[a3 1.8 T 2005 aut] barulho correia?

gabrielm

Novato
hein galera,

isso eu posso mandar a conta la pra loja que me vendeu ou nao tem nada a ver a garantia do motor com isso?
 

lexupdate

Membro
Gabriel, o chedid tem razão, a melhor coisa a fazer é trocar o conjunto correia-tensionador, e possivelmente a bomba d'água. Qdo vc ver o trabalho que dá desmontar um monte de peças até chegar nessa correia, vc vai entender porque geralmente eles aproveitam e trocam a bomba d'água junto.
A sua correia foi trocada faz 10 mil km, mas vai saber se de repente não foi trocada apenas a correia...
No mais, fazendo isso vc fica sossegado em termos, sabe q o preju é grande de der problema nessa correia né...
grande abraço!
 

roxo

Moderador
gabrielm disse:
roxo disse:
Meu caro,

Pode ser o tensor da foto .... ele alem do rolamento é em si uma mola que pode ter perdido sua eficiencia ... no mais tb pode ser o tensor hidraulico .. em ambos casos .. o tensor vc troca ele completo e o hidraulico vc pode trocar somente o rolete (rolamento).. veja direito

nao querendo abusar da tua boa vontade (ja vi aqui no forum que sempre posta comentarios pertinentes), mas pode explicar melhor (desculpe a minha ignorancia)

o tensionador da foto, eu procuro pelo numero da peça? tem o numero, ou idéia de preço ou onde comprar? ele que é o tensionador hidraulico que tu diz? se nao é. qual é esse tensionador hidraulico e o rolamento dele?

nada a ver com esses aqui?:

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/po ... 4YICI#rmcl
ou esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... udi-a3-_JM

chedid disse:
eu trocaria tudo..... é no mínimo prudente....

tudo tu quer dizer o tensionador da foto e esse tensionador hidraulico, ou o que?


muito obrigado e agradeço desde ja a ajuda dos amigos...


Meu caro,

Vc ta voando no assunto .. deixa eu ajudar vc a pousar:

Temos 2 correias: Dentada e TrapezoIdal (do alternador)

Ambas tem um tensionador que ajuda a mesma sempre ficar na tensao adequada ao trabalho.. e ambos tem rolamentos .. vamos lá

Na correia DENTADA o esticador é hidraulico e ele geralmente é trocador em uma quebra da correia, contaminação por oleo, vazamento, pegou o carro agora e nao sabe se foi trocado ou por força de vida util da peça. Se nao ocorreu nenhuma dessas situações, basta a troca do rolete (é um tubo metalico com o rolamento) ele cuta em média R$ 100,00 .. já a apeça beira ai uns R$400,00... olha ela aqui :

images


Observe o rolete ai na parte de cima com um parafuso no meio

Na correia TRAPEZOIDAL (alternado, ar, direcao hidraulica) o tensor é mecanico - ele tem uma mola que ao passar do tempo perde eficiencia - nesse caso a troca da peça toda é necessária, no seu caso é a peça que ta vibrando como vc fala no inicio do topico. Esse tensor também tem um rolete com rolamento que pode ser trocado caso a peça, tensor, esteja em boas condições .. geralmente é ele o gerador do "barulho da correia" ... olha ele ai:

file_444_37.jpg


Essa danada ai gira em torno de 200 pilas ....

Bem, acho que é isso ... me corrigam ai se vacilei em alguma coisa
 

ThiagoF

Membro
Pessoal aproveitando o topico,..gostaria de tbm solicitar a ajuda de vcs..minha audera nao faz um barulhinho no motor funcionando sabe..
ai ontem foi manobra lo pra coloca lo na garagem quando coloquei a ré e fui acelerar fez tipo um barulho como se fosse um assobio acompanhando o giro e acredito vir das correias..em lenta nao faz..porem acelerou ela tipo canta (eh diferente dakela cantada que da AP com correia do alternador..mais lembra um pouco)... ai depois que começou a assobiar..enfim fazer esse barulho,.. parece que na marcha lenta fica tendo uns barulhos,.tipo uns estralhos por ali..
o que sera que poderia ser pessoal???????????
sera alternador?..correias? tensores?

Abraços a todos
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Filma a paranoia e coloca aqui pra ver se da pra identificar ..... vc ja fez alguma troca de correia, tensionadores, rolamentos ... ou o que ?
 

