A3 espirrando com DV original

tete

Novato
Bom dia pessoal, possuo uma a3 150, e tinha vontade de ouvir o famoso espirro simplesmente porque curto.
Li aqui muita coisa boa e muita besteira tb, não sou mecânico e tb não tanto leigo, só não tenho a pratica.. , leio muita coisa ha muito tempo...
Mas vamos lá...
Deixei de lado as opiniões dadas aqui e fui fazer meus próprios testes...
Muito simples,
soltei a DV do retorno( que vai para a entrada de ar)
Tapei a entrada do retorno
E deixei a DV aberta.. Com a saída solta.
To andando ha 3 dias e o carro ta espirrando muito e não alterou nada.

Perguntas:

1. Pq alteraria a lenta, se a válvula só atua sob pressão?
2. Pq alteraria o tal turbolag, se quando a válvula atua, seja pra jogar pra fora ou pra admissão, neste momento a borboleta do acelerador esta fechada, portanto nao tem fluxo de ar. Ou seja mesmo q tive no retorno o ar se perde pois volta para o filtro...
Se alguem puder me explicar... Pois sozinho não consegui.
Abraços e obrigado

Lucas Zanin

Novato
Vai perder nas retomadas de velocidade.

Pois o ar que deveria voltar para a admissão irá pra atmosfera.....

Se colocar um filtro cônico já da pra ouvir o espiro da turbina...

1) Nos 150 isso de alterar a lenta é menos presenciado e geralmente está associado à vazamento de ar, mas nos 180 que têm estratégias de injeção diferentes (que inclui abrir a DV para controlar pressão/torque) o fato de o volume de ar já ter sido calculado pela MAF e não ter chegado ao motor pode gerar problemas na marcha lenta... Adicionalmente pode até acontecer de o carro morrer depois de uma acelerada forte em função da não recirculação (isso é bastante referido nos 150)

2) Não é bem o lag que aumenta é a "sensação de pegada", não sei o nome disso se é lag ou spool, UHAuhAUhuAHuhUA mas basicamente isso acontece pq há mais ar disponível para a turbina no inlet com a DV recirculando, com isso quando você precisar de potência novamente a turbina não vai precisar puxar ar como ela precisaria se a DV não recirculasse...

Estes são os meus entendimentos sobre as duas coisas mencionadas, não sei se está totalmente correto... No meu carro uso somente filtro inbox da Inflow e dá para ouvir bem tanto o espirro quanto a pressurização da turbina e acho isso suficiente hehehehe

Meu com filtro original escuto a turbina enchendo levemente, e um leve espirro, somente com vidros baixos e tudo quieto ao redor pra escutar o espirro .

gsb89

Membro
Eu costumo andar mais com a/c e som ligados. Mas esses dias andando com vidro baixo e sem som, comecei a reparar num espirro (bem discreto) quando tiro o pé do acelerador. Não sei se isso é normal e eu nunca tinha escutado antes, ou se seria sinal de algum problema de vazamento de pressão.

Filtro e DV são originais.

Meu Vag-com chegou, vou testar já já pra ver se acho alguma coisa relacionada seja com MAF, DV, ou turbo.

overspeed

Comerciante
Ja tinha explicado o porque isso é errado:

ela é uma DV = diverter Valve, não uma pop-off ou blow-off (que são feitas para fazer barulho - pop, ou descarregar - blow), qd tem vacuo a DV irá abrir fazendo uma quantia do ar ir direto do inlet pra admissão sem passar pela turbina, isto faz a resposta ao acelerador ser mais rapida e tbm deixa o ar no intercooler ficar mais tempo resfriando em cargas baixas.

Qd tem pressão ela veda novamente, e qd tira o pé ela abre aliviando a pressão no sentido inverso (coletor admissão->inlet).

Se vc deixa aberta entrará alguma quantidade de "ar falso" por ai (sem entrar pela MAF empobrecendo a mistura, principalmente em marcha lenta e cargas baixas)

É o mesmo motivo que vc não pode usar a DV para "vedar" o inlet qd usa uma pop-off/blow-off de verdade

leoquirino

Novato
O meu 150 T veio com válvula de espirro e vou ser sincero... É bem legal dar uma boa puxada e ouvir o espirro forte, masssss como a turbina é pequena e aciona em baixo giro tem momentos que ela fica espirrando fraco o tempo todo e da uma irritada....

Já tive um Pointer antigo turbo montado com uma turbina grande e era gostoso ver ela só encher a 3500 dando para rodar de boa no dia a dia e dar aquele espirro violento ao pisar de verdade..

Resumo da história, removi do meu e deixei original, até senti um ganho de potência...

Abs