[AJUDA] COMUTADOR DE IGNIÇÃO (Problema resolvido)

della disse:
Problema resolvido!

No sábado com a ajuda dos amigos Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, fiz uma correria atrás do comutador de ignição e o Domingos trocou para mim, segue um resumo e dica para auxiliar quem mais tiver este problema:

Sintoma: Perda das funções faróis baixos, luzes de neblina, setas, buzina, limpadores de pára-brisas e ventilação interna (ao ligar o A/C é possível perceber que o compressor é acionado, porém o ventilador não funciona).

Causa: Defeito no comutador de ignição, para quem não sabe, esta peça faz a distribuição dos 12VDC para todas as funções que mencionei acima quando a ignição é ligada.

Solução: Substituir o comutador.

Para se ter acesso ao comutador é necessário remover o air bag e volante, depois disso desmonta-se os acabamentos da coluna de direção e se tem acesso ao comutador que fica montado no final do mecanismo do miolo da chave. É necessária mão de obra especializada, pois é necessário desligar e remover o air bag e depois montar tudo novamente e passar o scanner para zerar as falhas.

Ao remover o conector do comutador foi possível observar que houve aquecimento num dos seus terminais, mais especificamente no contato do motor de partida, este aquecimento causou um derretimento parcial na peça plástica que suporta os conectores. Este contato é, na minha opinião, subdimensionado para a aplicação, uma vez que o motor de partida consome uma corrente relativamente alta e com o passar dos anos deteriora o suporte / contato, causando o seu derretimento. Pois bem, substituímos o conector por outro de aço, o mesmo utilizado em bombas de combustível e procedemos a troca do comutador solucionando o problema.

Dica: O comutador original tem o P/N 4B0 905 849 e é o mesmo da linha Golf, custa R$ 180,00 a peça original na concessionária VW, porém um vendedor MUITO HONESTO da Sorana VW aqui de SP deu a dica de utilizar o comutador da linha Fox, que custa R$ 65,00 e é EXATAMENTE a mesma peça, inclusive possui o mesmo P/N.
A diferença é que no caso do Fox quando vc compra o comutador, vem junto o mecanismo de acionamento que vai atrelado a chave (chamado de fechadura), basta desmontar o comutador do mecanismo (dois parafusos philips) e usar no A3, o restro vc descarta.

O código da fechadura do Fox é 5Z0905851A.

Observação: Na concessionária Audi Sorana (do mesmo grupo) o mesmo comutador custa 286,00!!!

Infelizmente devido a urgência do conserto não foi possível fotografar o passo-a-passo para ilustrar, mas seguindo estas dicas fica fácil resolver.

Gostaria de registrar aqui, mais uma vez, meu contentamento em fazer parte desse clube e agradecer a ajuda dos users Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, pois assim foi possível deixar o carro em ordem praticamente no mesmo dia do problema.

Aos moderadores, peço a gentileza de alterar o título do tópico para "COMUTADOR DE IGNIÇÃO, PROBLEMA RESOLVIDO" desta forma a pesquisa será mais fácil, o user que criou este tópico deixou um título muito vago e usuários inexperientes nem imaginam do que se trata...

Obrigado mais uma vez!
della, o ar tambem parou por esse problema?

Seguinte, fiz uma viagem ontem de 200km chegando em casa começou um pequeno cheiro de de plastico derretido, cheguei parei o carro beleza.
Hoje fui sair liguei o ar e nada de ventilação...não sai vento dos difusores. Agora apareceu os outros sintomas, buzina farol baixo ( as luzes de posição estão funcionando) farol de milha e limpador do para-brisa.

Seguinte vou trocar o comutador certo! Agora a duvida é: Precisa fazer algum recadastramento de chave ou algo assim?
 

G3ORG3

Membro
Danylo disse:
della, o ar tambem parou por esse problema?

Seguinte, fiz uma viagem ontem de 200km chegando em casa começou um pequeno cheiro de de plastico derretido, cheguei parei o carro beleza.
Hoje fui sair liguei o ar e nada de ventilação...não sai vento dos difusores. Agora apareceu os outros sintomas, buzina farol baixo ( as luzes de posição estão funcionando) farol de milha e limpador do para-brisa.

Seguinte vou trocar o comutador certo! Agora a duvida é: Precisa fazer algum recadastramento de chave ou algo assim?
Opa, não precisa não. O meu deu problema na sexta-feira passada. É só desmontar aqueles acabamentos plásticos do painel que já tem acesso.