ThiagoF

Membro
roxo disse:
Meu caro,

Filma a paranoia e coloca aqui pra ver se da pra identificar ..... vc ja fez alguma troca de correia, tensionadores, rolamentos ... ou o que ?

Roxo

Entao hj procurei meu mecanico agora no fim da tarde..arrancamos a capa protetora da correia dentada e verifiquei que ali embaixo tem um suporte junto com o coxin nao sei se eh parafusado no bloco ou no cabeçote..e parece que o parafuso quebrou,..meu motor esta meio caido sabe para o lado direito (justamente o lado das correias) aaii descobrimos a fonte do barulho como o motor esta meio caido esta pegando o rolamento e a correia em uma peça de aço ali em baixo..inclusive ja ate desfiou uma parte da correia...
eu peguei o carro ha 3 meses e o antigo dono disse q tinha trocado a msm..porem isso prova que nao pois a correia parece ja estar ali ha um bom tempo..no caso pessoal acho que ja vou ter que trocar a coorreia..vo aproveitar e ja trocar..rolamento..tensionador hidral..e a bomba d'agua..pelo menos fica tudo zero e tiro esse risco da minhas costas..o que acham????

o que fariam em meu lugar???????

Vlw Pessoaal!
 

ThiagoF

Membro
entao meu mecanico abriu hj...porem constatou que o tensor e o rolamento estao legais..parece ser novos realmente conforme o dono anterior me disse...porem o suporte que vai parafusado no bloco do motor..sao 3 parafusos..a DEsgraça me quebrou 2 la dentro..um ainda esta la com pedaço quebrado o outro saiu mais lascou um pedaço do bloco ali perto da rosca.. meu que foooooooda PQP como foi me quebrar esses parafusos ali...
agora to esperando um outro rapaz ir la pra tentar arrancar o parafuso
meu mecanico disse que no outro que lascou o pedaço do bloco teria que tirar o motor do lugar prasoldar certinho e fazer nova rosca..
ou sugeriu andar com dois parafusos com trava quimica..pois o processo de arrancar o motor por uma solda nao eh mole nao neh..principalmente pela MO $$

o que fariam?? acham que 2 parafusos aguentariam apoiar o motor?..ou mandariam arrancar o motor pra soldar por coonta de um parafuso fdp?
to de cabeça quente
 

ThiagoF

Membro
outra coisa nisso acho quevou trocar a bomba de agua pra aproveitar a MO..meu amigo que me passa as peças diz q URBA neh seria a melhor marca..porem suas helices sao de plastico e houve mta reclamação..e agora tem uma nova marca nao conhecida porem diz ser excelente nas qual as Helices sao de ferro.. seriam realmente melhores?
sabem algo a respeito?

Abraços
 

padovani

Novato
ThiagoF disse:
entao meu mecanico abriu hj...porem constatou que o tensor e o rolamento estao legais..parece ser novos realmente conforme o dono anterior me disse...porem o suporte que vai parafusado no bloco do motor..sao 3 parafusos..a DEsgraça me quebrou 2 la dentro..um ainda esta la com pedaço quebrado o outro saiu mais lascou um pedaço do bloco ali perto da rosca.. meu que foooooooda PQP como foi me quebrar esses parafusos ali...
agora to esperando um outro rapaz ir la pra tentar arrancar o parafuso
meu mecanico disse que no outro que lascou o pedaço do bloco teria que tirar o motor do lugar prasoldar certinho e fazer nova rosca..
ou sugeriu andar com dois parafusos com trava quimica..pois o processo de arrancar o motor por uma solda nao eh mole nao neh..principalmente pela MO $$

o que fariam?? acham que 2 parafusos aguentariam apoiar o motor?..ou mandariam arrancar o motor pra soldar por coonta de um parafuso fdp?
to de cabeça quente

Putz, que situação mais morf**ica hein Thiago! Eu não sei quanto lascou, mas vamos lá

Até onde sei, parafuso (sem fissuras) quebra ou por impacto muito grande, por excesso de torque e vibração, ou ainda por muita vibração.

A parte que lascou um pedacinho do bloco, ela é tão grande a ponto de o parafuso não pegar rosca e ficar firme? Você sabe falar o diâmetro dos parafusos, e quantos fios de rosca mais ou menos esse do bloco lascado pega (isso se pegar né) ?

