A3 180 Falhando e Baixa de Óleo

wbarbosac

Novato
Boa Noite a Todos

É a minha primeira vez no forum,dei uma rapida olhada para ver se encontrava algo parecido com o meu problema,mas não encontrei nada se a minha duvida estiver repetida por favor me indique o link para dar uma olhada. Obrigado.

Vamos lá tenho um A3 180cv 2000 com 117.000 rodados utilizo ela todos os dias para ir trabalhar uma medida de 40 KM diarios.
O que vem acontecendo a tempo mais ou menos 1 ano e meio quando estou em alta tipo 150 para mais sinto ela dar uma falha, um tranco mais depois ela desenvolve e nesse periodo ja troquei 2 bobinas por queimar e o problema agora tbm fica bem preceptivel quando esta em baixa quando o carro esta para nas 900 rotações.
sinto ele dar um tranco e o conta giro dar uma oscilada ai saio sinto a falha novamente, quando a turbina esta enchendo parece dar uma falha ou engazopar.
Fui ao mecnâico hj ele tirou as velas (Platinun Laser) elas estavam boa colocamos o manômetro para medir a bomba de combústivel em baixa 3 bar e chega 5 em alta, ele descartou a bomba.
No ano fiz a limpeza dos bicos troquei filtro e velas mas o problema ainda persiste.
Alguém já passou por esse problema.
Aproveitando oTopico tbm tenho um outro problema ou é cisma minha com óleo uso o Magnatec 10-40W era para fazer a troca a cada 5 mil KM ou seis, mas o q vem acontecendo entre 900 a 1000 Km rodados misteriosamente o óleo baixa um 1 litro e até agora não percebi a queima pelo escapamento vou sempre coloco a mão e esta seco o escapamento.
Minha duvida é normal a baixa do óleo então pouco tempo, pois me lembro quando a comprei eu rodava mais de 1700 KM para ele baixar e já tinha uma base para fazer a troca pois quando eu completava com a segunda vez na terceira já fazia a troca.
Estava conversando como antigo dono ele me falou q sempre usava o oléo Selenia 15-40w.
Alguém já passou por isso.
Agradeço a todos a atenção.

merotti

Membro
Em relação às falhas eu não sei opinar. Em relação ao óleo, procure usar óleo 5w40 100% sintético que é o que praticamente todos usam. Creio que não seria normal baixar esse tanto de óleo em tão pouco tempo, pode ser que esteja vazando óleo pela junta de válvulas, que é um local comum para vazar. As vezes o óleo nem chega a fazer poças pelo chão ou nem chega perto de sair pelo escape. ele acaba se queimando com o calor do motor do carro ali no local do vazamento mesmo e com o tempo ele forma borras.

wbarbosac

Novato
Em relação às falhas eu não sei opinar. Em relação ao óleo, procure usar óleo 5w40 100% sintético que é o que praticamente todos usam. Creio que não seria normal baixar esse tanto de óleo em tão pouco tempo, pode ser que esteja vazando óleo pela junta de válvulas, que é um local comum para vazar. As vezes o óleo nem chega a fazer poças pelo chão ou nem chega perto de sair pelo escape. ele acaba se queimando com o calor do motor do carro ali no local do vazamento mesmo e com o tempo ele forma borras.

Merotti, bom dia obrigado pela dica na próxima semana vou fazer a troca da junta, enquanto a marcar do óleo é indicado continuar usando a Castrol ou conheço a utilizar outra.Obrigado

fatcho

Membro
bom dia...
cara eu tava com o problema parecido, no meu caso começou na lenta e foi piorando
era bobina, no caso uma so com problema, CLIQUE AQUI para ter mais detalhes do meu problema...
tente fazer a troca das 4 com algum amigo para teste e pode ser q encontre o defeito
sobre a baixa do oleo pela km deve usar um oleo mais denso no winter tipo o 10w ou até um 15w o meu com 150k quase 160k uso o 15w40 e parou de baixar o nivel... claro faça isso depois de ver se não tem nenhum vazamento aparente no seu motor...

gabrielm

Novato
primeiro testa as bobinas, veja se ta dando faisca boa nelas! depois da uma olhada no sensor de rotação. sobre o oleo, troca a junta e da uma olhada nas mangueiras do respiro do oleo.

outra coisa. bom pegar o vag com alguem e rodar monitorando ele...ver valor de sondas e etc.

att

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
mrfractal, bom dia obrigado pela dica, vi q vc vende o vag-com como faço a para adquirir e quanto sai o frete para o cep 08375-000. Obrigado

as vezes nem precisa comprar, na minha assinatura tem link para um tópico com usuários compartilhando os cabos deles..
Se ainda quiser um cabo seu, me manda MP ;)

André Brugnerotto

Hellspeed69
provavelmente o motor esta gasto, vai ter q retificar o motor? não necessariamente, vai ter q fazer o que o amigo falou acima, usar óleo mais grosso, 15W40 pode ser uma boa pedida pro seu caso, Lembre-se que, não se deve subir giro com motor frio, principalmente usando óleo mais viscoso.

quiometragem não é parâmetro para saber da vida útil do motor, o parâmetro é a respeito do uso, usava óleo bom? cuidava do motor? verificava água? verificava nivel de óleo periodicamente? cuidava para não forçar o motor frio? usava muito em trechos urbanos com transito? etc... tem infinitas variáveis q resultam no cuidado com o motor e em como ele irá se desgastar, tem motores aí com 150mil km que não baixam nada de óleo ou pouco baixam.

