a3 150cv 02/03 único dono 42 mil km

tamashiro

Membro
Galera, vim aqui retribuir um pouco do que aprendi nesse clube.
Adquiri faz uns 2 meses um a3 150cv 02/03 câmbio manual. Comprei de um diretor do Citibank, senhor de 70 anos, que não dirigia mais o carro por ter dor nas costas e ser difícil cambiar. Tanto que ele falou que gastou toda a embreagem original e trocou por uma nova na Audi pagando 11 mil reais no serviço!!!
Carro é único dono e tá com 42 mil km, conferido no Vag-Com. Ele é blindado, mas nem liguei para isso pelo estado de conservação do carro.

Já fiz algumas coisas nele, mas pela correria do trabalho e outros problemas, só deu tempo de tirar as fotos.Vou postando aqui conforme for arranjando tempo as fotos e as dicas. Segue o que já fiz:

1 - Troquei praticamente todos os fluidos do carro: óleo de motor, câmbio, fluido de freio e direção hidráulica. O do câmbio saiu bem sujo, depois mostro as fotos. O da direção eu mesmo troquei, coloquei o CHF11S da Motul, porque estava com fluido vermelho (o correto é verde).
2 - Passei o carro no dinamômetro para ver se estava tudo ok e com a potência original.
3 - Instalei um filtro k&n cônico duplo fluxo e realoquei o módulo de ignição, colocando um dissipador de alumínio para resfriá-lo.
4 - Troquei as buchas superiores do trambulador, só falta as de baixo que vou colocar aproveitando a mão de obra do downpipe. Já ficou bem mais justo a alavanca.
5 - Mandei instalar o intercooler frontal da spa
6 - Troquei a válvula termostática, sem precisar tirar o alternador. É bem fácil, depois posto o macete. Troquei o sensor de temperatura também.
7 - Coloquei uma pedaleiras, aquelas que fixa com ganchos e não precisa furar o pedal, para poder fazer punta tacco. Tá perfeito agora.

Quando arranjar tempo posto as fotos e os macetes das coisas que fiz aí em cima. Seguem algumas fotos da caranga (primeira vez que posto foto, não sei se esse é o melhor jeito)

https://imgur.com/a/ndb0c
https://imgur.com/a/crsb2
https://imgur.com/a/eG9lJ

É isso galera, falow abraços...
 

tamashiro

Membro
Kkkk eu que coloquei essa capa do volante. É feia mesmo mas é funcional, minha mão é muito seca e escorregava no couro.
Segue o grafico do dinamometro. Carro original.
42f038003ccf04d019d38362fad81b51.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Vou colocar os macetes aqui da troca da termostatica sem tirar o alternador logo porque já faz um tempo que troquei e vou acabar esquecendo.

Primeiro resolvi trocar porque o carro demorava para chegar aos 90. Um diagnóstico fácil é com o carro frio, dar a partida e sentir a temperatura na mangueira inferior do radiador. Ela só vai esquentar quando chegar perto dos 90 graus no painel. Se começar a esquentar antes é sinal que ela não está vedando direito.

Para trocar sem tirar o alternador vai precisar de uma extensao igual o da foto, óbvio com a catraca e soquetes também. O encaixe tem que ser abaulado para desviar do alternador. Segue passo a passo, lembrando que faz tempo que fiz isso e posso ter esquecido de algo:

- desligar a bateria
- desconectar o conector do chicote do alternador
- tirar porca 13mm do terminal
- tirar a porca 8mm de fixacao do cabo (esse fica escondido atras do cabo, recomendo usar a extensao e um imã para o parafuso não cair)
- colocar o cabo de lado para acessar a flange da valvula
- soltar os parafusos da flange, acho que é 10mm
- retirar a flange, oring e valvula. Limpar a superfície onde vai a válvula
- instalar a valvula com a hastezinha dela orientada para vertical
- colocar oring novo
- remontar na ordem reversa, os parafusos da flange tem torque de 15 Nm
- completar o sistema com o aditivo na proporção recomendada. Deixar funcionando para retirar o ar do sistema e estabilizar o nível no reservatorio.

