Vazando no parafuso do carter

Marcos, como vai? cara, geralmente isso acontece por três motivos: rosca do carter espanada, rosca do parafuso espanada ou a arruela de vedação do parafuso danificada/cansada. O primeiro motivo é o mais frequente. A peça (carter) é de alumínio e o parafuso (bujão) de escoamento é de aço. É bem comum nas trocas de óleo o reaperto excessivo desse parafuso, ocasionando o rompimento da rosca de alumínio que é o metal mais fraco. Uma dica técnica que ouvi foi de trocar a arruela de vedação ou o parafuso completo com arruela pois com o tempo a peça perde parte de sua funcionalidade. As soluções mais frequentes são: passar o tal do fio de aço, ou seja: "dar uma engrossada no parafuso" ou, passar uma broca no furo eliminar a rosca defeituosa e abrir uma rosca nova pondo um parafuso mais grosso. Sem falar é claro, na troca da peça (tampa do carter) que é a sulução mais cara. Cara ja vi gente botando veda rosca, veda juntas, silicone, mas fique longe disso, é só esquentar o motor que voltará a pingar óleo na sua garagem. É FÁCIL RESOLVER, QUALQUER BOM MECÂNICO OU TORNEIRO FAZ.

É foda, fui reprovado na inspeção por causa disso, porque estava melado de oleo nesse parafuso...

Tinha feito a inspeção em 2009, 2010 passou sem problemas, agora nesse ano 2011 o cara achou isso....

na verdade to puto de raiva, porque nas outras vezes examinaram meu carro em 5 minutos o teste inteiro, até com o de gases

nessa vez o cara ficou exatamente 15 minutos com uma lanterna procurando alguma coisa no motor e embaixo do carro, deu para perceber que ele ficou procurando alguma coisa para reprovar, procurando pelo em ovo, mais fazer o que, o Kassab inventa essas coisas e nós que fica se fodendo, ele anda de carro 0km da prefeitura, ai é facil ...

é facil arrumar essa arruela de vedação? é padrão serve de outro carro? se alguem puder me informar.

Ah Kassabbbb, não ganha em SP nem para vereador mais.

Vou mexer nisso no fim de semana!

Será que pode ser só a arruela? ou só o parafuso?

Alguem sabe onde posso comprar? Ou algum que sirva de outro automovel a arruela ou o parafuso caso não ache?

Será que se passar silicone, alguma coisa do tipo resolveria, alguma coisa para vedar?

Valeu ai pessoal...

O triste é que vou ter que tirar o óleo ....

É meu camarada, vão ter que alargar a sua rosca :haha: brincadeiras á parte, como já disse não é difícil. Terá que drenar todo óleo, depois abrir uma nova rosca com uma ferramenta conhecida como "macho", e usar o parafuso exato, equivalente a rosca aberta. Mas o serviço terá que ser bem feito, se a nova rosca ficar torta/inclinada o novo parafuso não fará a vedação correta. abç...

Olá pessoal obrigado pela ajuda, mais não foi necessário nada disso, apenas trocar a arruela.

Estava de folga em casa e resolvi mexer nisso, foi somente tirar o oleo do carro, tirar o parafuso, trocar a arruela, colocar o oleo de novo e parou de vazar.

roxo

Moderador
Meus Caros,

Mais um feliz e com $$ no bolso ... vamos melar essas maozinhas de oleo e graxa meu povo !!!!

Hahaha

o esquema é esse mesmo, de tanto ver os mecanico esquecer parafusos, montar as coisas sem cuidado, deixar sujo, que eu comecei a mexer na garagem, claro que tem coisa como suspensão que eu não me arrisco, por questão de ferramentas mesmo, mais tudo que está em meu alcance eu tento resolver, vou com bastante calma, procurando no super google e tento resolver.

até a correia dentada que tem que arrancar a frente toda eu me arrisquei rsrs..

e roxo que é doidão que desmontou o motor rsrs

meu irmão diz que eu acho que o carro é lego

gabrielm

Novato
pessoal...

tenho uma coisa pra fazer no audi.

logo que peguei ele fui fazer a troca do óleo e tal. dae vimos que o parafuso (por onde se tira o oleo) ja tava sem rosca. tenho que trocar...colocamos uma cola..nao sei direito o que o cara fez ali na hora....não tem vazamento, ta tudo certo pessoal...já faz uns 3 meses que troquei o oleo.

o que eu faço? espero chegar perto da próxima troca e mando ver isso? o cara la me disse que teria que refazer a rosca, é tranquilo isso? até agora não deu nada. mas imagina se aquele parafuso cai e sai o oleo todo...tristeza...

alguem ja passou por isso...se puder me ajudar agradeço.

