A3 Sport 2013/14 8V (8V1B6

Andrefis

Membro
seleri disse:
Só uma observação negativa: Porque os caras colocaram LEDS no lugar de ponteiros analógicos nos mostradores de gasolina e temperatura? O tipo de display foi desenvolvido para receber um ponteiro (aliás, muito melhor de leitura e precisão) e resolveram colocar leds... quero ver quando o combustível estiver acabando e tivermos que olhar para o led e torcer para que ele ainda tenha um bom tempo antes de apagar... no velho e bom ponteiro é só acostumar e ver baixar. Lembro até dos antigos "Opalões" que parecia de dava para ver o ponteiro mexer a cada acelerada forte...
Qnd vi o painel foi o que pensei... Meu irmão teve um Gol GTI quadradinho, qnd agente acelerava forte o ponteiro do combustível baixava rápido. Ao andar mais na manha ele voltava pra posição... kkkkkkk

Meu irmão está pra comprar um Fusion Titanium com motor ecoboost com todos os opcionais. Mostrei o seu review com relação ao A3 e o mesmo gostou bastante e pediu para fazer algumas perguntas, visto que ele não tem cadastro no fórum:

_ Qual é o comportamento do conjunto motor e câmbio do Fusion, muito diferente do A3?
_ Em termos de estabilidade, qual vc achou melhor?
_ O espaço interno para os ocupantes e o porta malas do A3 é muito menor que do Fusion?
_ Em termos de acabamentos e itens disponíveis, qual é melhor e mais completo?

É isso aí, se puder responder essas perguntas irá ajudar muito. :yess:

Parabéns pela máquina. É bonito demais!!
 

gabrielm

Novato
parabéns pelo carro! simplesmente animal!

cara, porque o teu não tem o badge 1.8T? só esse tfsi.... o que tem aqui na cidade, inclusive branco igual o teu, tem o 1.8....
 

seleri

Novato
Andrefis disse:
Qnd vi o painel foi o que pensei... Meu irmão teve um Gol GTI quadradinho, qnd agente acelerava forte o ponteiro do combustível baixava rápido. Ao andar mais na manha ele voltava pra posição... kkkkkkk

Meu irmão está pra comprar um Fusion Titanium com motor ecoboost com todos os opcionais. Mostrei o seu review com relação ao A3 e o mesmo gostou bastante e pediu para fazer algumas perguntas, visto que ele não tem cadastro no fórum:

_ Qual é o comportamento do conjunto motor e câmbio do Fusion, muito diferente do A3?
_ Em termos de estabilidade, qual vc achou melhor?
_ O espaço interno para os ocupantes e o porta malas do A3 é muito menor que do Fusion?
_ Em termos de acabamentos e itens disponíveis, qual é melhor e mais completo?

É isso aí, se puder responder essas perguntas irá ajudar muito. :yess:

Parabéns pela máquina. É bonito demais!!
Olá @Andrefis,

Fale com o seu irmão que o conjunto motor/câmbio é MUITO diferente do A3. Qual é melhor? Questão de gosto. Não me atrevo a dizer que o do A3 é melhor, só que é diferente (eu, particularmente, prefiro o do A3). O Fusion acelera tão rápido quanto o A3 mas a sensação é que o carro não acelerou até olharmos o velocímetro. Várias vezes precisei pisar no freio com mais força pelo susto da aproximação do carro da frente. A que não gosto é que não parece que está acelerando (até olharmos para o velocímetro). Não sei se você costuma fotografar, mas a diferença é exatamente como uma foto feita com uma câmera com delay e outra profissional. Imagine que está fazendo uma foto de alguém mergulhando na piscina. No Fusion, a foto seria somente dos pés da passoa e no A3 você veria o dedo encostando na água.

Qual é o melhor? Depende do que você quer. Esportividade? A3. Conforto/robustês/inércia. Vá de Fusion. Diversão ao dirigir, A3. Tecnologia embarcada, Fusion. A diferença é "resposta imediata" para o A3 e "suavidade" para o Fusion.

A estabilidade do Fusion é IMPRESSIONANTE. Eu uso a BR040 (estrada muito boa) diariamente para trabalhar. Parece que o controle de tração do Fusion só atua depois do "Deus me livre", no meu antigo A1 o controle entrava muito antes. No A3 só testei um dia, mas parece que atua bem depois do A1. De qualquer forma, ficou um gostinho de ter, quem sabe, um S3 com tração integral. Isso é igual celular. Antes de termos o primeiro, era bobagem. Depois de ter, é fundamental. Digo que se a Audi lançar algum A3 com tração Quattro, sou forte candidado à compra. Agora comparar o modo Dynamic do A3 com o Fusion é MUITA diferença. O Fusion é "tranquilo" e o A3 é "nervoso". Acho que preciso de mais tempo na estrada para poder responder a pergunta: Qual é melhor?

Espaço interno é covardia. O Fusion é MUITO maior. O porta malas (apesar de ser um sedan disfarçado de coupê) é MUITO maior no Fusion. Eu ando 99% do tempo sozinho e eventualmente levo meus filhos (4 e 5 anos) ao colégio. Nesse caso, achei besteira ter um espaço tão maior. Comprei até um A3 de 2 portas porque acho mais bonito (aliás, o banco do A3 Sport anda muito para frente ao reclinar, fiquei surpreso).

