[AJUDA] COMUTADOR DE IGNIÇÃO (Problema resolvido)

nikolas07

Novato
Pessoal o Farol as Setas, os Limpador, O Ar, A buzina, Não funciona no meu Audi A3 2001. To Desisperado, Foi em praticamente tosos os eletricista da minha cidade e nada de resolver, Nessa segunda feira um eletricista vai mecher em uma caixinha que fica la no porta-malas sera que pode ser ela?

Alguem ja Passou Por Isso?
 

nikolas07

Novato
to com o maior medo do eletricista meche na peça la atras ela fika em cima do sub de fabrica,se ele keimar essa peça o carro nen liga mais, li em alguns post antigo aki do forum(muito bom) alguns falaram que era a central alguma coisa assim!
 

AS555N

Membro de Honra
Em cima do Sub original fica o módulo das antenas, se ele falou que ia mexer lá é conversa fiada, o módulo que ele disse que ia mexer fica embaixo da lanterna e que só controla as travas e alarme e não tem nada a ver com seu problema, se eu fosse vc começava pela caixa de fusíveis em cima da bateria e depois passa para os fusíveis do lado do painel e posteriormente para os relês embaixo do painel. Outra coisa que pode checar tambem são os terminais que fazem a comunicação entre o habitáculo e o cofre do motor, eles ficam embaixo da churrasqueira (acabamento de plástico onde ficam os limpadores dianteiros no canto extremo do lado do motorista) lá existem uma série de plugs que comandam algumas funções e podem ter se soltado . Esse tipo de pesquisa na minha profissão se chama Troubleshooting (Pesquisa de pane) e existe uma lógica para fazer, daqui a pouco ele vai querer trocar suas rodas falando que pode ser o defeito e nisso vc vai pagando.
Tome muito cuidado com curiosos que com certeza estão querendo tomar o seu dinheiro.
Abraço
Renato
 

gian180T

Membro
Ei .. desculpe se estou falando merda .. mais parece que li isso em outro topico.. nao é problema ali onde coloca a Chave .. " Comutador "

sei lá ... se to enganado. logo aparece alguem me corrigindo !!
 

iuribritto

Novato
Esse é um problema comum. Isso se chama comutador. é uma peça que fica atras do painel, já troquei o do meu e ja teve outro cara aqui no clube que teve a mesma coisa. Troquei na autorizada audi me custou uns 250 a peça e mão de obra. Pode ir ver, se não for comutador eu pago a peça. uhauhauah
 

AS555N

Membro de Honra
gian180T disse:
Ei .. desculpe se estou falando merda .. mais parece que li isso em outro topico.. nao é problema ali onde coloca a Chave .. " Comutador "

sei lá ... se to enganado. logo aparece alguem me corrigindo !!

Pode ser tambem, pode estar faltando o positivo pós-chave.
 
Nikolas,

O Iuri pode estar certo.

Evite que "curiosos" fiquem mexendo no seu carro.Tem muita tecnologia embarcada nos Audi.

Se vc não conhecer alguém de muita confiança para mexer no carro, leve na autorizada.

Nem tudo é tão caro por lá...

Para mim também, o problema parece ser o comutador.

Abs,

Patrick Mello
 

nikolas07

Novato
Pessoal Obrigado pelas resposta mas tenho um problema aqui na minha cidade nao tem autorizada da audi, e o farol e as outras funções ligam raramente, vou ver se levo ele em brasilia la provavelmente deve ter uma autorizada da audi ;)
 

nikolas07

Novato
AS555N disse:
gian180T disse:
Ei .. desculpe se estou falando merda .. mais parece que li isso em outro topico.. nao é problema ali onde coloca a Chave .. " Comutador "

sei lá ... se to enganado. logo aparece alguem me corrigindo !!

Pode ser tambem, pode estar faltando o positivo pós-chave.


Como assim Positivo Pós Chave?
 

AS555N

Membro de Honra
Fornece 12v quando vc vira a ignição, apesar que li em outros posts sobre o comutador, vai nessa que creio ser a mais certa, creio que o Iuri matou a pau.
[]'s
Renato
 

della

Membro
Renato e Iuri,

Creio que sou a mais nova vítima deste problema, meu A3 está com todos os sintomas acima...
Dá pra consertar o comutador?
Como eu desmonto o comutador?
Estamos falando do comutador dos faróis e lanternas, certo?

Renato, vc tem um pra testar????

Aguardo retorno urgente, não dá pra usar o carro, faltam sinalizações essenciais, fora faróis e limpador... Acabo de voltar dirigindo o A3 na chuva, a noite, sem luz baixa e nem limpador de pára-brisas...
 

AdrianoY

Membro
Della, o Sampa trocou o comutador e pagou baratinho, levou pra trocar la no Domingos e resolveu a bucha. Conversa com o Sampa pra saber detalhes, abrcs...
 

della

Membro
Problema resolvido!

