Vidro eletrico A3 - Reparo (o vidro nao sobe)

roxo

Moderador
Meus Caros,

Problema cronico nos Audis ... o arrasto (peça plastica que corre o cabo da maquina do vidro eletrico) quebra ou o mecanismo fica muito sujo necessitando de uma revisada.

Bem, como eu sou fã do faça vc mesmo ... e se preparem pra muita coisa que vou postar aqui lá vai uma ajuda ao amigos:


1 - Peça que dá defeito (arraste) esse é do A3 2 portas:

VP_3031.jpg


2 - Sites onde vc pode encontrar esse tipo de peça e outras coisinhas:
http://www.vp.ind.br/busca.asp?consulta ... 5D&FACOD=2
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... portas-_JM
(Agradecimentos ao Carlinhos)

3 - Tutorial de como desmontar o mecanismo, o mais completo que achei:

http://vidrosa3.tk/



odracir disse:
Como muitos sabem um dos problemas crónicos dos carros do grupo VAG é o sistema de elevação dos vidros eléctricos. Os sintomas começam como um barulho tipo “track” quando se sobe ou desce o vidro, folga no vidro e por último o vidro começa a subir em esforço e de repente desce totalmente.

A audi vende um kit de reparação, mas na grande maioria dos casos não é essa peça que dá problemas, mas sim outras duas que eles não vendem. Vendem apenas todo o conjunto por cerca de 150€.

Para não fugir à regra o meu A4 B5 também teve este problema, nomeadamente na porta do condutor. Por isso se as vossas banheiras tiverem estes sintomas está na hora de por mãos à obra.

O problema reside na degradação de umas peças de plástico que correm nas calhas e onde encaixa o cabo de aço. As peças referidas são as da foto abaixo. Reparem que na do meio faltam bocados de plástico, motivo causador do mau funcionamento do sistema. As outras duas ainda estavam boas, mas já com desgaste.

foto1mmm.jpg


As peças novas são estas.

foto2j.jpg


foto3x.jpg


Material Necessário

- Chave Philips;
- Chave de fendas;
- Chaves Torx T27 e T45;
- Berbequim;
- Broca de 10mm para metal;
- Lima para metal;
- Alicate;
- Spray de lítio branco para lubrificação;
- Peças plásticas a substituir (Ref. Wurth 0501 101 257 – Porta condutor, se for o caso) – cerca de 20€;
- Peças plásticas a substituir (Ref. Wurth 0501 101 258 – Porta passageiro, se for o caso) – cerca de 20€;
- Kit reparação da Audi (Ref. 8D0 898 015 A) – cerca de 7€;

Vamos então começar. Os passos são os seguintes:

1º) Baixar o vidro até meio. Desapertar os dois parafusos tipo Philips.

foto4v.jpg


foto5z.jpg


2º) Remover o parafuso na zona do puxador da porta e retirar o plástico (custa um pouco)

foto6z.jpg


foto7w.jpg


3º) Remover os 2 parafusos agora visíveis.

foto8w.jpg


4º) Levantar o painel e desligar os cabos (tirem fotos antes de desligar os cabos pois é mais fácil na montagem se surgirem dúvidas)

foto9s.jpg


foto10wqj.jpg


5º) Desencaixar o cabo do manípulo de abertura (primeiro tirar o clip metálico com a ajuda de uma chave de fenda pequena) e remove-lo do painel (tomar atenção à posição do terminal do cabo pois só pode entrar no olhal nessa posição, caso contrário depois o manipulo não funciona bem e é preciso desmontar de novo)

foto11x.jpg


6º) Remover o painel. O aspecto da porta será o seguinte.