Acabamento ambos são top. Não vejo muita diferença entre eles. Equipamentos o Fusion ganha de goleada. Estaciona sozinho, baixa o farol alto com carro no fluxo contrário ou no mesmo sentido, controla se estamos saindo da pista ou trocando de faixa, controla o banco e retrovisores externos se a chave que está no bolso da pessoa de colocou a mão na maçaneta é diferente. Tem GPS, bancos elétricos com memória, partida sem chave, painel configurável à gosto, avisa se tem carro no ponto cego do retrovisor, a grade frontal abre e fecha de acordo com temperatura do motor e trânsito/viagem para melhorar aerodinâmica, controle de voz, câmera de ré, linhas de onde o carro vai passar ao dar ré, entre outras tecnologias... No A3 eu perguntei à vendedora como "ligava o carro" e fiquei até com vergonha quando ela respondeu que era "na chave"... Nem tinha reparado que tinha chave e não botão para ligar o carro... O A3 não tem couro e o couro do Fusion tem uma costura aparente muito bonita.

Na verdade o Fusion é um carro que com todas as tecnologias custaria mais de 200mil reais e custa apenas 115mil. Além disso esse mesmo carro com as mesmas configurações nos EUA custa quase 39mil dólares... R$93mil aproximadamente. Ou seja, como é importado do México e não tem imposto de importação, é um dos melhores custo x benefícios do mercado atual. Por esse motivo acabei saindo do A1 para o Fusion. Depois de alguns meses, resolvi voltar para a Audi por prazer ao dirigir. Acho que quando tiver uns 60 anos, volto feliz para o Fusion... ;-)

Espero que tenha ajudado na decisão do seu irmão.

Abraços, Eduardo Seleri.
 

seleri

Novato
Olá @gabrielm,

Nem tinha reparado... Mas pensando bem, eles devem ter tirado para não parecer "retrocesso", afinal o A3 8P era 2.0...

Acho que quiseram privilegiar o consumo, afinal ele veio com freio regenerativo, sitema start-stop, o câmbio do A1 de sete marchas e dupla embreagem, sistema que coloca o carro em ponto morto quando embalado entre outros.

Pelo que li a respeito, o câmbio de sete marchas e dupla embreagem não aceita motores com mais de 250Nm de torque (aprox. 25,5Kgfm), para isso a Audi usa o antigo de 6 marchas lubrificado (o 7 marchas é seco). Pelo mesmo motivo, o Golf GTI que tem 35,5Kgmf usa o câmbio de 6 marchas.

Abraços, Eduardo.
 

seleri

Novato
Continuando... Ainda estou na dúvida do que significa as três "garrafinhas/bancos" no painel do carro... Vou tentar achar alguma coisa no manual e posto aqui.

Ahhh, com relação ao consumo, andando a 160-180Km/h na BR, o consumo caiu para 9,5Km/L...

omna.jpg
 

merotti

Membro
Belo review você fez amigo! Li tudo com muita atenção. Pelo que pude entender, se o Fusion fosse da Audi ele custaria uns 300k kkkkkk

Parabéns pelo carro, não vou mentir que no começo estava meio desapontado com o 8V pelo downsizing, falta de bancos em couro, mas agora já estou até me costumando com o design.
 

seleri

Novato
Olá @merotti,

hehehe, tem razão. 300K ou mais... ;-)

Eu também fiquei desapontado quando comecei a ler as notícias do novo A3. Mas, também não gostava nem um pouco do A1 quando li a respeito em 2011 e nem queria fazer um test drive nele. Esse é o problema da Audi. NÃO DIRIJA... Eles são viciantes. O meu velho e bom A1 (principalmente pelo câmbio) foi um dos melhores carros que já tive. Acho que o A3 tem tudo para tomar este posto. Tomara que tenha dinheiro um dia para comprar um S3... Deve ser, tudo de bom, mais um pouco.
 

merotti

Membro
@seleri é exatamente este o "problema" dos carros da audi, você pode olhar e andar em diversos carros melhores em questão de custo benefício, conforto, motorização, opcionais, carros mais novos, mais caros, mas as drogas desses carros com 4 argolas na grade tem um feeling fodástico e te faz esquecer de tudo o que você tem visto anteriormente kkkkkk
 

Andrefis

Membro
@seleri ajudou demais, pode ter certeza.
Não sou fotógrafo profissional, mas entendo bem essa diferença que vc quis dizer.
E realmente tração nas 4 é foda demais, vc sentar a botina na curva e o carro grudar no chão não tem preço... hehehehe
Ainda tenho vontade de ter uma bmw com tração traseira só pra curtir, dizem que é muito divertido.

Realmente o Fusion é bem completo mesmo e um dos melhores custo benefício. É que nem o Jetta 2.5, na época dele era um dos mais completos com relação aos concorrentes de mesma faixa de preço.

Valeu e parabéns pelo A3, deve ser uma delícia dirigi-lo. :piloto:
 
Parabéns pela escolha! Peguei o Sportback pela vantagem no pós venda e por necessitar das 4 portas com certa frequência. Justamente por ter saído de um A1 com 2 portas, na época ainda não eram oferecidas as versões sportback e nem sport, eu sentia muita falta das 2 portas traseiras. Quanto ao design o A3 Sport tem uma traseira mais acertada para um hatch, já o Sportback puxa mais o Q3, mas ambos são belos, minha dúvida era entre o preto e o branco, mas acabei pegando o preto, igual meu A1.