enfim, se visualmente não há vazamentos e o carro nao fuma NADA mesmo quando pisa com o motor QUENTE, com certeza tem grande chance de ser desgaste de camisa/pistão pra baixar tanto o óleo (1L a cada 1000km) assim, não que seja um absurdo, é natural carro turbo consumir um pouco de óleo mas essa proporção esta acima da normal, que somente indica que o motor esta digamos em 75% 80% da sua vida útil.

quanto as falhadas, como falaram, o VAG é o melhor começo!

wbarbosac

Novato
Dando continuidade no post, no dia 05 de junho fui ao mecânico q provavelmente vou trocar e óleo estava baixo, pelo q ele me falou faltava um litro para completar mas no painel não acusava nada , como já tinha no o óleo(CASTROL MAGNATEC 10/40W) completamos.
No dia seguinte ao ligar o carro sempre deixo um 3 ou 4 minutos a turbina entrar como de costume a rotação nos 1100 a 1200 RPM.
Agora vem o problema quando ele baixa ali para 900 e 850 pelo escapamento começa a sair essa sujeira preta conforme as fotos em anexos.
Na terça e na quarta quando liguei não estava com essa sujeira a unica coisa de diferente foi completar o óleo liguei para o mecânico ele falou que poderia ser a gasolina, mas eu não tinha abastecido.
E pelo q tinhamos visto não tinha sinal de óleo na saída do escapamento.
Não sei se alguém já teve esse problema.
Obrigado a Todos.

Anexos

• IMG0001A.jpg
    IMG0001A.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 23
  • IMG0002A.jpg
    IMG0002A.jpg
    111.5 KB · Visualizações: 24

marioaoliva

Moderador
Vc deu uma aceleradas na garagem né? Ou foi só em marcha lenta isso?? O meu tb suja o chão qdo dou umas aceleradas na garagem...

overspeed

Comerciante
Isso ai é carbonização que fica no escape e sai pra fora porque o alcool da gasolina (ou até agua se tiver batizado) limpa ela qdo sai pelo escape principalmente qdo o motor esta em fase de aquecimento... normal... mas pode ser indicativo de combustivel batizado com alcool hidratado (de bomba)

fatcho

Membro
exatamente oq o over falou pois os carro a álcool vc ve na rua ele cuspindo água pelo escape, coisa de gazoza batizada...

wbarbosac

Novato
Pessoal levei o carro no Mecânico, já tinha levado no Over e descobrimos que na pressurização tinha vazamento.
Deixe o carro ontem e o diagnostico foi o seguinte :
Problema em uma bobina - que trocada.
Problema nas velas - foi trocada
Problemas nos Orings - foram trocados.
Revisão dos bicos de injeção
Acerto de pressão de Turbo.
Revisão do sistema de pressurização uma mangueira desconectada.
Mas uma aula sobre mecânica.
O carro melhorou 100%.
Não sei se posso colocar o nome da Mecânica aqui.
Abraços

marioaoliva

Moderador
Pessoal levei o carro no Mecânico, já tinha levado no Over e descobrimos que na pressurização tinha vazamento.
Deixe o carro ontem e o diagnostico foi o seguinte :
Problema em uma bobina - que trocada.
Problema nas velas - foi trocada
Problemas nos Orings - foram trocados.
Revisão dos bicos de injeção
Acerto de pressão de Turbo.
Revisão do sistema de pressurização uma mangueira desconectada.
Mas uma aula sobre mecânica.
O carro melhorou 100%.
Não sei se posso colocar o nome da Mecânica aqui.
Abraços

Pode citar sim o nome da oficina... Tem um tópico tb onde a galera recomenda ou não as oficinas...

wbarbosac

Novato
que bom que deu tudo certo, agora é só aproveitar o audera, chuto que deve ter gasto uns 2k

O melhor gastei menos 1K eu já tinha a Bobina, por isso saio bem mais barato.
No passado tive problema por queimar uma bobina e comprei uma unica, e depois o mecânico sugeriu para ser trocada as outras ai comprei as importadas pretas e fiquei com 3 originais.
E a que estava ruim foi uma das pretas,troquei e pela a original. Meu estoque de bobina ainda consigo fazer duas troca.
Posso afirmar que agora acertei no mecânico.

wbarbosac

Novato
Pode citar sim o nome da oficina... Tem um tópico tb onde a galera recomenda ou não as oficinas...
O pessoal do ABC deve conhecer ou já ouviu falar na Nicola, a que eu levei foi na outra oficina que tbm tem o mesmo nome mas ele é especializado em Preparação.
Pode chegar lá e falar com o Rafa uma pessoal super tranquila e entendi muito do ele fala.
Abraços

marioaoliva

Moderador
O pessoal do ABC deve conhecer ou já ouviu falar na Nicola, a que eu levei foi na outra oficina que tbm tem o mesmo nome mas ele é especializado em Preparação.
Pode chegar lá e falar com o Rafa uma pessoal super tranquila e entendi muito do ele fala.
Abraços

Nicola é conhecido sim... Legal que resolveu seu problema... Falta colocar em um encontro pra conhecer a galera...