É meio chatinho pra tirar ele mas da pra fazer tranquilo. Depois de tudo montado, pelo menos no meu caso, tudo voltou a funcionar normalmente, não precisou reconfigurar nada (e também não precisei tirar o volante)...

Só cuida com o cabo do airbag que fica bem próximo ali do chicote do comutador, parece ser bem sensível e se bater meio forte "sem querer" pode acabar quebrando...
 
George Amaral disse:
Opa, não precisa não. O meu deu problema na sexta-feira passada. É só desmontar aqueles acabamentos plásticos do painel que já tem acesso.

É meio chatinho pra tirar ele mas da pra fazer tranquilo. Depois de tudo montado, pelo menos no meu caso, tudo voltou a funcionar normalmente, não precisou reconfigurar nada (e também não precisei tirar o volante)...

Só cuida com o cabo do airbag que fica bem próximo ali do chicote do comutador, parece ser bem sensível e se bater meio forte "sem querer" pode acabar quebrando...
Opa estou fazendo no meu nesse exato momento já já postoo tudo aqui
 
PESSOAL DA UMA AJUDA AI POR FAVOR

troquei o comutador e resolveu o problema, mas agora ta esquentando a capa que esconde a coluna de direçao bem no lugar do comutador ( nao sei se e neura porque deu defeito e eu nunca tinha reparado OU se ainda tem algum problema)

O curto foi no pino com numero 30 logo abaixo do pino com numero 75, entre os 2 pinos guia mais fino (meio arredondado)
https://http2.mlstatic.com/comutador-partida-ignico-vw-golf-polo-voyage-gol-g5-audi-a3-D_NQ_NP_20173-MLB20185154947_102014-F.jpg

nessa imagem é o pino que nao aparece o numero

https://http2.mlstatic.com/chave-comutador-ignicao-golf-polo-fox-gol-a3-bora-4b0905849-D_NQ_NP_251815-MLB25307753780_012017-O.jpg

nessa imagem da pra ver o pino 30 abaixo do 75

Esse pino e responsável por qual sistema do carro para que eu possa procurar um curto ou algo assim.

Eu nao troquei o conector que vai no comutador, pode ser isso? pra trocar ele tem que cortar os fios e fazer uma solda no novo?

https://http2.mlstatic.com/S_350705-MLB25056952146_092016-Y.jpg

imagem do conector novo.
 
Boa tarde. Segui as informações do posto e solucionei meu problema, peguei um comutador do Fox com o msm PN e funcionou a seta, buzina, farol e etc, porem algumas coisas mudaram como: meu carro não está travando automático qdo ando com o carro, a luz de cortesia está demorando mais q o normal para apagar. Alguem sabe o motivo? Obs: minha bomba a vácuo está perfeita, então acho q não é ela pois antes estava normal.
 
juliocezard disse:
Boa tarde. Segui as informações do posto e solucionei meu problema, peguei um comutador do Fox com o msm PN e funcionou a seta, buzina, farol e etc, porem algumas coisas mudaram como: meu carro não está travando automático qdo ando com o carro, a luz de cortesia está demorando mais q o normal para apagar. Alguem sabe o motivo? Obs: minha bomba a vácuo está perfeita, então acho q não é ela pois antes estava normal.
chegou a olhar o conector do comutador? geralmente ele derrete um plug
 
Qdo desmontei reparei q o conector estava meio zoado, passei um limpa contato e retirei a sujeira devido ter derretido uma parte do comutador. Mas será que é isso? Pois antes qdo o comutador original parou de funcionar eu não perdi as funções da bomba a vácuo.
 
Galera, alguem pode me ajudar.
Sou novo aqui no fórum e também proprietário de um a3 há poucos meses.
Ontem instalei uma central multimidia, tudo estava funcionando normal. Estava muito feliz.
Hoje cedo, fui ligar o carro, notei que não estava saindo ventilação, embora o comando do ar condicionado estivesse ligando e funcionando normalmente.
Comecei a mexer e vi que a seta, limpadores de parabrisa, buzina e farol baixo e de milha também não estavam funcionando.
Lendo o post tudo me remete ao comutador.
No entanto, voltei na loja onde fiz a instalação da multimidia e mexendo na chave dos farois, com aquele teste de fuziveis, após encostar em determinado local da fiação, as funções voltam.
Após voltar, ligando a chave de luz na milha ou na baixa, as funções param novamente.

