seleri
Novato
Olá a todos,
Resumindo em uma frase: "QUE CARRINHO BOM!!!"
Ontem peguei meu A3 Sport (2 portas) 8V 2013/14 cor Branco Amalfi. Moro em Petrópolis/RJ e comprei em Juiz de Fora/MG. A estrada para casa já foi um parque de diversões...
Depois de fazer test-drives em Golf GTI, BMW 118i (modelo antigo) e Classe A, acabei ficando com o A3 Sport. O Sportback tem a mais o banco elétrico mas, para mim, parece mais uma perua que um hatch.
Diversão em estradas: O carro tem o Audi Drive Select que, ao contrário dos Audi mais caros, não altera a suspensão (não tem a válvula eletro-magnética da pressão dos amortecedores) mas as diferenças na direção, motor e câmbio são tão notadas que parece que estamos dirigindo um outro carro.
Opiniões ao dirigir:
Freios: Padrão AUDI de qualidade. Impressionante o freio do pequenino. Passei os últimos 5 meses com o novo Ford Fusion Titanium AWD e a diferença é muito grande (sei que o Fusion é uma banheira comparado ao A3).
Motor: Muito bom e elástico, mas poderia ter um pouco mais de potência, apesar do torque compensar muito essa deficiência. Como 99% do tenpo, acabamos usando mais o torque que a potência total, eu optaria sempre por um motor que privilegie o torque. O torque do A3 8V está a 100% (250Nm) com apenas 1.250 rpm.
Câmbio: PERFEITO! O que falar da obra prima da Audi. Já era fã desse câmbio desde 2011 (meu pequeno A1 que ainda deixa saudades), mas agora parece que eles se superaram. O câmbio parece mais inteligente (no freio motor, por exemplo) que o do A1, mas é estranho as "banguelas" quando tiramos o pé do acelerador. Para os mais jovens, "banguela" é o ponto morto que o carro usa para economizar combustível. Fora isso a velocidade de trocas é fora do comum.
Audi Drive Select: A beincadeira fica séria aqui. O melhor do carro. A diferença no peso e voltas da diração é muito grande entre os estilos de direção. Na primeira vez que alterei entre o modo Dynamic (esportivo) e Comfort (confortável) parecia que até a suspensão alterava. Depois de conversar com o pessoal da Audi, descobri que no A3 não existe a válvula eletro-magnética que altera o fluxo do fluido dos amortecedores, portanto as alterações são apenas do câmbio, embreagem e direção.
Modo Ecomony (economia): O carro mostra a letra E antes da marcha no painel. Além disso, coloca em ponto morto toda vez que tiramos o pé do acelerador. Como moro na região serrana e pego a BR040 diariamente, quando estou numa descida o carro entra em ponto morto, as marchas são trocadas bem antes do normal e o carro parece que fica mais suave. AO entrar em ponto morto, basta dar uma pisada no freio que a marcha já é engatada e o freio motor é aplicado (se pisar mais forte a marcha entra mais reduzida) e também de acererar um pouco a marcha é engatada. Não sei quanto isso vai influenciar em economia de combustível. De Juiz de Fora/MG à Petrópolis/RJ (100Km) o carro fez 14,6Km/L rodando a 110-130 Km/h. Na verdade eu fiquei mais brincando com as configurações o Audi MMI que acelerando o carro. O sistema start-stop só funciona nesse modo (não tenho certeza se só, mas é muito notado), tinha até esquecido do sistema e levei um susto quando tirei o pé do freio e o carro ligou (nem tinha notado que ele havia desligado). Podemos desligar o sistema com um botão no painel.
Modo Comfort (confortável): Parece um pouco com o modo Economy mas não coloca o carro em ponto morto, é um pouco mais esperto nas trocas de marchas e altera MUITO a direção que fica extremamente macia. Isso relaxa bastante numa estrada. Ao parar no pedágio, por exemplo, virava a direção com um dedo sem fazer muita força. Como falei num outro post, parece que estou em um carro grande e macio.
