A3 180 - comparativo K04-01 OBX Review

overspeed

Comerciante
Finalizamos o acerto no carro do Max:

Antes:

Chip Overspeed + Downpipe 3" + inlet

A3180cvchipinletdownpipe_zps53d625ae.jpg

Depois:
K04-01 (pico de 1,4Bar caindo para 1,1~1,2Bar) + Downpipe 3" + inlet + power gasket+ intercooler lateral bombado + bicos green Giant

A3K0442lbsICDP3inletpowergasketMAX_zps9097280e.jpg

Algumas medições chegaram a 258cv, mas esta foi a mais consistente.

EDIT:

Uma Frankenturbo F21 com bicos maiores não obteve um resultado tão superior assim:

F21T_DynoDynamics.jpg

Comparativo:

Infelizmente não puxamos de giro baixo para poder conferir se o torque abaixo dos 3.000 mudou, mas pelo comportamento do carro acredito ter empatado ou melhorado pelo fato de ter sido implementado duas melhorias:

- Desabilitado monitor de torque (ASR ainda 100% operacional)
- Implementado resposta ao acelerador (mesmo sistema do Sprint Booster, porém bem menos radical)

A3180cvComparativoK04xK03026_zps3cb44be9.jpg

Detalhes importantes:
1- os bicos originais + dosador de 4Bar não foram suficientes porque a bomba original não consegue sustentar vazão suficiente acima de 5,1bar.

As medições indicaram agora cerca de 0,19 a 0,20g/s o que nos levaria a bicos de cerca de 35lbs (o que se consegue usando dosador de 4Bar)

na medição anterior chegamos a medir 1,5bar com 237g/s, mas como fica acima do mapa achamos melhor ser mais conservadores e manter 1,1 a 1,2Bar ( nesse caso os bicos originais + dosador 4bar não aguentariam alimentar e apenas os green giant seriam opção)

usar bicos de 42lbs é mais indicado pois poupa a bomba e ainda permite que se fique com cerca de 80% de DC (longevidade dos bicos)

2- Temperatura no coletor mesmo com intercooler bombado chegava consistentemente a 85~88°C - um frontal deve melhorar bastante isto (embora a medição da temperatura na sala estivesse a 33°C, num dia mais frio deve melhorar)

EDIT:

Adicionado estudo sobre as turbinas:

plotei no mapa da K04-01 (Borg Warner que tem inlet menor e tbm diferenças no eixo)
Visualizar anexo 288

Se for realmente este o mapa, o turbo compressor vai ter vida curta devido a trabalhar acima da velocidade máxima que o eixo suporta (embora não entre em choke pelo que aparenta)

Por curiosidade plotei no grafico fornecido para K04-023 (ao qual acredito que tenha mais similaridade com a turbina usada)

Visualizar anexo 289

Se for este o mapa mais correto da pra ver que a aplicação está pertinho do limite (que seriam os 255 a 260cv que se tira das S3/TT)

Anexos

• K04-01 - MAX.JPG
    K04-01 - MAX.JPG
    85 KB · Visualizações: 71
  • K04-023 - MAX.JPG
    K04-023 - MAX.JPG
    62.4 KB · Visualizações: 62

prisco

Novato
Parabéns over, muito top! Em breve vou te procurar pois quero o mesmo setup!

Gasolina comun ou podium??

Cfacioli

Membros VIP
Over, como ficaria +- esses numeros se fosse acertado no alcool? A temperatura poderia estar mais baixa? Os bicos teriam q ser de umas 52 lbs? Qtos cvs a mais?

Abs

Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2

overspeed

Comerciante
Over, como ficaria +- esses numeros se fosse acertado no alcool? A temperatura poderia estar mais baixa? Os bicos teriam q ser de umas 52 lbs? Qtos cvs a mais?

Teria algum ganho, não pude usar muito ponto pois a temperatura do ar admitido estava MUITO elevada (88°C) e num dos testes cheguei a ter 10° de atraso consistente até o final da puxada... talvez conseguisse uns 10% acima do que obtivemos, mas só tentando mesmo para ter certeza.

A temperatura não muda nada !!! o alcool é inserido dentro da cãmara, o ar continuará sendo aquecido da mesma forma....pra abaixar só com um intercooler maior e frontal mesmo.

Sim a conta seria por volta das 52lbs (melhor deixar uma sobrinha se possivel)

kikohonda

Membro
Mediu na premium (maior octanagem) porque é a que ele usa normalmente

Premium da ipiranga?
Vcs acabaram regulando com os bicos originais com regulador de 4 bar?
Max conte o que vc achou do resultado e da diferença do carro com a nova turbina...
Over vcs regularam dando pico de 1,4 bar e fechando em 1,2…1,1 bar? O que vc achou do resultado? Acho tb que um intercooler frontal melhoraria bastante o resultado!

overspeed

Comerciante
Premium da ipiranga?
Max conte o que vc achou do resultado e da diferença do carro com a nova turbina...
Over vcs regularam dando pico de 1,4 bar e fechando em 1,2…1,1 bar? O que vc achou do resultado? Acho tb que um intercooler frontal melhoraria bastante o resultado!

gasolina o Max responde, mas acho que isso mesmo.

