Agora minha embreagem deve ter ido pro espaço

phabran

Membro
Pessoal,

Hoje voltando de viagem primeiro ouço um beep que achei que fosse meu celular e era alerta do computador de bordo informando que o óleo estava no mínimo. Até aí tudo bem, estrada sem correr nada não vai acontecer nada. Mas ao parar em um restaurante, quando fui sair com o carro não conseguia engatar a 1ª marcha. Forcei um pouco e ela entrou. Fiz o teste com a ré e a mesma coisa. Aí deixei o carro parado uns 15 minutos e parece que voltou ao normal. Estranho não? Só senti que o pedal ficou mais mole, mas pode ser só impressão. Alguma sugestão do que aconteceu?

Amanhã mesmo vou encostar para trocar a embreagem e ver se está tudo certo, trocar óleo e filtro e arrumar mais umas coisinhas como o botão do vidro elétrico.

Qual embreagem aconselham? Além da Sachs de R$1600,00, da Displato de até R$900,00, Displatec que não conheço, qual outra? Porque preciso resolver isso rápido, mas não quero perder tempo. O mecânico também vai sugerir alguma outra, vamos ver qual. Quero uma com CxB bom, a Displato parece ser uma boa opção, mas como vou mandar a minha lá ou pegar a embreagem dos caras se estarei sem carro. O mecânico é que não vai! Rsrsrs

Valeu!

Patrick
 

rodrigopu

Novato
As marchas estarem difíceis de engatar, o pedal ficar mole e o carro apitar o óleo não tem absolutamente nada a ver com a embreagem ir pro espaço.

Se sua embreagem tivesse ido pro espaço, estaria patinando e o pedal ficaria duro e alto. ;)
 

RafaPR

Consultor Técnico
O beep não era aviso do fluído de freio?

Eu arrisco dizer que estorou algum conduíte ou o cilindro de acionamento da embreagem, aí vazou todo fluído de freio do reservatório e começou a apitar o painel...e por isso o pedal ficou duro tbm.

pq como o amigo acima disse, uma coisa não tem nada a ver com a outra!
 

Carlinho

Consultor Técnico
KIT Displatec UPGRADE AUDI A3 1.8T 20v 150/180CV (PLATÔ + DISCO + VOLANTE AÇO USINADO) - 1700
Kit Sachs - 1.600


Eu sou mais esse kit sachs pelo único motivo do volante ser single mass e aliviado
 

phabran

Membro
Pensei logo na embreagem porque ela já está trepidando quando passo as marchas. E quando estourou o cabo da embreagem do meu antigo carro as marchas não entravam. O pedal acho que foi impressão mesmo. O mais estranho: hoje está tudo absolutamente normal e funcionando: embreagem, freios etc. Só estou com o alerta de óleo no carro que informa que está no mínimo. Pelo menos pelo desenho é óleo. E ainda não completei porque não sei qual óleo o mecânico colocou. Acho que já vou trocar o filtro e óleo e usar o Lubrax 5W40.

O que pode ter sido então? Preciso da ajuda de vocês.
 

overspeed

Comerciante
uhm... isso de esfriar e ficar melhor pra engatar pode ser o fluido de acionamento da embreagem, é bom verificar o nivel e se não está na hora de substituir...

qto ao nivel minimo do óleo, toma cuidado... melhor botar qualquer óleo do que ficar sem...
 

A3Branco

A3 Maníaco
mano, este beep q vc fala é como se fosse um pequeno "rangido"???

Acontece mais nas curvas do que na reta???

Depois que vc começa a andar mais tempo ele para??
 

RafaPR

Consultor Técnico
a3branco disse:
mano, este beep q vc fala é como se fosse um pequeno "rangido"???

Acontece mais nas curvas do que na reta???

Depois que vc começa a andar mais tempo ele para??


cara, ele falou de beep do PC de bordo do carro, não barulho de funcionamento! ;)
 

phabran

Membro
Overspeed, esse fluído eu vejo onde? Ou é compartilhado com algum outro?

A3branco, o beep é aquele que quando o computador faz o check control ele apita se tem alguma coisa errada. Só isso. E é nível de óleo mesmo.

Agora estranhei porque o mecânico que sempre mexeu nesse carro disse que sempre usou óleo semi-sintético 10w40 nele. Disse que o carro por estar com mais de 100 mil km com um óleo muito fino o nível baixará muito rápido e eu até concordo com ele, faz sentido. Agora mesmo ele disse que está com o Castrol GTX Exclusive 10W40 e disse que com essa especificação nunca terei borra no motor. Pelo menos bate com o manual: multiviscoso VW 501 01 ACEA A3/B3.
 

