ventoinha do radiador

ola galera td bem?sou novo no forum,tenho um A3 2001 1.6 sr
estou com o seguinte problema;as ventoinhas do radiador so acionam com o ar ligado,se desliga o ar nao aciona as ventoinhas e a temperatura ferve,
testei de varias formas pra ver se era coisa de minha cabeça,mas sem o ar quente ou frio estar ligado nao aciona de jeito nenhum
troquei recentemente o radiador de oleo,antes disso nao havia defeito algum.
alguem poderia me dar uma luz?
 

dpmartins

Membro
Boa noite, eu tive duvida semelhante e pedi pro mecanico testar, a temperatura se mantem estável, o carro não pode ferver sem o ar estar ligado, pois a ventoinha deve funcionar.

Você tem VAG ? Está acusando algum erro quando começa a ferver?
 
opa,entao com o ar quente ou frio ligado ele aciona varias e varias veses a ventoinha,mas sem estar ligado ele chega aos 108 graus e nao aciona a ventoinha,VAG eu nao tenho.
no climatronic a temperatura do motor mantem nos 75,mas a de liquido de arrefecimento 108 graus.sem o ar estar ligado claro.
 

dpmartins

Membro
Até onde eu sei, se a ventoinha liga quando se liga o ar condicionado, a fiação que vem da ecu é a mesma, só mesmo se você estiver tendo um problema na central para nunca ligar, se você deixar mais tempo ligado a temperatura sobe ainda mais acima de 108? no indicador analogico no painel indica 90 ou 108 º?
 
e estava tudo normal,ate eu fazer a troca do radiador de oleo que estava bugado,apos a troca do mesmo começou a esquentar e quere ferver,no painel acusa 90,no climatronic 108,e 75 fixo no motor,o sensor de temperatura do motor e o mesmo que o de fluido de radiador?
 

dpmartins

Membro
o sensor de temperatura que indica no painel é o mesmo que fica no sistema de arrefecimento, costuma ser um verde com oring.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

"Como regra, edite sua assinatura colocando os dados de seu carro (modelo,ano, letras do cabeçote), essa ação ajuda na obtenção de respostas mais precisas"

Quanto ao problema ... certamente é o relé que controla os eletro ventiladores .. veja se acha outro (mesmo pertnumber) e testa !!!!!

rele.jpg
 
Topo