Vazamento grande de óleo

marioaoliva

Moderador
Resumindo:

Meu carro não falhava ou apresentava qualquer problema de lenta, mas vazava óleo no chão. Mandei fazer o motor, trocado anéis, bronzinas, brunimento etc... Cabeçote quando foi aberto comeu mancal do comando e não teve retífica. Comprei outro, mas incompleto, sem tampa de valvulas, comandos, corrente ou esticador. Mandei pra retífica pra checar se tá tudo certo, dar banho químico, trocar retentores, checar tudo e montar com as peças do meu cabeçote.

Chegou o cabeçote, meu mecânico montou e o carro ficou ruim, fora do ponto, acusava sensor hall. Mandei de volta na retífica junto com meu mecânico, tentaram adiantar um dente na admissão. Ficou pior ainda e nem ligava. Cansei e mandei em outra retífica pra montar e botar no ponto, pagando mão de obra por minha conta. Carro voltou assim, como está no video, igual estava da primeira vez que foi montado, só que agora não está acusando sensor hall... Mecânico que montou diz que está no ponto, levei em outro, esse disse que tá fora do ponto...

Luciano,

Essa parte de ficou pior e nem ligava eu não tinha lido... Quem montou a primeira vez após o retorno da retifica, deve ter montado fora do ponto e entortado valvula...

Luciano,

Essa parte de ficou pior e nem ligava eu não tinha lido... Quem montou a primeira vez após o retorno da retifica, deve ter montado fora do ponto e entortado valvula...

Eu questionei isso na hora de montar, lá na retífica, eles falaram que não, pois iriam mexer a roda ver se consegue girar, porque se não travar quer dizer que pistão não bateu na válvula então não entortaria...

Mas to ficando sem opções. Meu velho quer mandar nesse anderson da AN e como ele afirmou com certeza que tava fora do ponto deixar ele tentar colocar no ponto. Eu sou totalmente contra, afinal já pagamos 2 para botar no ponto...

PS: O carro está como veio da primeira vez, ou seja, provavelmente não é válvula torta, mas cogito a ideia de ter alguma válvula com defeito...

seguinte.
Sobre o vazar de óleo... Por mais que a compressão desça pelo cilindro.. não é ela que fode os retentores..
O que fode é o respiro obstruido... vc troca um retentor estoura outro.. troca uma junta, rasga outra.. ja sofri aqui assim, e qando fui ver algum gênio colocou uma Vela de carro na mangueira do respiro.. Vai saber pra que neh hehe.

Sobre falhar,
Cabeçote mal feito (ainda mais que você usou seu próprio comando que ja foi comido no colo como vc disse.. Por mais que a retifica faça o enxerto nunca fica bom, e se ficar é por poucos KM.. nao dura 100k nem FUUUU hehe)
Teste a estanqueidade das valvulas, peça pro mecanico ai testar os cilindros, tem teste de vazão de cilindros, concerteza algum vai ta jogando pra fora ( no caso de não dar vacuo, está jogando na ADM)
Agora se ele for fazer esse teste e todos estiverem vazando, ai quer dizer que está fora do ponto ou todas as valvulas estão sem vedação ou pior, estão tortas!!

Mecanicamente falando, se o cabeçote foi bem feito, fez os devidos testes de VAZÃO de cilindro (nao compressão) e deu tudo OK o carro devia funcionar perfeito.

Se você viesse aqui na oficina, a primeira coisa que eu faria por mais que você tenha me dito que ja foi feito, seria o teste de Vazão de cilindro!
Ai ja dava pra matar a charada!

marioaoliva

Moderador
Eu questionei isso na hora de montar, lá na retífica, eles falaram que não, pois iriam mexer a roda ver se consegue girar, porque se não travar quer dizer que pistão não bateu na válvula então não entortaria...

Mas to ficando sem opções. Meu velho quer mandar nesse anderson da AN e como ele afirmou com certeza que tava fora do ponto deixar ele tentar colocar no ponto. Eu sou totalmente contra, afinal já pagamos 2 para botar no ponto...

Cara só te digo uma coisa... O carro não tem culpa e nem vcs... Mas não pague nada sem estar concluido... Feche um valor antes e só pague após concluido o prometido...

Outra coisa,
É complicado eu ficar dando muito pitaco pois não sei quem fez o motor e muito menos como fez..

Mas na medida do possivel eu tento ajudar aqui!