Não sabia que o A3 Sport não vinha com os comandos elétricos no banco, é bem prático. O cabo da MMI vc tá usando com qual aparelho? Pois eu ia comprar na internet um cabo 30 pinos-MMI red (para tocar vídeos e controle de mídias da Apple) no ebay por 30 dólares e usar com um adaptador 30-8 pinos no iPhone 5S, mas todos os vendedores do Mercado Livre e eBay falaram que não adiantava usar essa gambiarra pois o atual cabo 8 pinos da Apple impede que a mídia e vídeos sejam controlados pela MMI. Até tenho um iPod nano velho aqui de 30 pinos e um iPhone 4S, mas ficar rodando com eles só por causa de música, prefiro deixar pelo Bluetooth os meus iphone 5 ou 5S, só que não dá pra controlar pela MMI totalmente a biblioteca. Tô usando um carregador na tomada 12V para iPhone e pareando no bluetooth.

Eu saí do A1 direto para o A3, a diferença é enorme, em questão de conforto ao rodar, espaço interno (obviamente) e potência de motor, além do refino do interior e o Audi Drive Select. O atendimento de vendas na Audi Rio foi muito bom em ambas ocasiões, em 1 semana estava com o carro, agora está ainda melhor com a mudança de dono, saiu da Premium Rio e está nas mãos do grupo Narita, e o pós-venda está em Botafogo, numa oficina bem bacana, e vão abrir um novo showroom em Botafogo e outro novo na Barra de frente para a Autokraft (com oficina) ano que vem, fortalecendo a marca no Rio. Aliás aqui já vem com os suportes para a instalação das placas, não tive nenhum problema com a furacão das mesmas, que foram feitas na concessionária mesmo, que me deu o empalhamento. Os custos de revisões são semelhantes do A3 e A1...

Agora o A1 tinha coisas que o A3 nem tem como opcionais, como o keyless, sensor de estacionamento e controle de cruzeiro, impecável a Audi não trazer estes ítens seja no A3 Sport seja no Sportback 1.8, são carros na faixa de 115 a 124k, até o GPS com o touch era pra vir de série nesta faixa, uma pena que este único opcional custe 10k e tenha que esperar o carro vir da Alemanha e nem vem com o Audi Connect... Eu sinceramente acho que pro ano que vem a Audi Brasil vai dar uma mexida na tabela de preços ou no pacote de equipamentos, pois vem o A3 Sedan que vai ser o carro chefe da marca no Brasil, além da concorrência indireta do Golf que anda tirando potenciais clientes do A3...

O keyless é até perfumaria e não faz muita diferença, couro vai de cada um, até prefiro os bancos de tecido que são bem acabados e muito confortáveis e não fritam neste calor de 40o do Rio, já basta ter que ficar com o volante na mão fritando (a Drywash tem um conservador de couro muito prático e bom por menos de R$20, diga-se). Mas sensor traseiro faz uma falta tremenda, o controle de cruzeiro para uma estrada faz diferença e o GPS qualquer carro de 70k hoje em dia traz de fábrica, até dá pra quebrar o galho com aplicativos de iPhone, mas aí perde sinal de internet ou tem que ficar pendurando suportes para poder visualizar bem os mapas, perde toda a característica clean cativante do design interior dos Audi...

A Audi Rio até me deu o sensor instalado na loja, mas é MUITO diferente do sensor original da Audi que vinha no A1, era espetacular, esse instalado só quebra o galho, tem que botar o som no mute manualmente e tem que ficar atento nos espelhos para não ter nenhuma surpresa, outro dia quase meti em outro carro na baliza. No A1 não tinha esse risco que o sensor era muito bom em qualquer posição pegava com distância, abaixava o volume do carro automaticamente e já ia avisando progressivamente, nunca corri o risco de bater, era super seguro. Já o instalado deve ser esses kits paraguaios, esteticamente ficou muito bem instalado, mas avisa já meio em cima e é muito brusco, falha total da Audi Brasil não incluir algo tão banal.

Do mais concordo contigo, o Audi Drive Select é espetacular, a ergonomia é perfeita, embora não haja couro, o tecido é de ótimo acabamento e os bancos são muito confortáveis, com regulagem milimétrica. Em relação à concorrência direta (118i, Classe A e V40) o A3 é o melhor custo x benefício. O GTI se paga caro (nos pacotes que a VW disponibiliza) e não tem status, mas está bem equipado, mas mesmo assim passa a impressão de um carro inferior em termos de design, construção, acabamento e ergonomia. Fez uma ótima escolha, parabéns!

A mecânica é espetacular, o casamento conjunto-câmbio é perfeito. Ainda não tive oportunidade de pegar estrada, ainda mais a 040 que é espetacular no trecho Petrópolis-Itaipava, mas pelo que pude perceber até 150km/h o carro chega fácil com total segurança. Acho que até 180-200 vai sem maiores problemas, com retomadas ágeis e aceleração forte, na estrada deve ser uma maravilha. Com a patroa de férias semana que vem vou ver se dou uma passeada na Serra. Com a redução de peso e a modernização do motor-câmbio, eu que tive a oportunidade de dirigir um A3 2011 de um amigo, digo que o conjunto atual não deve nada para o anterior e até leva vantagens em certas situações, além de ser mais econômico. Agora o Start-Stop funciona em todos os modos, em alguns mais, mas funciona inclusive no Dynamic, se vc quiser pode desligar no botão ao lado do Drive Select. Achei bem inteligente e menos intrusivo que no BMW e menos brusco que no GTI e V40... Vc esqueceu de falar do comando por voz, que tá muito melhor do que no A1 e agora em português brasileiro, experimente utilizá-lo para fazer ligações e alternar mídias (já que as suas tem controle direto no MMI).

