Trocando o sensor de temperatura de água

Carlinho

Consultor Técnico
1.8TWolfsberg disse:
Edit: I added this to my site with other DIYs which can be found here:
http://www.anthonydanna.com/vw/tempsender.htm

The following fault code was causing my CEL to come on. I would clear the code using my VAG-COM but it would come back within a short period of time.

17704 – Error in Mapped Cooling System (usually temp sensor or thermostat)
P1296 – 35-00 - -

I went to the dealer and purchased the updated temperature sender (green-top) for about $13 with a new O-ring ($2)

tpsenders.jpg



OLD -Temperature Sender (Black)
Part#: J78-919-501C


NEW/Updated - Temperature Sender (Green)
Part#: 059-919-501A
O-Ring
Part#: N90316802
Retaining Clip
Part#: 032-121-142


Tools Needed:
Flat-head screwdriver
Before beginning this procedure, ensure you allow your engine to completely cool down. The system is pressured and if you remove your temperature sender while it is still hot, coolant will spray out and potentially cause severe burns.
WARNING: This procedure was performed on my 2001 Volkswagen Jetta 1.8T. I cannot gaurantee this will work on your vehicle. Work at your own risk. It took me about 5-10 minutes to complete this.



Step#1: Remove the upper and lower engine covers to allow easy access of the temperature sender.


Step #2: Remove the retaining clip that secures the temperature sender in place. Slide the pick into the small portion of the clip that can be seen. (between the plastic housing and edge of retaining clip). Pull the clip straight out with minimal force.
tpsremove.jpg



Step#3: With the clip removed pull the temperature sender out. Unplug the 4-pin harness.
tpslocation.JPG

retainclip.JPG



Step#4: Plug the new temperature sender (green) into the 4-pin harness.


Step#5: Insert the new sender and be sure to press it in firmly.
tpsinstallJPG



Step#6: Slide the retaining clip and ensure it is securely seated.


Step#7: Install the upper and lower engine covers.

That’s it! If you have any questions feel free to contact me via EMAIL, PM, or IM.

Fonte
 

A3Branco

A3 Maníaco
valeuzão cara

to indo comprar o meu agora.. e a sonda lambda tbm

afinal, o meu a3zão é original ate de peças...

o dono anterior nunca trocou nada mano!

abcs
 
desenterrando o topico....fiz a busca e não encontrei nada referente.
-gostaria de saber se alguem sabe onde consigo o cabo(chicote) desse sensor...
acho que meu problema é o tal cabo. comprei outro sensor e o problema(temperatura oscilando de zero a noventa graus) persiste...
desde já...
valeu pessoal.
 

marcosmr

Novato
Deve ser isto mesmo carlinhos.. pelo que andei vendo na net - Pedi o meu pela ECS junto com as bobinas que queimaram, agora é esperar chegar.

abraço.
 

phabran

Membro
Uma dúvida: a leitura de temperatura tanto do painel quanto do climatronic vem desse sensor? Convém, pelo valor dele, trocá-lo e se não resolver o problema de temperatura baixa, trocar a termostática?
 

glauber

Novato
Desculpe a ignorancia, mas a troca deste sensor é somente para ele mostrar relamente o quanto esquenta o motor, ou ele influencia no funcionamento do carro?
 

lexupdate

Membro
Também sou ignorante, mas imagino que deve ser um sistema de malha fechada. Se esse sensor não influencia, imagino que deva existir um outro sensor pra dar essa informação.
 

giovani

Novato
alguem sabe onde ta o sensor de temperatura de agua do audi a3t cara quero trocalo mas nao to afim de leva na oficina em outros carros e bem facil a troca. mas nesse nao to achando onde ta.
 

xerminada

Membro
giovani disse:
alguem sabe onde ta o sensor de temperatura de agua do audi a3t cara quero trocalo mas nao to afim de leva na oficina em outros carros e bem facil a troca. mas nesse nao to achando onde ta.

Fica do lado direito do motor (olhando de frente), em baixo daquela proteção de plástico em formato de L, tem um chicote com uma tomada ligando nele...

Em alguns é fácil de identificar pela cor, verde, em outros é preta...
 

Jordaum

Aro 99
O sensor faz a mediçao para a centralina e para o painel de instrumentos (por isso tem 4 fios).

Retirado do AudiPT:

Esta mudança é muito simples mesmo... demora-se uns 10 minutos no maximo..

Material necessario:
- sensor da temperatura - ref. 059 919 501A
- Orringue - + N 903 168 02
- Liquido G12

- Alicate

1 - Com o motor a frio (devido ao liquido que sair nao estar quente) com o alicate basta puxar o Freio (na imagem o numero 14).

2 - Desengatar a ficha

3 - Puxar o sensor (na figura o n. 10) para fora (cuidado que sai um bocado de Liquido do circuito)

4 - Colocar como nas fotos o Orringue ( na figura n. 15) no sensor e unta-lo com vaselina para entrar melhor (lololo parece um filme porno mas é verdade, ajuda e muito..)

5 - Depois de estar no sitio ligar a ficha

6 - Voltar a colocar o Freio

7- Encher o reservatorio com G12 e deixar o ar sair ate o circuito estar fechado (podem ligar o aquecimento no maximo para a agua circular pelo circuito todo)

8 - Arrumar o alicate .. lolololo

Aqui ficam algumas imagens do dito sensor...



Nota: Eu troquei o orringue tambem, pois nao era bem o sensor que me preocupava, mas sim que perdia agua pelo orringue... (ja tinha mudado uma vez o sensor e nao o orringue). Assim fica um trabalho seguro.



Espero que tenha ajudado a muita gente que pensa que é um risco mudar este sensor

figura1hg7.jpg

diverso007sb1.jpg

diverso008pi5.jpg

diverso012dz2.jpg

Mais fotos, obs: Esse motor sujo NÃO é meu!

44898339sf9dh0.jpg

semttulowl1.jpg


image035ol3.jpg

image037ni9.jpg


[]s,
 
Topo