AC não liga,parou do nada-por onde começar os testes?

Bom dia pessoal!
Ontem meu ar parou de gelar do nada... hj de manha liguei e notei q os eletro-ventiladores não acionam quando ligo,alguem tem dica por onde começar os testes?

Abraço a todos

AS555N

Membro de Honra
Se não tiver acionando nem o compressor pode ser que vazou o gas, tem uma válvula logo em cima que sempre tá medindo a pressão....se cair abaixo de um mínimo ou der excesso de pressão ela desativa o sistema....nem o compressor nem os ventiladores ligam......se o gas estiver Ok, fusíveis...depois pode ser o módulo do ar que fica abaixo da bateria e se vc for azarado talvez até o comutador de ignição.

Abraço

sim a ventilação interna esta funcionando, tava ligado na hora..parou de gelar derrepente...
As555 essa valvula so com manometro pra ter certeza q tem gas né? ... caracaa comutador de ignição? rsrs não sabia q tinha relação com o ar

marioaoliva

Moderador
sim a ventilação interna esta funcionando, tava ligado na hora..parou de gelar derrepente...
As555 essa valvula so com manometro pra ter certeza q tem gas né? ... caracaa comutador de ignição? rsrs não sabia q tinha relação com o ar

Vc já tentou acionar novamente após desligar o carro, remover a chave e depois ligar o carro novamente?

sim sim,aconteceu ontem..hj de manhã tentei ligar e nada... se eu não me engano o compressor acionou e logo desarmou..mas não tenho certeza... na hora do almoço vou testar melhor em casa

mas me parece q escutei ele acionando e desarmando logo em seguida

testei! , cara a primeira vez os ventiladores acionaram e desarmaram...depois tentei mais uma vez funcionou
por 5 min e derrepente para de gelar...e ai? os fusíveis estão normais ... será gás? ..quando funciona gela muito!

marioaoliva

Moderador
testei! , cara a primeira vez os ventiladores acionaram e desarmaram...depois tentei mais uma vez funcionou
por 5 min e derrepente para de gelar...e ai? os fusíveis estão normais ... será gás? ..quando funciona gela muito!

Pode ser o filtro secante... Da um pulo em alguém que mexe com ar, eles vão medir a vazão e i retorno do gás, se o filtro estiver entupido acusa nos manômetros... Confere o aperto das porcas dos fusíveis da bateria, costumam dar mal contato...

Sent from my iPhone using Tapatalk

DouglasM

Novato
Uma coisa que todos esquecem ..
Modulo da ventoinha ..
Fica embaixo da bateria e é igual do Golf, Bora ..
Liga o carro, espera chegar nos 90°, se não armar a 2ª ventoinha e nem o compressor pode ter certeza que é o módulo .
Outra dica, caso seja isso, não compre o módulo paralelo, não dura 1 dia .
A peça nova na VW custa R$800.00, mais consegue mais barato em outros lugares .
Consegui por R$350 nunca usada na caixa com NF . Comprei a única.

Abs !

kikohonda

Membro
Aconteceu a mesma coisa no meu carro outro dia. Parou de gelar de repente. Fiquei bolado na hora. Então tentei desligar o ar e ligar novamente e nada de gelar. Resolvi parar o carro, desligar tudo e religar novamante. No momento que religuei tudo o ar não gelou, mas quando já tinha desistido e comecei a andar, o ar gelou novamente. Isso tem mais ou menos 2 semanas e o ar não deu mas problema. Não sei o que pode ter acontecido. Fiquei desconfiado de um momento antes de dar o problema, em que parei o carro para falar com um amigo e acabei deixando o carro com o motor desligado com a bateria acionada e o ar ligado ventilando... acho que não é bom fazer isso. Foi a única coisa que fiz diferente.

Espero que consiga resolver seu problema logo Andre! É horrível ficar sem ar!

gabrielm

Novato
essa é uma dúvida que tenho...se funciona com o motor desligado - tem problema usar a ventilação/ar condicionado com o motor desligado e a chave virada?!

douglas não entendi seu teste?... quando ligo o ar as duas ventoinhas funcionam normalmente...
mario pode ser né?!... vou passar numa loja aqui e pedir pro pessoal faze um teste

no caso desse filtro..o sistema desarma pelo excesso de pressão?

DouglasM

Novato
Se funcionam as 2 ventoinhas então não é módulo mesmo .
Esse módulo impossibilita o funcionamento da ventoinha maior e consequentemente o compressor não arma .
É bem comum .

Abs e boa sorte!

kikohonda

Membro
essa é uma dúvida que tenho...se funciona com o motor desligado - tem problema usar a ventilação/ar condicionado com o motor desligado e a chave virada?!

Gabriel já ouvi falar que usar só a ventilação não tem problema, mas se o ar está ligado com compressor ativo, isso não seria bom. Não sei se é lenda ou verdade. Prefiro não arriscar ou dar esse mole novamente.

slayerbh

Novato
Amigo
Pode ser diversos fatores.
Vamos pelos mais faceis.
Fusiveis o em cima da bateria e o da caixa de fusiveis do lado do motorista. Se ta ok blz!
Relé tem um rele que é somente do ar condicionado ( leve ao auto eletrico ) fica em baixo da direção. Ele tem a função de armar o ar e desarmar o mesmo ( pode ter dado curto). Se ok. Aproveite para verificar junto ao auto eletrico se o alternador esta gerando carga suficiente! Se estiver ok!
Ai vamos para o cara do ar condicionado. Medir Gás, e verificar uma polia que fica no compressor. Essa polia tem um imã e esse imã pode não estar armando. Espero ter ajudado.

valeu slayer vou fazer isso!, saindo do trampo agora vou passar no cara do ar pra ele medir o gás e verificar o tal do filtro secante
vamos ver oque vira!