To pagando 7k de seguro com franquia de 4k. Moro no Rio, solteiro e 25 anos, pela porto seguro, classe IV de bônus. No GTI ficaria 4300, No V40 5K. Na 118i Sport 8k. Mas varia muito de cidade, perfil e seguradoras. Cheguei a receber cotações de até 15k...

Acho que as garrafinhas tem a ver com o modo efficiency. Já até me acostumei com os leds do combustível e temperatura. Um quadradinho a menos no marcador de gasolina dá em torno de 30 reais de gasolina podium aqui no Rio. Para encher o tanque saiu 200 reais quando saí da CC. Evito baixar mais que 2 quadradinhos que dá entre 70 e 80 pra encher. O meu tá bebendo em torno de 8km/l, mas também só tenho pego trânsito pesado no Rio e rodo bastante. O A1 fazia uma média de 10 em condições semelhantes. A calibragem de pneu recomendada é 42 nos 4, pelo que se pode ver no adesivo colado na porta do motorista, e faz diferença...

@gabrielm o A3 Sport vem em versão única 1.8T. O Sportback que tem o 1.4 ou 1.8T, o meu Sportback vem com o 1.8T no porta-malas, acredito que a Audi coloque apenas no Sportback que é para diferenciar as versões.
 
seleri disse:
Continuando... Ainda estou na dúvida do que significa as três "garrafinhas/bancos" no painel do carro... Vou tentar achar alguma coisa no manual e posto aqui.

Ahhh, com relação ao consumo, andando a 160-180Km/h na BR, o consumo caiu para 9,5Km/L...

omna.jpg
São os passageiros traseiros, se colocou cinto de segurança, vai riscar o bonequinho correspondente ao assento.

abs!
 
gabrielm disse:
ah, entendi....

não tava ligado que tem 8v spb 1.4!!! mas dae é turbo tambem igual o do a1?!
Aham, mesmo motor do A1...
A crítica diz que dá pro gasto na cidade, tem um torque bom, mas com certeza não tem a mesma graça e prazer do 1.8T, além da roda ser aro 16 e não vir com uma série de equipamentos (dual zone, pacote de luzes led, etc). A grande diferença é o preço o 1.4 tá 94 e o 1.8 124k...
Mas sinceramente, na minha opinião, acho que se for pra comprar o A3 1.4 melhor pegar o Golf Highline que é mais barato (preço, manutenção e seguro) e tem mais motor (usa a programação de 140cv vs 122cv da Audi) e muito mais equipamentos nas versões de 80-85k ou até mesmo o GTI Standard (caso ache, pq a Volks só vem trazendo a Exclusive e Premium) que tem um baita motor pelo mesmo preço e equipamentos semelhantes.
 

seleri

Novato
Leandro M. disse:
São os passageiros traseiros, se colocou cinto de segurança, vai riscar o bonequinho correspondente ao assento.

abs!
Obrigado @[member='Leandro M.'] estou sem tempo até de responder emails... imagina pegar manual para ler... ;-)
 

seleri

Novato
Demetriuslopes disse:
Parabéns pela escolha! Peguei o Sportback pela vantagem no pós venda e por necessitar das 4 portas com certa frequência. Justamente por ter saído de um A1 com 2 portas, na época ainda não eram oferecidas as versões sportback e nem sport, eu sentia muita falta das 2 portas traseiras. Quanto ao design o A3 Sport tem uma traseira mais acertada para um hatch, já o Sportback puxa mais o Q3, mas ambos são belos, minha dúvida era entre o preto e o branco, mas acabei pegando o preto, igual meu A1.

Não sabia que o A3 Sport não vinha com os comandos elétricos no banco, é bem prático. O cabo da MMI vc tá usando com qual aparelho? Pois eu ia comprar na internet um cabo 30 pinos-MMI red (para tocar vídeos e controle de mídias da Apple) no ebay por 30 dólares e usar com um adaptador 30-8 pinos no iPhone 5S, mas todos os vendedores do Mercado Livre e eBay falaram que não adiantava usar essa gambiarra pois o atual cabo 8 pinos da Apple impede que a mídia e vídeos sejam controlados pela MMI. Até tenho um iPod nano velho aqui de 30 pinos e um iPhone 4S, mas ficar rodando com eles só por causa de música, prefiro deixar pelo Bluetooth os meus iphone 5 ou 5S, só que não dá pra controlar pela MMI totalmente a biblioteca. Tô usando um carregador na tomada 12V para iPhone e pareando no bluetooth.

Eu saí do A1 direto para o A3, a diferença é enorme, em questão de conforto ao rodar, espaço interno (obviamente) e potência de motor, além do refino do interior e o Audi Drive Select. O atendimento de vendas na Audi Rio foi muito bom em ambas ocasiões, em 1 semana estava com o carro, agora está ainda melhor com a mudança de dono, saiu da Premium Rio e está nas mãos do grupo Narita, e o pós-venda está em Botafogo, numa oficina bem bacana, e vão abrir um novo showroom em Botafogo e outro novo na Barra de frente para a Autokraft (com oficina) ano que vem, fortalecendo a marca no Rio. Aliás aqui já vem com os suportes para a instalação das placas, não tive nenhum problema com a furacão das mesmas, que foram feitas na concessionária mesmo, que me deu o empalhamento. Os custos de revisões são semelhantes do A3 e A1...