foto12u.jpg


7º) Retirar os 4 parafusos tipo Torx T45 nos 2 topos da porta (não tenho foto), desligar a ficha que vai ao motor do vidro e aliviar todas as abraçadeiras que impeçam o movimento dos cabos. Depois é só levantar para remover todo o sistema de elevação e colocá-lo numa plataforma de trabalho (por ex. uma mesa de campismo) perto da porta pois o cabo que vai ao espelho retrovisor é curto. Se quiserem podem desmontar também o espelho e assim já se pode trabalhar mais à vontade noutro local, mas dá mais trabalho…

foto13b.jpg


8º) Agora é necessário substituir as peças de plástico verdes. Começar pela peça assinalada na foto acima. Uma vez que está cravada é necessário descravá-la com a ajuda de um berbequim com broca de 10mm para metal.

foto14b.jpg


9º) Uma vez retirada a peça é necessário limar um pouco as rebarbas para que a nova entre melhor. Colocar a nova peça, aparafusar e lubrificar bem a peça junto ao cabo aço com massa branca de lítio em spray.

foto15r.jpg


10º) Agora pode-se remover as peças verdes das calhas (no meu caso apenas uma estava estragada, mas optei por substituir tudo pois as outras já apresentavam desgaste). ATENÇÃO substituir uma de cada vez para o cabo e o vidro não se moverem. Desapertar o parafuso da imagem com uma T27 (não é preciso tirá-lo), soltar o cabo e remover o conjunto (peça plástica+garra metálica) fazendo-o deslizar até abaixo e rodar para fora.

foto16w.jpg


11º) Depois é só desencaixar a peça plástica da garra e colocar a nova. Lubrificar a nova peça e a calha nos 2 lados e colocar o conjunto de novo na calha e apertar a garra ao vidro.

foto17u.jpg


foto18u.jpg


12º) Repetir o processo para a outra peça plástica.

foto19j.jpg


13º) Voltar a montar tudo de forma inversa e testar ligações eléctricas antes de montar o painel interior da porta.

Depois é só arrumar a tralha e ir ao café mais próximo beber umas bejecas :D


Quero aqui agradecer ao meu amigo Gabriel pela grande e preciosa ajuda que me deu.

Nota:
a) As imagens 4 a 11 (desmontagem da porta) foram retiradas da página http://www.audiworld.com/tech/int49.shtml, espero que o autor não se importe...

Qualquer dúvida digam,

Cumps.

Fonte: http://www.audipt.com/showthread.php/65 ... s-em-A4-B5




Espero que ajude e que gostem ....
 

RafaPR

Consultor Técnico
Meu carro já teve esse problema.

Levei numa oficina extremamente competente, o serviço foi muito rápido e a desmontagem/montagem impecável.

O preço foi muito salgado, mas eu paguei sem medo pq fiquei boquiaberto com a qualidade do serviço!
 

roxo

Moderador
rafapr disse:
Meu carro já teve esse problema.

Levei numa oficina extremamente competente, o serviço foi muito rápido e a desmontagem/montagem impecável.

O preço foi muito salgado, mas eu paguei sem medo pq fiquei boquiaberto com a qualidade do serviço!

Meu caro,

Pois é nobre ... realmente a mao de obra em nossos carros é um absurdo, em alguns casos, eu mesmo quando vou comprar alguma coisa só peço de Polo ou Golf. Para vcs terem idéia hj comprei um jogo de pastilhas dianteiras por R$ 100 (a minha tem o sensor de desgaste) achei pastilhas de 380 pilas plo simples fato de dizer que é de um A3.

No mais o procedimento do vidro nao é tão complicado, basta ter paciencia, o meu está super sujo e neste fim de semana vou dar uma geral nas portas ...
 

A3Branco

A3 Maníaco
É Roxo, tem isso mesmo....é o status do carro que reflete nas peças!

Mas vale a pena, pq o carro pouco dá problemas!

Abcs
 

Jordaum

Aro 99
Esse arraste dos A3/Golf são uma porcaria. Já tive que trocar 2x no A3.. E das duas vezes eu tive que comprar a peça e pagar a mão de obra (e ficou caríssimo), pois estava com urgência e essa porcaria só quebra em dias de chuva e final de semana..eehheh

A solução definitiva é comprar as de aluminio, vendidas lá fora, segue o PN:

1JM898461 (lado do motorista)
1JM898462 (lado do passageiro)

Os parts são para o Jetta americano mas serve no Golf/A3.

