Tudo sobre Cambio automático (tópicos mesclados)

Serious

Novato
Caixa automática
depende a caixa

Eu entendo por sofrimento próprio do 01m,
seguinte...

Método utilizado por empresas de caixa automática pra regular o nível do óleo do audi automatico 01m, audi,passat, bora, etc..
1-Levanta o carro no eleva car
2-Abre a tampa superior da caixa de adição de oleo de cambio automatico, soh apertar a presilha de plastico na tampa laranja/vermelha e puxar pra cima. Sai fácil.
3-O carter de oleo da caixa tem 2 parafusos de carter, um interno e outro externo. abre o primeiro de baixa externo *só a titulo de explicação o outro fica dentro, precisa abrir o externo, pra usar uma chave TORK para abrir interno, acho que era a chave 6. Mas neste caso tu não abre o interno , apenas abre o externo.
**Detalhe, se teu filtro estiver mal conectado, ao abrir vai vazar muito oleo, se o anel retentor de borracha do filtro estiver rachado tambem vaza oleo, caso contrario cai apenas uns 100, 200ml no máximo e isto é considerado normal.
4-Ligar o carro na posição D. (Não acelerar).
5-Ir adicionando óleo até começar a tracionar as rodas do carro (este estará no eleva car).
6-Quando tracionar, adicionar mais 500ml.
7-Fechar parafuso externo do carter
8-Fechar tampa de adição de oleo da caixa.

Pronto.

Espero não ter assustado , mas é este procedimento
Parece complicado , mas é Simples.

Caixas 7, CarBASE Audi , várias fazem isto exatamente assim.

Não adianta baixar o óleo e ir adicionando por numero de litros, porque fica vários litros ficam dentro do conversor de torque. E tambem nao adianta tentar colocar alguma vareta onde fica a entrada de oleo, ou pelo suspiro porque logo embaixo tem um flat cable eletrônico do corpo de valvulas, corre o risco de colocar uma vareta e rasgar este cabo que parece uma pedaço de papel com várias vias elétricas que fica mergulhado no óleo da baixa em cima do filtro de oleto dentro do carter.

No câmbio TIPTRONIC, Não faço menor ideia , mas sei que tem uma vareta simples pra medir o nível do oleo
"Que inveja"

é isso pessoal , flw!

Serious

Novato
Se tu nao quiser se arriscar a fazer vai numa empresa de caixa de transmissão, eles fazem é rápido e fazem na hora.

Kitsune

Membro
Serious,

Mas a abertura de acesso ao óleo é embaixo do carro? Ou tem acesso pelo cofre? Como você vai colocar o óleo lá se ele "vaza" pra baixo? hehe

Serious

Novato
Para adicionar óleo da caixa, tu vai ver na propria caixa na frente virada pro radiador pro carro um cano e uma tampa (laranja ou vermelha , depende ano e idade da tampa) com uma presilha de plastico.

O carter da caixa automatica são 2 carter , 1 do proprio carter externo e outro interno do filtro, então abrindo ali não sai todo óleo , como comentei , soh um pouco .

Tu vai abrir parafuso externo e lá dentro tu coloca uma chave tork que tu acha o parafuso do carter interno entende. Tem que abrir apenas o externo, vai vazar um pouco , tipo uns 200, 300ml e logo vai parar.

Cara, sem vácuo é impossivel trocar todo óleo da caixa, muita coisa fica nas solenóides, corpo de válvulas e principalmente dentro do conversor de torque.

http://www.brasilautomatico.com.br/raiox_01m.htm

Querendo saber exatamente quando óleo vai:
Câmbio VW01M(todos150cv) DEXRON IIEnhanced ou III 6,5 LITROS

Mas tu nunca vai conseguir colocar 6,5 nem a vácuo entende, sempre fica um resido dentro, só abrindo a caixa valendo. Por isto tem a técnica pra completar.

Lembrando novamente , que tambem tem um outro parafuso no diferencial mais pro lado do motorista que é o diferencial , tem que trocar o óleo tambem, uma vez na vida. Este o parafuso para troca e adição é o mesmo , só por baixo , por bombeamento.