O Loctite (ou Araudite) vai ajudar bastante a manter os parafusos no lugar. Mas não sei até que ponto apenas 2 parafusos iriam suportar o motor (pode ser que aguente, mas é um risco!). Caso o parafuso lascado pegasse pelo menos uns 4 ou 5 fios de rosca, você poderia arriscar montá-los todos com Loctite (claro, não colocando torque exagerado no lascado). Mas não esqueça de pedir pro mecânico dar uma passadinha com o macho na rosca onde o bloco lascou, e também deixe secar bem a cola depois de passada, mesmo que seja para o carro passar a noite lá.

Desculpe a ignorância, eu não tenho conhecimento do local em questão, mas vocês chegaram a avaliar a possibilidade de utilizar um parafuso de maior diâmetro (apenas onde o bloco lascou)? Pois se puder ser usado, você poderia passar um macho no bloco sem tirá-lo do carro, ficaria muito mais barato, e resolveria o problema.
 

ThiagoF

Membro
padovani disse:
ThiagoF disse:
entao meu mecanico abriu hj...porem constatou que o tensor e o rolamento estao legais..parece ser novos realmente conforme o dono anterior me disse...porem o suporte que vai parafusado no bloco do motor..sao 3 parafusos..a DEsgraça me quebrou 2 la dentro..um ainda esta la com pedaço quebrado o outro saiu mais lascou um pedaço do bloco ali perto da rosca.. meu que foooooooda PQP como foi me quebrar esses parafusos ali...
agora to esperando um outro rapaz ir la pra tentar arrancar o parafuso
meu mecanico disse que no outro que lascou o pedaço do bloco teria que tirar o motor do lugar prasoldar certinho e fazer nova rosca..
ou sugeriu andar com dois parafusos com trava quimica..pois o processo de arrancar o motor por uma solda nao eh mole nao neh..principalmente pela MO $$

o que fariam?? acham que 2 parafusos aguentariam apoiar o motor?..ou mandariam arrancar o motor pra soldar por coonta de um parafuso fdp?
to de cabeça quente

Putz, que situação mais morf**ica hein Thiago! Eu não sei quanto lascou, mas vamos lá

Até onde sei, parafuso (sem fissuras) quebra ou por impacto muito grande, por excesso de torque e vibração, ou ainda por muita vibração.

A parte que lascou um pedacinho do bloco, ela é tão grande a ponto de o parafuso não pegar rosca e ficar firme? Você sabe falar o diâmetro dos parafusos, e quantos fios de rosca mais ou menos esse do bloco lascado pega (isso se pegar né) ?

O Loctite (ou Araudite) vai ajudar bastante a manter os parafusos no lugar. Mas não sei até que ponto apenas 2 parafusos iriam suportar o motor (pode ser que aguente, mas é um risco!). Caso o parafuso lascado pegasse pelo menos uns 4 ou 5 fios de rosca, você poderia arriscar montá-los todos com Loctite (claro, não colocando torque exagerado no lascado). Mas não esqueça de pedir pro mecânico dar uma passadinha com o macho na rosca onde o bloco lascou, e também deixe secar bem a cola depois de passada, mesmo que seja para o carro passar a noite lá.

Desculpe a ignorância, eu não tenho conhecimento do local em questão, mas vocês chegaram a avaliar a possibilidade de utilizar um parafuso de maior diâmetro (apenas onde o bloco lascou)? Pois se puder ser usado, você poderia passar um macho no bloco sem tirá-lo do carro, ficaria muito mais barato, e resolveria o problema.


Olha situação do cara**o que foi me acontecer velho..Ainda no fim do ano..meu pai!!!
entao nao sei dizer o diametro deles viu..mais sao bem grossinhos..e outra coisa acho que ainda ta o pedaço la dentro do FDP..kkkkk preciso tirar ele e o outro pra ver o q vai dar pra ser feito neh...
hj fiquei o dia todo na oficina pra acompanhar e aprovar o que faremos porem o cara que manuseia legal o macho e tem os dons nao foi hj la pra ver o que faremos..tipo assim o que lascou o bloco fica meio escondido nao consegui visualizar ele..tipo do lado da parede corta fogo ele fica..porem o outro eu vi a porra do parafuso quebrado..
amanha cedo vou na oficina e o cara que tira parafuso acho que vai estar por la..vou ver o que ele me passa neh..mais vou passar todas essas opções que vc me indicou..me clareou bastante a cabeça.. meu pq tirar o motor eh Fo*a neh..