Hevanclei

Novato
no meu eu refiz a rosca (ui) tudo tranquilo, aproveitei e pedi pro mecânico cortar um quadrado na proteção do carter, não sei se ai pra cima, com essas vistorias e tudo mais, poderia ser feito, mais no meu ficou tranquilo (um quadrado pequeno, de uns 10~15x10) assim ficou muito fácil e rápido pra trocar o óleo, não prejudicou a funcionalidade do protetor e não preciso mais ficar retirando ele a cada troca.

fica a dica ;)

gabrielm

Novato
legal...

mas como que ele refaz a rosca (hehe)? ele usa outro parafuso?

hein, se o mecanico fizer isso ele vai ter que tirar todo o oleo né, dae ele pode colocar de novo? por isso eu pergunto...se da pra tirar o oleo, refazer a rosca e colocar o mesmo oleo de novo....ou se espero pra quando for trocar o oleo fazer isso antes...

Thomas

Administrator
gabrielm disse:
legal...

mas como que ele refaz a rosca (hehe)? ele usa outro parafuso?

hein, se o mecanico fizer isso ele vai ter que tirar todo o oleo né, dae ele pode colocar de novo? por isso eu pergunto...se da pra tirar o oleo, refazer a rosca e colocar o mesmo oleo de novo....ou se espero pra quando for trocar o oleo fazer isso antes...

Gabriel acredito eu que o ideal seria tu esperar a próxima troca. Claro se não estiver vazando ao ponto de ter que trocar de urgencia.
Quando fui trocar meu oleo, o mecanico disse que teria que tirar o carter e levar em um torneiro para refazer a rosca com o macho.. kk
ui.. que gay que ficou essa frase.. kk

mas acho que é isso.. Não sei se da para refazer a rosca direto no carro... Hevanclei da uma luz ai.... pois quando o mecanico me disse isso também fiquei curioso.

E já fica a dica, como é de aluminio o carter, esse parafuso NÃO PRECISA FORÇAR para fechar... A vedação não é por aperto e sim pelo parafuso estar justo. Então um simples aperto é o suficiente.

abração

gabrielm

Novato
isso que o cara me falou tambem...refazer a rosca com o macho (kkkk)

o meu nao vaza nada...e ele falou isso tambem...o importante é ele estar justinho ali na rosquita...kk mas fico imaginando aquele parafuso caindo.

mas nao sabia que precisa tirar o carter fora...sera que precisa mesmo?! alguem sabe pessoal?!

Hevanclei

Novato
cara, no meu ele não tirou o carter não, porque no orçamento (nota fiscal vem com um leão de brinde) não veio descriminado junta nem nada, porém não sei o estado que a minha linha guia espiral encontrava-se (jura que eu vou botar rosca ali neh) e se isso influencia.

um dúvida geral galera, ali na foto observa-se que o parafuso é pra fora (no caso, tradicional, que da pra usar chave de rola por exemplo) porém no golf eu lembro que era interno (igual os da capa do motor, que tem que usar aquele "L" pentagonal, ou seja, o encaixe era em baixo relevo no parafuso) ninguém sabe o porque disso ? afinal ambos utilizam o mesmo motor.

DIEDE

Moderador
Sei que estou ressuscitando um tópico antigo mas, é só pra caso alguém tenha essa dúvida:
Pra refazer a rosca o torneiro vai abrir a existente, encamisá-la com uma peça que tem rosca por dentro e por fora e o parafuso original passa a rosquear nessa peça.
Fiz isso hoje no meu. Estava com uma solução "teflon" quando comprei, e descobri logo na primeira troca de óleo.

Abraços,

calistro

Novato
galera desenterrando o tópico para nao abrir outro hehe... estou com o mesmo problema de vazamento, porem o meu é um a4 v6 2.4....

aqui em Curitiba nao achei o bujao especifico para o meu carro, comprei do a3 por 4 reais, será que da certo?

o que comprei foi esse aqui:
8117-MLB20000294194_112013-S.jpg