Agora o A1 tinha coisas que o A3 nem tem como opcionais, como o keyless, sensor de estacionamento e controle de cruzeiro, impecável a Audi não trazer estes ítens seja no A3 Sport seja no Sportback 1.8, são carros na faixa de 115 a 124k, até o GPS com o touch era pra vir de série nesta faixa, uma pena que este único opcional custe 10k e tenha que esperar o carro vir da Alemanha e nem vem com o Audi Connect... Eu sinceramente acho que pro ano que vem a Audi Brasil vai dar uma mexida na tabela de preços ou no pacote de equipamentos, pois vem o A3 Sedan que vai ser o carro chefe da marca no Brasil, além da concorrência indireta do Golf que anda tirando potenciais clientes do A3...

O keyless é até perfumaria e não faz muita diferença, couro vai de cada um, até prefiro os bancos de tecido que são bem acabados e muito confortáveis e não fritam neste calor de 40o do Rio, já basta ter que ficar com o volante na mão fritando (a Drywash tem um conservador de couro muito prático e bom por menos de R$20, diga-se). Mas sensor traseiro faz uma falta tremenda, o controle de cruzeiro para uma estrada faz diferença e o GPS qualquer carro de 70k hoje em dia traz de fábrica, até dá pra quebrar o galho com aplicativos de iPhone, mas aí perde sinal de internet ou tem que ficar pendurando suportes para poder visualizar bem os mapas, perde toda a característica clean cativante do design interior dos Audi...

A Audi Rio até me deu o sensor instalado na loja, mas é MUITO diferente do sensor original da Audi que vinha no A1, era espetacular, esse instalado só quebra o galho, tem que botar o som no mute manualmente e tem que ficar atento nos espelhos para não ter nenhuma surpresa, outro dia quase meti em outro carro na baliza. No A1 não tinha esse risco que o sensor era muito bom em qualquer posição pegava com distância, abaixava o volume do carro automaticamente e já ia avisando progressivamente, nunca corri o risco de bater, era super seguro. Já o instalado deve ser esses kits paraguaios, esteticamente ficou muito bem instalado, mas avisa já meio em cima e é muito brusco, falha total da Audi Brasil não incluir algo tão banal.

Do mais concordo contigo, o Audi Drive Select é espetacular, a ergonomia é perfeita, embora não haja couro, o tecido é de ótimo acabamento e os bancos são muito confortáveis, com regulagem milimétrica. Em relação à concorrência direta (118i, Classe A e V40) o A3 é o melhor custo x benefício. O GTI se paga caro (nos pacotes que a VW disponibiliza) e não tem status, mas está bem equipado, mas mesmo assim passa a impressão de um carro inferior em termos de design, construção, acabamento e ergonomia. Fez uma ótima escolha, parabéns!

A mecânica é espetacular, o casamento conjunto-câmbio é perfeito. Ainda não tive oportunidade de pegar estrada, ainda mais a 040 que é espetacular no trecho Petrópolis-Itaipava, mas pelo que pude perceber até 150km/h o carro chega fácil com total segurança. Acho que até 180-200 vai sem maiores problemas, com retomadas ágeis e aceleração forte, na estrada deve ser uma maravilha. Com a patroa de férias semana que vem vou ver se dou uma passeada na Serra. Com a redução de peso e a modernização do motor-câmbio, eu que tive a oportunidade de dirigir um A3 2011 de um amigo, digo que o conjunto atual não deve nada para o anterior e até leva vantagens em certas situações, além de ser mais econômico. Agora o Start-Stop funciona em todos os modos, em alguns mais, mas funciona inclusive no Dynamic, se vc quiser pode desligar no botão ao lado do Drive Select. Achei bem inteligente e menos intrusivo que no BMW e menos brusco que no GTI e V40... Vc esqueceu de falar do comando por voz, que tá muito melhor do que no A1 e agora em português brasileiro, experimente utilizá-lo para fazer ligações e alternar mídias (já que as suas tem controle direto no MMI).

To pagando 7k de seguro com franquia de 4k. Moro no Rio, solteiro e 25 anos, pela porto seguro, classe IV de bônus. No GTI ficaria 4300, No V40 5K. Na 118i Sport 8k. Mas varia muito de cidade, perfil e seguradoras. Cheguei a receber cotações de até 15k...

Acho que as garrafinhas tem a ver com o modo efficiency. Já até me acostumei com os leds do combustível e temperatura. Um quadradinho a menos no marcador de gasolina dá em torno de 30 reais de gasolina podium aqui no Rio. Para encher o tanque saiu 200 reais quando saí da CC. Evito baixar mais que 2 quadradinhos que dá entre 70 e 80 pra encher. O meu tá bebendo em torno de 8km/l, mas também só tenho pego trânsito pesado no Rio e rodo bastante. O A1 fazia uma média de 10 em condições semelhantes. A calibragem de pneu recomendada é 42 nos 4, pelo que se pode ver no adesivo colado na porta do motorista, e faz diferença...

@gabrielm o A3 Sport vem em versão única 1.8T. O Sportback que tem o 1.4 ou 1.8T, o meu Sportback vem com o 1.8T no porta-malas, acredito que a Audi coloque apenas no Sportback que é para diferenciar as versões.

Ola @Demetriuslopes, fiquei até na dúvida se cotava e replicava seu texto aqui... Eu escrevo muito, você escreve muito, daqui a pouco nossas respostas vão ficar ocupando uma página por post... ;-)

Descupem por não postar mais nada por algum tempo. Trabalho com turismo (restaurantes) e essa época do ano é "guerra total". ;-)

Demetrius, engraçado, eu também acabei pegando a mesma cor do meu A1... Na verdade eu gostei tanto do carro que apesar de ter ficado com ele por dois anos, nem pensava em trocar. Acho que foi um dos carros que tive que mais gostei até hoje (gostei também muito de uma Ranger cabine e meia americana e uma BMW Compact - Hatch ambos em 1995...).