NOTA: AS TRANSMISSÕES VOLKSWAGEN / AUDI POSSUEM FLUIDO DE DIFERENCIAL SEPARADO, SENDO UTILIZADO 0,82 LITROS DE FLUIDO SINTÉTICO 70W80

**Último detalhe, esta caixa tem uma proteção , se esta estiver com o flúido baixo, o carro simplismente não anda. o sugador da bomba fica na parte superior, então com o óleo tipo, meio litro a menos do normal , ele simplismente nem anda, fica parado.
Daí é simples , adicionar meros de 500 em 500ml até andar, ou ir naquela explicação que dei aí em cima.
E eu tenho certeza disto , ja aconteceu comigo.
O primeiro sintoma quando o óleo da caixa 01m esta ficando baixo é numa curva tu manter o pé no acelerador sem tirar ou apertar e o giro do carro subir, ou, numa lomba, com o pé igual , proporcional , sem grandes pisadas , o giro , subir e quando voltar da um tranque na rodas, tipo cantar pneu.

Sinal que tem algo errado.

Espero ter ajudado pessoal,qualquer coisa as ordens!

edblfi

Membro
Serious, o meu é um 2003 1.8 T 150Cv. , o óleo correto não seria o Pentosim ATF-1 ? É bom trocar o filtro juntamento com o óleo?

Northon

Membro
Serious disse:
Para adicionar óleo da caixa, tu vai ver na propria caixa na frente virada pro radiador pro carro um cano e uma tampa (laranja ou vermelha , depende ano e idade da tampa) com uma presilha de plastico.

O carter da caixa automatica são 2 carter , 1 do proprio carter externo e outro interno do filtro, então abrindo ali não sai todo óleo , como comentei , soh um pouco .

Tu vai abrir parafuso externo e lá dentro tu coloca uma chave tork que tu acha o parafuso do carter interno entende. Tem que abrir apenas o externo, vai vazar um pouco , tipo uns 200, 300ml e logo vai parar.

Cara, sem vácuo é impossivel trocar todo óleo da caixa, muita coisa fica nas solenóides, corpo de válvulas e principalmente dentro do conversor de torque.

http://www.brasilautomatico.com.br/raiox_01m.htm

Querendo saber exatamente quando óleo vai:
Câmbio VW01M(todos150cv) DEXRON IIEnhanced ou III 6,5 LITROS

Mas tu nunca vai conseguir colocar 6,5 nem a vácuo entende, sempre fica um resido dentro, só abrindo a caixa valendo. Por isto tem a técnica pra completar.

Lembrando novamente , que tambem tem um outro parafuso no diferencial mais pro lado do motorista que é o diferencial , tem que trocar o óleo tambem, uma vez na vida. Este o parafuso para troca e adição é o mesmo , só por baixo , por bombeamento.

NOTA: AS TRANSMISSÕES VOLKSWAGEN / AUDI POSSUEM FLUIDO DE DIFERENCIAL SEPARADO, SENDO UTILIZADO 0,82 LITROS DE FLUIDO SINTÉTICO 70W80

**Último detalhe, esta caixa tem uma proteção , se esta estiver com o flúido baixo, o carro simplismente não anda. o sugador da bomba fica na parte superior, então com o óleo tipo, meio litro a menos do normal , ele simplismente nem anda, fica parado.
Daí é simples , adicionar meros de 500 em 500ml até andar, ou ir naquela explicação que dei aí em cima.
E eu tenho certeza disto , ja aconteceu comigo.
O primeiro sintoma quando o óleo da caixa 01m esta ficando baixo é numa curva tu manter o pé no acelerador sem tirar ou apertar e o giro do carro subir, ou, numa lomba, com o pé igual , proporcional , sem grandes pisadas , o giro , subir e quando voltar da um tranque na rodas, tipo cantar pneu.

Sinal que tem algo errado.

