Danylo Souza Madrigar
Membro
della, o ar tambem parou por esse problema?della disse:Problema resolvido!
No sábado com a ajuda dos amigos Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, fiz uma correria atrás do comutador de ignição e o Domingos trocou para mim, segue um resumo e dica para auxiliar quem mais tiver este problema:
Sintoma: Perda das funções faróis baixos, luzes de neblina, setas, buzina, limpadores de pára-brisas e ventilação interna (ao ligar o A/C é possível perceber que o compressor é acionado, porém o ventilador não funciona).
Causa: Defeito no comutador de ignição, para quem não sabe, esta peça faz a distribuição dos 12VDC para todas as funções que mencionei acima quando a ignição é ligada.
Solução: Substituir o comutador.
Para se ter acesso ao comutador é necessário remover o air bag e volante, depois disso desmonta-se os acabamentos da coluna de direção e se tem acesso ao comutador que fica montado no final do mecanismo do miolo da chave. É necessária mão de obra especializada, pois é necessário desligar e remover o air bag e depois montar tudo novamente e passar o scanner para zerar as falhas.
Ao remover o conector do comutador foi possível observar que houve aquecimento num dos seus terminais, mais especificamente no contato do motor de partida, este aquecimento causou um derretimento parcial na peça plástica que suporta os conectores. Este contato é, na minha opinião, subdimensionado para a aplicação, uma vez que o motor de partida consome uma corrente relativamente alta e com o passar dos anos deteriora o suporte / contato, causando o seu derretimento. Pois bem, substituímos o conector por outro de aço, o mesmo utilizado em bombas de combustível e procedemos a troca do comutador solucionando o problema.
Dica: O comutador original tem o P/N 4B0 905 849 e é o mesmo da linha Golf, custa R$ 180,00 a peça original na concessionária VW, porém um vendedor MUITO HONESTO da Sorana VW aqui de SP deu a dica de utilizar o comutador da linha Fox, que custa R$ 65,00 e é EXATAMENTE a mesma peça, inclusive possui o mesmo P/N.
A diferença é que no caso do Fox quando vc compra o comutador, vem junto o mecanismo de acionamento que vai atrelado a chave (chamado de fechadura), basta desmontar o comutador do mecanismo (dois parafusos philips) e usar no A3, o restro vc descarta.
O código da fechadura do Fox é 5Z0905851A.
Observação: Na concessionária Audi Sorana (do mesmo grupo) o mesmo comutador custa 286,00!!!
Infelizmente devido a urgência do conserto não foi possível fotografar o passo-a-passo para ilustrar, mas seguindo estas dicas fica fácil resolver.
Gostaria de registrar aqui, mais uma vez, meu contentamento em fazer parte desse clube e agradecer a ajuda dos users Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, pois assim foi possível deixar o carro em ordem praticamente no mesmo dia do problema.
Aos moderadores, peço a gentileza de alterar o título do tópico para "COMUTADOR DE IGNIÇÃO, PROBLEMA RESOLVIDO" desta forma a pesquisa será mais fácil, o user que criou este tópico deixou um título muito vago e usuários inexperientes nem imaginam do que se trata...
Obrigado mais uma vez!
Seguinte, fiz uma viagem ontem de 200km chegando em casa começou um pequeno cheiro de de plastico derretido, cheguei parei o carro beleza.
Hoje fui sair liguei o ar e nada de ventilação...não sai vento dos difusores. Agora apareceu os outros sintomas, buzina farol baixo ( as luzes de posição estão funcionando) farol de milha e limpador do para-brisa.
Seguinte vou trocar o comutador certo! Agora a duvida é: Precisa fazer algum recadastramento de chave ou algo assim?