A3 Sportback EXTREMAMENTE instável

GCN

Novato
Boa Noite Pessoal,

Desde moleque minha família sempre teve Audi e a admiração pela marca é grande, meu primeiro carro foi e atualmente é um A3 Sportback 2008. Gosto muito do carro, porém nesse 1 ano e meio que to com o carro passo ''sufoco'' para acompanhar carros menores nas curvas... O carro ta original, última vez que levei no mecânico estava tudo ok, porém o carro é muito Fraco de curva, algo de se irritar mesmo, não sei se sou só eu mas acho muita força pra pouco chão... Acelerei com um conhecido que tem um Sandero RS com suspensão preparada e pelo ronco filtro e escape... Ele saiu uns 3 carros na frente e nas curvas manteve a diferença, só fui passar ele numa reta (ai logicamente passei voando).. ai pergunto, qual motivo pros A3s e pelo que noto os Jettas serem tão fracos de curva? Não me sinto seguro em curvar com esse carro á cima dos 160-170 km/h, várias vezes já tive que tirar o pé (Mesmo com ESP desligado), simplesmente porque o carro rola demais e ''samba'' a traseira demais.

O que mais me preocupa é o fato de eu gostar de pisar, ter potência e torque sobrando mas não poder usar, simplesmente porque o carro não tem chão... Outro dia acelerei com um Volvo C30 R Design Mecânico e vou te falar que foi um trabalho pra andar na frente 100% do tempo, e foi uma sensação horrível no mesmo dia ter que corrigir o trajeto do carro a 190 km/h numa curva pouco acentuada mas com muitos desníveis e o C30 do meu conhecido que vinha atrás passou tranquilamente na curva...

Não sei se entendem a situação, mas eu tenho algo relativamente forte mas que não posso usar sem medo de pegar uma ondulação ou entrar forte numa curva e dar de cara num poste. Não to criticando a marca, na saída de curva eu peguei o Sandero RS e passei voando, mas o que me deixa de cara é uma marca como a Audi colocar em linha carros com 200cv+, porém sem chão... Um Subaru WRX por exemplo tem muito mais chão que o meu carro ou por exemplo uma BMW 130i, enfim.. Gosto muito do carro e não queria ter que me desfazer, o vídeo da naba que tomei na curva (mesmo pisando praticamente tudo nas curvas) ta na net e ainda não postaram a parte que eu passo ''pra variar''... Qual a solução? Pelo que ví, só um Kit de amortecedores gringos mais molas esportivas poderiam resolver meu problema, porém é investimento de 6-10k e se for assim pretendo partir para um S3 8P... Não quero meter pau na marca (Até porque aqui em casa já foram 10 Audis), só venho puxar um assunto que é comum no meio dos proprietários de A3 e Jetta (Pelo menos os que eu conheço também reclamam) e tentar buscar uma solução que não envolva ter que vender meu carro ou sair da marca (até porque o único carro que me da tesão fora da marca e que me seria ''acessível'' seria uma 335i)...
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Compra um kit Koni yellow com molas eibach. Não passa de 5 mil, ate menos. Usado menos ainda.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

mike-vw

Novato
Cara, eu tinha o mesmo problema que você, só que em um golf. Vi que disse que seu carro é 2008, me diz uma coisa, seus amortecedores são originais ainda? Porque o meu mudou da agua pro vinho quando coloquei amortecedores novos, e o que rola é que eu nunca havia percebido que os meus amortecedores estavam ruins, até andar em um carro igual ao meu. As molas esportivas melhoram bastante tb, no meu caso passei a usar as eibach.
 
Tenho um A3 1.8 turbo 2006 e um dos pontos fortes dele é a estabilidade. Parece andar sobre trilhos. Antes de sair comprando suspensão eu farei um check up completo da suspensão e geometria do carro... Pode ser que um buraco tenha deixado algo fora no alinhamento, caster, cambagem etc e não esqueça das rodas traseiras....

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
max.druciak disse:
Tenho um A3 1.8 turbo 2006 e um dos pontos fortes dele é a estabilidade. Parece andar sobre trilhos. Antes de sair comprando suspensão eu farei um check up completo da suspensão e geometria do carro... Pode ser que um buraco tenha deixado algo fora no alinhamento, caster, cambagem etc e não esqueça das rodas traseiras....

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Farei não, faria.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Almeida

Membro
mike-vw disse:
Cara, eu tinha o mesmo problema que você, só que em um golf. Vi que disse que seu carro é 2008, me diz uma coisa, seus amortecedores são originais ainda? Porque o meu mudou da agua pro vinho quando coloquei amortecedores novos, e o que rola é que eu nunca havia percebido que os meus amortecedores estavam ruins, até andar em um carro igual ao meu. As molas esportivas melhoram bastante tb, no meu caso passei a usar as eibach.
Concordo, já tive um Focus e considero a estabilidade do A3 compativel, se tiver com amortecedor estourado/cansado o carro fica uma merda.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

GPA

Membro
Além dos amortecedores novos, a geometria correta faz muita diferença também. Fiz geometria outro dia e tinha algumas coisas fora. Senti uma boa diferença! Mas a máquina tem que ser boa e o cara tem que saber o que tá fazendo. Já tinha feito outras vezes e não deu a diferença que deu nessa vez.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Umas molas eiback ou H&R e uns amortecedores novos ja resolvem isso.
Principalmente se os traseiros tiverem cansados ai piora muito mais nas curvas. Nao tem pq gastar rios de dinheiro com suspensão, só o basico já melhora muitooo.
 

GCN

Novato
Fala Pessoal;

O carro desdo dia de criação do tópico vem ficando pior de estabilidade, dei uma checada em todas as NF's de manutenção do carro. Foi feito tudo em relação a motor, porém em 8 anos de uso e 77 mil km, o 2 antigos donos NUNCA trocaram nada da suspensão, ela nunca foi revisada, acredito que o problema tenha se originado a partir daí. Alguém pode me dar um FeedBack do que mais seria interessante revisar e trocar com 77 mil km e 8 anos? Pensei em amortecedores (Suspensão), Discos de freios e correia dentada ( o meu é FSI então usa), tem que revisar algo a mais?

Enfim, acredito que após a troca dos amortecedores volte tudo como deveria ser.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Bom vamos lá pelo meu conhecimento, pois tenho um também posso te dizer o seguinte:
1- tucho da bomba de alta (se não trocou, troque urgentemente)
2- filtro e óleo do cambio DSG (se não trocou, troque urgentemente)
3- kit de amortecedores (coifa/batentes/rolamentos) e amortecedores se preciso, os amortecedores traseiro cansam muito rapidos!
4- verificar terminal de direção/bieletas(dianteiras e traseiras)/pivos e buchas da bandeija
5- kit correia dentada completa e bomba dagua
6- limpeza do sistema de arrefecimento
7- troca do fluido de freio. Disco e pastilhas se necessário
8- descarbonizção da admissão (confirmar se não ja foi feito)
 
Topo