MAZA

Novato
Verifique o óleo da embreagem, pois isso já aconteceu comigo, abaixou o nível e ficou ruim de engatar as marchas, e o computador de bordo acusava nível baixo. Estva vazando, arrumei e nunca mais tive problema e minha embreagem não esta zera não mas tenho mais esse problema.
 

phabran

Membro
Maza, mas quando o computador acusava óleo eu vi no manual que é óleo de motor. Não fala nada de óleo de câmbio ou embreagem, será que também tem sensor?
 

Carlinho

Consultor Técnico
phabran disse:
Overspeed, esse fluído eu vejo onde? Ou é compartilhado com algum outro?

A3branco, o beep é aquele que quando o computador faz o check control ele apita se tem alguma coisa errada. Só isso. E é nível de óleo mesmo.

Agora estranhei porque o mecânico que sempre mexeu nesse carro disse que sempre usou óleo semi-sintético 10w40 nele. Disse que o carro por estar com mais de 100 mil km com um óleo muito fino o nível baixará muito rápido e eu até concordo com ele, faz sentido. Agora mesmo ele disse que está com o Castrol GTX Exclusive 10W40 e disse que com essa especificação nunca terei borra no motor. Pelo menos bate com o manual: multiviscoso VW 501 01 ACEA A3/B3.
A especificação para o nosso motor é VW 502 hein... ;)
 

phabran

Membro
Carlinho VW 502 00 é para os sintéticos. No caso de multiuso que imagino ser semi-sintético ou mineral, o manual informa 501 01 (pág. 174).
 

Carlinho

Consultor Técnico
phabran disse:
Carlinho VW 502 00 é para os sintéticos. No caso de multiuso que imagino ser semi-sintético ou mineral, o manual informa 501 01 (pág. 174).
Ah bom, não tinha olhado esse detalhe! :? :lol:
 

RafaPR

Consultor Técnico
phabran disse:
Maza, mas quando o computador acusava óleo eu vi no manual que é óleo de motor. Não fala nada de óleo de câmbio ou embreagem, será que também tem sensor?

Tem, é o sensor de nível de fluído do freio.

A embreagem compartilha o fluído com o freio, mas pelo que vc tá falando, não deve ser o seu problema.

Sobre o que seu mecânico falou, concordo em partes, mas não vai baixar tão rápido assim não...

Meu carro tem 105 mil km também e eu uso um óleo ainda mais fino, o 5w40 sintético da BR e ele baixa coisa de 500ml a cada 5 mil km!
 

phabran

Membro
Então, com o óleo que estava deve ter baixado 1L em 5 mil km. Hoje coloquei o Castrol SLX 5W40 e troquei o filtro. Se eu notar que está baixando muito aí volto ao 10W40, mas acho que não baixa não. Vamos ver...

O problema é que uso o carro para trajetos muito curtos e o motor nem chega a esquentar direito. Agora que minha esposa está trabalhando mais longe de casa vamos ver qual o comportamento do carro.

E sobre a embreagem vou ver se troco amanhã o kit. Se o volante estragou também aí eu penso nessas opções mais caras, porque estou com dó de gastar 1600 + 400 reais de M.O. na embreagem.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Meu carro tem 149k km e uso sintético 5W40. Não vazava nada, foda agora que estou com um vazamento pelo bujão do cárter que um retardado apertou demais o parafauso, que o meu é de alumínio, numa das trocas de óleo...
 

phabran

Membro
Falei com o Ademir na Displatô e o atendimento é muito bom! Se os produtos também forem, recomendo.

Uma embreagem completa do A3 180 com volante monomassa sai por R$810,00 à base de troca. Se quiser com volante de aço aliviado sairá por R$1200,00. Tudo com lona simples e não trançada e sem o rolamento.

O que ele me falou de prós e contras:

- O volante aliviado faz o carro acelerar e retomar mais rápido, porém fica mais fraco em baixos giros segundo ele porque o volante mais pesado continua girando com o maior peso e isso ajuda;

- Lona trançada trepida mais e por algum tempo e ele não recomenda para uso urbano comum sem muita potência

No primeiro caso acho que vale à pena. No segundo, acho que vale mais à pena pegar a Sachs por 1600 reais.

Acho que vou pegar esse comum por 810 reais já que não pretendo aumentar a potência do carro, no máximo teria uns 200~210CV.
 
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