Turbinas - Familias K14 K16 e K24

overspeed

Comerciante
Semana passada fui na HZL e conversei muito com o Homero, antigamente todas estas familias ai em cima tinham diversos tamanhos, segundo ele a alguns anos a KKK começou um processo de simplificação das aplicações (pelo menos no Brasil aonde só existe a linha diesel).

K14, algumas tem o rotor frio do mesmo tamanho das K03 e eixo maior, ou seja pegada um pouco prejudicada e pouca melhoria na potência máxima (praticamente apenas permite usar mais pressão, mas nao rende mais com a mesma pressão pois o rotor é igual).

Existem com rotor frio maior, mas pouca coisa... indicada pra quem tem por exemplo m A4 ou Passat e quer o máximo de torque intermediário, mas ganho de potência são limitados...creio que tire uns 240~250cv com 1,5bar.

K16 hoje em dia só tem um modelo de rotor e eixo, muda-se apenas as carcaças quentes com pé T2 ou T3 e pé (snme pé 5 ou 7) assim vc tem maior ou menor backpressure e melhora pegada ou potencia final (por ter escape mais livre)...

K24 a mesma coisa, só existe hoje um modelo de rotor e eixo, e mudam apenas as carcaças.

freple

Membro
será q valeria mencionar nesse tópico as possibilidades de se montar "híbridas" c/ essas mencionadas pelo over?

.....confesso q não sei até q ponto vale à pena investir nesse tipo de up na turba....ao meu ver só se for pra manter o inlet pipe Autobahn q já comprei e instalei....hehehee...ai eu pensaria no caso!!!

SNME o guegué fez algo assim na turba do S3 dele...

Guegué

Novato
É Freple, mas nao testei ainda hahahaha

carcaça fria K16 sem refluxo + conjunto rotativo K16 + carcaça quente K04-022 feita pela HZL.

o carro tem Intake 3" + DP original + escapamento 2,5 livre apenas com abafador OEM na ponta.

Mantive o DP original, q vendo conversas, em fórum aqui e vortex, parecia q o OEM era melhor que o aftermarket nesse caso.

Confesso q estou muito curioso!! ainda nao vi nenhum carro com essa turbina e n sei o q esperar. Mas no meu caso Freple, eu mantive ela e nao troquei por uma K16 logo pq queria coletor e pressurização original.

abs