[Ajuda] Audi A3 8P 2007 EA113 – Falha intermitente na ECU (sem luz de injeção / sem partida)

Fala, galera!

Tô com um A3 8P Sportback 2007 2.0T FSI (motor EA113) que está parado há cerca de um ano e não consigo resolver um problema que parece ser na ECU. Já tentei de tudo e agora recorro ao fórum pra ver se alguém já passou por algo parecido.

Sintomas:

  • No início, o carro apresentava uma falha intermitente:
    • Às vezes, ao girar a chave, a luz da injeção acendia e o carro dava partida normalmente.
    • Outras vezes, a luz da injeção não acendia, o motor girava, mas não dava partida.
  • Depois de vários testes e tentativas, o problema piorou e agora a luz da injeção não acende mais de jeito nenhum, e o carro não pega.

O que já foi feito:

  • Verificação completa do chicote.
  • Troca do relé J271 (dica encontrada em fórum gringo).
  • Checagem de fusíveis e relés.
  • Utilização do VCDS: consigo acessar todos os módulos, menos o de motor (quando a luz de injeção acendia, conseguia acessar normalmente e não havia falha referenciando).

Suspeita:

  • ECU com falha intermitente ou queimada de vez.
  • Problema mais profundo no circuito de alimentação da ECU (talvez um aterramento oculto ou mal contato persistente).

Alguém já passou por esse tipo de problema com a A3 8P ou EA113?

Obs.: Módulo com remap Stage 3 feito em Maringá/PR.

Se tiverem dicas, testes específicos, ou até indicações de profissionais confiáveis na região de São Paulo / Guarulhos, agradeço muito!

Valeu!
 

Anexos

  • Imagem do WhatsApp de 2025-06-09 à(s) 13.50.18_59921843.jpg
    Imagem do WhatsApp de 2025-06-09 à(s) 13.50.18_59921843.jpg
    118.7 KB · Visualizações: 1

chedid

Administrador
Nobre, primeiro precisa ver se chega alimentação na ecu... E verifica rede can.. se tudo estiver ok, pode ser o módulo que foi pro saco
 
Topo