A3 125 ASPIRADO / PROJETO TURBO CONCLUÍDO

ledis

Membro
E aí pessoal... Venho me unir a essa loucura... a esse vício que a cada dia mais toma conta do meu ser... kkkk... Sobrou um tempinho bora pensar em melhorar o A3...

Turbinar o aspirado...???

Meu caso não é novidade não, mas há de convir que é muito trabalhoso e demanda de muita coragem, disposição e tempo.

E quando digo tempo, num é só montagem não... Precisa de muita leitura aqui no clube e a indispensável orientação dos mestres...

Claro que não dá pra fazer um up desse sem possuir alguns equipamentos e uma boa caixa de ferramentas... Não dá pra ficar somente na mão da oficina... Tem que gostar muito do assunto e por a mão na graxa, afinal são muitos detalhes.

Ah, de vez em quando a esposa joga umas panelas na gente e manda a gente parar de mexer com isso... kkkkk

É preciso saber e conhecer totalmente do conjunto, como tudo funciona, aonde quer chegar e não avançar nas margens de segurança.

Tenho ele desde 2011 e está com 130 mil rodados. ( ano 2002 ). Inicialmente queria comprar um 180, tip, automático com teto e tals... mas não consegui reunir qualidade X itens que gostaria...

Então, resolvi encarar este aspirado, ativar as lumbrigas e pensar em segundas intenções...

Aquisição das peças:

- Turbina K03s do 180 com aeroquips;
- Coletor escape do 180;
- Coletor admissão do 180;
- Downpipe 3''
- Inlet pipe;
- Velas NGK Iridium Grau 8;
- Bicos 33 lbs;
- Conjunto pressurização completo do 180( Intercooler, mangueiras, tubos );
- Relógios pressão turbo, combustível, óleo e Wideband.

Troca de peças:

- Kit Coreia dentada e bomba d’água;
- Embreagem;
- Bomba Combustível;
- Bomba óleo;
- Cabos de vela;
- Bobina;
- MAF.

Serviços:

- Por desencargo de consciência retirei cabeçote para desengraxar, conferir válvulas, trocar retentores e todas juntas;
- Remapeamento de chip com nosso grande mestre Overspeed;
- Serviços de Dinamômetro;

Resultado:

No dia do acerto com o Over só consegui 150 cv no dina, pois ainda estava sem intercooler e com o coletor de admissão original do aspirado e como o tbi ficava atrás no motor a pressurização saia curta da turbina e o ar entrava quente na admissão gerando somente 0,6 kg... Ponto, avanço e misturinha gorda, mas qualidade do ar estava muito ruim...

Então parti para colocar o coletor de admissão do 180 na frente, puxei uns tubos por cima e a melhora foi muito significativa já gerando 0,8 kg e um belo coice...

Após e por último, instalei o intercooler original... Não existe, palavras pra mensurar a satisfação. A sensação foi de dobra na potência.

Anexos

• audi05.jpg
    audi05.jpg
    26.1 KB · Visualizações: 54

Régis Luan

Novato
Poxa Parabéns hein!

Sempre tive curiosidade em turbinar um a3 aspirado. Eu tinha um aspirado e queria turbinar, mas ai achei melhor pegar um 180 de vez..

Posta umas fotos pra ver como ficou o motor... abraço

Irmão...há um tempo atrás eu estava nessa idéia, mas por agora acho que vou trocar meu aspirado num A4 B6...de qualquer forma, 1.8t ou 3.0, que são a motorizações dele que me interessa já serão legais...mas diz aí! O resultado deve ter ficado muito top, já que a relação do aspro é mais curta que do turbo...posta fotos, vídeos, documentários, o que tiver...acho que o pessoal e eu vamos curtir! abs

MegaJEDI

Moderador
Show @[member="ledis"] !

tenho um aspirado e sempre me perguntei se fale a pena turbinar um aspirado... ta ai! gostei do projeto! posta fotos pra gente ver como ficou! abraço!

Petterson

Novato
Boa noite amigo interessante projeto dei inicio no meu tbm mas tenho uma duvida como vc fez com a pressao positiva pois a maf ler aumento de ar na admissao e causa erro na injecao e perde potencia na troca fico no aguardo da resposta e parabens po projeto muito top. Vlw

Desd1981

Novato
Início essa semana um projeto de um a3 automatico ano 99 que pretendo turbina. Já comprei a injeção programável e o coletor e o turbo. Vou parar o carro essa semana no mecânico.

Reinaldo.a3

Membro
Desd1981 disse:
Início essa semana um projeto de um a3 automatico ano 99 que pretendo turbina. Já comprei a injeção programável e o coletor e o turbo. Vou parar o carro essa semana no mecânico.
...li uma vez que o limite de torque do cambio 01m eh de aproximadamente 24kgfm. Vai ariscar? rs

ledis

Membro
E aí parceiros... Desculpem a demora em postar as fotos... mas seguem aí...

Com relação ao funcionamento, digo que está tudo perfeito. Já rodei 20.000 km após colocar a turbina...

Após o projeto inicial que me trouxe 192 cv fiz mais algumas modificações:

- Troca da turbina k-03 do 150 pela K-03s do 180;
- Troca do coletor admissão ( modelo adequado para encaixe dos bicos do 180 de 33 lbs );
- Troca de Bomba de combustível ( 7 bar )
- Instalação regulador de pressão Ajustável de 0 - 5 bar ( permite rodar com 3,0 na baixa - 3,5 média - 4,5 com pressão )
- Instalação Downpipe 3";
- Instalação de sonda Wideband;

Pressão de turbina com 0,9 kg queimando com lambda em 0,76... Hoje deve estar em torno de 210 a 220 cv...

Devido o câmbio do aspirado ser mais curto que o do turbo, a turbina enche muito rápido e pega mais cedo, destraciona fácil... Não senti incômodo ainda que isso é uma necessidade de substituição... Na verdade é até divertido. Mas em caso de quem rodar muito em rodovia, como a turbina trabalha mais não identifiquei ainda quais prejuízos isso possa causar para o conjunto.

Está fazendo média de 7,0 km/l ( gasolina aditivada ) na cidade ( 60% A/C ) e 10,0 km/l na estrada com média de 120 a 140 km/h ( 80% A/C ).