Esse site aqui vende: http://www.worldimpex.com

DSC03631.jpg

1a peça: original inteira
2a peça: original quebrada, com os pedaços acima
3a peça: peça original dos EUA



NA ECS também tem:

Regulator Repair Kit

Ultimate repair kit direct from VW. Includes 4 (2 drivers side 2 passenger side) of the newly revised all metal window carrier clips that replace the poorly designed plastic ones. The kit also includes a new cable regulator(drivers side)which is often destroyed when the original plastic clips fail.

959.jpg

960.jpg

OEM VW Power Window Regulator Repair Kit - Driver's Side (complete) & Passenger Side (partial)
ES#1554
$49.95

(Retirado do GC, www.vwgolfclub.com)

Mais imagens:
WindowRegulator36.jpg

WindowRegulator47.jpg

WindowRegulator49.jpg

kit003kt2.jpg

kit005ek1.jpg

kit010bd2.jpg

kit011st2.jpg

kit009ct8.jpg


Mais p/n:
Updated Window Regulator Part Numbers

Four Door Jetta and Golf
Part Number Description
1JM 898 461A Left & Right side Metal Clips and Left Cable
1JM 898 462A Left & Right side Metal Clips and Right Cable

Two Door Golf
Part Number Description
1JE 898 751F Left & Right side Metal Clips and Left Cable
1JE 898 752F Left & Right side Metal Clips and Right Cable

New Beetle
1CM 898 655A / 1CM 898 656A
 

Serious

Novato
Realmente muito legal o "tutorial", bem didático.
Uma pergunta pessoal...

Meu vidro do lado do caroneiro....

quando desco e logo depois subo , ele da um TEC forte... mas funciona o mescanismo perfeitamente , inclusive o automático.

Este estalo assusta um pouco, o que voces acham que pode ser?
Como resolver?
Será que é a mesma peça?
 

roxo

Moderador
serious disse:
Realmente muito legal o "tutorial", bem didático.
Uma pergunta pessoal...

Meu vidro do lado do caroneiro....

quando desco e logo depois subo , ele da um TEC forte... mas funciona o mescanismo perfeitamente , inclusive o automático.

Este estalo assusta um pouco, o que voces acham que pode ser?
Como resolver?
Será que é a mesma peça?

Meu caro,

Pode ser até que seja o começo de algum problema .... pode ser sujeira no mecanismo .... quando o defeito aparece o vidro nao sobe, no meio do caminho ele volta é stressante isso ... :x
 

phabran

Membro
Fiquei curioso agora: falaram que a M.O. foi bem cara. Quanto?
O meu não estala nem nada, só que quando não está nem todo aberto, nem todo fechado, ele balança bastante, fica fazendo barulho. Pode ser a bendita peça ou outra coisa?

Jordaum, você colocou essas de alumínio no seu?
 

Jordaum

Aro 99
Pra mim a M.O. ficou carissima pq já levei o carro sem o forro de porta, o cara nao precisou desmontar nem montar nada.

Como eu pensei que era só um cabo que tinha pulado, pois o vidro sobia um pouco e caia, eu desmontei pra ver, e descobri q era a tal peça quebrada. Ai já fui numa "Auto Portas" com o forro aberto, o cara só trocou a peça, nem montou nada, e me cobrou R$120,00 (sendo que a peça custa R$20,00, mas nao vendia).

Um mês depois quebrou novamente, ai nem fui mais lá não, comprei a peça e troquei eu mesmo. Mas infelizmente coloquei de plastico novamente, pois ainda nao conhecia essas ai de ferro nao. Agora pro S3 to pensando em já comprar essas ai e deixar guardado.. ehehe Com certeza uma hora ou outra vai pintar o mesmo problema, e isso só da defeito final de semana e dia de chuva.. aeuhae

Acho q o barulho do vidro batendo não é essa peça não, quando ela quebra o vidro cai de uma vez, vc sobe ele cai novamente. Esse barulho pode ser alguma coisa mal montada, o meu qndo o cara trocou a tal peça fucou batendo também, eu voltei lá ele arrumou com uma chave de fenda, só removendo as borrachas, sem abrir o forro. Parece que ele empurro alguma coisa lá e acabou o barulho.