Modo Dynamic (esportivo): Disney World de adulto!!! O cambio já entra no modo S e a direção fica MUITO direta. Não medi qual a difereça de um modo para o outro em voltas na direção, amanhã testo e posto aqui, mas é grande. Mesmo ao alterar o câmbio para D (drive, normal) as marchas são melhor utilizadas do que nos outros modos. Quero brincar de usar um tanque todo no modo Economy e outro no Dynamic para testar o que isso vai implicar em consumo. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar... Com certeza não nos primeiros dois ou três tanques... ;-)
Os outros modos (Auto e Individual) são os automáticos e o que nós selecionamos as configurações individuais. Audi Drive Select: Eu te amo!!!
O acabamento do volante é algo a ser mencionado. O couro é diferente de tudo que já dirigi. Já tinha percebido isso no A1, pena que a textura do couro do volante se perde com o tempo. O pessoal da Audi falou que se passarmos um hidratante de couro (R$95,00) ajuda a manter. Tenho dúvidas... Alguém sabe como manter a textura do couro do volante?
DEFEITO NA ENTREGA: Quando peguei o carro, uma mensagem de erro aparecia no painel "Erro! Sistema start-stop não disponível" (ou algo parecido). Perguntei ao chefe da oficina e a resposta foi que o sistema não funciona se o motor não está na temperatura ideal (para evitar sobrecarregar a bateria ao ligar) e se a temperatura interna está muito diferente da selecionada no ar automático (o ar fica só na ventilação quando o carro desliga). Só que depois de abastecer (Podium mesmo sem precisar pois a taxa de compressão é abaixo de 10:1), da temperatura estar normal e desligando o ar condicionado, o erro continuava aparecendo a cada 3 segundos no painel central (3 seg de mensagem e 3 seg normal). Voltei na Audi e mesmo já no horário de fechar, ficaram uns três técnicos e rodaram todos os testes do carro sem erro algum. Saí da concessionária com a mensagem de erro a cada 3 seg e a promessa de resolverem no dia seguinte após contato com a fábrica. Para minha surpresa (e sorte) o erro parou assim que parei para comer alguma coisa. Até agora tudo normal.
Audi MMI (multi Media Interface): MUITO melhor que o SYNC "Powered by Microsoft" do Fusion... Aliás, como usuário de Mac, tenho a sorte de não depender de Windows para nada, mas até as travadas comuns em computadores, o Fusion tinha. Uma vez Microsoft, sempre Microsoft... Usei o cabo de iPod antigo do A1 comprado nos USA por U$69, (DICA para todos, comprei outro cabo reserva por apenas U$8,50 no eBay com frete grátis para o Brasil). Todas as funções do iPod no display do carro (playlists, filtros, listagens, etc... o que não tinha no Fusion "by Microsoft"). Os comandos de voz do Fusion eram mais amigáveis que os da Audi (mas só essa é a vantagem). O som é INCRÍVEL!!! Como no A1, o som básico tem subwoofer e som MUITO, mas MUITO melhor que o Sony 10 canais do Fusion. Parece até um som especial que foi instalado. Puro, equilibrado e profundo. Talvez o tamanho do carro ajude na acústica, mas a diferença é covardia.
Agora no RJ temos que fazer VISTORIA de carro zero (deve ser para o fiscal escolher qual o novo carro que ele vai comprar...), só que na traseira a furação é padrão BMW/Alemão (dois furos no meio da placa) e na frete nem furo tem (só a marcação também no meio). Na BMW eles mandam umas coberturas para o parafuso nas cores branco e preto para usarmos dependendo do local que ocupa na placa. No Audi nada... Atenção Audi Brasil, isso é um detalhe mas é importante, e quanto deve custar uma tampinha para parafuso???
Não fiz fotos porque o mundo caiu em Petrópolis/RJ hoje. Choveu MUITO. Não dava para ver as faixas da estrada BR040. Muitas poças na estrada e muito controle de estabilidade atuando para manter o carro em linha reta. Se o tempo melhorar posto as fotos aqui.
Mais uma vez, desculpem o tamanho do post. Se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar que terei prazer em responder aqui (ou fotos específicas).
Abraços a todos de um cara satisfeito com o carrinho novo.
