[Tutorial] Atualizar GPS Original Sportback (e outros)

alphonsus

Membro
Boa noite senhores,

Depois de muito tempo pesquisar sobre o funcionamento da central original do Sportback, finalmente achei conteúdo suficiente para poder atualizar o GPS e poder compartilhar um pouco dessa informação. Achei muita informação espalhada e vou tentar aqui relatar passo-a-passo como atualizar os mapas. Esse modelo de central (especificamente é da Clarion - NX700B) também equipa outras marcas como Mitsubishi (L200 p. ex.).

Todos os links e arquivos necessários foram retirados do site GPSPOINT, especificamente desse tópico (http://www.gpspoint.com.br/forum/64-central-multimidia/192154?start=240). No momento não tenho um servidor para upar os arquivos mas tudo o que for preciso está contido nesse tópico ou no link a cima passado como referência (e créditos). Vamos ao que interessa:

1) Fazer backup dos dados originais da central: para continuar, precisa de um cartão SD de pelo menos 1GB (tanto para backup quanto para upar os novos arquivos). Baixe o arquivo update_tool.zip (http://www.clarion.com/us/en/support/software/NX_Series/NX700/index.html) e extraia seu conteúdo na raiz do cartão SD formatado (ao formatar utilizar o sistema de arquivos FAT32). Ou seja, depois de extraído os arquivos, ao acessar o cartão você deverá ver duas pastas, blackbox e backup. Na paste blackbox, teremos 3 arquivos: auto.exe, auto.exe.id e info.ini. Abra o arquivo info.ini (bloco de notas) e sobrescreva com o código abaixo:

[MAIN]
TITLE=Clarion Installer
PRODUCT_NO=~~pART.nUM~~SKU~~

COPY_FROM_DIR=\my flash disk\
COPY_TO_DIR=\Storage Card\BKP Geral\

Salve o arquivo, retire o cartão e coloque-o na central. Durante o procedimento você deve deixar na tela do GPS pois caso contrário não verá o progresso de backup. Quando finalizar, você verá a imagem abaixo, o qual indica para retirar o cartão:
2-3.jpg

Depois de retirado o cartão da central, copie todos os arquivos para o seu computador. E pronto, você tem uma cópia caso algo dê errado rsrsrs. Se você for curioso o suficiente verá que além de copiado os dados do GPS também foi copiado os arquivos do Bluetooth.

2) Preparar o cartão SD para receber os mapas: agora baixe as quatro partes abaixo a qual contém a estrutura e os dados do GPS com mapas 2013 (Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai) mais radares.
Feito o download das partes acima, descompactar (senha: jackalope) e jogar os arquivos da paste NX700B na raiz do SD (formate-o novamente para poder usar). Ao abrir o SD você deverá ver de cara 4 pastas e 1 arquivo (backup, BLACKBOX, clarion,crack e device.nng respectivamente). Uma vez com o cartão montado é só jogar na central novamente (deixar na tela do GPS) e aguardar até aparecer na tela que foi atualizado e para retirar o cartão. Em geral leva uns 15 minutos para toda essa atualização. Ligue e desligue a ignição e pronto, seu GPS estará atualizado com mapas e radares 2013 (mas estamos em 2016...)

3) Atualizar com mapas 2016 e radares também: os arquivos a cima contemplam mapas de 2013 bem como radares. Mas como estamos em 2016, por que não atualizar mais? Os mapas são da base TeleAtlas, atualmente conhecidos como TomTom. Nesse fórum (http://www.navitotal.com/maps-buildings-dem-poi-f82/brazil-here-2016-t18874.html) temos os mapas de 2016. Então vamos usar:
  • De posse do cartão SD com os arquivos do passo anterior, precisamos apenas "copiar-e-colar" os arquivos mais novos em seus devidos lugares para que funcione. Sendo assim, faça download do mapa 2016 acima (precisa cadastrar no fórum - free - para ter acesso ao link) e descompacte os arquivos em uma pasta;
  • os arquivos de extensão *.3dc e *.3dl devem ir para a pasta do SD X:\BLACKBOX\BACKUP\CONTENT\BUILDING
  • os arquivos de extensão *.fbl, *.fda, *.fjv e *.fsp devem ir para a pasta do SD X:\BLACKBOX\BACKUP\CONTENT\MAP
  • o arquivo de extensão *.ph deve ir para a pasta do SD X:\BLACKBOX\BACKUP\CONTENT\PHONEME
  • os arquivos de extensão *.poi devem ir para a pasta do SD X:\BLACKBOX\BACKUP\CONTENT\POI
  • visitar o http://maparadar.com/ e "exportar pontos de alerta" (formato IGO Primo). Será salvo um arquivo *.txt com todos os radares do país. Renomeie o arquivo para speedcam.txt e mova para a pasta X:\BLACKBOX\BACKUP\CONTENT\speedcam
  • Em cada uma das pastas acima eu deletei os arquivos do antigos e deixei os novos apenas (inclusive retirei dos outros países pois não achei necessário).
Feito isso, seu cartão SD estará preparado. Inserir na central, ir para a tela do GPS e aguardar atualizar. Quando terminar, será pedido para retirar o cartão. Ligue e desligue a ignição e pronto, seu GPS estará atualizado com mapas e radares 2016!

Considerações finais: os créditos ficam aos autores dos posts linkados acima por todo trabalho e empenho ao disponibilizar o material. Eu tentei ser o mais detalhista possível ao reunir tudo em um tópico só mas algumas "coisas" as quais descrevo trivialmente pode gerar alguma dúvida. Tentarei dar suporte caso alguma parte não esteja tão detalhada.

Caso alguém conheça algum servidor gratuito, posso disponibilizar os arquivos para o SD prontos a serem copiados. Esse tutorial é basicamente descarregar os arquivos no SD e colocar na central. Simples!

[]'s :eek:k: :eek:k:
 
Topo