Espero ter ajudado pessoal,qualquer coisa as ordens!

o sintoma que o serious descreveu é oq eu tinha no meu, mas acontecia só qdo estava frio

troquei oleo, só soltando o filtro e o corpo de valvulas e foram 4 litros, faz 6 meses e tá 100% :D

summer

Novato
Meu carro, quando esta frio o motor, ao reduzir uma marcha em subida por exemplo, da um tranco!!
Seria esse o sintoma relato no topico?
Fiquei na duvida!!

JulioLock

Novato
summer disse:
Meu carro, quando esta frio o motor, ao reduzir uma marcha em subida por exemplo, da um tranco!!
Fiquei na duvida!!
o meu TBM esta assim quando ta frio, e o carro fica bem fraco quando esta frio a ponto de quase nao subir a rampa da garagem onde eu guardo o carro q é bem inclinada. Sera que essa é a solução do meu problema???? quanto custa o litro desse oleo?
Valew Galeraa

JulioLock

Novato
mais Galera qual é o oleo correto; DEXRON IIE ou PENTOSIN ATF1??? devo gastar qtos litros de oleo mais ou menos?? VLWW
Vamos Dar um UP nesse topico q esclarece duvida de muita gente ai.

Northon

Membro
JulioLock disse:
summer disse:
Fiquei na duvida!!
o meu TBM esta assim quando ta frio, e o carro fica bem fraco quando esta frio a ponto de quase nao subir a rampa da garagem onde eu guardo o carro q é bem inclinada. Sera que essa é a solução do meu problema???? quanto custa o litro desse oleo?
Valew Galeraa

provavelmente sim, nunca peguei rampa logo cedo, mas é complicado, ele desengata e logo engata denovo, bem "seco"...

procura nos meus posts q eu descrevi bem como solucionei, usei oleo ESSO e o pentosin atf pode ser usado também, já o dexron não pode

troca filtro e blz

JulioLock

Novato
To estudando bem o assunto, vou levar o carro no meu mecanico, esse oleo se acha facil pra comprar? vi que tem esse da Esso que é bom e mais barato q o pentosin. ou qualquer Dexron III?
Vlw esse topico ta ajudando muito

Jordaum

Aro 99
Audi A3 1.8T 180cv, Tiptronic, blindado.

A uns tempos venho notando um certo comportamento estranho na caixa, nas trocas de marchas. O problema é o seguinte: Quando frio, ele sai em primeira, muda para 2 e depois estica o giro e pula direto para a 4ª. Depois de quente, o problema some.

Hj resolvi fuçar e olhem só o que achei...

http://forums.vwvortex.com/showthre...T-Jetta-not-shifting-gears-from-1st-when-cold

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?1474034-Automatic-Transmission-DIY\FAQ

Neste tópico do Vortex tem esquemas eletricos e hidraulicos de funcionamento das Tiptronic, part number das solenoides da caixa e sites que vendem tanto to oleo com um preço BEM mais em conta que aqui no BR como as peças.

Espero ajudar aos amigos que, apesar de pensarem como eu em trocar tudo pelo cambio manual, sempre acreditaram que não era possível não haver solução....

Link para o kit de solenoides completo:

http://cobratransmission.com/index....fo&cPath=1_945_947_978_987&products_id=803021

Retirado do VWGC (FORNAZARI)

Northon

Membro
JulioLock disse:
To estudando bem o assunto, vou levar o carro no meu mecanico, esse oleo se acha facil pra comprar? vi que tem esse da Esso que é bom e mais barato q o pentosin. ou qualquer Dexron III?

já disse que DEXRON não pode, não leu meu topic?

JulioLock

Novato
cerealk disse:
JulioLock disse:

já disse que DEXRON não pode, não leu meu topic?

Li sim, ajudou muito tbm, onde encontro esse oleo da Esso ou o pentosin a venda?? Vlw pendei q DEXRON 3 era sintetico tbm diferente do DEXRON 2. Flw

Morato

Novato
O Oléo esso eu vi no mercado livre por 55 o litro.
Alguém sabe o preço do filtro?
E alguém que troque aqui em Brasília?