ledis
Membro
E aí pessoal... Venho me unir a essa loucura... a esse vício que a cada dia mais toma conta do meu ser... kkkk... Sobrou um tempinho bora pensar em melhorar o A3...
Turbinar o aspirado...???
Meu caso não é novidade não, mas há de convir que é muito trabalhoso e demanda de muita coragem, disposição e tempo.
E quando digo tempo, num é só montagem não... Precisa de muita leitura aqui no clube e a indispensável orientação dos mestres...
Claro que não dá pra fazer um up desse sem possuir alguns equipamentos e uma boa caixa de ferramentas... Não dá pra ficar somente na mão da oficina... Tem que gostar muito do assunto e por a mão na graxa, afinal são muitos detalhes.
Ah, de vez em quando a esposa joga umas panelas na gente e manda a gente parar de mexer com isso... kkkkk
É preciso saber e conhecer totalmente do conjunto, como tudo funciona, aonde quer chegar e não avançar nas margens de segurança.
Tenho ele desde 2011 e está com 130 mil rodados. ( ano 2002 ). Inicialmente queria comprar um 180, tip, automático com teto e tals... mas não consegui reunir qualidade X itens que gostaria...
Então, resolvi encarar este aspirado, ativar as lumbrigas e pensar em segundas intenções...
Aquisição das peças:
- Turbina K03s do 180 com aeroquips;
- Coletor escape do 180;
- Coletor admissão do 180;
- Downpipe 3''
- Inlet pipe;
- Velas NGK Iridium Grau 8;
- Bicos 33 lbs;
- Conjunto pressurização completo do 180( Intercooler, mangueiras, tubos );
- Relógios pressão turbo, combustível, óleo e Wideband.
Troca de peças:
- Kit Coreia dentada e bomba d’água;
- Embreagem;
- Bomba Combustível;
- Bomba óleo;
- Cabos de vela;
- Bobina;
- MAF.
Serviços:
- Por desencargo de consciência retirei cabeçote para desengraxar, conferir válvulas, trocar retentores e todas juntas;
- Remapeamento de chip com nosso grande mestre Overspeed;
- Serviços de Dinamômetro;
Resultado:
No dia do acerto com o Over só consegui 150 cv no dina, pois ainda estava sem intercooler e com o coletor de admissão original do aspirado e como o tbi ficava atrás no motor a pressurização saia curta da turbina e o ar entrava quente na admissão gerando somente 0,6 kg... Ponto, avanço e misturinha gorda, mas qualidade do ar estava muito ruim...
Então parti para colocar o coletor de admissão do 180 na frente, puxei uns tubos por cima e a melhora foi muito significativa já gerando 0,8 kg e um belo coice...
Após e por último, instalei o intercooler original... Não existe, palavras pra mensurar a satisfação. A sensação foi de dobra na potência.
Turbinar o aspirado...???
Meu caso não é novidade não, mas há de convir que é muito trabalhoso e demanda de muita coragem, disposição e tempo.
E quando digo tempo, num é só montagem não... Precisa de muita leitura aqui no clube e a indispensável orientação dos mestres...
Claro que não dá pra fazer um up desse sem possuir alguns equipamentos e uma boa caixa de ferramentas... Não dá pra ficar somente na mão da oficina... Tem que gostar muito do assunto e por a mão na graxa, afinal são muitos detalhes.
Ah, de vez em quando a esposa joga umas panelas na gente e manda a gente parar de mexer com isso... kkkkk
É preciso saber e conhecer totalmente do conjunto, como tudo funciona, aonde quer chegar e não avançar nas margens de segurança.
Tenho ele desde 2011 e está com 130 mil rodados. ( ano 2002 ). Inicialmente queria comprar um 180, tip, automático com teto e tals... mas não consegui reunir qualidade X itens que gostaria...
Então, resolvi encarar este aspirado, ativar as lumbrigas e pensar em segundas intenções...
Aquisição das peças:
- Turbina K03s do 180 com aeroquips;
- Coletor escape do 180;
- Coletor admissão do 180;
- Downpipe 3''
- Inlet pipe;
- Velas NGK Iridium Grau 8;
- Bicos 33 lbs;
- Conjunto pressurização completo do 180( Intercooler, mangueiras, tubos );
- Relógios pressão turbo, combustível, óleo e Wideband.
Troca de peças:
- Kit Coreia dentada e bomba d’água;
- Embreagem;
- Bomba Combustível;
- Bomba óleo;
- Cabos de vela;
- Bobina;
- MAF.
Serviços:
- Por desencargo de consciência retirei cabeçote para desengraxar, conferir válvulas, trocar retentores e todas juntas;
- Remapeamento de chip com nosso grande mestre Overspeed;
- Serviços de Dinamômetro;
Resultado:
No dia do acerto com o Over só consegui 150 cv no dina, pois ainda estava sem intercooler e com o coletor de admissão original do aspirado e como o tbi ficava atrás no motor a pressurização saia curta da turbina e o ar entrava quente na admissão gerando somente 0,6 kg... Ponto, avanço e misturinha gorda, mas qualidade do ar estava muito ruim...
Então parti para colocar o coletor de admissão do 180 na frente, puxei uns tubos por cima e a melhora foi muito significativa já gerando 0,8 kg e um belo coice...
Após e por último, instalei o intercooler original... Não existe, palavras pra mensurar a satisfação. A sensação foi de dobra na potência.