Eduardo Seleri.
Resumindo em uma frase: "QUE CARRINHO BOM!!!"
Ontem peguei meu A3 Sport (2 portas) 8V 2013/14 cor Branco Amalfi. Moro em Petrópolis/RJ e comprei em Juiz de Fora/MG. A estrada para casa já foi um parque de diversões...
Depois de fazer test-drives em Golf GTI, BMW 118i (modelo antigo) e Classe A, acabei ficando com o A3 Sport. O Sportback tem a mais o banco elétrico mas, para mim, parece mais uma perua que um hatch.
Diversão em estradas: O carro tem o Audi Drive Select que, ao contrário dos Audi mais caros, não altera a suspensão (não tem a válvula eletro-magnética da pressão dos amortecedores) mas as diferenças na direção, motor e câmbio são tão notadas que parece que estamos dirigindo um outro carro.
Opiniões ao dirigir:
Freios: Padrão AUDI de qualidade. Impressionante o freio do pequenino. Passei os últimos 5 meses com o novo Ford Fusion Titanium AWD e a diferença é muito grande (sei que o Fusion é uma banheira comparado ao A3).
Motor: Muito bom e elástico, mas poderia ter um pouco mais de potência, apesar do torque compensar muito essa deficiência. Como 99% do tenpo, acabamos usando mais o torque que a potência total, eu optaria sempre por um motor que privilegie o torque. O torque do A3 8V está a 100% (250Nm) com apenas 1.250 rpm.
Câmbio: PERFEITO! O que falar da obra prima da Audi. Já era fã desse câmbio desde 2011 (meu pequeno A1 que ainda deixa saudades), mas agora parece que eles se superaram. O câmbio parece mais inteligente (no freio motor, por exemplo) que o do A1, mas é estranho as "banguelas" quando tiramos o pé do acelerador. Para os mais jovens, "banguela" é o ponto morto que o carro usa para economizar combustível. Fora isso a velocidade de trocas é fora do comum.
Audi Drive Select: A beincadeira fica séria aqui. O melhor do carro. A diferença no peso e voltas da diração é muito grande entre os estilos de direção. Na primeira vez que alterei entre o modo Dynamic (esportivo) e Comfort (confortável) parecia que até a suspensão alterava. Depois de conversar com o pessoal da Audi, descobri que no A3 não existe a válvula eletro-magnética que altera o fluxo do fluido dos amortecedores, portanto as alterações são apenas do câmbio, embreagem e direção.
Modo Ecomony (economia): O carro mostra a letra E antes da marcha no painel. Além disso, coloca em ponto morto toda vez que tiramos o pé do acelerador. Como moro na região serrana e pego a BR040 diariamente, quando estou numa descida o carro entra em ponto morto, as marchas são trocadas bem antes do normal e o carro parece que fica mais suave. AO entrar em ponto morto, basta dar uma pisada no freio que a marcha já é engatada e o freio motor é aplicado (se pisar mais forte a marcha entra mais reduzida) e também de acererar um pouco a marcha é engatada. Não sei quanto isso vai influenciar em economia de combustível. De Juiz de Fora/MG à Petrópolis/RJ (100Km) o carro fez 14,6Km/L rodando a 110-130 Km/h. Na verdade eu fiquei mais brincando com as configurações o Audi MMI que acelerando o carro. O sistema start-stop só funciona nesse modo (não tenho certeza se só, mas é muito notado), tinha até esquecido do sistema e levei um susto quando tirei o pé do freio e o carro ligou (nem tinha notado que ele havia desligado). Podemos desligar o sistema com um botão no painel.
Modo Comfort (confortável): Parece um pouco com o modo Economy mas não coloca o carro em ponto morto, é um pouco mais esperto nas trocas de marchas e altera MUITO a direção que fica extremamente macia. Isso relaxa bastante numa estrada. Ao parar no pedágio, por exemplo, virava a direção com um dedo sem fazer muita força. Como falei num outro post, parece que estou em um carro grande e macio.