[]s,
Jordão
 

TomPolli

Novato
Serious disse:
Realmente muito legal o "tutorial", bem didático.
Uma pergunta pessoal...

Meu vidro do lado do caroneiro....

quando desco e logo depois subo , ele da um TEC forte... mas funciona o mescanismo perfeitamente , inclusive o automático.

Este estalo assusta um pouco, o que voces acham que pode ser?
Como resolver?
Será que é a mesma peça?

Serious com certeza!!! isso aconteceu comigo, fez esse barulho ai e travou, gastei 150.00 e o cara me quebrou o aplique da porta FDp, esse tuto ai é show, abraços
 

Serious

Novato
Só pra contar, abri o forro de porta quando troquei os alto falantes e aproveitei e taquei graxa de silicone nos dois trilhos e no suporte central, parou o "TEC" do mecanismo do vidro.
 

phabran

Membro
Voltando para agradecer o roxo pelo tutorial. Não cheguei a trocar os reparos porque estão ok, mas usei o tutorial para desmontar as portas e descobri que a porta que faz barulho estava sem o parafuso Torx 45 do lado esquerdo superior. O pior é que não sei onde comprar, vou tentar em alguma auto-peças. Se alguém tiver um sobrando, agradeço a doação! :D

De resto prendi os cabos que estavam todos soltos e tirei os barulhinhos que a porta estava fazendo. Ainda deu para ver que o falante que eu ia colocar não cabe por ser 6", vou ter que fazer rolo com alguém que tenha um de 5" ou então comprar um novo e vender o meu. Vamos ver.
 

wossp

Novato
Caros amigos acabo de descobrir o forum, muito legal por sinal. Parabéns a todos.

Tenho um (A3.180cv T Tiptronic 4 portas). Como todos devem saber vc pode abrir todos os vidros (2 portas dianteiras e as 2 traseiras) a distância pelo controle remoto da chave, e também pode fechá-los a distância quando sai do carro.

Meu problema: à distância consigo abrir (descer) todos os vidros apertando e segurando o boão de abrir o carro, mas se tento fechá-los a distância (subir) todos sobem com excessão do vidro dianteiro diretio (lado passageiro). O mais estranho é que se eu tento subir o mesmo através dos comandos das portas (tanto faz se a do motorista ou do passageiro) o mesmo sobe sem nenhum problema.

Alguma idéia/sugestão?
Grato a todos.
Wagner
 

RafaPR

Consultor Técnico
Veja se não tá desprogramado o one touch do passageiro.

Tente subir o vidro com um toque só, se não subir, é porque está desprogramado!

Pra programá-lo vc tem que subir todo vidro e assim que ele fechar completamente, mantenha o botão apertado por mais uns 5 ou 10s. Depois desse tempo se o lugar for bem silencioso, vc escuta um relézinho desarmando, essa é a "confirmação" que programou.
 

wossp

Novato
Não está desprogramado não, one touch funciona para os 4 vidros das portas, como eu disse isso só acontece com acionamento via controle remoto da chave e só neste vidro.

Obrigado pela atenção de qq forma.
Abs
 

phabran

Membro
RafaPR disse:
Pra programá-lo vc tem que subir todo vidro e assim que ele fechar completamente, mantenha o botão apertado por mais uns 5 ou 10s. Depois desse tempo se o lugar for bem silencioso, vc escuta um relézinho desarmando, essa é a "confirmação" que programou.

Valeu pela informação, Rafa. Como a bateria foi retirada para carga, estava desprogramado. Foi fazer o que informou e bingo!

Agora preciso descobrir se existe mais algum detalhe desprogramado.
 
Topo