Amanha cedo vo la ver o q passa e ate o almoço ja deixo um post aki..
vlw padovani
 

padovani

Novato
ThiagoF disse:
Olha situação do cara**o que foi me acontecer velho..Ainda no fim do ano..meu pai!!!
entao nao sei dizer o diametro deles viu..mais sao bem grossinhos..e outra coisa acho que ainda ta o pedaço la dentro do FDP..kkkkk preciso tirar ele e o outro pra ver o q vai dar pra ser feito neh...
hj fiquei o dia todo na oficina pra acompanhar e aprovar o que faremos porem o cara que manuseia legal o macho e tem os dons nao foi hj la pra ver o que faremos..tipo assim o que lascou o bloco fica meio escondido nao consegui visualizar ele..tipo do lado da parede corta fogo ele fica..porem o outro eu vi a porra do parafuso quebrado..
amanha cedo vou na oficina e o cara que tira parafuso acho que vai estar por la..vou ver o que ele me passa neh..mais vou passar todas essas opções que vc me indicou..me clareou bastante a cabeça.. meu pq tirar o motor eh Fo*a neh..

Amanha cedo vo la ver o q passa e ate o almoço ja deixo um post aki..
vlw padovani

Só mais uma coisa Thiago, naão sei se vai dar tempo de você ler... Se tiver um pedaço do parafuso quebrado lá dentro, na parte que lascou o bloco, significa que ainda algumas roscas existem pra poder colocar um parafuso no lugar... concorda? Então na hora que este pedaço for retirado, vai haver espaço para se colocar um outro parafuso ali... Isso é bom.

Como eu te falei, em relação ao local do motor eu não tenho conhecimento, mas em relação a parafusos quebrados em roscas isso quase todo mês tenho na empresa. Remover toco de parafuso quebrado é pura e simplesmente técnica e prática que mecânicos ganham com o tempo e com experiências de outros. E se o cara for observador, melhor ainda... Agora dependendo do que ele tiver que fazer pra tirar o toco, ele precisa de espaço. Pode ser que tenha que usar uma furadeira ou maq. de solda no processo. Pra passar o macho é mais fácil... Então o mecânico vai te dizer se a retirada do bloco se faz necessária para realizar a tarefa, blz!!

Mantenha-nos informados!
 

ThiagoF

Membro
padovani disse:
ThiagoF disse:
Olha situação do cara**o que foi me acontecer velho..Ainda no fim do ano..meu pai!!!
entao nao sei dizer o diametro deles viu..mais sao bem grossinhos..e outra coisa acho que ainda ta o pedaço la dentro do FDP..kkkkk preciso tirar ele e o outro pra ver o q vai dar pra ser feito neh...
hj fiquei o dia todo na oficina pra acompanhar e aprovar o que faremos porem o cara que manuseia legal o macho e tem os dons nao foi hj la pra ver o que faremos..tipo assim o que lascou o bloco fica meio escondido nao consegui visualizar ele..tipo do lado da parede corta fogo ele fica..porem o outro eu vi a porra do parafuso quebrado..
amanha cedo vou na oficina e o cara que tira parafuso acho que vai estar por la..vou ver o que ele me passa neh..mais vou passar todas essas opções que vc me indicou..me clareou bastante a cabeça.. meu pq tirar o motor eh Fo*a neh..

Amanha cedo vo la ver o q passa e ate o almoço ja deixo um post aki..
vlw padovani

Só mais uma coisa Thiago, naão sei se vai dar tempo de você ler... Se tiver um pedaço do parafuso quebrado lá dentro, na parte que lascou o bloco, significa que ainda algumas roscas existem pra poder colocar um parafuso no lugar... concorda? Então na hora que este pedaço for retirado, vai haver espaço para se colocar um outro parafuso ali... Isso é bom.