Que teste de merda que a retifica fez... então quer dizer que se entortar um pouco a valvula e vc girar o motor, se nao bater está Ok?

mata o cara que fez isso..
Existe teste pra ver se está OK. e não eh girando o motor nao ahahahha.

como eu disse acima, pede pra fazer o teste de vazão de cilindro!..

Ele eh feito assim.
Coloca o motor no ponto (1ºcilindro)
Tira todas as velas, e coloca o equipamento no buraco da primeira vela e taca pressão, acho que é pra dar em torno de 100 - 130psi .. abaixo disso está fora do normal.. até com 70 psi ja vi motor funcionar normal..

Depois de meia volta no motor e o 3º cilindro estará no ponto.. e faça a mesma coisa
depois mais meia volta e o 4º estará no ponto.. e depois o cilindro 2...

Nada de rodar a roda e ver se bate na valvula!!
Se a sede da valvula entortou um pouco... pouco mesmo, ja não veda legal e fica de putaria o carro hehe

seguinte.
Sobre o vazar de óleo... Por mais que a compressão desça pelo cilindro.. não é ela que fode os retentores..
O que fode é o respiro obstruido... vc troca um retentor estoura outro.. troca uma junta, rasga outra.. ja sofri aqui assim, e qando fui ver algum gênio colocou uma Vela de carro na mangueira do respiro.. Vai saber pra que neh hehe.

Sobre falhar,
Cabeçote mal feito (ainda mais que você usou seu próprio comando que ja foi comido no colo como vc disse.. Por mais que a retifica faça o enxerto nunca fica bom, e se ficar é por poucos KM.. nao dura 100k nem FUUUU hehe)
Teste a estanqueidade das valvulas, peça pro mecanico ai testar os cilindros, tem teste de vazão de cilindros, concerteza algum vai ta jogando pra fora ( no caso de não dar vacuo, está jogando na ADM)
Agora se ele for fazer esse teste e todos estiverem vazando, ai quer dizer que está fora do ponto ou todas as valvulas estão sem vedação ou pior, estão tortas!!

Mecanicamente falando, se o cabeçote foi bem feito, fez os devidos testes de VAZÃO de cilindro (nao compressão) e deu tudo OK o carro devia funcionar perfeito.

Se você viesse aqui na oficina, a primeira coisa que eu faria por mais que você tenha me dito que ja foi feito, seria o teste de Vazão de cilindro!
Ai ja dava pra matar a charada!

Então, fiz tudo errado e só joguei dinheiro no lixo, porque meu carro não falhava, não dava nada. Tentamos arrumar os vazamentos de óleo e não teve jeito. Foi limpo o respiro de óleo, feito tudo e nada disso ajudou. Então foi feito o teste de vazão de cilindro e deu BEM baixo, aí o mecânico falou que tava vazando compressão e sujando tudo de óleo.

O meu comando estava perfeito, o que comeu foi o próprio cabeçote, eu não sei os nomes direitos, tem uma foto que postei aqui, mas é onde o comando corre no cabeçote que comeu... Por isso comprei só o esqueleto do cabeçote, sem o comando e tal, os quais segundo a retífica estavam ok.

Aí estão as fotos de onde comeu:

http://imageshack.us/photo/my-images/854/img0002bf.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/24/img0001bq.jpg/

Que teste é esse de estanquiedade de válvulas? Tem que tirar cabeçote fora para fazer?? A vazão de cilindro foi feita antes de abrir o motor, e estavam baixos, mas mesmo assim não chegava a falhar o motor... Agora tem que estar ok. Esse teste de vazão do cilindro mede se alguma válvulas estiver com problema??? Porque aí mataríamos a charada toda...

Vou levar em mais 3 mecânicos agora pra ver o que eles falam ao vivo.

Que teste de merda que a retifica fez... então quer dizer que se entortar um pouco a valvula e vc girar o motor, se nao bater está Ok?

mata o cara que fez isso..
Existe teste pra ver se está OK. e não eh girando o motor nao ahahahha.

como eu disse acima, pede pra fazer o teste de vazão de cilindro!..

Ele eh feito assim.
Coloca o motor no ponto (1ºcilindro)
Tira todas as velas, e coloca o equipamento no buraco da primeira vela e taca pressão, acho que é pra dar em torno de 100 - 130psi .. abaixo disso está fora do normal.. até com 70 psi ja vi motor funcionar normal..

Depois de meia volta no motor e o 3º cilindro estará no ponto.. e faça a mesma coisa
depois mais meia volta e o 4º estará no ponto.. e depois o cilindro 2...

