Upgrade a3 8l 150 com k16

Fala pessoal, blz?!
Acabei de fazer um up no meu a3 2001 150cv manual e irei compartilhar alguns detalhes desse up assim como seus resultados práticos logo que o carro for acertado pelo nosso amigo Overspeed.
A parte mecânica está completa(acredito eu), faltando apenas o remap que irei agendar com o Overspeed assim que for possível.

Vamos lá, aqui segue a lista dos itens instalados, salvo alguns pormenores como adaptações e peças estragadas que necessitaram ser trocadas.
Turbina: k16borgwarner com caixa quente saída apl.
Coletor: Tma03 da Spa
Filtro Cônico K&N modelo: rg1001
Velas: Irridium Brk7eix
Bicos Green Giant 42lbs bosch modelo: 0 280 155 968
Bomba: gasolina 9bar da dinâmica
Fmic Spa modelo: Intercooler ar/ar 550x140x68,5mm com colméia tipo Delta & fin (NTSI10)
Pressurização: Spa com adaptações
Dosador regulável Spa modelo: VLRPF204
Windband Odg com sonda bosch l.s.u 4.2 n.p. 0 258 007 351
Dowpipe de 2,5pol e escape todo em 2,5 sem catalisador, sem intermediário e com o abafador original na ponta
Embreagem preparada feita pela Ancona
O carro já possui semi eixo do Golf e suspensão preparada.
Obs: N75 foi desligada, então acredito que o acerto de pressão seja feito direto na wastegate da turbina(não sei se é feito assim mesmo).

Bom, espero que no futuro esse tópico possa ajudar as pessoas que assim como eu vêm até aqui em busca de conhecimento e informações sobre nossas máquinas, então, assim que tudo estiver pronto e o carro for acertado, acredito que o Overspeed poste os resultados do dyno.
Vamos ver o que vai dar

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Essas eu tirei faz tempo, depois tiro uma de como fico o motor.

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Tezotto disse:
Dica: Deixe a N75 pilotando a wastegate.... o ganho de torque é incrível!!!!
Essa para mim é novidade, será que você poderia me explicar como isso ocorreria, pq eu não manjo muito.
Eu realmente gostaria de deixar, mas como o carro já foi montado sem a adaptação na parte da pressurização para possibilitar o uso dela, então que venha pressão direto, isso não me incomoda, mas agora quero entender essa questão de torque que você está dizendo aí, se você poder me explicar mais alguns detalhes eu agradeceria.
Obrigado.

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com a N75 você vai ter a função de overboost, ou seja, em momentos de aceleração a pressão sobe um pouco mais e depois estabiliza... coisa que não acontece com o ajuste direto na WG
 

Tiagobel

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@[member="fstenaglia"]

Você já instalou a K16 no carro? Precisou mudar a posição original da caixa fria pra fazer a pressurização?
Estou pensando em fazer um upgrade pra K16 e vou acompanhar o seu tópico.

Abraço.
 
victorarrabal disse:
com a N75 você vai ter a função de overboost, ou seja, em momentos de aceleração a pressão sobe um pouco mais e depois estabiliza... coisa que não acontece com o ajuste direto na WG
Putz, isso faz todo sentido, não havia pensando nisso.
Como faço para coloca-la de novo, seria muito difícil??
Se eu puxar uma mangueira da wastegate até a n75 e puxar outra mangueira da própria caixa fria da turbina para a n75 ela já voltaria a funcionar??
 
Tiagobel disse:
@[member="fstenaglia"]

Você já instalou a K16 no carro? Precisou mudar a posição original da caixa fria pra fazer a pressurização?
Estou pensando em fazer um upgrade pra K16 e vou acompanhar o seu tópico.

Abraço.
Já está instalada e o carro está andando com os bicos originais até fazer o acerto.
Sim, teve que ser invertida a caixa fria, a turbina fica próxima a roda do passageiro e a wastegate dela fica a dois fios de cabelo de pegar no semi eixo, mas felizmente não pega.
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Futuramente coloco um mangote de silicone antes do maf

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Tiagobel

Membro
Show! Valeu pelas fotos.

Como ficou a pressurização da turbina até o intercooler?

Outra dúvida que eu tenho: como é feito para isolar a linha de água da turbina original? Vai um tampão no bloco do motor anulando a passagem ou liga-se a mangueira que ia para a turbina direto no bloco?
 
Tiagobel disse:
Show! Valeu pelas fotos.

Como ficou a pressurização da turbina até o intercooler?

Outra dúvida que eu tenho: como é feito para isolar a linha de água da turbina original? Vai um tampão no bloco do motor anulando a passagem ou liga-se a mangueira que ia para a turbina direto no bloco?
A pressurização da turbina para o intercooler foi feito com mangotes e tubos dobrados em loja de escapamento. Eu mesmo fiz, retirei o pancake tb, mas ainda precisa ser feitos ajustes para não ficar forçando o parachoque, enfim, ainda não está legal.

A parte da refrigeração da turbina eu não sei te dizer agora, mas quando ver meu amigo que fez a instalação eu pergunto para ele e te digo.

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Pessoal, como faço para religar a n75??
Sei que são 3 tubinho e um conector. O conector é fácil, agora queria saber o que vai aonde e de onde vem cada mangueira para conecta na n75.

Uma eu sei que viria do niple da wastegate, as outras duas eu suponho que uma venha da parte da pressurização e a outra fique apenas aberta, isso tá certo?? Na mangueira da pressurização, posso conecta ela no niple que tem na caixa fria da turbina, aquele mesmo que vem uma mangueira conectada até a wastegate, como mostra a foto.
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Se for isso é mole, mas a experiência me diz que nesse carro nada é tão simples assim, então por favor me ajudem. Obrigado

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Tiagobel

Membro
Exatamente isso. A N75 intercepta a ligação entre a pressurização e a wastegate, fazendo um "bypass" para controlar a abertura da wastegate.
N75.jpg


Na ilustração, a ponta verde vem da pressurização, a cinza vai para a wastegate e a rosa vai para o inlet, antes da turbina.
 
Tiagobel disse:
Exatamente isso. A N75 intercepta a ligação entre a pressurização e a wastegate, fazendo um "bypass" para controlar a abertura da wastegate.
N75.jpg


Na ilustração, a ponta verde vem da pressurização, a cinza vai para a wastegate e a rosa vai para o inlet, antes da turbina.
Valeu, obrigado por explicar.
A parte rosa necessariamente deve ficar conectada na tubulação do inlet ou eu posso deixar sem nada??
Qual seria a utilidade de instala-la no inlet, seria por conta do filtro de ar?? Pq adaptar ela no meu inlet acho que daria muito trabalho.
E tem mais, ela(a n75) vai ficar um pouco distante da wastegate, e acredito que isso possa dar diferença, é isso mesmo, tem algum problema fazer assim??

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Tiagobel

Membro
Pode deixar a saída da N75 aberta, não tem problema.
Originalmente a tubulação da N75 já é bem longa. No seu caso, o comprimento das mangueiras deve ficar até menor que o original.
 
Agora estou refazendo a pressurização do intercooler pq acertei o carro com o Overspeed mas na primeira puxada na rua a pressurização pulou para fora.
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Mais tarde posto os resultados do acerto.

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Amigo, parabens pelo projeto.
Vai ficar top com o acerto!
Meu intercooler é igual o seu, mas agora tenho um conselho. Tenta diminuir o tamanho da pressurização azul e fazer em tubo de aço ali perto da alma do carro.
O meu estava igual ao seu mas com o tempo de ficar encostanto na alma ela rasga a mangueira.
 
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