A3 Sport 2013/14 8V (8V1B6

seleri

Novato
Olá a todos,

Resumindo em uma frase: "QUE CARRINHO BOM!!!"

Ontem peguei meu A3 Sport (2 portas) 8V 2013/14 cor Branco Amalfi. Moro em Petrópolis/RJ e comprei em Juiz de Fora/MG. A estrada para casa já foi um parque de diversões...

Depois de fazer test-drives em Golf GTI, BMW 118i (modelo antigo) e Classe A, acabei ficando com o A3 Sport. O Sportback tem a mais o banco elétrico mas, para mim, parece mais uma perua que um hatch.

Diversão em estradas: O carro tem o Audi Drive Select que, ao contrário dos Audi mais caros, não altera a suspensão (não tem a válvula eletro-magnética da pressão dos amortecedores) mas as diferenças na direção, motor e câmbio são tão notadas que parece que estamos dirigindo um outro carro.

Opiniões ao dirigir:

Freios: Padrão AUDI de qualidade. Impressionante o freio do pequenino. Passei os últimos 5 meses com o novo Ford Fusion Titanium AWD e a diferença é muito grande (sei que o Fusion é uma banheira comparado ao A3).

Motor: Muito bom e elástico, mas poderia ter um pouco mais de potência, apesar do torque compensar muito essa deficiência. Como 99% do tenpo, acabamos usando mais o torque que a potência total, eu optaria sempre por um motor que privilegie o torque. O torque do A3 8V está a 100% (250Nm) com apenas 1.250 rpm.

Câmbio: PERFEITO! O que falar da obra prima da Audi. Já era fã desse câmbio desde 2011 (meu pequeno A1 que ainda deixa saudades), mas agora parece que eles se superaram. O câmbio parece mais inteligente (no freio motor, por exemplo) que o do A1, mas é estranho as "banguelas" quando tiramos o pé do acelerador. Para os mais jovens, "banguela" é o ponto morto que o carro usa para economizar combustível. Fora isso a velocidade de trocas é fora do comum.

Audi Drive Select: A beincadeira fica séria aqui. O melhor do carro. A diferença no peso e voltas da diração é muito grande entre os estilos de direção. Na primeira vez que alterei entre o modo Dynamic (esportivo) e Comfort (confortável) parecia que até a suspensão alterava. Depois de conversar com o pessoal da Audi, descobri que no A3 não existe a válvula eletro-magnética que altera o fluxo do fluido dos amortecedores, portanto as alterações são apenas do câmbio, embreagem e direção.

Modo Ecomony (economia): O carro mostra a letra E antes da marcha no painel. Além disso, coloca em ponto morto toda vez que tiramos o pé do acelerador. Como moro na região serrana e pego a BR040 diariamente, quando estou numa descida o carro entra em ponto morto, as marchas são trocadas bem antes do normal e o carro parece que fica mais suave. AO entrar em ponto morto, basta dar uma pisada no freio que a marcha já é engatada e o freio motor é aplicado (se pisar mais forte a marcha entra mais reduzida) e também de acererar um pouco a marcha é engatada. Não sei quanto isso vai influenciar em economia de combustível. De Juiz de Fora/MG à Petrópolis/RJ (100Km) o carro fez 14,6Km/L rodando a 110-130 Km/h. Na verdade eu fiquei mais brincando com as configurações o Audi MMI que acelerando o carro. O sistema start-stop só funciona nesse modo (não tenho certeza se só, mas é muito notado), tinha até esquecido do sistema e levei um susto quando tirei o pé do freio e o carro ligou (nem tinha notado que ele havia desligado). Podemos desligar o sistema com um botão no painel.

Modo Comfort (confortável): Parece um pouco com o modo Economy mas não coloca o carro em ponto morto, é um pouco mais esperto nas trocas de marchas e altera MUITO a direção que fica extremamente macia. Isso relaxa bastante numa estrada. Ao parar no pedágio, por exemplo, virava a direção com um dedo sem fazer muita força. Como falei num outro post, parece que estou em um carro grande e macio.

