo drasticamente o lag !

Ou seja... seu carro pode já ter sido feito isso, ou entao esta com algum problema mesmo na valvula n249 ou pelas fotos parece que falta alguma ligação ali naqueles tubos.
Vc pode voltar ele totalmente Original, ou entao desabilita-la sem problema algum !

gian180T

Membro
Amigos venho aqui postar o tutorial que eu elaborei de forma bem simples e facil baseado em grandes tutoriais espalhados pelos foruns gringos.
Neste aqui optei apenas por fazer tudo da forma mais simples, melhorando ai praticamente 100% do problema que ocorre nos motores 180/193cv.
Para os donos desses carros chipados ou com upgrades podem notar que o pedal em meia carga o carro fica dando trancos e solavancos, tipicas cabeçadas, isso se da ao fato da injeção cortar a pressão em meia carga para manter a economia do motor, isso na estrada e no transito principalmente em subidas é muito desagradevel. No carro chipado que a turbina é pequena e toda hora esta "ligada" isso fica mais amostra.
Tudo isso é culpado pela N249, um sistema eletronico com valvulas, solenoides etc. que mascaram o real efeito da BOV do carro, fazendo com que ela abre e libere a carga do turbo em algumas condições. O trabalho mais completo é retirar todo esse sistema assim com o sistema de evaporação de gases que vem amarrado á N249.
Como isso requer muito tempo e uma complexidade enorme optei apenas para forma simples que ja evita esse problema, fiz isso no meu carro funciono e esta normal ate agora, sem logar erros ou mudar o comportamento dele, apenas mudo totalmente da agua pro vinho a condição de rodagem em meia carga ou meio pedal, como queiram. Fica bem melhor, vc consegue segurar o carro pressurizado como em outro carro turbo e qndo afunda o pé a resposta ja é imediata, não perde torque em uma subida ou quando vai se preparar para fazer uma ultrapassagem etc..
Recomendo a todos pois é simples e não estraga nada do carro.

Lista de material necessario.

- 1 Metro de Mangueira de 6mm ( recomendo comprar em casa de pneumatica)
- Conector T de engate rapido 6mm
- Chave Torx T40
- Chave de boca/canhão 10mm
- Alicates e chave de fenda ponta fina.

O custo dessa brincadeira é bem barato, no maximo R$10,00 nas pecinhas.

Bem começados o processo retirando as 2 tampas plasticas do motor com uma chave de fenda grande, primeiro a superior e depois aquela menor que tem em volta do motor, após a remoção da tampa o visual ira ficar assim.

2012-01-30125217.jpg

Apos feito isso vamos localizar junto ao coletor de admissão um defletor metalico com uma mangueira presa nele, ali que iremos fazer todo processo de mudança, primeiro vamos soltar a mangueira preta com ajuda da sua chave de boca/canhão de 10mm, so tome cuidado para não perder o parafuso, soltando a mangueira facilita o manuseio da peça.
Após soltar a mangueira, com uma chave Torx t40 vc ira soltar 2 parafusos que prende direto no coletor, novamente cuidado pra não deixar cair e perder.
A placa possui diversas mangueiras presas nela tome cuidado pois ela apenas fica mole e não sai completamente, tome cuidado para afastar a placa pois a 2 solenoides presas nela alem das mangueiras que pode quebrar se vc tentar forçar, por isso somente afaste ela.
Outro detalhe importante para retirar a placa é que a vareta de oleo fica presa nela, retire o encaixe da vareta para ter mais molejo na peça e não danificar a vareta.

2012-01-30125236.jpg

Feito isso vc ira localizar diversas mangueiras de vacuo que sai do coletor, em uma dessas que vamos pegar a linha de vacuo, eu escolhi uma que vai para uma das duas solenoides, existe tb a mangueira de vacuo do dosador mais essa não quis usar por conta de correr o risco de atrapalhar o funcionamento do mesmo. Lembrando que existe outras mangueiras mais elas são de tamanhos maiores e essa que escolhi possui o tamanho correto.

2012-01-30132415.jpg

Com ajuda de uma chave de fenda fina e um alicate de corte E MUITO CUIDADO vamos quebrar as abraçadeiras das 2 pontas da mangueira e retirar a mangueira original, ela iremos guardar para um possivel processo reversivel. A outra ponta dela vai para um T plastico que vai para uma linha ligada em uma solenoide e a outra ponta vai para as milhares de linhas espalhadas no motor.
O visual sem a mangueira ira ficar assim.

2012-01-30133505.jpg

Ja esta acabando, a parte pior ja foi hehehe agora o processo é o seguinte, bem simples, com um alicate medimos 2 pedaços pequenos de aproximadamente 5cm cada e ligamos um pedaço no conector do coletor e outro no conector T da mangueira original, feito isso vamos unir as 2 pontas no conector de engate rapido que compramos para refazer a ligação. A terceira ponta do conector vc ira encaixar a mangueira comprida que ira para a BOV do carro.

2012-01-30134957.jpg

Notem que a mangueira esta unida porem o conector agora esta no meio. Essa mangueira é feita de PU e aguenta 12bar fora a temperatura pois não derrete. O encaixe dela é BEM apertado e ela se modela ao conector, não necessita usar abraçadeiras ela fica BEM presa mesmo, tanto que é necessario cuidado e jeito pra encaixar sem quebrar as pontas originais do carro.

