Turbina incandescente!

Depois de rodar um pouco com o carro, reparo que ás vezes a turbina fica vermelha, incandescente!!! Isso é normal?? Dá um medo ver ela brilhar desse jeito...
Lembrando que eu ando devagar, sem dar pau no carro e mesmo assim ela esquenta..

abraço!

O meu fica tipo esse do vídeo..
Quando senta o pé, é de se esperar que fique assim, mas mesmo andando de boa ela esquenta desse jeito! Vira um ótimo lugar pra acender um cigarro caso o acendedor estrague hehehe

parei à noite na garagem e abri o capo para colocar a capa da bateria, e como tava escuro percebi alguma coisa brilhando da parte de trás do motor. me assustei quando vi que era a turbina, vermelhinha!

kkkkkkkkkk,eh bom espera 1 mim antes de desliga o carro quando for corre...pra dar tempo dela esfriar..

vo tenta fazer com a minha ai te falo kkk

gabrielm

Novato
bem isso que o propeole2 disse ja ouvi tambem de outros donos de carros turbo... eu sempre dou um tempinho parado em P antes de desligar o motor. assim com ligar. dizem que tem que dar um tempinho antes de bater o arranque. bem eu faço isso. acho que mal não vai fazer;

vou reparar como fica a turba do meu argolas quando chegar em casa hoje.

off: quando eu peguei o carro o dono da loja disse que tinha ido até outra cidade aqui num outro a3 e que chegando la nao tinha mais freio quase. diz ele que os discos chegaram a ficar vermelho....isso pode acontecer tambem?

della

Membro
gabrielm disse:
bem isso que o propeole2 disse ja ouvi tambem de outros donos de carros turbo... eu sempre dou um tempinho parado em P antes de desligar o motor. assim com ligar. dizem que tem que dar um tempinho antes de bater o arranque. bem eu faço isso. acho que mal não vai fazer;

vou reparar como fica a turba do meu argolas quando chegar em casa hoje.

off: quando eu peguei o carro o dono da loja disse que tinha ido até outra cidade aqui num outro a3 e que chegando la nao tinha mais freio quase. diz ele que os discos chegaram a ficar vermelho....isso pode acontecer tambem?

Com certeza!

Dia desses eu fiz uma tocada mais esportiva na estrada e abusei bastante do freio, depois de um tempo foi notória a perda de eficiência.
Os freios OEM do A3 não são páreo para a potência que o motor entrega, não em uma condução mais esportiva... É comum ver ups de freio nos A3, especialmente nos que têm alguns pôneis malditos a mais...

Estou com um jogo de pastilhas green para instalar nele...

paulobeto

Membro
os freios do A3 na minha opinião foram subdimensionados desde a primeira versão. Até para um 150CV original acho os discos muito ruins, imagina com chip e outras coisitas .... Todos A3 que tive tinha um péssimo sistema de freio, fadiga muito fácil e não proporciona segurança.

Qto a turbina ficar vermelha .. isso nunca pode acontecer.

Com certeza deve ter obstrução na linha de água que vai para a turba, eu mesmo já judiei bastante das pequenas K03 mas nunca a ponto de ficar assim.... ou a mesma tá girando demais, muita pressão ...

A3runner

Novato
Pessoal,

vamos esclarecer uma coisa, os freios de carros de rua não foram desenvolvidos para uma tocada esportiva com acelerações e frenages vigorosas sequenciais, o que acontece é q eu o sistema não tem uma dissipação de calor eficiente para pista.... e o que voces sentem durante uma tocada mais nervosa é a dilatação do sistema que reflete em uma ineficiencia do sistema, ao inves da força do pedal comprimir o fluido direto para os pistões da pinça do freio as mangueiras aquecidas dilatam e "roubam" trabalho na frenagem, reduzindo eficiencia.

Uma solução anterior à troca de pinças e discos é a instalação de aeroquips, que é a substituição das mangueiras por uma tubulação que tem uma resistencia muito maior à dilatação mesmo em altas temperaturas.

Vale a dica pra um Up de freios

abrax.

della

Membro
A3runner,

Falou bem, porém não estamos falando de pista não. Os freios do A3 são ruins mesmo para uso urbano, em caso de frenagens sequentes, como por exemplo em descida de serras, é notória a perda de eficiência. É claro que uma condução mais esportiva resulta em superaquecimento do sistema, daí, basta o bom senso pra saber que a "culpa" é do piloto e não do freio, porém os freios do A3 entregam os pontos com relativa facilidade em uso urbano.

paulobeto

Membro
ruins não, péssimos.
Tive carros de outras marcas que tambem andavam bem e tinha sistema de freio bem eficiente até em condições extremas...

Bem vou dar uma olhada então, pq a turbina estava esquentando mesmo andando devagar com o carro. Estranhamente isso parou essa semana, mas não custa nada verificar o que tá acontecendo.

Eu tive um 206 que ficou soltando faísca do disco depois de umas pembas que dei nele. Nada seguro, mas um espetáculo lindo de se ver...
No dia seguinte comprei discos e pastilhas novas.

Obrigado pelas ajudas!

G3ORG3

Membro
Pessoal, a respeito dos freios, (não entendo NADA), alguém poderia dar uma dica de como melhorar o sistema de freios do A3? (peças, preços...)

paulobeto

Membro
G3ORG3 disse:
Pessoal, a respeito dos freios, (não entendo NADA), alguém poderia dar uma dica de como melhorar o sistema de freios do A3? (peças, preços...)

www.powerbreaks.com.br - Liga lá e fala com o Gustavo ou com o Sergio (dono).

Uso a 3 anos e recomendo.
Vc pode colocar discos simples de aço carbono+pastilha green mantenho o mesmo diametro atual + pastilha modelo green e sai com preço em conta ou então comprar o Kit upgrade com disco dianteiro 312mm, pinças, pastilhas green ...etc

O importante é melhorar o disco/pastilha dianteiro ... depois se quiser o traseiro.

Jordaum

Aro 99
O sistema de freio do A3 é fácil melhorar, quem tem 180 chipado já compensa fazer um up simples.

Como o Paulobeto falou, a PowerBreaks vende os discos de 312mm c/ cavaletes, ai é só colocar uma pastilha boa. Gosto muito da Hawk Ceramic pq não suja muito a roda. Mas é bom colocar também um fluido de freio bom, pois faz muita diferença.

O freio traseiro do A3 é muito ruim também, se quiser gastar mais um pouquinho compensa comprar um kit do S3/TT q vem com disco ventilado. Na verdade é melhor comprar somente as pinças e cavaletes e comprar os discos dianteiros do Fox, que são os mesmos traseiros do S3, e sai mais barato.

É difícil achar um conjunto desse a venda, mas sai na faixa de 1,2 a 1,5k (Vendi semana passa 1 kit desse q tinha de bobeira aqui.)

Mas sobre freio, o mais importante é: O que para o carro é pneu, os freios somente freiam as rodas :)

[]s,

RafaPR

Consultor Técnico
Um outro detalhe que pode tar fazendo a turbina do amigo ficar incandescente sem judiar do carro: verifique se o teu catalisador não está entupido! Com quantos KM tá seu carro?