Modo Dynamic (esportivo): Disney World de adulto!!! O cambio já entra no modo S e a direção fica MUITO direta. Não medi qual a difereça de um modo para o outro em voltas na direção, amanhã testo e posto aqui, mas é grande. Mesmo ao alterar o câmbio para D (drive, normal) as marchas são melhor utilizadas do que nos outros modos. Quero brincar de usar um tanque todo no modo Economy e outro no Dynamic para testar o que isso vai implicar em consumo. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar... Com certeza não nos primeiros dois ou três tanques... ;-)

Os outros modos (Auto e Individual) são os automáticos e o que nós selecionamos as configurações individuais. Audi Drive Select: Eu te amo!!!

O acabamento do volante é algo a ser mencionado. O couro é diferente de tudo que já dirigi. Já tinha percebido isso no A1, pena que a textura do couro do volante se perde com o tempo. O pessoal da Audi falou que se passarmos um hidratante de couro (R$95,00) ajuda a manter. Tenho dúvidas... Alguém sabe como manter a textura do couro do volante?

DEFEITO NA ENTREGA: Quando peguei o carro, uma mensagem de erro aparecia no painel "Erro! Sistema start-stop não disponível" (ou algo parecido). Perguntei ao chefe da oficina e a resposta foi que o sistema não funciona se o motor não está na temperatura ideal (para evitar sobrecarregar a bateria ao ligar) e se a temperatura interna está muito diferente da selecionada no ar automático (o ar fica só na ventilação quando o carro desliga). Só que depois de abastecer (Podium mesmo sem precisar pois a taxa de compressão é abaixo de 10:1), da temperatura estar normal e desligando o ar condicionado, o erro continuava aparecendo a cada 3 segundos no painel central (3 seg de mensagem e 3 seg normal). Voltei na Audi e mesmo já no horário de fechar, ficaram uns três técnicos e rodaram todos os testes do carro sem erro algum. Saí da concessionária com a mensagem de erro a cada 3 seg e a promessa de resolverem no dia seguinte após contato com a fábrica. Para minha surpresa (e sorte) o erro parou assim que parei para comer alguma coisa. Até agora tudo normal.

Audi MMI (multi Media Interface): MUITO melhor que o SYNC "Powered by Microsoft" do Fusion... Aliás, como usuário de Mac, tenho a sorte de não depender de Windows para nada, mas até as travadas comuns em computadores, o Fusion tinha. Uma vez Microsoft, sempre Microsoft... Usei o cabo de iPod antigo do A1 comprado nos USA por U$69, (DICA para todos, comprei outro cabo reserva por apenas U$8,50 no eBay com frete grátis para o Brasil). Todas as funções do iPod no display do carro (playlists, filtros, listagens, etc... o que não tinha no Fusion "by Microsoft"). Os comandos de voz do Fusion eram mais amigáveis que os da Audi (mas só essa é a vantagem). O som é INCRÍVEL!!! Como no A1, o som básico tem subwoofer e som MUITO, mas MUITO melhor que o Sony 10 canais do Fusion. Parece até um som especial que foi instalado. Puro, equilibrado e profundo. Talvez o tamanho do carro ajude na acústica, mas a diferença é covardia.

Agora no RJ temos que fazer VISTORIA de carro zero (deve ser para o fiscal escolher qual o novo carro que ele vai comprar...), só que na traseira a furação é padrão BMW/Alemão (dois furos no meio da placa) e na frete nem furo tem (só a marcação também no meio). Na BMW eles mandam umas coberturas para o parafuso nas cores branco e preto para usarmos dependendo do local que ocupa na placa. No Audi nada... Atenção Audi Brasil, isso é um detalhe mas é importante, e quanto deve custar uma tampinha para parafuso???

Não fiz fotos porque o mundo caiu em Petrópolis/RJ hoje. Choveu MUITO. Não dava para ver as faixas da estrada BR040. Muitas poças na estrada e muito controle de estabilidade atuando para manter o carro em linha reta. Se o tempo melhorar posto as fotos aqui.

Mais uma vez, desculpem o tamanho do post. Se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar que terei prazer em responder aqui (ou fotos específicas).

Abraços a todos de um cara satisfeito com o carrinho novo.

Eduardo Seleri.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Ótimo review! Parabéns pelo carrinho parece bem divertido!

Tira fotos logo!

Se fosse você aplicaria um bom selante + cera para preservar quanto mais a pintura nova do carro!

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seleri

Novato
Boa idéia mfractal. Aliás, ontem além de chover MUITO, também caiu granizo (pequenos) e meu carro estava no tempo sem condições de sair... :-(
Só no sol vou conseguir ver se houve alguma coisa.
Abs,
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Isso @selerei passa logo para proteger quanto mais a pintura. Se tiver condições de lavar sozinho com método de 2 baldes com uma boa luva, melhor ainda.

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Stack

Membro
Ótimo review @seleri !! Isso talvez me ajude na escolha do próximo carro...

Meu grande problema é o Seguro... 3 carros com valores equivalentes e com preço de seguro muito diferente;

GTI 0km: 3.8k
A3 0km: 7k
S3 8P Usado: 13k

Covardia essas seguradoras :(

Sobre Microsoft... Eu tenho uma central multimídia que deu tela Azul.... tive que tirar a bateria do carro pra resolver, nao desligava mais a central pelo botão hahahahah
 

seleri

Novato
Stack disse:
Ótimo review @seleri !! Isso talvez me ajude na escolha do próximo carro...

Meu grande problema é o Seguro... 3 carros com valores equivalentes e com preço de seguro muito diferente;

GTI 0km: 3.8k
A3 0km: 7k
S3 8P Usado: 13k

Covardia essas seguradoras :(

Sobre Microsoft... Eu tenho uma central multimídia que deu tela Azul.... tive que tirar a bateria do carro pra resolver, nao desligava mais a central pelo botão hahahahah
Olá Stack,

Não sei o valor dos outros, mas segue o valor que paguei no seguro. Outro detalhe é que depois que fechei esse, o Banco do Brasil me deu uma cotação de R$6.300,00 por DOIS anos de seguro com franquia de R$1.700, sendo que nas duas primeiras ocorrências de cada ano eu teria uma redução de 40% (franquia de R$1.020,). A franquia da ACE, cotação anexa, tem franquia de R$2.810, mas repare nas "depesas de locomoção" onde está 1%. Eles depositam na minha conta 1% da FIPE para despesas com carro reserva (que posso usar como quiser e reduzir a franquia para R$1.630,). Isso é um "macete" para baixar mais a franquia.

Fiz cotações em diversas companhias e a diferença de custo é ENORME. De 8mil reais até R$3.150 (caso do BB) e franquias de R$12mil até R$1.020,...

Vou tentar anexar a foto da cotação aqui, não sei se vou conseguir. Seguro ACE, valor de R$3.341,74 em 4x.
 

seleri

Novato
@Stack,

Não sei como anexar fotos... :malzae:

Existe alguma limitação para formato de arquivos de fotos? Eu arrasto para o post e a foto entra mas não envia. Pede outro formato de arquivo (gif). Já reduzi o tamanho e estão com 100Kb e 290Kb.

Algum tutorial para isso?
 

Stack

Membro
Valeu a dica... eu tinha cotado todos esses na Porto Seguro e no Bradesco... Mas axu que nao vai fugir muito desse valor pra mim =\
 

seleri

Novato
Já tentei usar o Safari (estava no FireFox), copiar colar, alterar formato de arquivo e nada. Eu tenho que postar apenas o link de algum programa que guarda fotos? Não consigo postar nem as fotos do carro nem a cotação do seguro.
 

seleri

Novato
9rbq.jpg





28p1.jpg




Consegui!!! Mas PQP, por isso eu gosto de Apple. Não tem uma forma de arrastar e soltar? Só consegui anexando uma imagem mas tenho que copiar o link direto do imagestack (isso depois de ter uploadado as fotos, ter reduzido o tamanho e a resolução...

Abraços,
 

seleri

Novato
Só uma observação negativa: Porque os caras colocaram LEDS no lugar de ponteiros analógicos nos mostradores de gasolina e temperatura? O tipo de display foi desenvolvido para receber um ponteiro (aliás, muito melhor de leitura e precisão) e resolveram colocar leds... quero ver quando o combustível estiver acabando e tivermos que olhar para o led e torcer para que ele ainda tenha um bom tempo antes de apagar... no velho e bom ponteiro é só acostumar e ver baixar. Lembro até dos antigos "Opalões" que parecia de dava para ver o ponteiro mexer a cada acelerada forte...
 
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