A pior viagem da minha vida...

gsb89

Membro
Bom,

40% Aditivo (2L) , segundo o manual - G12 A8D / TL-VW 774 D

Achei esse http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/Antifreeze_SF_DT.pdf

60% água (3L) ; desmineralizada como já sabe. Procure em alguma loja de baterias aí em Bsb, tipo essa https://www.facebook.com/acasadasbaterias Não só pra carros mas principalmente daquelas específicas para máquinas como empilhadeiras.

No entanto acho que é mais fácil encontrar aditivos já diluídos em água. Daí vc compra logo 5L desse tipo.

Tem esse abaixo que uso num Ford, mas que atende tb pra VW Audi e outras...

http://www.bridalubrificantes.com.br/produtos/fluidos-lubrificantes/aditivo-para-radiador/havoline-xlc,-xlc-50-50 *(Atende à Volkswagen/Audi TL 774 F e vem diluído 50% água /50%aditivo)

Se quiser ir mais à fundo nos detalhes do fluido:
Havoline XLC TL-774 D = G 12
oem.jpg
Havoline XLC TL-774 F = G 12+
oem.jpg

http://www.arteco-coolants.com/en/personal-login-not-online-34.htm?oem1=&product1=&oem2=&product2=Freecor+NBI&oem3=Audi&product3=
http://www.arteco-coolants.com/library/Havoline%20XLC%20_English__08.pdf?1346397699

http://www.capitoleo.com.br/template/pdf/catalogo.pdf

werner

Membro
Senhores, deixei o argolas hoje num mecânico, conhecido meu e gente boa... já fiz serviços lá com ele. Ele vai examinar por baixo, e por cima... mas de antemão disse que o funcionamento está irrepreensível, mas enfim, tudo deve ser investigado.

werner

Membro
Queria poder postar fotos, mas estou sem uma câmera que ajude... bem, atualizando informações: hoje fui na oficina, e vi o cárter do argolas... muito sujo, e tinha muita borra! Só não me perguntem porquê, nunca rodo mais de 7.000 sem trocar óleo e filtro, e sempre da especificação correta. O que mais me preocupou foram as bronzinas, estão justas mas com aquela cor "azulada" de metal que recebeu calor excessivo... depois ele vai conferir o cabeçote, vamos aguardar.

André Brugnerotto

Hellspeed69
Queria poder postar fotos, mas estou sem uma câmera que ajude... bem, atualizando informações: hoje fui na oficina, e vi o cárter do argolas... muito sujo, e tinha muita borra! Só não me perguntem porquê, nunca rodo mais de 7.000 sem trocar óleo e filtro, e sempre da especificação correta. O que mais me preocupou foram as bronzinas, estão justas mas com aquela cor "azulada" de metal que recebeu calor excessivo... depois ele vai conferir o cabeçote, vamos aguardar.

qual óleo vc usava?
isso tudo pode ter começado com o antigo dono tb...

werner

Membro
@[member='Andre_Hellspeed'], os óleos que usei foram Elaion F50, e Castrol Magnatec Professional, todos 5w40. Sempre trocando o filtro junto com o óleo, e respeitando os limites de tempo e quilometragem. O Cárter dos nossos argolas tem o parafuso de sangria pela lateral, o que pode deixar sujeira retida no fundo do cárter... vale a pena desmontar para limpeza periodicamente, pelo menos umas 2 vezes por ano, é o que pretendo fazer.
@gabrielm, o mecânico me explicou que o resfriador de óleo pode misturar óleo na água, mas nunca o contrário.
O mecânico me disse hoje que é possível que o resfriador paralelo que coloquei ainda esteja bom, que a água contaminada ainda pode ser consequência da peça anterior. Sobre as bronzinas de biela que comentei que estão azuladas, vai ficar para substituição na próxima troca de óleo.

André Brugnerotto

Hellspeed69
@[member='Andre_Hellspeed'], os óleos que usei foram Elaion F50, e Castrol Magnatec Professional, todos 5w40. Sempre trocando o filtro junto com o óleo, e respeitando os limites de tempo e quilometragem. O Cárter dos nossos argolas tem o parafuso de sangria pela lateral, o que pode deixar sujeira retida no fundo do cárter... vale a pena desmontar para limpeza periodicamente, pelo menos umas 2 vezes por ano, é o que pretendo fazer.
@gabrielm, o mecânico me explicou que o resfriador de óleo pode misturar óleo na água, mas nunca o contrário.
O mecânico me disse hoje que é possível que o resfriador paralelo que coloquei ainda esteja bom, que a água contaminada ainda pode ser consequência da peça anterior. Sobre as bronzinas de biela que comentei que estão azuladas, vai ficar para substituição na próxima troca de óleo.

Mesmo óleo que uso no meu, Castrol magnatec API SN 5w40, bom óleo acredito eu

acho que isso ai é valido mesmo, abrir o carter pra ver o estado do motor por baixo.