No sábado com a ajuda dos amigos Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, fiz uma correria atrás do comutador de ignição e o Domingos trocou para mim, segue um resumo e dica para auxiliar quem mais tiver este problema:

Sintoma: Perda das funções faróis baixos, luzes de neblina, setas, buzina, limpadores de pára-brisas e ventilação interna (ao ligar o A/C é possível perceber que o compressor é acionado, porém o ventilador não funciona).

Causa: Defeito no comutador de ignição, para quem não sabe, esta peça faz a distribuição dos 12VDC para todas as funções que mencionei acima quando a ignição é ligada.

Solução: Substituir o comutador.

Para se ter acesso ao comutador é necessário remover o air bag e volante, depois disso desmonta-se os acabamentos da coluna de direção e se tem acesso ao comutador que fica montado no final do mecanismo do miolo da chave. É necessária mão de obra especializada, pois é necessário desligar e remover o air bag e depois montar tudo novamente e passar o scanner para zerar as falhas.

Ao remover o conector do comutador foi possível observar que houve aquecimento num dos seus terminais, mais especificamente no contato do motor de partida, este aquecimento causou um derretimento parcial na peça plástica que suporta os conectores. Este contato é, na minha opinião, subdimensionado para a aplicação, uma vez que o motor de partida consome uma corrente relativamente alta e com o passar dos anos deteriora o suporte / contato, causando o seu derretimento. Pois bem, substituímos o conector por outro de aço, o mesmo utilizado em bombas de combustível e procedemos a troca do comutador solucionando o problema.

Dica: O comutador original tem o P/N 4B0 905 849 e é o mesmo da linha Golf, custa R$ 180,00 a peça original na concessionária VW, porém um vendedor MUITO HONESTO da Sorana VW aqui de SP deu a dica de utilizar o comutador da linha Fox, que custa R$ 65,00 e é EXATAMENTE a mesma peça, inclusive possui o mesmo P/N.
A diferença é que no caso do Fox quando vc compra o comutador, vem junto o mecanismo de acionamento que vai atrelado a chave (chamado de fechadura), basta desmontar o comutador do mecanismo (dois parafusos philips) e usar no A3, o restro vc descarta.

O código da fechadura do Fox é 5Z0905851A.

Observação: Na concessionária Audi Sorana (do mesmo grupo) o mesmo comutador custa 286,00!!!

Infelizmente devido a urgência do conserto não foi possível fotografar o passo-a-passo para ilustrar, mas seguindo estas dicas fica fácil resolver.

Gostaria de registrar aqui, mais uma vez, meu contentamento em fazer parte desse clube e agradecer a ajuda dos users Iuribritto, Adriano, Sampa, Jaltinier e Domingos, pois assim foi possível deixar o carro em ordem praticamente no mesmo dia do problema.

Aos moderadores, peço a gentileza de alterar o título do tópico para "COMUTADOR DE IGNIÇÃO, PROBLEMA RESOLVIDO" desta forma a pesquisa será mais fácil, o user que criou este tópico deixou um título muito vago e usuários inexperientes nem imaginam do que se trata...

Obrigado mais uma vez!
 

AdrianoY

Membro
Era vc então que tava na oficina do Domingos no sábado ?!? Falei com o Domingos no domingos (trocadilho mais sem vergonha, hahaha) mas naum tinha entendido quem era o caboclo que tava fazendo o serviço lá...
Que bom que resolveu o problema... o Domingos é mestre, sem comentários, levou a caranga no lugar certo...
Abrçs...
 

della

Membro
AdrianoY disse:
Era vc então que tava na oficina do Domingos no sábado ?!? Falei com o Domingos no domingos (trocadilho mais sem vergonha, hahaha) mas naum tinha entendido quem era o caboclo que tava fazendo o serviço lá...
Que bom que resolveu o problema... o Domingos é mestre, sem comentários, levou a caranga no lugar certo...
Abrçs...

Com certeza, o Domingos foi muito prestativo, cheguei lá umas 13h, ele tava quase fechando, mas me esperou pra ajudar! Em cerca de uma hora deixou tudo resolvido.
Ele realmente merece o título de mecãnico de confiança!
 

della

Membro
chedid disse:
poxa, que bom que solucionou seu problema e melhor ainda descobriu uma opção bem mais barata!

Pois é Chedid, crédito tb para o vendedor honesto da VW...
O cara falou assim: Eu podia te ferrar, mais não vou! Leva a fechadura do FOX que tem o mesmo comutador montado nela...

Veja do que estamos falando:

Na Audi, pedindo por comutador para o A3 286 dilmas.
Na VW, pedindo pelo comutador do Golf 185 dilmas.
No mercado paralelo 119,00 por peça não OEM.
Na VW, pedindo pela fechadura do Fox (que vem com o comutador) 65 dilmas.

Diferença de 440%!!!
 

chedid

Administrador
sim que isso fique registrado... vc tem como bater foto deste comutador? ao menos o que vc tirou do seu carro?
 
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