Bicos esta na ficha: green Giant Bosch (não conseguiu trocar a bomba - que não suportava, mas tinha trocado os bicos) com os originais teria obrigatoriamente que usar uma bomba bem mais forte.

Isso, pressão de 1,4 caindo para 1,1bar (na verdade 1,08 - em algumas puxadas veio 1,2Bar porque qdo o ar aquece a central acaba pedindo mais pressão pra chegar na meta de vazão de ar estipulada no chip, como ar quente é menos dendo precisa de mais pressão pra ter a mesma vazão em massa de ar).

Um intercooler frontal mudaria bastante o resultado, mas foge um pouco do que a gente tinha estipulado: poucas modificações e totalmente OEM esteticamente.

kikohonda

Membro
Legal Over quanto aos bicos. Acho que são iguais aos meus. Vcs tiveram que desgastar um pouco o ressalto para caber? Os meus coloquei um ressalto na flauta para vedarem perfeitamente no coletor. Sem esse espassador ficou vazando a pressurização...
O intercooler que tem o golf do coelhogti vc acha legal? É que ele tem preço bom no ebay e necessita de pouca adaptação...

overspeed

Comerciante
O Max trocou em casa, não abri nem o capot pra saber o que ele fez, parece que tirou os adaptadores de dentro.

manda um link do IC, mas se for bombado num da conta... realmente tem que ser frontal pra abaixar bem a temperatura.

PS: desculpem eu ficar editando o topico toda hora, mas to achando algumas informações interessantes conforme vou analisando as planilhas e lembrando do que ja vi e fiz...

kikohonda

Membro
O intercooler não é o bombado não, é esse aqui:

http://www.ebay.com/itm/GSP-VW-JETTA-GOLF-GTI-1-8T-MK3-MK4-FRONT-MOUNT-INTERCOOLER-KIT-BOLT-ON-FMIC-/350731939024?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3AGolf&hash=item51a940acd0&vxp=mtr

kikohonda

Membro
Era bom o Coelho fazer um log de temperatura e pressão pra gente ter noção se vale a pena mesmo...

Não sei se é exatamente esse o intercooler dele, mas é bem parecido. Ele anda com GT2860RS...

http://www.a3clube.com/index.php?/topic/5247-a3-180cv-0405-completo-golf-gti-gt2860rs/

overspeed

Comerciante
Bicos de 440cc com dosador de 3bar, com eu relatei, os bicos de 32lbs com dosador de 4bar eram pra ter alimentado, porém a bomba original não teve vazão suficiente a 5,2Bar (ou algo perto disso) pra alimentar... TALVEZ bicos originais + dosador consigam se a bomba for mais forte (teriamos que testar)

madmax

Membro
Premium da ipiranga?

Isso a premium da Ipiranga, o dosador original de 3bar....
Sobre o resultado fiquei super satisfeito, ainda vou medir novamente o carro no dinamômetro de Campinas da Setti Racing, pois o meu carro com todos os upgrades com a k03 veio 202cv de motor na dinosrace em sábado, e na segunda feira da mesma semana com a mesma gasolina no tanque deu 200whp na rodas(234cv no motor), portanto 32cv de diferença, pois o dinamômetro da dynosrace tem pouca carga, e assim ter a potência mais próxima da real, mais o que importa é a diferença entre a k03 e a k04 no mesmo dinamômetro deu 56cv a mais e 4,5 kg de torque, onde "teoricamente" se levar a diferenças dos dynos se eu somar os 234cv com os 56cv de diferença "tenho" 290cv proximo da potência que seu carro deu, mas para ter certeza vou passar no dino da Setti Racing para ter certeza...
Fora isso estou pensando em comprar um coletor de inox para k04 que tem para vender no mercadolivre e colocar um intercooler frontal para chegar nos "sonhados" 300cv....

madmax

Membro
Legal Over quanto aos bicos. Acho que são iguais aos meus. Vcs tiveram que desgastar um pouco o ressalto para caber? Os meus coloquei um ressalto na flauta para vedarem perfeitamente no coletor. Sem esse espassador ficou vazando a pressurização...
O intercooler que tem o golf do coelhogti vc acha legal? É que ele tem preço bom no ebay e necessita de pouca adaptação...

Os bicos que comprei são os Bosch verdes originais dos Volvos S60R/S70 AWD, que tem 42lbs, para instalar só foi preciso tirar os aneis de borracha dele e um anel de plastico e colocar os aneis dos bicos originais do A3.