Vencimento do óleo do motor por tempo

Boa tarde galera. Quando comprei meu Sportback aqui em Curitiba, comprei ele na audi center, e o ex dono fazia todas as revisões lá mesmo, mas como o carro não está mais em garantia, eu troco o óleo em casa mesmo, porém me surgiu uma dúvida, como meu carro roda pouco, o óleo não vence por kilometragem e sim por tempo. Alguém sabe me dizer qual a validade do óleo por tempo, pois estou trocando a cada 6 meses, e uso o castrol magnatec 5w 40.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Olá, obrigado pela resposta. É que pelo que vi no manual de manutenção , estava sendo trocado na audi a cada 6 meses, mas sendo 100% sintético, acho que vou aumentar um pouco o prazo. Valeu!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Amigo, o óleo tem vencimento de 2 anos ou a troca a cada 15.000km conforme manual. A especificação do óleo é a VW 504 / 507, é uma classificação que no manual define como Long Life, ou seja, para manutenção a longo prazo.
Nunca coloque óleo fora dessa especificação nos motores TSI, pois é certo que vai carbonizar.
São poucos no mercado brasileiro que atendem essa especificação.
Eu sempre coloquei o Pentosin Super Performance III, que é o original de fábrica, apesar de no manual fazer propaganda do Castrol Edge que é excelente tb, porém bem mais caro que o Pentosin.
Meu carro já tem 102.000km, troco óleo a cada 15.000km e simplesmente está zero de carbonização, na última revisão ao tirar o coletor pra dar uma olhada, não havia nada a se fazer, estava zero.
Claro, sempre coloquei gasolina aditivada de procedência tb.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
erasmo.monteiro disse:
Amigo, o óleo tem vencimento de 2 anos ou a troca a cada 15.000km conforme manual. A especificação do óleo é a VW 504 / 507, é uma classificação que no manual define como Long Life, ou seja, para manutenção a longo prazo.
Nunca coloque óleo fora dessa especificação nos motores TSI, pois é certo que vai carbonizar.
São poucos no mercado brasileiro que atendem essa especificação.
Eu sempre coloquei o Pentosin Super Performance III, que é o original de fábrica, apesar de no manual fazer propaganda do Castrol Edge que é excelente tb, porém bem mais caro que o Pentosin.
Meu carro já tem 102.000km, troco óleo a cada 15.000km e simplesmente está zero de carbonização, na última revisão ao tirar o coletor pra dar uma olhada, não havia nada a se fazer, estava zero.
Claro, sempre coloquei gasolina aditivada de procedência tb.
Especificação de óleo para motores ea113 e ea888 gen1 e vw 502.00, não é 504 / 507. O super performance 3 no caso não é o correto. Ele até pode ser usado, mas não é o recomendado.

Sent from my XT1572 using Tapatalk

Mfractal, no caso do colega Flávio Almeida o motor dele é o de geração 2, ou seja, é o TSI como é chamado no mercado mundial os EA888 geração 2, sendo o óleo VW 504 / 507.
Onde no caso que vc citou o geração 1 são os chamados FSI (fabricados de 2006 a 2008) que aí sim é a especificação de óleo que vc citou.
Logo no caso dos TSI prevalece 2 anos ou 15.000km.