Como eu te falei, em relação ao local do motor eu não tenho conhecimento, mas em relação a parafusos quebrados em roscas isso quase todo mês tenho na empresa. Remover toco de parafuso quebrado é pura e simplesmente técnica e prática que mecânicos ganham com o tempo e com experiências de outros. E se o cara for observador, melhor ainda... Agora dependendo do que ele tiver que fazer pra tirar o toco, ele precisa de espaço. Pode ser que tenha que usar uma furadeira ou maq. de solda no processo. Pra passar o macho é mais fácil... Então o mecânico vai te dizer se a retirada do bloco se faz necessária para realizar a tarefa, blz!!

Mantenha-nos informados!


Padovani entao cara conseguimos tirar o resto de parafuso que tinha no buraco que ta normal..tivemos que soldar uma porca na ponta do parafuso e assim terminar de tirar ele...saiu perfect... porem hj visualizei a situação do que quebrou..acontece que eh uma orelhinha do bloco sabe..e quebrou o pedaço do meio da rosca até na pontinha do bloco entao nao tem nem opnde por um parafuso sabe.. por palavras nao da pra ser mto claro mais teria que postar uma foto aki..mais esse local nao tem como mesmo por um parafuso...vamo ver como vamos fixar aki
 

padovani

Novato
ThiagoF disse:
Padovani entao cara conseguimos tirar o resto de parafuso que tinha no buraco que ta normal..tivemos que soldar uma porca na ponta do parafuso e assim terminar de tirar ele...saiu perfect... porem hj visualizei a situação do que quebrou..acontece que eh uma orelhinha do bloco sabe..e quebrou o pedaço do meio da rosca até na pontinha do bloco entao nao tem nem opnde por um parafuso sabe.. por palavras nao da pra ser mto claro mais teria que postar uma foto aki..mais esse local nao tem como mesmo por um parafuso...vamo ver como vamos fixar aki

Fala Thiago! Em primeiro lugar, que bom que você conseguiu remover o parafuso quebrado. Esse jeito de soldar uma porca no parafuso funciona perfeitamente quando o parafuso está rente ou pra fora do buraco. Apesar de ser um processo simples, é bom saber que seu mecânico pelo menos tem uma noção nessa parte. Então é bem provável que ele saiba o que você deve ter que fazer para terminar o restante.
E a respeito da rosca lascada, eu acho que entendi o que você explicou. Os 2 buracos de rosca bons estão localizados diretamente no bloco do motor. Já o que lascou, era em uma extremidade (canto) do bloco, tipo uma "aba" onde havia um furo, e a única função era pra por um parafuso extra de fixação, certo? E pelo que você explicou essa "aba" já não existe mais, pois lascou inteira, ficando apenas uma parte da rosca visivelmente aparente.. é isso?
Bem, a princípio vejo 2 possibilidades. Primeiro, como o mecânico já sugeriu, arriscar com apenas 2 parafusos e loctite, mas como te falei dependerá muito do diâmetro dos parafusos de sustentação, e de quantos pontos mais existem apoiando/fixando o motor (ou seja, quanto mais pontos (parafusos) existir apoiando o motor, menor a necessidade deste terceiro parafuso!). Segundo, dependendo da habilidade do mecânico, do espaço, e também do material de construção do bloco, você pode tentar reproduzir (grosseiramente) esta "aba" que quebrou... Se o bloco for de ferro, o mecânico pode encher ali com solda, acertar com uma lixadeira, fazer novamente um furo com furadeira e macho, e pronto... você tem de novo a orelhinha com furo que foi quebrada. É claro, e reforço, que o acabamento nunca será o mesmo de um bloco novo, mas o importante da sustentação do motor você recupera...

Mas isso agora é vocês mesmos que terão que analisar e decidir o que é mais viável neste caso. Se você confia no mecânico, e ele pelo menos te passa a sensação de saber o que está fazendo e falando, ouça seu conselho, ok? Pois provavelmente a experiência dele é maior do que a nossa!

Boa sorte, espero pelo menos estar ajudando, e fico aguardando notícias.
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Se possivél posta fotos ai .... eu nao entendi uma coisa: quebrou o parafuso que segura o suporte de aluminio no bloco do motor ???? tem uam peça de aluminio que é roscada no motor ... quebro a rosca dessa peça ou foi no bloco mesmo ???? Tive uma coisa dessas mas resolvi com um tarugo de metal, torniado e reabertura da rosca na peça com o parafuso original.... tá melhor do que a propia peça OEM !!!!
 
Topo