Nada de rodar a roda e ver se bate na valvula!!
Se a sede da valvula entortou um pouco... pouco mesmo, ja não veda legal e fica de putaria o carro hehe

Nãão, esse teste de girar é só para ver se o pistão pegaria na válvula e entortar. Fizeram isso antes de ligar o carro com aquele dente adiantado, para testar, na segunda vez que montaram. Isso para ver se acertaria o ponto. Isso foi só o teste para ver se não iria entortar a válvula ao ligar nesse ponto.

Esse teste de vazão checa se as válvulas estão vedando bem? Se está tudo certo mesmo?

O teste das válvulas dava pra fazer com o cabeçote fora, isso eh a retifica quem faz!

Quando está montado o unico jeito eh com esse equipamento, que seria teste de vazão de cilindro. pois ele testa a estanqueidade da válvula tbm...
por exemplo.
No teste se der abaixo voce vai ver se eh pelos anéis ou pelas valvulas.
Tira a mangueira do filtro do tbi e soca pressão la... se vazar é só ver se eh pela adm ou escape.. ou então pelos anéis..

Obs:
Uma vez com uma A3 180 eu penei pra por no ponto hein!

Tava osso.
Meu carro eu tiro e ponho sem errar.. agora o da 180 não sei o que tinha..

Você acertava o comando e o vira na posição, quando soltava o rolamento o comando corria um dente pra tras.. tive que tirar e por umas 4 vezes até acertar.

Pode ser isso que ngm percebeu tbm!

O teste das válvulas dava pra fazer com o cabeçote fora, isso eh a retifica quem faz!

Quando está montado o unico jeito eh com esse equipamento, que seria teste de vazão de cilindro. pois ele testa a estanqueidade da válvula tbm...
por exemplo.
No teste se der abaixo voce vai ver se eh pelos anéis ou pelas valvulas.
Tira a mangueira do filtro do tbi e soca pressão la... se vazar é só ver se eh pela adm ou escape.. ou então pelos anéis..

Então, foi feito um teste na retífica com o cabeçote fora, falaram que o cabeçote está vedando muito bem e deu 450. É esse teste que taes falando?

Esse teste de vazão eu não to entendendo muito bem. O teste que fizeram no meu carro antes da retífica foi apenas retirar 1 vela, e no lugar da vela colocar um compressímetro e tentar ligar o carro e ele mede a compressão, que deu bem abaixo na época.

Esse agora é socar pressão direto? É só chegar no mecânico e falar pra ele fazer o teste de vazão de compressão? Olha que aqui em floripa as oficinas são mais básicas...

Obs:
Uma vez com uma A3 180 eu penei pra por no ponto hein!

Tava osso.
Meu carro eu tiro e ponho sem errar.. agora o da 180 não sei o que tinha..

Você acertava o comando e o vira na posição, quando soltava o rolamento o comando correia um dente pra tras.. tive que tirar e por umas 4 vezes até acertar.

Pode ser isso que ngm percebeu tbm!

Opa,

Eles abriram uma vez pela tampa de válvulas com tudo montado para ver... A seta do escape estava exatamente na metade do quadrado na polia, a seta de admissão estava no canto do quadrado, como se tivesse metade da seta para fora do quadrado e metade dentro...

Vou levar nas 3 oficinas agora, e já retorno com a posição desses mecânicos...

Belezura

O comandos por dentro da tampa de válvulas nao tem erro.. se montar errado ele fica bem fora, mesmo que seja um dente apenas.

O meu problema foi fora, a polia de fora, tem uma marquinha pra alinhar com a tampa de válvulas, ali que eu nao tava conseguindo fazer casar certinho

Então, ali não casou exatamente... Gerou-se uma discussão nessa hora. Ficaram 4 mecânicos da retífica mais o meu discutindo. Porque olhando de frente para o motor com o capo aberto, no canto direito em baixo tem uma borracha com uma seta que usa para fazer o ponto junto com o volante do motor. Essa borracha dá até pra tirar e ele me mostrou na mão. Lá estava PERFEITAMENTE alinhado.

Já na polia de fora, com a tampa de válvulas ficava um pouquinho pro lado, mas pouquíssima coisa. Isso eles falando lá na hora, porque nem cheguei a ver, já que tinham 5 mecânicos ali argumentando. Mas falaram que era muito pouco que tava pro lado e que, segundo eles, nunca fica exatamente alinhado...