E cabou, serviço limpo. Estava cabrero com a ideia de tirar o alternador porque o manual de reparo da Vw/audi não fala para desmontar nada na troca da válvula. Pesquisei nos foruns gringos e vi que o jeito mais fácil é com essa extensão e por sorte é a mesma que eu uso para sacar a vela.

É isso aí por enquanto...
09b6eb247d54c3cf19f99a7cd9cd3dfb.jpg
d4c02b0d4a249c1ce51afb10b9eff480.jpg
b14eccd9b64407cff8dbc52327759072.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Seguem mais dicas aqui. Para quem tem a versão 150 e quer instalar um filtro conico vai se deparar com o modulo de ignicao que fica parafusado na caixa de ar.
Ele fica lá porque é um componente eletronico que precisa dissipar o calor. Só nos 150 tem isso porque pelo que sei as bobinas do 180 já vem com ele integrado.
A solução que encontrei foi realocar o módulo do jeito que tá na foto, colocando um dissipador de aluminio grande para resfriá-lo, passando pasta térmica também.
Para fixar o dissipador fiz uma chapa de aço e parafusei no suporte do sensor barometrico, não precisou furar nada.
Coloquei o filtro duplo fluxo da k&n e agora dá para ouvir mais som da turbina pressurizando e o espirro pela diverter valve.
Seguem mais peças que chegaram, boa parte já estão instaladas, e vou postando conforme arranjar tempo sobre a instalação.

12e57b37171c11822f1a268e943bb618.jpg
7f4b9e5dd829ccccf8135b4a662385e6.jpg
a2f0a993054b255e2948fb7538817ffe.jpg
f5014ec0c1b3d9e464cef8f6da66ed76.jpg
8200228b6f71d8b7ebabcda4a58d511b.jpg
a652f24f3a08580ae5b15ce147353511.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
tamashiro disse:
Seguem mais dicas aqui. Para quem tem a versão 150 e quer instalar um filtro conico vai se deparar com o modulo de ignicao que fica parafusado na caixa de ar.
Ele fica lá porque é um componente eletronico que precisa dissipar o calor. Só nos 150 tem isso porque pelo que sei as bobinas do 180 já vem com ele integrado.
A solução que encontrei foi realocar o módulo do jeito que tá na foto, colocando um dissipador de aluminio grande para resfriá-lo, passando pasta térmica também.
Para fixar o dissipador fiz uma chapa de aço e parafusei no suporte do sensor barometrico, não precisou furar nada.
Coloquei o filtro duplo fluxo da k&n e agora dá para ouvir mais som da turbina pressurizando e o espirro pela diverter valve.
Seguem mais peças que chegaram, boa parte já estão instaladas, e vou postando conforme arranjar tempo sobre a instalação.

12e57b37171c11822f1a268e943bb618.jpg
7f4b9e5dd829ccccf8135b4a662385e6.jpg
a2f0a993054b255e2948fb7538817ffe.jpg
f5014ec0c1b3d9e464cef8f6da66ed76.jpg
8200228b6f71d8b7ebabcda4a58d511b.jpg
a652f24f3a08580ae5b15ce147353511.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Qualidade do FMIC da SPA é realmente boa mesmo? Estou esperando chegar na loja pra comprar o meu.
E o DP, comprou onde e pagou quanto? É de inox mesmo? 3' ?
e por ultimo sobre os bicos, são os deka 60? pegou no ML mesmo? Chegou pensar nos Green Giant?
 

tamashiro

Membro
Danylo disse:
Qualidade do FMIC da SPA é realmente boa mesmo? Estou esperando chegar na loja pra comprar o meu.
E o DP, comprou onde e pagou quanto? É de inox mesmo? 3' ?
e por ultimo sobre os bicos, são os deka 60? pegou no ML mesmo? Chegou pensar nos Green Giant?
O acabamento das peças do fmic é razoável, não é dos melhores. Mas ele cumpre a função, por enquanto está sem vazamentos mas to rodando sem o remap ainda. Precisa desbastar a parte de dentro do parachoque, as grades inferiores.
O dp comprei no ebay 3" e reduz para 2,5 no final.
Deka foi no ebay tb, os green nao iam dar conta de ups futuros.