O cabo que comprei no eBay foi esse aqui: http://www.ebay.com/itm/360687878230?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Custou U$8,59 dólares canadenses (aprox. U$8,08) para iPod/iPhones antigos. Não adianta usar o adaptador do iPhone 5 (apenas para carregar), mas vale a pena ter ligado um iOS velho no cabo. Você consegue selecionar as playlists, visualizar as músicas em lista, avançar/retrocerder bem mais rápido, entre outras coisas. Eu até tenho um iPod velho de guerra, mas estou usando um iPhone 3GS antigo e um iPhone 4 com o vidro quebrado (meu carro e da esposa). O bluetooth uso raramente com música, só mesmo para o viva-voz.

Eu tenho dois celulares e eventualemte preciso carregar dois iPads. Tem um multiplicador de tomadas 12v e coloco quatro cabos para carregar (dois em cada tomada) e um GPS Garmim. Uso o Garmim independente de ter ou não GPS no carro (que no meu Audi não tem, mas no Fusion tinha) porque ele me avisa de radares, polícia, quebra molas, etc... Fica bem mais simples atualizar no Garmim, se fizesse no carro teria que perder muito tempo para aprender como fazê-lo.

Você fez o que eu deveria ter feito... sair direto do A1 para o A3, mas curti um pouco o Fusion (e perdi R$10mil) e depois voltei para o Audi. Foram apenas cinco meses (e 7mil Km) mas acabo perdendo a referência do A1 e tendo com o Fusion. Eu tinha visto no site que mudaram a oficiona da Barra para Botafogo, não sabia que tinha saído da Premium Rio (GRAÇAS A DEUS) mas como fui muito bem atendido em JF, devo fazer as revisões por lá (estou mais ou menos no meio do caminho de ambas). Não conheço esses suportes de placa, instalaram as minhas ante-ontem e as placas traseiras firaram no meio para aproveitar os furos originais do carro, mas a da frente (mesmo eu pedindo o contrário) furaram na parte de cima o para-choques. :-(

Concordo que deveria ter MUITO mais opcionais no A3, como vem, ele fica mais pelado que o pacote do Golf GTI intermediário (de R$115mil), mas ainda assim o Audi me parece mais refinado (além de achar muito mais bonito que o GTI). Também nem perguntei sobre o GPS porque como já falei, mesmo que tivesse, usaria meu Garmim. Só perdemos o touch no seletor do MMI. Realmente eles devem alterar algum pacote para frente e não se esqueça que os A3 serão nacionais em 2015 (ou 2016?).

Eu até gosto do keyless, sensores e couro, mas o mais importante é a dirigibilidade do A3, se estivesse querendo tecnologias high-tech teria ficado com o Fusion. Acho que a Audi faz isso para justificar o preço do S3 (deve vir perto de R$200k). Ele vem com tanta tecnologia que me lembra o Fusion. Tem um aplicativo para iPad com os catálogos da Audi (Audi Catalogos) com TODAS as informações de TODAS as versões. Só que está em espanhol (é Mexicano), foi lá que vi tudo sobre o 8V. Tem desde rodas até opcionais. Dá para comparar bem o que eles trouxeram para o Brasil. Lá o S3 vem RECHEADO de tecnologia top e deve ser como vai chegar aqui.

Apesar de também sentir falta do sensor de ré, não tenho coragem de deixar o "caboclo brasileiro" da Audi furar meu para-choques e mexer na elétrica... Sempre penso que podem fazer M%^& grande...

Pego a BR040 no trecho Itaipava-Petrópolis diariamente para trabalhar, apesar de só ter 600km rodados como A3, vou dar minhas opiniões no post seguinte. Como a estrada tem ficado cheia e tem chovido muito, ainda não apertei o pedal da direita com vontade suficiente, mas num trecho (metade da reta do "Brasão") mesmo com chuva, o velocímetro mostrou 200 Km/h. E foi rápido que chegou... Já aprendi muito sobre os modos do Audi Drive Select (posto em seguida).

Se estiver em Petrópolis, sugiro o restaurante Luigi na praça da Liberdade ;-)

Não lembrava do comando de voz do A1, realmente não era muito bom, mas como saí do Fusion que era perfeito, não senti diferença para o A3. Outro detalhe, no Fusion era obrigatório esperar o sistema falar para continuar o comando (linha 1, cancelar, ligar, etc...) mas no Audi, basta apertar no volante novamente o comando de voz e falar imediatamente. No Fusion tudo é mais lento (é o que falei sobre fazer a foto de alguém mergulhando na piscina). Além disso, no Fusion é SYNC "Powered by Microsoft"... Sou formado em Ciências da Computação, uma das melhores coisas que fiz na vida foi sair da Microsoft e ir para a Apple (Mac OS/iOS)... Hoje é impossível voltar para a MS. Acho que é igual no carro. ;-)

Eu espero o combustível entrar na reserva para abastecer. Verifico o computador entre outras coisas. Abasteci o A3 hoje pela primeira vez depois de comprá-lo, 11,0Km/L. Posto detalhes em seguida.

Abraços e parabéns pelo carro também ;-)

Eduardo Seleri.
 

seleri

Novato
Conforme falei, segue minhas considerações após o primeiro tanque do A3 (Distância: 538,6Km, 50,42Lts, 11,0Km/L no computador (real 10,8Km/L), 45Km/h, 11:56h. Podium a R$3,699/L.):

Uma coisa que continua me assustando positivamente é o freio. Não lembrava como os Audi freiavam tanto. Quanto aos modos do Audi Drive Select:

O modo Dynamic muda para o câmbio S (apesar de podermos mudar para normal na hora) e endurece muito a direção. Deixa o carro muito mais firme na mão. É o modo "Disney World" de adulto.

