[AJUDA] Correia Dentada

paulobeto

Membro
ai e uma questão de conceito. Prefiro rodar 120.000km com correia original do que por uma nova nacional ou xingling.

eu não gosto de colocar peças importantes no A3 que não sejam de origem alemã, ou feita no Brasil através de multinacional autorizada/parceira Audi /Volks ..etc (ex. Sachs, Continental, SKF, Frasle, Hella , Brose, Leoni ... ). Ainda acredito nos vários anos de Engenharia e forte estudo de empresas que fazem autopeças para mercado OEM (para linha de produção de montadora) e precisam dar garantia de 03 anos para a montadora.

minha experiencia me faz acreditar que as peças fabricadas por autopeças nacionais que produzem APENAS (eu disse apenas) para mercado de reposição (aftemarket) são de qualidade e eficiencia muito inferior. pois neste mercado de reposição o que vale é preço.

uma vez coloquei uma trizeta do cambio feita no Brasil e vendida a R$ 150,00... em 2 semanas!! estourou e troquei sem custo pagando apenas a diferença por trizeta de boa marca (R$ 380,00) . Bom .. uso esta a 2 anos ... sem problema. É disso que estou falando.
 

Tezotto

Membro
Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês, ontem troquei a correia do meu Audi A3 1.8T 150Cv, troque a correia (contitech) e os dois rolamentos (Dayco).
Fiz o trampo com o maior carinho, tudo certinho como manda o manual, porém após substituida, a correia ficou com um ruido, tipo um choro (lembra dos AP quando se esticava muito a correia?) então... este barulho.
Na medida que o motor aquece o ruido miniminiza, porém antes não fazia ruido algum... alguém já passou por isso? será que com o tempo a correia se "assenta" ?

Obrigado a todos.
 
Só pra constar, troquei a correia e o rolamento somente quando o carro completou 60 mil Km, optei por deixar o tensor hidraulico original, é o tipo de peça que eu trocaria a cada 2 trocas da correia, a não ser que envolva alguma troca prematura da correia por algum problema, aí a história muda.
 

Tezotto

Membro
pliniodemarco disse:
Só pra constar, troquei a correia e o rolamento somente quando o carro completou 60 mil Km, optei por deixar o tensor hidraulico original, é o tipo de peça que eu trocaria a cada 2 trocas da correia, a não ser que envolva alguma troca prematura da correia por algum problema, aí a história muda.


Então, fiz uma troca preventiva, no histórico que tenho, a correia foi substituida aos 100K, juntamente com o tensor, hoje ele está com 160K, por isso efetuei a troca...
 

roxo

Moderador
Meu caro,

A correia vc optou pela recomendada ??? veja direito pois em varios tipos, quanto a marca vc ta certinho !!!!

Vc disse que trocou os rolamentos (nem sabia que tinha da marca dayco) quais foram os rolamentos ? pois tem o rolete do tensor hidraulico e o tensionador .... explica ai !!!!!
 

Tezotto

Membro
roxo disse:
Meu caro,

A correia vc optou pela recomendada ??? veja direito pois em varios tipos, quanto a marca vc ta certinho !!!!

Vc disse que trocou os rolamentos (nem sabia que tinha da marca dayco) quais foram os rolamentos ? pois tem o rolete do tensor hidraulico e o tensionador .... explica ai !!!!!


Sim Roxo, a correia é a pro carro mesmo, como de costume eu conto os dentes da correia antes da aplicação, e ambas possuem 150 dentes... mesma espessura, e comprimento...
Os rolamentos trocados foram o rolete e o tensionador.

Uma coisa que notei é que a posição de atuação do tensor mudou após a substituição da mesma, tipo assim, com o conjunto velho ele estava quase no fim do curso, já com o conjunto novo ficou no meio do curso...

Em todo lugar que pergunto o pessoal me fala pra trocar o atuador pois é ele que está com muita pressão, achei um absurdo pois se ele estivesse com problema iria perder pressão e a correia ficar bamba... correto?
 

Tezotto

Membro
Pessoal, problema solucionado!!!

Fiquei analisando a correia que foi retirada do veiculo e percebi que em um dos lados ela estava com desgaste irregular excessivo, desmontei novamente o conjunto da distribuição e ví que havia uma daquelas latinhas de proteção com uma dobra que pegava na correia, desamassei a latinha e o barulho sumiu!!!

Abraço a todos que de alguma maneira tentaram me ajudar...
 

della

Membro
Tezotto,

O meu está com um barulho semelhante e tb começou depois que eu troquei a correia...
Dura por poucos instantes, apenas de manhã, quando o motor ainda está bem frio e depois some.
Explica um pouco melhor o que eu devo desmontar e onde eu encontro a tal latinha...

Valeu!
 

Tezotto

Membro
della disse:
Tezotto,

O meu está com um barulho semelhante e tb começou depois que eu troquei a correia...
Dura por poucos instantes, apenas de manhã, quando o motor ainda está bem frio e depois some.
Explica um pouco melhor o que eu devo desmontar e onde eu encontro a tal latinha...

Valeu!

Della, no meu caso foi só remover a correia auxiliar e a polia do virabrequim, alí tem duas latinhas que uma encaixa sobre a outra, no caso do meu A3, o mexânico que fez o serviço anteriormente inverteu a posição das latas e acabou amassando, como montei rigorosamente como estava acabei cometendo o mesmo erro, após análise verifiquei que hávia sido montada incorretamente da primeira vez, removi as duas desamassei e montei corretamente (a de cima é sobre a de baixo). ficou show!!!

Qualquer coisa tamo ae!!!

abraço.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Que bom o faça vc mesmo .. lha ai cabloco viu, analisou e meteu a cara no argolas e jogou duro ... botou o mexanico no bolso ... é isso que precisamos .. de bonus temos ai mais um relato de problemas solucionados .... faltou so umas fotos da peleja e um diy ... to fazendo um aqui de arrepiar os cabelos aguardem !!!!

Parabens nobre !!!!
 

Tezotto

Membro
roxo disse:
Meus caros,

Que bom o faça vc mesmo .. lha ai cabloco viu, analisou e meteu a cara no argolas e jogou duro ... botou o mexanico no bolso ... é isso que precisamos .. de bonus temos ai mais um relato de problemas solucionados .... faltou so umas fotos da peleja e um diy ... to fazendo um aqui de arrepiar os cabelos aguardem !!!!

Parabens nobre !!!!

Até pensei em fazer um DIY, mas no site "O Mecânico" tem um video com todo o procedimento de troca da correia, é só se cadastrar e ver, se quiserem posso postar o link...
 
Topo