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Nao sei se o link funcionou. Qlqr coisa e so colar isso no google que vai achar

STAINLESS TURBO RACING DOWNPIPE EXHAUST 99-05 VW JETTA/BEETLE/GOLF MK4 1.8T GTI

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Segue as fotos, de estetico nao fiz nada por enquanto. Fica para o futuro.

Instalei esse downpipe do ebay mas é meio chatinho. Uma das porcas da flange da turbina fica colada no cano, dá um trabalho apertar, mas é só ir com paciência que vai. As sondas não ficam na posicao original, mas ficam bem protegidas mesmo assim. A segunda sonda também não fica na posição ideal segundo a Bosch, fica entre 3 e 4 horas de posição. Talvez o DP da clickescap fique padrao original, não sei.
Quem for fazer o serviço recomendo passar graxa anti seize na sonda, senão a sonda não sai mais nem a pau.

Aproveitei o trampo e tirei a seletora de marchas para trocar as buchas inferiores do trambulador. Isso é crônico dos a3, sempre tem aquela folga na alavanca. O escape passa por baixo e a bucha original nao aguenta a temperatura.
Só adianto que isso é um serviço trabalhoso pra kct. Tem que desmontar o console central, apoio de braço, tirar o escape e o defletor que é preso por umas porcas bem frágeis. A seletora tem uma tampa de alumínio prensada que tem que abrir com cuidado, senão você estraga.

Gravei um video também do ronco só com o DP, pra ter uma ideia do barulho com escape direto. Depois eu subo no youtube e posto aqui.
46525b07644a8da24ad1a27c6c437090.jpg
55a41f23f0d09220a9f77fe89c9880da.jpg
f9362dad0df0e813a1fd907080c5157b.jpg
73d82bf58bb0bbdecbc24193d6813623.jpg
18f5f77311488ed1bfbb04275e7a746e.jpg
65e63681031b417534c104488638ef1f.jpg
ec517255e4ed45e763557d9d1fbefe57.jpg
cd3fa27889da129bc9e802df511376c3.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

tamashiro

Membro
Bomba e bicos instalados agora.
A bomba é a 340lph racing da dinâmica, é o módulo completo para não dar falta em curva. O Fabio da dinamica disse que ela equivale a uma walbro, é mais forte que a 12 bar, mas a grande vantagem é que ela é silenciosa. Vc n ouve nada mesmo. Muito top.
Quem for instalar recomendo ter a ferramenta especial para abrir a porca de plástico. Também vai precisar do scanner vag-com para calibrar a boia, porque ela tem resistencia diferente da original.
Para calibrar vai precisar completar o tanque no automatico. Dai pluga o vag e vai em instrument cluster, adaptation e da um read no canal 30. Dai vc da up/down e e vai olhando o ponteiro mexendo até marcar cheio. Daí é só salvar e blz, calibrado!

Os bicos coloquei os deka 60 para ver se dava para ir com eles até a dynos race acertar com o Over. Mas ficou sem condição. Funcionei um pouco, mas já deu pra ver que a marcha lenta nem segurava direito. Coloquei de volta os originais e la no dino eu instalo os deka e faz o acerto já.

Quanto aos bicos e bombas originais estou vendendo, quem interessar manda mensagem.


c6cb4666b6dcc64681a158c3cdc44592.jpg
0b6844e7c36b5a98d23a497f4d19a102.jpg
5014431a4a50b5e80668a07d8fc943d1.jpg
aa9344af55df8eaa0aefb77aa4032b71.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

Leopoldo

Novato
Carro top tamashiro!!!! Vou fazer upgrade no meu tambem, to curtindo o passo a passo que voce tem postado!!! Sobre essa bomba nova da Dinamica, pode falar quanto pagou? Pois eu ja estava comprando a 12 Bar, e não sabia dessa que tem que calibrar no vag! Comprei o vag ontem, e você ja postou o caminho ali pra calibração, ajudou demais, obrigado!
 
tamashiro disse:
Qlqr um que sirva no golf 1.8t gti mk4 americano serve no a3.
Comprei desse link https://m.ebay.com/itm/STAINLESS-TURBO-RACING-DOWNPIPE-EXHAUST-99-05-VW-JETTA-BEETLE-GOLF-MK4-1-8T-GTI-/170864566718?_ul=BR&_mwBanner=1