Bem feito isso agora vamos para a segunda etapa, localizar a BOV que é bem simples e novamente com ajuda do alicate e chave vamos quebrar a abraçadeira com muito cuidado pra não danificar a valvula.
Para aqueles que tem duvida a valvula fica ligada na mangueira que sai da turbina e vai para o MAF / Filtro de ar.

Aqui é localizando a valvula e tirando a mangueira

2012-01-30132430.jpg

2012-01-30135448.jpg

Proximo passo e muito importante é tampar essa mangueira, peguem um parafuso na medida e enfie no buraco dela, vai entrar apertado e vai vedar a mangueira.

Agora vc praticamente ja concluiu o processo, com o restante da mangueira, escolha o caminho, eu optei por passar longe do motor e escondida, longe de partes quentes como abraçadeiras e partes de metal e liguei na BOV, o visual ira ficar assim, com a tampa do motor no lugar tudo ira ficar bem escondido.

2012-01-30141821.jpg

Pronto agora vc acabou de desabilitar a N249 e a sua BOV ira atuar de forma mecanica, tradicional com em outros carros turbos.
Para remontar faça todos os passos novamente, prenda a placa de volta, conecte novamente a vareta de oleo e prenda a mangueira.
Pegue a capa plastica menor e monte de volta, prende direitinho as presilhas e apos isso é so colocar a tampa grande novamete.

Assim vc acabou de montar todo processo, esta livre das cabeçadas em meia carga, o motor ira sempre ficar agil em retomada e meio pedal. Alem disso vc muito mais nitido o espirro da BOV original, pois ela ira trabalhar com mais vacuo e abrir mais rapido. Fica show de bola.

Amigos qualquer duvida perguntem, espero estar ajudando a todos donos de 180cv que ficam loucos com esse comportamento retardado do carro e que muitos acham que é defeito do carro mais ele é feito assim mesmo.

Grande abraço

Thiago

By http://www.vwgolfclub.com/forum/index.p ... opic=37706

Rodinei

Moderador
Marcelo, exatamente o que eu disse, neste momento eu escolheria a economia ao invés de mais força, mas na hs que chipar farei este esquema de desabilitar. Pelas fotos que o Rafael postou deu pra ver que falta uma peça ali no meu carro, que pode ser um filtro ou válvula, e caso eu consiga esta peça vou manter ele original.

Gian180T, ótimo seu passo a passo, mas o motor do meu carro parece ser diferente deste das fotos.

Brigadão pela ajuda.

Vlw.

della

Membro
Excelente tópico, principalmente pelo DIY postado pelo Gian, acho até que deveria ser criado um tópico separado, desabilitando N-249...

#Rodineichipas3

overspeed

Comerciante
P1200 - 35-00 - -

Esse erro é causado pela falta de uma valvula de uma via (só permite passagem de ar em uma direção) que esta faltando no seu carro é uma valvula semalhante a usada no canister, só que tem diametro diferente, eu aconselho seguir o tutorial e desativar a N249 pois como explicado ela torna o comportamento ruim em meio acelerador ( o carro começa a ganhar força e murcha alguns instantes depois)

Vc vai ter que pedir que um mecânico com ferramental adequada confira o ponto dos comandos pois esta fora do ponto.

Se num estiver com defeito no chicote, ai vc esta ferrado, o sensor é CARO, muito DIFICIL de achar mesmo no ebay (esquece Brasil, um cliente meu perdeu 3 meses proocurando e esperando chegar na concessionária AUDI e teve que comprar um usado la fora, cuidado que tem dois modelos um de cada lado dos 2.7T um deles é parecido mas pelo que vi não serve.

Pior, sem o sensor o carro entra em emergência e anda extremamente rico (perde potencia e ainda eleva muito o consumo em meio acelerador e pé no fundo pois sempre manda mistura pra algo perto de 0,70 de lambda em giros altos)

Rodinei

Moderador
Over, muito obrigado pela força.

Sobre a N249, o tutorial é pra um motor diferente do meu, mas o rafael já mostrou um esquema de como desabilitar no motor da S3.

Vc conhece algum mecânico que tenha este ferramental e consiga verificar tbm este chicote ou sensor?

Vlw.

overspeed

Comerciante
Rodinei disse:
Over, muito obrigado pela força.

Sobre a N249, o tutorial é pra um motor diferente do meu, mas o rafael já mostrou um esquema de como desabilitar no motor da S3.

Vc conhece algum mecânico que tenha este ferramental e consiga verificar tbm este chicote ou sensor?

Vlw.
Cara, num tem muito segredo naum... vc puxa a mangueira que entra na DV e tampa a ponta dela, pega um caninho e liga a DV até um T que vc coloca na linha que pressuriza o regulador de pressão (jeito mais facil)...se quiser pode soltar a tomada de vacuo do coletor que alimenta a N249 e em vez de usar o T liga o cano da DV direto alí... moleza...tendo a mangueira são 15 minutos de trabalho ou até menos se o motor tiver frio...se vc quiser vir aqui compramos a mangueira, passo o scanner e já faço o chip hehehehe :cool:

Se quiser traz uma câmara, fazemos o DIY da N249 e do remap :joselito: