Ventoinhas não acionam - Resolvido, Sensor de temp - Resolvi

Jeanmrx

Novato
Fala galera, to com um A3 98 1.8t 150cv e aconteceu o seguinte...

Tinha umas gambiarras (do antigo dono) nos faróis que eles não funcionavam... Até ai consegui usa o carro uns dias, só que o que aconteceu, parou de funcionar as ventoinhas e obviamente o carro começo a aquecer...
Até achar alguém que mexesse nisso fiquei andando uns 3 dias com uma outra gambi que um amigo fez pra liga a ventoinha. A gente tirou o plug da ventoinha maior e fez uma ligação direta na bateria. Detalhe, o Ar condicionado funciona perfeitamente (Procurando aqui no forum vi que geralmente quando um não funciona o otro também. Verifiquei os fusiveis da caixinha de cima da bateria e aparentemente estavam inteiros, dei uma limpada mas não voltou a funcionar.
Bem, finalmente achei uma oficina que ficou de ver isso... Resultado, disse que precisa trocar o relê, bem como a ventoinha pequena.

Enfim, pergunto: Se o relê não tivesse funcionando, o ar condicionado funcionaria? Pergunta 2, como saber se a ventoinha está realmente quebrada? quando fizemos a ligação direta da ventoinha maior, a menor tinha que funcionar tbm?? Nessa brincadeira são 400 pra compra pela internet... e na oficina quase 900.
 

jaltinier

Plantonista
amigo, seja bem vindo.

cara, as duas ventoinhas funcionam ao mesmo tempo quando o carro está esfriando o radiador e o A/C está ligado, se não me falha a memória, a ventoinha maior é do A/C, por isso vc fez a gambiarra e o A/C continuou a funfa, pois se a ventoinha dele pára e não gela...certamente tem como verificiar se a ventoinha tá funfando...isso qqer auto-elétrico verifica...

entendo que sua ventoinha não está quebrada e outra, antes de sair comprando ou trocando a ventoinha, pede pro cara trocar o relé e se mesmo assim não funfa aí sim vc pode começar a achar que é a ventoinha...

cara...o antigo dono fez muita gambiarra no carro? que tipo de gambiarra? se for elétrica, bem provável que o carro esteja em curto...dá uma revisada no sistema elétrico...

dica 1: sempre que tiver um problema, comece pelo lado mais simples, nisso vc poderá economizar uma grana boa...

dica 2: procure sempre levar em mecanico de extrema confiança e mesmo assim tome cuidado, as pessoas vêm a gente andado de audera e acham que estamos nadando em dinheiro e se acham no direito de cobrar caro com a desculpa de quem tem audi tem que gastar dinheiro...

abraço
 

Jeanmrx

Novato
Pois é, demoro pra eu achar uma oficina que me passasse confiança, essa que levei peguei a referencia com o LvBox aqui do clube tbm...

E a revisão da parte elétrica eu pedi pro mecanico faze sim... Prometeu refazer tudo certinho..
Então só fiquei com essa duvida, porque na hora que ele fez o teste na gambi que eu fiz pra não frita o motor, ele já me disse que a ventoinha pequena tava queimada... Achei estranho pois a gente fez a ligação direta do chicote da ventoinha maior só e não da menor... Mas não tenho certeza como elas são ligadas, se elas tem chicotes diferentes e talz... Bem, então provavelmente o relê foi pro saco realmente?

Valeu pela resposta e pelas dicas! To aprendendo bastante aqui no clube :)
 

gabrielm

Novato
mas, só uma coisa...tem que ter sim como testar se a ventoinha esta armando ou nao. e tambem ela pode estar armando certo, mas por problemas na escova pode nao acionar o motor...as escovas "colam"
 

jaltinier

Plantonista
isso memso...mas tem como ver se elas tão funfando sim, se tirar ela do sendor de temperatura a ventoinha fica acionada direto...
 

Jeanmrx

Novato
Bem, resolvido o problema... Esse problema.
Realmente era o relê que tinha fritado... O cara deu um talento na fiação toda e etc, a ventoinha também tinha ido pro saco realmente.. Foi alguma coisa que queimo os 2 ao mesmo tempo ou bem próximos um ao outro.

Agora aconteceu o seguinte, toquei pra casa, temperatura estavel em 90°, lindo... Foi um pouco dificil pra pega o carro quando quente, problema este que não existia antes de ir pra oficina. Bem, cheguei na bendita fila da balsa, fiquei uns 20 minutos lá, a temperatura subiu e eu nem percebi, ai apitou a luz de óleo.
Encostei o carro, fui da uma olhada no nivel do óleo, que foi trocado faz nem 1000 km, tava certinho. Esperei um pouco, apertei o botão de diagnóstico do carro, deu OK... Depois de muito insistir liguei o carro que ja baixava dos 90°, passei o diagnóstico, deu Ok denovo, porém resolvi largar o carro lá e vim de onibus pra casa.
Lendo outros tópicos, batendo os sintomas, acho que pode ser o o sensor de temperatura. Será?
 

chedid

Administrador
para pegar sim.. mas subir a temperatura do painel? acho que não deve ser o sensor não....
 

Jeanmrx

Novato
Bem, hoje de manhã fui resgata-lo, encostei na chave o bixo pego de primeira...
Vinha pro serviço, deixei o carro morre por besteira (fiquei 2 semanas andando com carros automaticos/semi(cabaço)), quando fui tenta faze ele funciona... Quem disse?? A bateria tinha arriado com ele andando.
Um amigo fez o resgate, fizemos ele funciona e levei de volta na oficina... Chego lá, a bateria estava carregando normal (Tava dando aproximadamente 13,7v). Porém não ligava novamente, trocou a bateria e testou, nada, o carro estava afogado (baita cheiro de gasolina quando tentava ligar). Passo o scaner e acusou o bendito sensor de temperatura mesmo.
Ai ele vai troca o sensor e vai dar uma carga lenta na bateria. Vamos aguardar cenas do proximo capitulo...
 

Jeanmrx

Novato
Trocado o bendito sensor de temperatura, carro fico bala, pegando na primeira girada.
A bateria tava descarregando pq o chicote de um fusível da caixa da bateria estava em curto, e ele tambem tava ligado na ventoinha. Ou seja, ele deve te deixado torra o relê das ventoinhas, bem como a ventoinha pequena.
Serviço feito na Oficina Santos (antiga Tjr), em Santos :p
450 de MO (inclusos chicotes e afins)
200 no relê usado
290 na ventoinha
94 no sensor de temperatura
750 no par de farol com angel eyes (comprados em sampa)
 

Micuim

Membro
Jean, providencia umas fotos desses faróis com angel prá gente... Poderia passar o contato de onde comprou também...
 

roeka

Membro
Amigos,

Meu carro quando ligava a primeira vez do dia, batia na chave e pegava, Porém, após andar com o carro durante o dia , sempre que precisava ligar ele novamente, ele ficava como dificuldade na partida, e com cheiro muito forte de combustível, chegava até a afogar... dava raiva, sem contar como prejudicava a bateria e o motor de arranque.

Lendo os post aqui no fórum percebi que algumas pessoas estavam com o mesmo problema que o meu, e como estou sem o cabo Vag, preferi arriscar e trocar o sensor de temperatura. Troquei hoje, peça relativamente barata, e fácil de trocar, não precisa de grandes habilidades e dá pra fazer na garagem de casa (Claro, que com motor frio e desligado). O carro a qualquer hora pega de primeira sem esforço algum.

Fica a dica:

- Dificuldade de partida.
- Cheiro forte de combustível
- A primeira partida pega, depois fica ruim de pegar.

Sensor de temperatura do meu Audi A3 99 Aspirado PN078919501 B - Marca MTE THOMPSON (fabrica pra Volks) Código MTE 4013. (plug quadrado)

OBS: Cuidado na hora da compra, pois pode variar o plug, Tem Audi com plug arredondado em um dos lados, o codigo e MTE4014,


Abraco.

Rodrigo
 

Soares MS

Novato
Olá pessoal, eu comprei um Audi a3 1.8 20v aspirado 2006, levei em um amigo mecânico e ele viu a mangueira de aspiração danificada e ele notou que a ventoinha Maior não liga, a menor liga e o ar gela normalmente .. Será que tem algum segredo ou pode estar danificado mesmo? Detalhe, vim com ele de Campo Grande MS até Bataiporã MS , 330km , com ar ligado e a temperatura não passou dos 90...

E desculpem se aqui no for o local certo dessa pergunta, sou novo no fórum e ainda tenho que atualizar meu perfil pois comprei o carro dia 06/08/15.
 

IgorUchoa

Membro
Meu carro anda sem valvula termostatica, a mais de 1 ano ( ja sei do MELEFICIOS) mas enfim, quando pegava estrada ele GELAVA, de um tempo pra CA, basta ele pegar estrada onde o GIRO FICA ACIMA DE 2500 rpm , que ele FERVER, ou subir morro mto tempo, isso tudo com A/C LIGADO ( ou seja as duas ventoinhas armadas ) outra coisa, troquei a BOMBA d agua tb e ela esta FUNCIONANDO.

FICA A PERGUNTA: carro sem VALVULA TERMOSTATICA , com ventoinhas ligadas, com bomba d agua funcionando.... QUANDO de LENTA ou na cidade com baixa rotação fica normal, mas exigiu GIRO DIRETO ele esquenta.... o q pode ser ???
 

Rudy

Novato
Bom dia amigos audeiros, sou novo no clube, comprei um A3 2005 180cv tip, carrinho que tinha sonho em ter a muitos anos, porem acabei fazendo um escolha ruim. Comprei barato sabendo que gastaria pra deixa-lo como gostaria, mas faz quase um mes que comprei e ainda não tive o prazer de dirigir de verdade. estou com o seguinte problema.
As ventoinhas não funcionam de maneira alguma. Logo que comprei levei no mecanico pra fazer revisão. Foram trocadas,maf que no primeiro dia fiquei na rua, correia dentada,rolamento, tensor, 'bomba dagua' entre outras varias peças, tinha mangueiras de respido de oleo faltando, troquei todas.
Foi testado o rele da ventoinha,cheguei a comprar outro pra saber se o problema era nele mas nao, ai coloquei o velho novamente, troquei ontem o cebolão mas tambem nao tive resultado, testei os fusiveis que ficam em cima da bateria e também nao tem problemas. foi feito um 'jump' no conector do cebolao e a ventoinha funcionou, ai que resolvi trocar o mesmo mas não deu resultado.
Quando ligo o A/C a ventoinha também nao funciona. Não consigo achar uma solução.
Gostaria muito de resolver esse problema o quanto antes. Peço por favor se aguem pode me ajudar.

Minha bomba dágua auxiliar estava vazando sem condiçoes de reparo, liguei os canos direto até comprar uma nova.

Outra coisa, no climatronic diz erro "5.4" oque seria esse erro?

Obrigado e desculpem pelo longo texto, mas sempre tive o sonho desse carro e quero curtir muito o audão.

Att, Rodrigo.
 
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