Fui taxado mas saiu um pouco mais barato ainda que aqui. Se vc ta com pressa melhor comprar aqui mesmo.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Obg meu querido, mas realmente não compensa. O frete é um absurdo, e pelo oque você falou sobre a posição das sondas. Mas parabéns pelo lindo carro e por cuidar bem dele.
 

tamashiro

Membro
Galera, sumi um tempo aí mas agora vim aqui dar uma boa e uma má notícia.
A boa é que o estágio 1 está pronto e ficou muito bom, e a ruim é que vou ter que vender o carro. A patroa comprou um carro e como eu já tenho um pro dia a dia fica difícil arranjar espaço para 3 carros.

Aqui vão mais algumas dicas pro pessoal do clube.

O carro tá acertado para 100% álcool. Então uma boa é usar filtro de combustivel para carro flex. Descobri que o filtro fram para astra flex serve direitinho nos a3, o tamanho é muito parecido e o engate rapido fica perfeito, só tem que tirar uns grampos de plástico branco que vem no fram. Fica show e vc fica livre de dar aquela gosma da reação do álcool com o filtro de metal, fora que é bem mais em conta.

Antes de acertar com o Over em 100% alcool, tinha pedido para acertar com 80% alcool com receio da partida a frio. Mas daí é ruim toda hora vc ficar fazendo conta na hora de abastecer. Pedi para reacertar no etanol puro e a partida a frio é bem tranquila mesmo no alcool puro. E o Over disse que se tiver num tempo muito frio o mapa aceita 5% de gasolina, que facilita mais ainda a partida.

O carro tava dando uns trancos quando vc aliviava o pé e o Over sugeriu que era a valvula blow off que uso. É uma forge splitter de pistao. Como ela é regulável, só foi dar um ajuste nela e ficou show. Fica a dica pra quem usa valvula de pistao regulavel.

O carro tava com o intermediario trocado por um cano. O ronco fica muito parecido com o original, ou seja, bem silencioso. O único som que fica bem ressaltado é o assobio da turbina, ajudado pelo downpipe tb. Mas cabei enjoando e coloquei de volta o intermediário e pus um abafador de inox do giba. Fica um ronco bem encorpado e grave. Eu particularmente gostei mais assim, pois como faço redução com punta taco, fica um ronco bem legal nas reduções.

Ontem fui no track day en Interlagos e o carro ficou 100% mesmo andando forte. Nao demonstrou sinal algum de cansaço. Só os freios que fadigavam depois de 3 voltas mais fortes, mas o que é normal para um freio original.

Bom é isso, então infelizmente vou ter que vender o carro. Minha ideia era colocar uma turbina maior e trocar todos os vidros do carro, pra quem acompanhou o primeiro post, o carro é blindado pois foi o único a3 inteiro que achei. Todos os outros tava só o bagaço.
Mas mesmo blindado ele puxa muito, vc nem sente.

Segue o spec do carro:
A3 1.8t 150 turbina original
Remap Overspeed 100% etanol (203cv e 34 torque) 1.1 bar de pressao
Downpipe em inox
Filtro k&n
Intercooler frontal SPA
Bomba dinamica racing para a3 (equivale a 15 bar, nao dá falta em curva e nao faz barulho)
Bicos deka 60
Blow off forge splitter
Manovacuometro
Wideband ODG
Abafador final em inox do Giba escapes
Ngk iridium grau 7

Carro ta com 43 mil km, 4 pneus michelin novos, bateria moura nova, fluidos novos (freio motor cambio direcao e arrefecimento) filtros e várias peças novas também.

Logo mais eu posto o anuncio com fotos e o preço. Não pesquisei ainda, mas talvez vou pedir algo em torno de 25 mil.

É isso, abraços e até.





be038ebeb4290829831b157328f6cbd2.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

Leopoldo

Novato
É uma pena que tenha que vender o carro tamashiro!!! Teu tópico só tem dica de ouro, eu estou fazendo os mesmos upgrades que você e seguindo todas as suas dicas!
 
Topo