Modo Dynamic (esportivo): Disney World de adulto!!! O cambio já entra no modo S e a direção fica MUITO direta. Não medi qual a difereça de um modo para o outro em voltas na direção, amanhã testo e posto aqui, mas é grande. Mesmo ao alterar o câmbio para D (drive, normal) as marchas são melhor utilizadas do que nos outros modos. Quero brincar de usar um tanque todo no modo Economy e outro no Dynamic para testar o que isso vai implicar em consumo. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar... Com certeza não nos primeiros dois ou três tanques... ;-)
Os outros modos (Auto e Individual) são os automáticos e o que nós selecionamos as configurações individuais. Audi Drive Select: Eu te amo!!!
O acabamento do volante é algo a ser mencionado. O couro é diferente de tudo que já dirigi. Já tinha percebido isso no A1, pena que a textura do couro do volante se perde com o tempo. O pessoal da Audi falou que se passarmos um hidratante de couro (R$95,00) ajuda a manter. Tenho dúvidas... Alguém sabe como manter a textura do couro do volante?
DEFEITO NA ENTREGA: Quando peguei o carro, uma mensagem de erro aparecia no painel "Erro! Sistema start-stop não disponível" (ou algo parecido). Perguntei ao chefe da oficina e a resposta foi que o sistema não funciona se o motor não está na temperatura ideal (para evitar sobrecarregar a bateria ao ligar) e se a temperatura interna está muito diferente da selecionada no ar automático (o ar fica só na ventilação quando o carro desliga). Só que depois de abastecer (Podium mesmo sem precisar pois a taxa de compressão é abaixo de 10:1), da temperatura estar normal e desligando o ar condicionado, o erro continuava aparecendo a cada 3 segundos no painel central (3 seg de mensagem e 3 seg normal). Voltei na Audi e mesmo já no horário de fechar, ficaram uns três técnicos e rodaram todos os testes do carro sem erro algum. Saí da concessionária com a mensagem de erro a cada 3 seg e a promessa de resolverem no dia seguinte após contato com a fábrica. Para minha surpresa (e sorte) o erro parou assim que parei para comer alguma coisa. Até agora tudo normal.
Audi MMI (multi Media Interface): MUITO melhor que o SYNC "Powered by Microsoft" do Fusion... Aliás, como usuário de Mac, tenho a sorte de não depender de Windows para nada, mas até as travadas comuns em computadores, o Fusion tinha. Uma vez Microsoft, sempre Microsoft... Usei o cabo de iPod antigo do A1 comprado nos USA por U$69, (DICA para todos, comprei outro cabo reserva por apenas U$8,50 no eBay com frete grátis para o Brasil). Todas as funções do iPod no display do carro (playlists, filtros, listagens, etc... o que não tinha no Fusion "by Microsoft"). Os comandos de voz do Fusion eram mais amigáveis que os da Audi (mas só essa é a vantagem). O som é INCRÍVEL!!! Como no A1, o som básico tem subwoofer e som MUITO, mas MUITO melhor que o Sony 10 canais do Fusion. Parece até um som especial que foi instalado. Puro, equilibrado e profundo. Talvez o tamanho do carro ajude na acústica, mas a diferença é covardia.
Agora no RJ temos que fazer VISTORIA de carro zero (deve ser para o fiscal escolher qual o novo carro que ele vai comprar...), só que na traseira a furação é padrão BMW/Alemão (dois furos no meio da placa) e na frete nem furo tem (só a marcação também no meio). Na BMW eles mandam umas coberturas para o parafuso nas cores branco e preto para usarmos dependendo do local que ocupa na placa. No Audi nada... Atenção Audi Brasil, isso é um detalhe mas é importante, e quanto deve custar uma tampinha para parafuso???
Não fiz fotos porque o mundo caiu em Petrópolis/RJ hoje. Choveu MUITO. Não dava para ver as faixas da estrada BR040. Muitas poças na estrada e muito controle de estabilidade atuando para manter o carro em linha reta. Se o tempo melhorar posto as fotos aqui.
Mais uma vez, desculpem o tamanho do post. Se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar que terei prazer em responder aqui (ou fotos específicas).
Abraços a todos de um cara satisfeito com o carrinho novo.
Eduardo Seleri.