No seu caso deve ter vindo do passado mesmo, alguma vez alguem usou óleo errado, formou borra e ficou lá, depois que forma só piora.

roxo

Moderador
Meus caros,

Pode haver vazamento sim de óleo pelo resfriador, pelo não assentamento correto do filtro ou pode-se aparecer um furo na parede do resfriador (eu já vi) ai o óleo vaza melando tudo ... Quanto ao mencionado pelo mecânico, eu eu ja vi muitos comentários assim, pense que se há o contato dos 2 fluidos (água e óleo) os dois vão ser contaminados e suas passagens também, aconselho ao amigo pedir que o mecânico não seja preguiçoso .. rsrsrsr.

Quanto ao estado do resfriador .. eu faria o seguinte: Trocaria por outro por conta da garantia ou compraria um OEM ... mas se vc quiser arriscar uma peça que ja deu problema e que não tem como avaliar se está boa ai é com vc !!!! Se foi verificado aquecimento nas bronzinas porque não troca logo ??? porque se aconteceu esse aquecimento todo é melhor já ir na troca de mancais fixos e móveis, verificar os pistões, ovalização das câmaras, anéis de segmento, e troca das juntas !!!

werner

Membro
Meus caros,

Pode haver vazamento sim de óleo pelo resfriador, pelo não assentamento correto do filtro ou pode-se aparecer um furo na parede do resfriador (eu já vi) ai o óleo vaza melando tudo ... Quanto ao mencionado pelo mecânico, eu eu ja vi muitos comentários assim, pense que se há o contato dos 2 fluidos (água e óleo) os dois vão ser contaminados e suas passagens também, aconselho ao amigo pedir que o mecânico não seja preguiçoso .. rsrsrsr.

Quanto ao estado do resfriador .. eu faria o seguinte: Trocaria por outro por conta da garantia ou compraria um OEM ... mas se vc quiser arriscar uma peça que ja deu problema e que não tem como avaliar se está boa ai é com vc !!!! Se foi verificado aquecimento nas bronzinas porque não troca logo ??? porque se aconteceu esse aquecimento todo é melhor já ir na troca de mancais fixos e móveis, verificar os pistões, ovalização das câmaras, anéis de segmento, e troca das juntas !!!
A questão do resfriador, é o mecânico que está dizendo ser muito improvável o atual resfriador já estar com problema... ele deve saber o que está dizendo, assim espero. Com relação as bronzinas, ficou para a próxima troca de óleo, simplesmente porquê não foram encontradas, e não tem qualquer folga ou arranhão... essa é a situação do meu motor, não tem folga...
Enfim, trocar anéis de segmento e tals... simplificando o texto: fazer o motor. Não, não estou com esse poder aquisitivo. Aí eu iria anunciar meu argolas aqui nos classificados do site.

werner

Membro
Senhores, peguei meu A3 de volta hoje, e a conta tá pendurada na oficina! kkkkk Aparentemente tudo normal, só to achando que o escapamento dele tá "cuspindo" demais, vou ficar observando como vai se comportar o carro. Obrigado pelo apoio de todos :hehehe2:

erikgfc

Novato
Boa noite !!!

Moro em Campinas , estou em Ilhabela e acabou de acontecer esse problema comigo!!!

Imagina a situação? Liguei pro meu mecânico em Campinas e ele falou que poderia ligar normalmente as mangueiras do resfriador de óleo e quando chegar em Campinas ele troca a peça. Aqui em uma oficina queria cobrar 980 paus pela peça fora a mão de obra!!! Aí fui em outra e ele vai fazer a ligação das mangueiras amanha!!
Depois postarei o que aconteceu amanha
Abraços

No meu gol 1.0 16V turbo que eu tinha tive que eliminar esta peça pela adaptação da turbina maior e coletor, e rodei quase 30mil Kms até vendê-lo e não deu problema não qto ao argolas ja não sei se guenta o tranco.

Agora werner o mais difícil tu fez, que foi abrir o cárter e limpar, as bronzinas já era o de menos, o meu A3 abro uma vez por ano, limpo e troco as bronzinas, aqui na minha cidade o jogo sai por R$ 79,oo da metal Leve.

ola tenho uma a3 2003 1.8 automatica ela esta baxando um poko de oleo e ta com uma borra de oleo no reservatorio de agua ... sera que eh esse resfriador de oleo essa peça que estao falando ? att Raphael

werner

Membro
Raphael Jeronimo disse:
ola tenho uma a3 2003 1.8 automatica ela esta baxando um poko de oleo e ta com uma borra de oleo no reservatorio de agua ... sera que eh esse resfriador de oleo essa peça que estao falando ? att Raphael
Com certeza está misturando água com óleo, foi o que aconteceu comigo e tive que trocar o resfriador, ou radiador de óleo.