Me ajudem!!! O que pode ser?
OBS: JA HAVIA SENTIDO O CHEIRO DE PLÁSTICO QUEIMADO POR ALGUMAS VEZES.
OBS: O ALARME JA HAVIA PARADO DE FUNCIONAR (A CHAVE É NOVA, NUNCA USADA) TRAVANDO SOMENTE NA CHAVE.
 
hiagovalverde disse:
Galera, alguem pode me ajudar.
Sou novo aqui no fórum e também proprietário de um a3 há poucos meses.
Ontem instalei uma central multimidia, tudo estava funcionando normal. Estava muito feliz.
Hoje cedo, fui ligar o carro, notei que não estava saindo ventilação, embora o comando do ar condicionado estivesse ligando e funcionando normalmente.
Comecei a mexer e vi que a seta, limpadores de parabrisa, buzina e farol baixo e de milha também não estavam funcionando.
Lendo o post tudo me remete ao comutador.
No entanto, voltei na loja onde fiz a instalação da multimidia e mexendo na chave dos farois, com aquele teste de fuziveis, após encostar em determinado local da fiação, as funções voltam.
Após voltar, ligando a chave de luz na milha ou na baixa, as funções param novamente.

Me ajudem!!! O que pode ser?
OBS: JA HAVIA SENTIDO O CHEIRO DE PLÁSTICO QUEIMADO POR ALGUMAS VEZES.
OBS: O ALARME JA HAVIA PARADO DE FUNCIONAR (A CHAVE É NOVA, NUNCA USADA) TRAVANDO SOMENTE NA CHAVE.
Acredito que seja o comutador sim amigo. Por algum motivo aleatório voltou a funcionar nesse teste la da loja.
Por via das duvidas, tira a capa de cima do volante e ve se esta derretido. Não precisa tirar o volante nem nada, só a capa
 
Danylo disse:
Acredito que seja o comutador sim amigo. Por algum motivo aleatório voltou a funcionar nesse teste la da loja.
Por via das duvidas, tira a capa de cima do volante e ve se esta derretido. Não precisa tirar o volante nem nada, só a capa

Pois é. Levei em uma auto eletrica no sabado, ele mexeu nas fiacoes que ligam no módulo e na chave dos farois.
Problema resolvido. Contudo, ontem, apos um dia e funcionamento normal, com o carro ligado
Fui ligar a luz interna do veiculo para iluminar o interior, as funcoes pararam novamente.
O eletricista disse que comutador nao tem nada a ver com essaa funcoes, que se realmente estivesse estragado o carro nem daria partida
Enfim, vou abrir ele aqui agora ver se consigo ver o comutador, voltar la e pedir minha grana de volta.
Se for o comutador mesmo, volto a manifestar aqui.
Só nao entendo como que mexendo na fiaçao as funcoes voltam e depois param.. nao faz sentido ser o comutador,se nao elas nem voltariam.
 
hiagovalverde disse:
Pois é. Levei em uma auto eletrica no sabado, ele mexeu nas fiacoes que ligam no módulo e na chave dos farois.
Problema resolvido. Contudo, ontem, apos um dia e funcionamento normal, com o carro ligado
Fui ligar a luz interna do veiculo para iluminar o interior, as funcoes pararam novamente.
O eletricista disse que comutador nao tem nada a ver com essaa funcoes, que se realmente estivesse estragado o carro nem daria partida
Enfim, vou abrir ele aqui agora ver se consigo ver o comutador, voltar la e pedir minha grana de volta.
Se for o comutador mesmo, volto a manifestar aqui.
Só nao entendo como que mexendo na fiaçao as funcoes voltam e depois param.. nao faz sentido ser o comutador,se nao elas nem voltariam.
Tive os 2 problemas no meu carro.
O comutador alem de trocar o proprio comutador tive que trocar o plug pois derreteu tambem, e para que nao voltasse a derreter tive que colocar um rele auxiliar, resolveu o problema. ( o meu esquentava com farol+ milha acesso).

Sobre as luzes internas, olhei fusiveis e estavao bons, troquei o rele 382 por via das duvidas e mesmo assim continuou o defeito. Resultado: Mal contato no conector do fio no teto. Tirei aquela parte onde abre o teto e encaixei o fio e resolveu. Faz o teste ai
 
Tô com um problema com ventilador do ar , aí ele funciona só quando quer e raramente mesmo , será que pode ser o comutador ?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

papudim51

Novato
Acredito que não. O comutador é responsável por distribuir energia pra vários locais após a rotação da chave. Se seu problema é só com o ventilador interno deve ser outra coisa.
 
Topo