Aí para tirar a prova real eles usaram um relógio que mede a altura do pistão, algo assim, ali no lugar da vela...

Nesse teste deu que estava um ponto errado a correia do vira... Mas eles disseram que esse teste tem erro e tem que ir pelo que tá no volante do motor e na tampa de válvulas que tava muito próximo.

Será que esse muito próximo tava um dente errado???

Antes de sair agora para falar com os mecânicos, fui passar o VAG mais uma vez para garantir, já que andei uns 10 km com ele assim agora e lá só tinha dando uma volta no quarteirão para passar.

Foi registrado 2 novos erros...

VAG-COM Version: Release 311.2-N
Control Module Part Number: 06A 906 018 FC
Component and/or Version: 1,8l R4/5V MOTR HS V01
Software Coding: 04000
Work Shop Code: WSC 00000
2 Faults Found:
16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit
P0130 - 35-00 - -
17916 - Idle Control Sys: Upper Regulation Limit Reached
P1508 - 35-00 - -

Porém acho que a sonda lambda não tem qualquer problema... To achando que é algo relacionado ao ponto mesmo...

marioaoliva

Moderador
Então, foi feito um teste na retífica com o cabeçote fora, falaram que o cabeçote está vedando muito bem e deu 450. É esse teste que taes falando?

Esse teste de vazão eu não to entendendo muito bem. O teste que fizeram no meu carro antes da retífica foi apenas retirar 1 vela, e no lugar da vela colocar um compressímetro e tentar ligar o carro e ele mede a compressão, que deu bem abaixo na época.

Esse agora é socar pressão direto? É só chegar no mecânico e falar pra ele fazer o teste de vazão de compressão? Olha que aqui em floripa as oficinas são mais básicas...

Luciano,

O teste no cabeçote foi feito na retifica... Blz... Mas foi feito antes do POSSÍVEL erro do mecanico ao montar o carro a primeira vez... Se ele montou e socou uma valvula, somente o teste que o Rafa disse vai ter a certeza que as valvulas estão vedando mesmo...

chedid

Administrador
Antes de sair agora para falar com os mecânicos, fui passar o VAG mais uma vez para garantir, já que andei uns 10 km com ele assim agora e lá só tinha dando uma volta no quarteirão para passar.

Foi registrado 2 novos erros...

[font=Segoe UI']VAG-COM Version: Release 311.2-N[/font]
[font=Segoe UI']Control Module Part Number: 06A 906 018 FC [/font]
[font=Segoe UI'] Component and/or Version: 1,8l R4/5V MOTR HS V01[/font]
[font=Segoe UI'] Software Coding: 04000[/font]
[font=Segoe UI'] Work Shop Code: WSC 00000[/font]
[font=Segoe UI']2 Faults Found:[/font]
[font=Segoe UI']16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit[/font]
[font=Segoe UI'] P0130 - 35-00 - -[/font]
[font=Segoe UI']17916 - Idle Control Sys: Upper Regulation Limit Reached[/font]
[font=Segoe UI'] P1508 - 35-00 - -[/font]

[font=Segoe UI']Porém acho que a sonda lambda não tem qualquer problema... To achando que é algo relacionado ao ponto mesmo...[/font]
também acho que é erro consequente... mas as vezes pode ser dois defeitos... quem sabe acertaram o ponto e agora tá aparecendo outro defeito?

Pois então..
Ele não fica 100% alinhado na montagem.. fica digamos que 99%!

Depois que montou, de umas 2 .. 3 voltas completas no motor e veja se ainda está no ponto.. no caso dessa audi saia toda hra, pq na hra da montagem eu estava com dificuldade pra alinhar o maldito tracinho na tampa de valvulas hehe

É exatamente isso que o mario falou,
O cabeçote veio zero da retifica, mas se o primeiro mecanico cagou em bater nas valvulas ou algo parecido ja ferrou tudo. Nem o mackgaiver vai arrumar sem tirar o cabeçote fora hehe

marioaoliva

Moderador
É exatamente isso que o mario falou,
O cabeçote veio zero da retifica, mas se o primeiro mecanico cagou em bater nas valvulas ou algo parecido ja ferrou tudo. Nem o mackgaiver vai arrumar sem tirar o cabeçote fora hehe

Se ele fosse de Sampa tiravamos o cabeçote... Só pra ter certeza o que foi feito de merda... Mas se foi o pistão que bateu, vai ter marca nele... Certo Produção?