O Economy é muito estranho pois basta tirarmos o pé do acelerador que o carro entra em ponto morto. Ainda tenho dúvidas se isso faz mais economia, se deixar em sétima marcha com freio motor quase nulo, o consumo é ZERO enquanto que em ponto morto o motor fica em 1.000 rpm. Também já aprendi a colocar o carro em ponto morto com o pé... ;-) Mesmo em descida, basta pisar e soltar o acelerador. Se pisarmos no freio ou novamente no acelerador, a marcha é engatada)

Modo Confort, a direção fica muito leve, principalmente em baixas velocidades (ou manobrando) e não entra em ponto morto. Vou testar porque acho que na serra, vai ser o modo mais econômico.

Start-Stop, funciona em todos os modos respeitando algumas condições mas pode ser desligado com um botão no painel.

Rodando a 110Km/h, em sétima marcha, o motor gira a 2.750rpm, engraçado que escrevendo esse número agora, me parece muito giro para pouca velocidade. Vou confirmar amanhã e corrijo se tiver me enganado.

INTELIGENTE - O que eu gosto nos carros da Audi com esse câmbio é a inteligência do mesmo. Apesar de ter borboletas no volante, não é preciso usar. Basta selecionar os modos S ou D do câmbio e deixar ele trabalhar para você. As reduções de marchas (freio motor) também são muito eficientes. Parece que o carro está "vendo" o trânsito ou a situação da estrada e reduz por você, mas já percebi que tem a ver com o freio (a força e a quantidade). Se pisar mais forte no freio, ele chega a reduzir 3 marchas de uma vez (de 7 para 4) e segura a marcha mesmo se tirar o pé do freio. Só volta a passar marcha para cima se acelerarmos. Outra coisa MUITO melhor que no A1 é a forma de acionar o modo S. Basta um toque para baixo na alavanca do câmbio, no A1 precisamos apertar a trava da marcha e puxar a alavanca. O modo atual é tão instintivo que uso isso constantemente para fazer qq ultrapassagem mais rápida. Como estou usando o carro no modo Economy (estou na dúvida se é Eficiency o nome do modo, mas é "E"...) a marcha selecionada sempre é alta (e frouxa), se só apertar o pedal, ele vai descer duas ou três marchas e vai demorar para o giro chegar no ideal para a marcha desejada. Basta dar um toquinho na alavanca e o carro já "acorda" nervoso.

A suspensão é muito melhor que a do Fusion, o carro parece ser um SUV de comparar. Isso para quebra-molas, rampas e buracos porque na estrada parece mesmo é com um kart.

CONSUMO: Andando com 'pé leve' o consumo vai de 14 à 16Km/L. Se acelerar um pouco, já vai para 9-11Km/L no instantâneo, e se acelerar BEM, cai para 3-4Km/L... quer dizer, o consumo quem faz é você... Aconselho a não ficar com ele acima de 11Km/L ;-) Um consumo de 9Km/L será MUITO mais divertido...

Depois posto mais, está tarde e essa época do ano é complicada.

Abraços, Eduardo.
 
@seleri obrigado pelo link, vou pegar um cabo desse e plugar um iPod nano velho de guerra pra usar na MMI, só confirmar se tá funcionando ainda.
E até pra carregar o iphone 5 mesmo com adaptador, não sei se vc tem carregador veicular pro iPhone, mas pelo menos quando eu ligo o carregador na tomada 12V com o iPhone plugado fica um barulho agudo bem chato no interior do carro, não muito alto, mas como o carro é silencioso e se não estiver ouvindo música, é bem notável. Não sei se é porque sobrecarrega a bateria do veículo, mas é algo notável, se vc tiver um carregador e quiser testar no seu iPhone vai perceber esse barulho.
Concordo quanto ao modo S do câmbio, melhorou bastante neste A3, não precisando retornar a alavanca pra D, é super prático e o carro fica uma fera. Mas dominar as borboletas garante ainda mais emoção nas acelerações, ficam muitos ferozes, só periga de cantar pneu se não aumentar na hora certa. Mas o câmbio é tão primoroso que dá até preguiça de aprender a dominar as borboletas. A frenagem é espetacular.
O consumo do meu está na faixa de 8km/l sempre com Podium, mas também só pego engarrafamento do Rio... E as poucas oportunidades que saio de madrugada e pego uma linha amarela vazia aí abuso...
Como a concessionária me deu de cortesia acabei aceitando o sensor traseiro, e ficou muito bem instalado, sem parafernalha nenhuma na cabine, e no porta mala não dá pra notar nenhum fio solto.... Quanto à furação na lataria ficou idêntico ao do A1 que vinha de fábrica, o trabalho foi sensacional. E qualquer problema tem garantia da concessionária. Agora não dá pra confiar cegamente no sensor, como confiava no A1, ele só identifica obstáculo que esteja em reta da mesma altura em que ele está instalado e já meio em cima, diferentemente do de fábrica do A1, que era perfeito, identificava a partir de 1 metro, além de pegar quinas pra evitar bater o paralamas traseiro e identificava objetos menores ou maiores pra evitar o choque da lactaria. Ou seja, é mais um quebra galho e tem que ficar atento nos retrovisores e observar bem a vaga antes de entrar pra ver se não tem nenhum batente menor pra não bater.
Podia botar câmera de ré, só que aí a imagem deve ficar no retrovisor interno ou numa parafernalha interna que nem procurei saber, odeio tudo que tire o design clean, acho que por isso que gostei tanto do A3 em relação ao GTI (muito mais requinte, clean e ergonômico) e também sou fanático por Apple. O jeito é ver os pacotes da linha 2015 ou o S3 mesmo.
Segundo as informações divulgadas até o momento da Audi Brasil a linha do Paraná no 2o semestre de 2015, por parte da Audi, vai montar a princípio o A3 Sedan (que chega importado em Janeiro), que tem expectativas de ser responsável por 2/3 das vendas da linha e o carro chefe da marca no país, e o Q3, que foi o mais vendido este ano. Ou seja, o A3 Sport e Sportback continuariam vindo da Alemanha, pelo menos são as informações dadas até agora... No fim de 2014 vem o novo A4 também. Vamos ver, a BMW vem com fabricação nacional forte a partir do ano que vem com 118, 320, X1, X3 e Countryman, isto deve pressionar a Audi a montar mais modelos e derivações...
O S3 é um primor, mas por mais que eu esteja apaixonado pelo A3, e goste muito da Audi, tem outros carros que compraria por 200k, nunca compraria um hatch esportivo da Audi, BMW ou MB nesta faixa de preço, a não ser se um dia tiver condições de ter um carro "normal" para esta faixa de preço (SUV ou sedan) e poder ter também um S3 como brinquedo de luxo.
 

