[AJUDA] Marcador de combustível invertido (painel)

Pessoal, tou com meu argolas a pouco mais de um mês e tem um probleminha no Marcador de Combustível do painel (o ponteiro) que me incomoda. Ele marca ao inverso, funciona bem, porém, invertidamente! Ou seja. Quando o tanque está Vazio, ele marca como se estivesse Cheio. Quando eu abasteço o carro, ele desce o ponteiro proporcionalmente, ou seja, se eu completar o tanque, ele marca como se estivesse vazio de tudo, reserva.
Algum de vocês já passaram por isto? Alguém tem uma ideia do que seja?
PS: já desconectei o cabo da bomba de combustível, acionei a chave, desliguei, conectei o cabo à bomba de combustível novamente e nada mudou, continua o problema.

9c628ec9e110529edb17f5bf3daf5138.jpg

Ao momento desta imagem o tanque estava praticamente vazio (se não tivesse marcando invertido, o ponteiro estaria apontado para a reserva).

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

JulioRJ

Membro
só consegui resolver isso com um cara que além de mecânico é técnico em eletrônica.

ele não quis me contar o que fez exatamente, porém parece que ele conseguiu instalar uma bóia de golf invertida e soldou o fio do conector que era diferente.

sobre soldar os fios eu já estava cansado de fazer pois as boias com o mesmo conector q o meu sempre marcam cheio direto, mas o lance de instalar invertido eu nao sei.

só vou saber quando abrir o tanque novamente....

ficou quase perfeito, tive que colocar a regulagem do VAG no mínimo pois acabava o combustível antes de chegar na reserva. agora que ele bate na reserva e dá pra rodar mais km antes de começar a cortar

Pow cara, obrigado pela disposição em poder me ajudar. Eu já levei meu carro 2x no eletricista mas nunca encontro o danado por lá, levei em outros dois eletricistas automotivos aqui de minha cidade, mas ambos falaram que não mechiam com "esse tipo de carro - Audi". Pra piorar, fiquei desempregado recentemente :(
No fundo eu tava esperando que a solução fosse algo simples.

MorpheuZ

Membro
Cara muito simples, tira a bomba de combustivel em casa, e inverte os fios do marcador da boia, isso ta acontecendo porque eles foram soldados invetidos, simples assim.

Se quiser mais facil ainda acha no chichote da bomba que vai embaixo do banco, tem 4 fios, 1 positivo, 1 negativo, e 2 são do sensor de nivel, só cortar e inverter os dois que tambem vai funcionar, nao precisa tirar nem a bomba do lugar pra ficar com a mão fedendo um mês.

Espero ter ajudado, abraço!

MorpheuZ disse:
Cara muito simples, tira a bomba de combustivel em casa, e inverte os fios do marcador da boia, isso ta acontecendo porque eles foram soldados invetidos, simples assim.

Se quiser mais facil ainda acha no chichote da bomba que vai embaixo do banco, tem 4 fios, 1 positivo, 1 negativo, e 2 são do sensor de nivel, só cortar e inverter os dois que tambem vai funcionar, nao precisa tirar nem a bomba do lugar pra ficar com a mão fedendo um mês.

Espero ter ajudado, abraço!
@[member="MorpheuZ"] então eh só eu inverter os fios n° 2 e n°3 ?
d79531a5cc60325f36a1261ecce5b54c.jpg

JulioRJ

Membro
rsrss

galera, a boia é um resistor... resistores são componentes despolarizados. não adianta inverter o lado.

agora se mudaram todo o sistema do teu carro aí é outra história.

JulioRJ

Membro
eu chuto que isso tem a ver com a polaridade do motor no painel ou a placa... o meu ficou desse jeito depois que meu painel apagou e levei num cara que misturou dois pra fazer um só

porém só fui descobrir depois pq até então minha bóia estava travada aí já tinha perdido a garantia... porém eu só suspeito que tenha sido isso.

pode ser coisa nada a ver pois tb tenho um problema que acusa no módulo do motor, porém é um erro de ROM no módulo do airbag, que pode estar fudendo tudo

só sei que colocando a bóia ao contrário resolveu

não é invertendo a polaridade pq nao tem pólo... é virando o sensor mesmo, pois ele vai dar menos impedância cheio e mais impedância vazio, não lembro qntos ohms, mas é por ai... na verdade esses 2 fios que chegam na bóia são apenas 1. a b´óia só coloca impedância nessa linha, que é medida no painel/ecu

e rodar invertido tb nao é problema nao, eu rodei muito tempo assim. nem precisa muito.. o carro começa a cortar em curva com menos de 1/4 bem antes da reserva kkkk basta esperar cortar e se dirigir ao posto mais próximo sem fazer curvas muito acentuadas para a direita

Andr3T

Membro
Inverter os fios da boia não adianta, vai ficar a mesma coisa, assim como disse o Julio.
Eu começaria pelo mais simples. Arrumaria uma boia do A3 que vc saiba que está boa e colocaria no seu carro pra testar. Se resolver é a boia. Se não resolver ai nem sei oq te falar auhsashaihsu.

roxo

Moderador
Meu caro,

Ai o caso é como o amigo disse .. só uma boia boa ... não adiante inversão de fios os armengues .. procure uma para testar primeiro

Testa desconectando os cabos da bomba e encosta um no outro, tem que funcionar e mostrar cheio, se der inverso e outra coisa no chicote, painel, etc.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

robson.botelho1975 disse:
Testa desconectando os cabos da bomba e encosta um no outro, tem que funcionar e mostrar cheio, se der inverso e outra coisa no chicote, painel, etc.

Quais cabos seriam este que eu devo desconectar? Os 4 que vão juntos e pluga em cima da bomba?

Tira a bomba e pegue os dois fios que descem até a resistência da bomba, esses dois juntos e contato ligado devem mostrar cheio, se ficar o contrário disso é em outro lugar no painel que você mencionou que já mexeram e isso pode ter afetado. Valeu!