seleri

Novato
Olá @Demetriuslopes

Eu prefiro não mexer no cabo de dados do iPod (iPhone velho). Ele parece que tem muitas vias e ficar trocando de aparelho pode acabar danificando o cabo. Tenho sim carregadores para iPhone do carro mas nunca fez nenhum barulho ao conectar. Eu uso um multiplicador de tomada 12v, normalmente com 3 saídas, deixo uma para o GPS e as outras duas para dois adaptadore de USB. De todos os adaptadores que testei (e foram muitos) o que mais gostei foi esse aqui comprado na Deal Extreme (U$3,10 com frete):

http://dx.com/p/dual-usb-car-cigarette-lighter-plug-power-adapter-charger-for-iphone-ipod-ipad-white-192332

A vantagem desse é a amperagem para carregar os iPads, os outros são fracos e não carregavam. Além disso, esse tem duas saídas USB por tomada 12v, eu coloco três cabos para iPhone 5 e um para iPhone 4S. Eu uso normalmente dois iPhones 5 e ainda tenho dois iPads (um mini e outro iPad 1). Tudo em uso, além do iPhone da esposa eventualente no carro... Agora estou trocando os cabos de branco para preto (para esconder mais), essa é a vantagem de usar USB, podemos usar o próprio cabo dos gadgets. Aliás, tenho um cabo de Micro USB caso algum amigo precise carregar algum outro telefone.

Portanto, COM CERTEZA não é sobrecarga da sua bateria... Se a minha aguenta...

Quanto ao câmbio S, acho que a palavra é essa mesma "preguiça". Ele é tão bom e inteligente que nem preciso me preocupar. Deixa ele trabalhar por mim. ;-)

O meu consumo até agora é de 11,5Km/L. Isso brincando com o carro, testando, etc... A diferença é que pego pouco (ou nenhum trânsito) e pego a BR040 diariamente para trabalhar. Acho que só usei o start-stop uma vez e foi hoje (além de usar quando paro na guarita do condomínio para pegar correspondências). Brinco muito com o ponto morto usando o modo E Efficiency. Eu acabo usando o modo E e colocando o câmbio em S se precisar de alguma situação mais ágil. Também já mudei o asterísco do volante para mudar o Audi Drive Select.

Meu A1 não tinha sensor de ré, na época custava mais de R$8mil pelo sensor de ré, chuva e farol... Seu A1 era o 185cv ou o 122cv? Se o seu foi colocado na própria concessionária melhor, assim tem a garantia normal.

Eu também li que o PAraná vai fazer os sedan, mas isso é novidade. Até então, os Sportback e os duas portas eram certos, mas isso muda toda hora. Acho que para produzir o A4 deve ser mais difícil porque é outra plataforma (a não ser que mude no novo) os A3/Golf estão usando a MQB.

Acabei de ver que o novo A4 2015 usa a mesma plataforma MQB. É bem provável que concentrem nos A3, A4 sedan. Também li que a Audi planeja lançar 11 modelos novos (Q1, Q2, Q4, Q6, Q8 entre outros) eles também podem aproveitar para produzir algum modelo novo.

Concordo que é muito dinheiro para o S3, mas o BMW M135i ou o Mercedes A45 AMG com motores melhores são mais caros ainda. Pode ser que a Mercedes traga o A250 (com 211cv, 35,7mkgf e sete marchas dupla embreagem), esse carro eu gostaria de testar, falam em 150mil. Se for isso, vai dar trabalho para os TOP... Na verdade eu adoro carro pequeno (hatch) e acho que carro é para ser usado. Portanto, se comprasse um S3 seria para usar diariamente (leia sobre a regulagem de suspensão dele). Sedan em realmente não gosto, mas SUV tem um ótimo custo benefício que é o X1 sDrive 20i (motor 184cv, 8 marchas, duplo teto, GPS, etc). O preço dele é (era quando comprei o Fusion) R$145mil. Mas a entrada de curva num SUV nunca vai ser igual a um hatch... Fico tentado a mudar para um mini SUV mas se dirigir um hatch desisto na hora.

Abraços, Eduardo.
 
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